Filé com conhaque e cerveja

Salve salve amigos e companheiros de mesa de bar. Não é segredo para ninguém que eu me considero uma das pessoas mais carnívoras que conheço. Maior que a paixão por carne só mesmo a pela cerveja. E que tal juntar as duas coisas e fazer um filé com conhaque e cerveja?

Reza a lenda que as bebidas alcoólicas em geral, em especial a cerveja, usando como marinada ou mesmo durante o cozimento ajuda na “quebra de moléculas” acelerando assim o processo de cozimento e deixando a carne incrivelmente macia. E seguindo o sucesso que fez a Alcatra na Cerveja, vamos com mais uma receita que mistura carne e cerveja.

Filé com conhaque e cerveja faz bem à saúde

Ainda rola aquele papo de que ao grelhar a carne o sabor é acentuado. Porém o processo cria moléculas chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), que aumentam as chances de desenvolver câncer. Mas nem tudo é tristeza. Quando for assar carne, a sugestão de vários pesquisadores do EUA (nem sou eu mandando um KÔ), é que seja adicionado cerveja, já que formam moléculas chamadas radicais livres que, por sua vez, formam a partir de gordura e proteína no intenso calor, uma maneira de evitar a formação de HPAs.

Filé com conhaque e cerveja

OU SEJA: marinar a carne com cerveja ou colocar a famosa loira gelada direto na panela, além de deixar o corte mais macio, ainda faz bem para a saúde. DUVIDO que você iria pensar nisso, né não?!

Ingredientes para o filé com conhaque e cerveja

  • Casca de 1 limão ralada
  • Casca de 1/2 laranja ralada
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 colher (chá) de páprica doce
  • 6 bifes de contrafilé (1,2kg)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 3 folhas de louro
  • 1/2 xícara (chá) de conhaque
  • 1 cebola picada
  • 1/2 xícara (chá) de cerveja clara
  • 2 colheres (sopa) de catchup
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • Salsa picada a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo do filé com conhaque e cerveja

  1. Tempere os bifes com sal, pimento e a metade da cerveja e deixe pegar o tempero por uns 20 minutos
  2. Em uma panela, cozinhe as cascas de limão e de laranja em um pouco de água por mais ou menos 5 minutos. Usando uma peneira, separe as cascas da água e deixe esfriar.
  3. Misture as cascas com a manteiga e a páprica. Reserve.
  4. Em uma frigideira já quente, coloque o azeite e as folhas de louro e frite os filés por 5 minutos de cada lado.
  5. Escorra apenas a gordura da frigideira, volte ao fogo, coloque o conhaque e raspe o fundo com uma colher para aproveitar o suco da carne que se formou.
  6. Junte a manteiga reservada e a cebola e refogue até murchar.
  7. Acrescente a outra metade da cerveja, o catchup, o molho inglês, salsa e o suco que os bifes e deixe ferver por 2 minutos até reduzir um pouco.
  8. Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimento, se for necessário.
  9. Usando novamente uma peneira, coe o molho e regue os bifes.

Finalizando

Nessa receita de filé com conhaque e cerveja o papel da cerveja foi bem relacionado ao processo de apurar a maciez e aprimorar o cozimento tornando tudo mais saudável. Já o papel do conhaque é muito mais sinistro, já que confere o sabor particular da bebida na elaboração do molho que acompanha.

Sinceramente, ainda não encontrei motivos para não fazer esse prato. Rápido, prático e com um apelo incrível para bebidas, duvido que você vá encontrar algum. Desafio lançado 😉

Você também gostará desses

Aprenda a fazer o Brigadeiro de Cerveja! Aprenda uma receita inusitada: Brigadeiro de Cerveja. O clássico doce feito com a cerveja Baden Baden Golden Ale, adocicada e adoção de canela. Bem fá...
Aprenda a fazer biscoito de pimenta Quer aprender a preparar deliciosos biscoitos de pimenta? É, aquele salgadinho de boteco, que acompanha bem uma cerveja gelada! Então vamos pra cozinh...
Ovo Colorido de boteco Quem aqui nunca viu aquele famoso ovo de boteco, tanto o amarelo quanto o rosa? Nobre Butcher ensina como preparar essa delícia e conta as diversas hi...
Estrombelete de Pombo Obeso Vamos ensinar agora uma receita inusitada e com nome engraçado: o Estrombelete de Pombo Obeso. Leva frango, bacon, presunto, entre outros ingredientes...
Paella de Montanha Aprenda a fazer um prato típico da Espanha, a nobre Paella de Montanha, que não é como as tradicionais e não leva frutos do mar. Aprenda agora!
Bolinho de peixe na cerveja com molho picante Veja a receita e como preparar um petisco de boteco famoso, o bolinho de peixe feito na cerveja e com molho picante. Uma delícia pra fazer em casa com...