Dia de São Patrício: Que venha!

Levanto-me neste dia que amanhece,
Pela força do céu:
Luz do sol,
Clarão da lua,

(…)

forças a me protegerem contra o mal,
Contra qualquer força cruel que ameace meu corpo e minha alma,
Contra a encantação de falsos profetas,

(…)

Contra feitiços de bruxas e magos (…)
(Trecho da Oração de São Patrício)

São Patrício, quem era esse lindo?

Mulher gostosa vestida de duende verde

Não sou o Patrício, mas adoro ele

Na internet e fora dela também tem um bocado de gente tagarelando sobre o Saint Patrick´s Day, o dia de São Patrício. Mas afinal, quem foi esse cara?

São Patrício era natural da Grã Bretanha. Muito ligado a Igreja Católica, procurou difundi-la na Irlanda onde as pessoas eram consideradas pagãs. Na luta por suas ideologias, São Patrício foi sequestrado por irlandeses e feito de escravo aos 16 anos.

Durante o cativeiro, rezava várias vezes por dia e se confessava. Certa vez, Patrício fugiu e cotinuou a espalhar a religião. Hoje ele é considerado “apóstolo da Irlanda”. O dia de São Patrício é comemorado nos países de língua inglesa. Nesta data, as pessoas costumam se vestir de verde devido ao trevo de três folhas, elemento que São Patrício utilizava para falar sobre a Santíssima Trindade.

Muitos dizem que o dia de São Patrício é no dia 17 de março em virtude de seu aniversário de morte.

Por que um feriado santo é associado a festas e bebidinhas?

Pessoas fantasiadas de garrafas verdes da Guinness

Vamos correr pra ganhar!

Créditos: Don McLaughlin

O dia 17 de março é feriado, porém bares e restaurantes continuam abertos!! Na Irlanda, o pessoal costuma louvar e festejar pelos missionários de todo o mundo. A festa, tipicamente irlandesa, é marcada pelas cervejas de características variadas, inclusive as de coloração verde, existentes no país. O whisky escocês também confirma presença nas festas.

O que tem de bom por aqui?

Sou de Blumenau – SC e por aqui o Saint Patrick´s Day não é tão aclamado como em outras partes do país. Porém vai ser regado a um pouco de surf music e, óbvio, muito rock no Ahoy Tavern Club (com Heinecken em dobro até ás 23:30, cheguem cedo!)

Pint de Guinness com shamrock

Coisa linda

Créditos: laorig

Como novidade para muita gente, ainda vão ser colocadas a venda algumas unidades da Duff Beer, a cerveja do Hommer Simpson no Bier Viila, do Parque Vila Germânica R$10. A Duff, de Forquilhinha, não havia sido comercalizada com preços acessíveis por aqui.

Já em Floripa vai ter festa boa no Donavan Irish Pub (pub irlandês, tudo a ver!) e no The Black Swan (pub inglês, “coisa max linda”, como dizem os manés!!!)

Finalizando

Para outros lugares e cidades vocês podem dar uma olhada no post da Katty Brown Ale sobre o St. Patrick’s Day de 2012 😉

So people, a nice Saint Patrick´s day to everybody!

Você também gostará desses

Dîner en Blanc surge reunindo mistério e surpresa... Dîner en Blanc surge no Rio de Janeiro com uma noite que começa com todos os ingredientes para ser inesquecível. Aguarde!
Start a Party! O whisky J&B lança um ótimo conceito de festas e eventos o Start a Party. Faça a sua festa, seja sozinho ou acompanhado, é só começar. Com muito whisk...
St. Patrick’s Day no Frei Tuck em Belo Horiz... A comemoração do St. Patrick's Day em Belo Horizonte, no Pub Frei Tuck, que na verdade fechou algumas ruas. Muita confusão, falta de cerveja, mas aind...
BGourmet 2008 – O lado B da Bossa Nova. Que tal um espaço Gourmet com vários vinhos e cursos diversos relacionados a comidas? Foi isso mesmo que a Brastemp organizou no final de outubro.
Festival de Outono Bodebrown O PdB compareceu ao Festival de Outono Bodebrown de 2016 e mostra como foi essa edição, o que melhor rolou e algumas críticas. Confira agora!
8º encontro nacional das AcervAs Conheça o 8º encontro nacional das AcervAs, um evento cervejeiro que ocorre todo ano e que nesse ano será em Curitiba. Muitas cervejas, palestras, con...