Costela de Porco no estilo Outback

Como passaram meus esfomeados preferidos, comendo muito? Creio que sim. Eu aproveitei esse tempo de férias, várias comemorações e confraternizações, e em uma delas foi no famoso restaurante Outback. E um dos pratos mais famosos é a costela de porco com barbecue.

Mas convenhamos, essa costela de porco do Outback não é barata…

Costela do Outback

Hmmmmm…

Créditos: Alex Barlow

Pensando nisso fiz minha própria versão de costela com barbecue. Mãos na panela? Então vambora, essa é uma receita que vai demandar mais tempo para ser realizada, mas é uma delicia.

Ingredientes do molho da Costela de porco do Outback

  • 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de suco concentrado de abacaxi
  • 1 xícara (chá) de molho shoyu
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 costela de porco corte do meio (+/- 1,2 kg)

Modo de preparo da  Costela de porco do Outback

Em uma tigela, prepare a marinada com 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de suco concentrado de abacaxi, 1 xícara (chá) de molho shoyu, 1 colher (sopa) de alho picado, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem.

Costela com molho barbecue

Coisa mais deliciosa do mundo

Créditos: Andres Bedoya

Use um saco plástico grande e coloque dentro a costela de porco (+/- 1,2 kg) e a marinada (feita acima). Feche o saco e mexa bem, leve para a geladeira e deixe reservada por 24 horas.

Depois deste tempo abra o saco plástico, retire a costela e coloque-a em uma assadeira com os ossos para baixo.

Despeje sobre a costela de porco toda a marinada, cubra com papel alumínio, tomando o cuidado para fechar bem as pontas do papel alumínio nas bordas da assadeira (para formar uma estufa) e leve para assar em forno pré-aquecido a 150 graus por duas horas. Na metade do tempo retire o papel alumínio, vire a costela, coloque o alumínio de volta e volte para o forno. Faltando 15 minutos, tire o papel alumínio e deixe caramelizar a costela.

Dica do Butcher: peneire o molho que restar na assadeira e sirva sobre a costela, ou se preferir use o molho barbecue pronto.

Receita Plus: Anéis de Cebola

Costela sem uns onion rings é um pecado, portanto, lá vai uma receita rápida para uma 😉

Cesta com onion rings

Créditos: Nadzim Al-Rash

Ingredientes dos anéis de cebola

  • 1 copo (tipo americano) de cerveja clara
  • 1 copo (tipo americano) de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • Ervas picadas a gosto (sálvia, alecrim e tomilho)
  • Pimenta calabresa a gosto
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 3 cebolas grandes cortadas em anéis de +/- 1 cm
  • Óleo para fritar

Modo de preparo  dos anéis de cebola

Em uma tigela, misture o copo de cerveja, o copo de farinha de trigo, sal e ervas picadas a gosto (sálvia, alecrim e tomilho), pimenta calabresa a gosto e uma colher (sopa) de queijo parmesão ralado. Deixe descansar por 20 minutos.

Passe os anéis de cebola na mistura de cerveja e farinha de trigo e frite aos poucos em óleo com temperatura moderada (160 a 170 graus). Escorra em papel toalha e sirva quente acompanhando a costela de porco Outback.

E para beber com essa deliciosa costela de porco?

Garrafa e copo da cerveja Aecht Schlenkerla

Para acompanhar esse prato fodástico nós vamos colocar um estilo de cerveja também fodástico, o estilo Rauchbier. É um estilo bem diferente pois usa maltes defumados, o aroma fica muito presente, ou você ama ou você odeia esse estilo de cerveja. Algumas como a Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen tem um aroma e sabor parecidos com barbecue (sério), bacon (seríssimo), pernil, dentre outros pratos defumados.

Eu e o Dono do Bar gostamos muito dessas cervejas, que acompanham muito bem não só a costela como também linguiças, pratos apimentados e até mesmo uma feijoada, com um plus de um charuto, ficando perfeita a harmonização.

Finalizando

Costela de porco com Onion Rings e batatas

Vamos comer que tá na hora

Créditos: Felix Kurniawan

Galera deixa eu ir embora, minha costela está pronta e eu tenho que devora-la, senão não sobra nada pra mim, essa galera do PdB come muito.

Beijos do Butcher e até semana que vem.

Você também gostará desses

Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate ao rum Confira uma receita de sobremesa etílica, um bolo de cenoura com cobertura de chocolate ao rum. Uma mistura de um clássico pirata com o delicioso bolo...
Receita: Dobradinha Dobradinha ou dobrada é o nome dado, em culinária, ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condime...
Croquete de carne do Alemão, cremoso Confira como preparar o clássico e delicioso Croquete de carne do Alemão. O petisco é bem gostoso e leva cerveja no seu preparo, o que o deixa mais go...
Como fazer o Currywurst Aprenda a preparar o prato mais típico da Alemanha, o Currywurst, uma salsicha deliciosa e fatiada preparar na frigideira e que acompanha bem com bata...
Ogrospectiva 2012 The Butcher Veja uma retrospectiva das melhores receitas postadas no Papo de Bar, seja sobre churrasco, seja Sushi ou seja sobre Feijoada. Confira as 4 receitas m...
Ossobuco ao molho de conhaque e creme de gorgonzol... Aprenda a receita de um delicioso prato etílico, o Ossobuco ao molho de conhaque e creme de gorgonzola. Fácil e rápido de fazer, além de bem delicioso...