Harmonização de Saladas e Cervejas pro verão

O verão este ano veio com tudo. As temperaturas estão muito altas em todo o Brasil, e com isso as comidas mais pesadas estão perdendo, e muito, a vez para pratos mais leves como saladas e frutas. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas?

Calor e verão combinam com uma harmonização de saladas e cervejas

As saladas não pesam tanto e não fazem o corpo gastar tanta energia na hora da digestão, o que traz maior conforto em dias quentes como os que têm feito. Porém muitas pessoas não gostam de saladas, ou acham que elas são um prato sem sabor. A harmonização com cervejas especiais pode transformar esse prato meio sem graça em um grande evento gastronômico.

Mesa com uma Harmonização de Saladas e Cervejas

Olha que coisa mais linda…

Créditos: elix Knoblich

Você consegue degustar qualquer tipo de cerveja com qualquer comida. Porém quando há uma harmonização bem feita, o resultado fica especial. A harmonização entre saladas e cervejas pode ser algo bem complicado, pois os sabores desses pratos podem ser os mais variados. Para tirar possíveis dúvidas, elaboramos algumas dicas com a ajuda de Fábio Almeida, Chef do restaurante A Propósito Food Service, que fica na Rua Felipe Camarão, 96, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ. Confira!

Exemplos de harmonização de saladas e cervejas

Para pratos com alto teor de acidez, por exemplo, algo com vinagrete, o melhor é buscar uma cerveja com acidez acentuada também. A junção entre alimento e bebida mais ácidos diminui essa sensação e faz com que você consiga sentir melhor o gosto do prato. A indicação do Chef é a Backer Pale Ale.

Quando na praia, uma ótima pedida são saladas com frutos do mar. Sendo assim, o melhor acompanhamento são cervejas de trigo, como a St. Gallen Weissbier, ou que possuam algum toque cítrico para “quebrar o sal” dos frutos do mar.

Pote de salada com cerveja

Créditos: Michiel Helder

Se você vai servir saladas de grãos, como uma salada de grãos de bico, a melhor harmonização seria uma cerveja com tons frutados, que funcionam como um molho complementar e realçam o sabor. A pedida do Chef é a Cerveja Tripel Karmeliet.

Finalizando

Vale lembrar também que a harmonização é algo muito pessoal, e que cada um deve primeiro experimentar para saber qual é a melhor cerveja possível. O que vale mesmo é tomar uma boa cerveja gelada, principalmente nesse calor.

E você, por acaso já fez alguma harmonização de saladas e cervejas? O que achou do tema?

Você também gostará desses

Review cerveja: Harviestoun Bitter & Twisted O review de uma deliciosa cerveja escocesa, mais uma IPA na lista de reviews do PdB, a Harviestoun Bitter & Twisted. Graduação alcoólica baixa, com um...
Review Cerveja: Chimay Blue Review dessa magnífica Trappiste belga, do estilo Belgian Strong Ale. Um preço acima da média, mas com o sabor igualmente acima da média.
Review cerveja: Cintra Pilsen Review da Pale Lager nacionais, mais uma da baciada dos "pães líquidos", a cerveja Cintra Pilsen. Espuma média, corpo claro, ralo e amarelo pálido. Fr...
Review cerveja: Urthel Parlus Magnificum Review da cerveja Urthel Parlus Magnificum, ótima cerveja holandesa no melhor estilo Belgian Dubbel. Doçura moderada no início do gole, fraco e rápido...
A Sol nasce para todos A cerveja mexicana Sol chegou ao Brasil recentemente trazida pela cervejaria Heineken. Sua antecedente, nacional, não era tão boa, mas agora eles capr...
Cerveja. Beber até cair ou beber por prazer? Nesse primeiro post, nosso Mestre Cervejeiro cita a situação inicial de um bêbado. A de beber pra ficar bêbado. E também faz uma comparação com o praz...