Eisenbahn e seus rótulos especiais

Fundada em 2002, a cervejaria Eisenbahn nasceu da paixão da família Mendes por cervejas. A ideia de uma cervejaria artesanal surgiu devido ao descontentamento dos fundadores em relação ao mercado Brasileiro de cerveja da época.

Que além de nem sempre obedecerem a lei de pureza alemã da cerveja, apresentava produtos de baixa qualidade e pouca variedade de rótulos. Assim surgiu a marca que tinha por missão trazer para o Brasil a tradição cervejeira alemã, aliada a qualidade, sabor e variedade de rótulos presentes na Europa a mais de 100 anos.

Eisenbahn e sua inovação

Reconhecida por sua produção diferenciada e inovadora, a cervejaria já criou 11 rótulos numa cuidadosa seleção dos melhores tipos de cerveja. Com reconhecimento garantido, a marca coleciona mais de 80 prêmios internacionais e é uma das de maior prestigio no país.

Vendida em 2008 para o grupo Kirin, hoje a marca pertence ao grupo Heineken. Dos seus 11 rótulos, dois são mais especiais: o Eisenbahn Bierlikör – o licor de cerveja – e o Eisenbahn Lust.

Eisenbahn Bierlikör

Eisenbahn Bierlikor

Nas diversas viagens que os irmãos Mendes faziam para visitar cervejarias na Alemanha, eles notaram que além de excelentes rótulos de cerveja, é tradição a produção de licor a partir delas.

O primeiro licor de cervejas produzido no Brasil utilizou a premiadíssima Eisenbahn Dunkel como matéria prima para essa bebida licorosa. De sabor doce, apresenta coloração escura, notas de chocolate, café e baunilha.

Com ausência de amargor, é uma bebida refinada, suave e elegante. O licor é composto de 50% da Eisenbahn Dunkel, 30% de álcool e algumas especiarias que ressaltam o aroma e o sabor da bebida.

Eisenbahn Lust

Muitos se perguntam se esse é um champanhe de cerveja, ou uma cerveja de champanhe. Segundo Juliano Mendes, fundador da Eisenbahn, nem uma coisa nem outra. A cerveja mais especial produzida nas instalações da fabrica em Blumenau é resultado da combinação de dois processos.

No primeiro a cerveja tem todo seu processo de produção conduzido normalmente, utilizando uma levedura Belga. Depois da fermentação e maturação da cerveja no tanque pelo método convencional, a mesma é envasada em garrafas de espumantes onde passa pelo processo tradicional de produção de champagnes, descansando em garrafas nas caves, onde sofre mais uma fermentação, utilizando o famoso método Champenoise.

A utilização do método Champenoise para a produção de cervejas é relativamente nova, tem no máximo dez anos. A Einsenbanh é a terceira cervejaria no mundo a produzir cervejas utilizando tal método, as duas primeiras são Belgas.

A Eisenbahn Lust tem duas versões, a Lust e a Lust Prestige. O que diferencia as duas é que enquanto a Lust matura por três meses, a Prestige é maturada por um ano, através de um processo denominado cuvée. Em função disso, apresenta paladar mais seco e aromas amanteigado, de brioche e tabaco.

Finalizando

Essas maravilhas podem ser encontradas nos principais mercados e lojas especializadas no ramo no país inteiro, além da internet pela wbeer.

Você também gostará desses

Cerveja da Grécia: Mythos Uma passagem pelo Leste Europeu e nosso forasteiro traz a principal cerveja da Grécia, a Mythos. Uma cerveja de apelo jovem, com um sabor suave e com ...
Cervejas Boas e Baratas – Sul Americana Beber é bom, principalmente quando a cerveja é boa. Além disso, é sempre bom quando uma cerveja é boa e também barata. É o caso da Sul Americana, da S...
As bebidas ideais para servir no seu casamento Vai casar e não quais bebidas oferecer no seu casamento? Veja agora nossas dicas do que oferecer para seus convidados. De cerveja a drinks.
Sim, o bar acolhe! Um texto falando sobre o livro Bar Doce Lar, uma autobiografia de J.R. Moheringer, que conta fala um pouco sobre o bar Publicans, na época que era cri...
Faça sua própria cerveja Você gosta de fazer a sua própria cerveja? Conheça o mini-kit caseiro da Coopers. Qualidade e diversão garantidas!
Famiglia Valduga chega ao mercado cervejeiro atrav... A Famiglia Valduga chega ao mercado cervejeiro trazendo suas cinco cervejas da Cervejaria Leopoldina. Witbier, Pilsner, Weiss, IPA e uma Old Strong Al...