Mulheres lindas bebendo vinho

ExpoVinis Brasil 2011 e um pouco da história do Vinho

“Um pouco sobre a história do vinho e principalmente sobre o maior evento sobre o vinho do Brasil, a ExpoVinis Brasil. Na sua 15ª edição, vem com muito conteúdo. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (4 votes, average: 9.25 out of 10)
Loading...
Mulheres lindas bebendo vinho

Opa, vem sempre aqui?

Créditos: Alexey Fursov

Em latim, Gaius Plinius Secundus, este filósofo naturalista já traduzia a mensagem “IN VINO VERITAS” do abstrato sensorial, para a ótica da poesia. A partir deste momento marcava para sempre a história, executando incoscientemente uma tarefa complexa. “Plinio, o velho” tinha nada mais, nada menos, que: Conceituado uma sensação. No vinho a verdade.

Aula de vinho…

Em uma página, não temos o direito de tentar dar uma aula sobre vinhos, até por que seria indispensável decifrar aromas, definir temperaturas, dialogar sobre as opções de harmonização, mostrar a diferença da uva X para a Y entre outros tantos ricos detalhes que fazem o mundo do vinho exaltar charme e bom gosto.

Seis Momentos importantes da história do vinho

Degustação de vinhoCréditos: Rodolfo Fracalossi Paes

  1. A Babilônia já tinha leis que tratavam da exportação de vinhos e A Epopéia de Gilgamesh, mais antigo texto literário conhecido, data do século XVIII antes de Cristo.
  2. Na Grécia e em Roma, o vinho tinha sua origem cercada de lendas. Já no Egito antigo inscreviam nas jarras informações sobre a safra, a vinha de proveniência e o nome do vinhateiro – eram os primeiros rótulos.
  3. As primeiras vinhas foram provavelmente plantadas onde hoje se localiza a junção entre Turquia, Armênia e Geórgia e datam de aproximadamente 7 mil anos atrás. Em muitos lugares, o vinho não teve a importância que teria entre nós. A China conhecia o vinho, mas não o explorava muito. Existiram vinhas na Pérsia e na Índia, mas sem deixar grandes vestígios. Os povos nativos da América pré-colombiana não chegaram a descobrir o vinho, apesar da existência de espécies nativas de uva.
  4. O vinho se incorporou à civilização ocidental de maneira muito profunda, mais do que em outras culturas. Isso é devido à importância ritual que os gregos e, depois deles, os romanos deram à bebida. Dionísio, deus grego do vinho, era então cultuado. O vinho é constantemente citado no Velho Testamento da Bíblia, ora como um prazer, fonte de delícias, ora como um vício a ser evitado. São 146 citações.
  5. No século XIV, o comércio de vinho era intenso. As exportações de Bordeaux eram tão importantes que só seriam superadas em 1979. Apenas por volta do século XVII surge uma nova perspectiva para o vinho: a experiência estética. Era o advento de uma classe social com dinheiro e ávida por sensações. Por essa época já eram conhecidas as técnicas para envelhecer e melhorar o vinho: era o início do vinho fino.
  6. O Brasil e o Vinho No ano de 1997 foi instituída a Lei nº 10.989, de 13.08.1997, que além de fixar os objetivos da política e regulamentar a produção de uva, vinho e seus derivados, criou o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura – Fundovitis. Com a criação deste Fundo, gerou-se uma fonte de recursos específica para aplicação nas deficiências existentes no setor, dentre as quais podemos citar a fiscalização e ordenamento da cadeia produtiva.

E de onde veio essa história de brindar?

Grandes amigos, grandes bebidas...

Amigos bebendo vinho[ /caption]

Créditos: Bookt.com

O brinde só se popularizou no século XVI, na Inglaterra. Em inglês, o termo significa “toast” (torrada), que vem do hábito de colocar pão torrado num cálice.
Ao beber à saúde de alguém, era preciso beber todo o vinho para então alcançar a torrada embebida.

