Mulheres lindas bebendo vinho

ExpoVinis Brasil 2011 e um pouco da história do Vinho

“Um pouco sobre a história do vinho e principalmente sobre o maior evento sobre o vinho do Brasil, a ExpoVinis Brasil. Na sua 15ª edição, vem com muito conteúdo. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (4 votes, average: 9.25 out of 10)
Loading...
Mulheres lindas bebendo vinho

Opa, vem sempre aqui?

Créditos: Alexey Fursov

Em latim, Gaius Plinius Secundus, este filósofo naturalista já traduzia a mensagem “IN VINO VERITAS” do abstrato sensorial, para a ótica da poesia. A partir deste momento marcava para sempre a história, executando incoscientemente uma tarefa complexa. “Plinio, o velho” tinha nada mais, nada menos, que: Conceituado uma sensação. No vinho a verdade.

Aula de vinho…

Em uma página, não temos o direito de tentar dar uma aula sobre vinhos, até por que seria indispensável decifrar aromas, definir temperaturas, dialogar sobre as opções de harmonização, mostrar a diferença da uva X para a Y entre outros tantos ricos detalhes que fazem o mundo do vinho exaltar charme e bom gosto.

Seis Momentos importantes da história do vinho

Degustação de vinhoCréditos: Rodolfo Fracalossi Paes

  1. A Babilônia já tinha leis que tratavam da exportação de vinhos e A Epopéia de Gilgamesh, mais antigo texto literário conhecido, data do século XVIII antes de Cristo.
  2. Na Grécia e em Roma, o vinho tinha sua origem cercada de lendas. Já no Egito antigo inscreviam nas jarras informações sobre a safra, a vinha de proveniência e o nome do vinhateiro – eram os primeiros rótulos.
  3. As primeiras vinhas foram provavelmente plantadas onde hoje se localiza a junção entre Turquia, Armênia e Geórgia e datam de aproximadamente 7 mil anos atrás. Em muitos lugares, o vinho não teve a importância que teria entre nós. A China conhecia o vinho, mas não o explorava muito. Existiram vinhas na Pérsia e na Índia, mas sem deixar grandes vestígios. Os povos nativos da América pré-colombiana não chegaram a descobrir o vinho, apesar da existência de espécies nativas de uva.
  4. O vinho se incorporou à civilização ocidental de maneira muito profunda, mais do que em outras culturas. Isso é devido à importância ritual que os gregos e, depois deles, os romanos deram à bebida. Dionísio, deus grego do vinho, era então cultuado. O vinho é constantemente citado no Velho Testamento da Bíblia, ora como um prazer, fonte de delícias, ora como um vício a ser evitado. São 146 citações.
  5. No século XIV, o comércio de vinho era intenso. As exportações de Bordeaux eram tão importantes que só seriam superadas em 1979. Apenas por volta do século XVII surge uma nova perspectiva para o vinho: a experiência estética. Era o advento de uma classe social com dinheiro e ávida por sensações. Por essa época já eram conhecidas as técnicas para envelhecer e melhorar o vinho: era o início do vinho fino.
  6. O Brasil e o Vinho No ano de 1997 foi instituída a Lei nº 10.989, de 13.08.1997, que além de fixar os objetivos da política e regulamentar a produção de uva, vinho e seus derivados, criou o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura – Fundovitis. Com a criação deste Fundo, gerou-se uma fonte de recursos específica para aplicação nas deficiências existentes no setor, dentre as quais podemos citar a fiscalização e ordenamento da cadeia produtiva.

E de onde veio essa história de brindar?

Grandes amigos, grandes bebidas...

Amigos bebendo vinho[ /caption]

Créditos: Bookt.com

O brinde só se popularizou no século XVI, na Inglaterra. Em inglês, o termo significa “toast” (torrada), que vem do hábito de colocar pão torrado num cálice.
Ao beber à saúde de alguém, era preciso beber todo o vinho para então alcançar a torrada embebida.

