Eisenbahn e seus rótulos especiais

Fundada em 2002, a cervejaria Eisenbahn nasceu da paixão da família Mendes por cervejas. A ideia de uma cervejaria artesanal surgiu devido ao descontentamento dos fundadores em relação ao mercado Brasileiro de cerveja da época.

Que além de nem sempre obedecerem a lei de pureza alemã da cerveja, apresentava produtos de baixa qualidade e pouca variedade de rótulos. Assim surgiu a marca que tinha por missão trazer para o Brasil a tradição cervejeira alemã, aliada a qualidade, sabor e variedade de rótulos presentes na Europa a mais de 100 anos.

Eisenbahn e sua inovação

Reconhecida por sua produção diferenciada e inovadora, a cervejaria já criou 11 rótulos numa cuidadosa seleção dos melhores tipos de cerveja. Com reconhecimento garantido, a marca coleciona mais de 80 prêmios internacionais e é uma das de maior prestigio no país.

Vendida em 2008 para o grupo Kirin, hoje a marca pertence ao grupo Heineken. Dos seus 11 rótulos, dois são mais especiais: o Eisenbahn Bierlikör – o licor de cerveja – e o Eisenbahn Lust.

Eisenbahn Bierlikör

Eisenbahn Bierlikor

Nas diversas viagens que os irmãos Mendes faziam para visitar cervejarias na Alemanha, eles notaram que além de excelentes rótulos de cerveja, é tradição a produção de licor a partir delas.

O primeiro licor de cervejas produzido no Brasil utilizou a premiadíssima Eisenbahn Dunkel como matéria prima para essa bebida licorosa. De sabor doce, apresenta coloração escura, notas de chocolate, café e baunilha.

Com ausência de amargor, é uma bebida refinada, suave e elegante. O licor é composto de 50% da Eisenbahn Dunkel, 30% de álcool e algumas especiarias que ressaltam o aroma e o sabor da bebida.

Eisenbahn Lust

Muitos se perguntam se esse é um champanhe de cerveja, ou uma cerveja de champanhe. Segundo Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn, nem uma coisa nem outra. A cerveja mais especial produzida nas instalações da fabrica em Blumenau é resultado da combinação de dois processos.

No primeiro a cerveja tem todo seu processo de produção conduzido normalmente, utilizando uma levedura Belga. Depois da fermentação e maturação da cerveja no tanque pelo método convencional, a mesma é envasada em garrafas de espumantes onde passa pelo processo tradicional de produção de champagnes, descansando em garrafas nas caves, onde sofre mais uma fermentação, utilizando o famoso método Champenoise.

A utilização do método Champenoise para a produção de cervejas é relativamente nova, tem no máximo dez anos. A Einsenbanh é a terceira cervejaria no mundo a produzir cervejas utilizando tal método, as duas primeiras são Belgas.

A Eisenbahn Lust tem duas versões, a Lust e a Lust Prestige. O que diferencia as duas é que enquanto a Lust matura por três meses, a Prestige é maturada por um ano, através de um processo denominado cuvée. Em função disso, apresenta paladar mais seco e aromas amanteigado, de brioche e tabaco.

Finalizando

Essas maravilhas podem ser encontradas nos principais mercados e lojas especializadas no ramo no país inteiro, além da internet pela wbeer.

Você também gostará desses

Então é Natal! E o que você fez??? Que tal dar de presente pro seu pai, mãe ou irmão, uma cerveja especial? Tá rolando uma promoção de 25% de desconto na compra de cervejas especiais no...
Cerveja da Grécia: Mythos Uma passagem pelo Leste Europeu e nosso forasteiro traz a principal cerveja da Grécia, a Mythos. Uma cerveja de apelo jovem, com um sabor suave e com ...
Saiba mais sobre a 7º edição do #Provetuite, da Ei... Conhece o #ProveTuite da Eisenbahn? Veja o que rolou na sétima edição do projeto #Provetuite, onde a cerveja utilizada nas harmonizações foi a Eisenba...
Garota do tempo da Skol A Skol lança um gadget interessante com a previsão do tempo, de uma forma muito atraente e etílica, interações com os usuários, entre outros.
10 cervejas para você beber depois de morrer Veja uma lista inusitada de 10 cervejas que você deve beber depois de morto. São cinco cervejas "dos deuses" e mais cinco cervejas "do capeta", pra vo...
Samuel Adams Utopia: Vende-se uma garrafa da melho... A cerveja Samuel Adams Utopia é uma raridade de se achar no Brasil e no mundo. Linda garrafa, indiscutível paladar. Agora você pode compra-la aqui no ...