Já falamos aqui sobre a história do brinde, do famoso tim-tim aqui no Papo de Bar. E hoje em dia essa questão é muito mais prosaica. O brinde é usado na celebração e em grandes acontecimentos em que o contato com os copos indica o desejo de união, paz e alegria entre os presentes.

Personalidades imortais e citações emblemáticas sobre o Vinho

  • “In vino, veritas” (No vinho, a verdade) (Plínio, o Velho)
  • “Nas vitórias, é merecido, mas nas derrotas é necessário” (Napoleão Bonaparte, sobre o Champanhe)
  • “O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria.” (William Shakespeare)
  • “O vinho é composto de humor líquido e luz.” (Galileu Galilei)
  • “O vinho alegra o coração do homem; e a alegria é a mãe de todas as virtudes.” (Goethe)
  • “Uma das desvantagens do vinho é dar palavras aos pensamentos.” (Samuel Johnson)
  • “Boa é a vida, mas melhor é o vinho” (Fernando Pessoa)

Esta breve sintese teve como objetivo mostrar que existe um universo de sensações as quais envolvem o vinho, lembrando que estamos a poucos dias de um evento, um wine tour que vai fazer São Paulo, o Brasil e a América Latina vivenciar e voltar todas as atenções ao vinho.

Contagem regressiva: ExpoVinis Brasil prepara taças e saca-rolhas para sua 15ª edição

Taça de vinho

Entre os dias 26 e 28 de abril o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte muda seus tons e ganha novos aromas. O local foi escolhido, como cenário para
a edição de 2011 do ExpoVinis Brasil, o mais representativo evento de vinhos da América Latina e um dos 10 mais importantes do mundo para o setor.

Na rota do wine business há 14 anos, em 2011 a 15ª edição do ExpoVinis Brasil promete superar o sucesso da ‘safra’ anterior. No ano passado foram 300
expositores, cerca de 16.500 visitantes. Veja mais informações sobre a 15ª edição do ExpoVinis Brasil

E você pode participar do evento

O Papo de Bar junto com a ExpoVini vai sortear cinco convites para visitar a feira de graça. Os ingressos te dão direito a comparecer nos três dias do evento. Mandarei mais detalhes para os vencedores.

E como participo?

Simples, tuite a seguinte frase:

Eu quero ir pro ExpoVinis Brasil que o @papodebar_ está sorteando http://bitw. in/sN5

Claro, siga o @papodebar_ no twitter 😉 Mandem ver, mas só pra constar, é só o ingresso que daremos, se você for de outro lugar que não seja São Paulo, terá que bancar sua passagem e estadia.

Aquele abraço e boa sorte.

Você também gostará desses

Carnaval em São Paulo Passar o carnaval em São Paulo é uma ótima opção para fugir das praias lotadas. Praticamente tratamento personalizado nos bares e com direito a sambód...
O #LingerieDay na visão de um degustador de mulher... Um visão etílica de um apreciador de uma boa cerveja e uma boa mulher. Estou falando do #lingerieday, um dia memorável que rola no twitter com mulhere...
Livro Degustando Vinhos Conheça o livro Degustando Vinhos, do enófilo, professor e engenheiro Euclides Penedo Borges, que conta com um “Vocabulário do Degustador”. Confira!...
Para beber pelado! No final desse mês de junho rolará um evento inusitado em Londres, capital da Inglaterra, o Jazz & Real Ale Festival, onde a galera curte uma ótima mú...
Beer Sommelier World Championship O Brasil receberá pela primeira vez o Beer Sommelier World Championship, que acontecerá no Degusta Beer & Food. Veja algumas dicas sobre cervejas e ha...
DUM DAY V: Saiba como foi! Confira o que rolou no evento DUM DAY V, um grande evento sobre cerveja artesanal que vem ganhando muita repercussão no Brasil. Estrutura, música, etc...

Compartilhe:

  • Ramses

    Sr. Ávido, podia fazer um post sobre o vale dos vinhedos em Bento Gonçalves.
    Lá que comecei essa paixão, além de ser um lugar mágico!! 😉
    Show de bola as curiosidades que coloca sobre vinhos 😀