Já falamos aqui sobre a história do brinde, do famoso tim-tim aqui no Papo de Bar. E hoje em dia essa questão é muito mais prosaica. O brinde é usado na celebração e em grandes acontecimentos em que o contato com os copos indica o desejo de união, paz e alegria entre os presentes.

Personalidades imortais e citações emblemáticas sobre o Vinho

  • “In vino, veritas” (No vinho, a verdade) (Plínio, o Velho)
  • “Nas vitórias, é merecido, mas nas derrotas é necessário” (Napoleão Bonaparte, sobre o Champanhe)
  • “O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria.” (William Shakespeare)
  • “O vinho é composto de humor líquido e luz.” (Galileu Galilei)
  • “O vinho alegra o coração do homem; e a alegria é a mãe de todas as virtudes.” (Goethe)
  • “Uma das desvantagens do vinho é dar palavras aos pensamentos.” (Samuel Johnson)
  • “Boa é a vida, mas melhor é o vinho” (Fernando Pessoa)

Esta breve sintese teve como objetivo mostrar que existe um universo de sensações as quais envolvem o vinho, lembrando que estamos a poucos dias de um evento, um wine tour que vai fazer São Paulo, o Brasil e a América Latina vivenciar e voltar todas as atenções ao vinho.

Contagem regressiva: ExpoVinis Brasil prepara taças e saca-rolhas para sua 15ª edição

Taça de vinho

Entre os dias 26 e 28 de abril o Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte muda seus tons e ganha novos aromas. O local foi escolhido, como cenário para
a edição de 2011 do ExpoVinis Brasil, o mais representativo evento de vinhos da América Latina e um dos 10 mais importantes do mundo para o setor.

Na rota do wine business há 14 anos, em 2011 a 15ª edição do ExpoVinis Brasil promete superar o sucesso da ‘safra’ anterior. No ano passado foram 300
expositores, cerca de 16.500 visitantes. Veja mais informações sobre a 15ª edição do ExpoVinis Brasil

E você pode participar do evento

O Papo de Bar junto com a ExpoVini vai sortear cinco convites para visitar a feira de graça. Os ingressos te dão direito a comparecer nos três dias do evento. Mandarei mais detalhes para os vencedores.

E como participo?

Simples, tuite a seguinte frase:

Eu quero ir pro ExpoVinis Brasil que o @papodebar_ está sorteando http://bitw. in/sN5

Claro, siga o @papodebar_ no twitter 😉 Mandem ver, mas só pra constar, é só o ingresso que daremos, se você for de outro lugar que não seja São Paulo, terá que bancar sua passagem e estadia.

Aquele abraço e boa sorte.

Você também gostará desses

Ataque PdB 13/12/2013 O Papo de Bar está lançando um evento gastronômico chamado Ataque PdB, onde nosso cozinheiro fará pratos ogros harmonizando com chopes e cervejas arte...
Bardega: um Wine Bar que vai te surpreender Conheça o Bardega Wine Bar, uma adega com uma pegada de bar, um novo conceito inserido em São Paulo de Wine Bar. Ótimos vinhos, ótimo ambiente, música...
Lançamento da linha de copos para cerveja Craft Be... O Papo de Bar foi convidado para conferir um lançamento muito legal, da nova linha de copos de cristal Craft Beers da Spiegelau, específicos para cerv...
Diageo World Class Competition 2014 Veja o que rolou no evento Diageo World Class Competition de 2014, uma competição nacional pra grande final, no Reino Unido e de padrão mundial de dri...
Bahia Vinho Show O evento Bahia Vinho Show vai trazer vinícolas, distribuidores e profissionais renomados à Salvador. Confira todas as novidades do evento!
Campari apresenta a semana dedicada ao Negroni A Campari realizará entre os dias 1 e 7 de junho em diversos bares e restaurantes o Negroni Week, onde eles prepararão o coquetel mais famoso da marca...

Compartilhe:

  • Ramses

    Sr. Ávido, podia fazer um post sobre o vale dos vinhedos em Bento Gonçalves.
    Lá que comecei essa paixão, além de ser um lugar mágico!! 😉
    Show de bola as curiosidades que coloca sobre vinhos 😀