Harmonização de Saladas e Cervejas pro verão

O verão este ano veio com tudo. As temperaturas estão muito altas em todo o Brasil, e com isso as comidas mais pesadas estão perdendo, e muito, a vez para pratos mais leves como saladas e frutas. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas?

Calor e verão combinam com uma harmonização de saladas e cervejas

As saladas não pesam tanto e não fazem o corpo gastar tanta energia na hora da digestão, o que traz maior conforto em dias quentes como os que têm feito. Porém muitas pessoas não gostam de saladas, ou acham que elas são um prato sem sabor. A harmonização com cervejas especiais pode transformar esse prato meio sem graça em um grande evento gastronômico.

Mesa com uma Harmonização de Saladas e Cervejas

Olha que coisa mais linda…

Créditos: elix Knoblich

Você consegue degustar qualquer tipo de cerveja com qualquer comida. Porém quando há uma harmonização bem feita, o resultado fica especial. A harmonização entre saladas e cervejas pode ser algo bem complicado, pois os sabores desses pratos podem ser os mais variados. Para tirar possíveis dúvidas, elaboramos algumas dicas com a ajuda de Fábio Almeida, Chef do restaurante A Propósito Food Service, que fica na Rua Felipe Camarão, 96, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ. Confira!

Exemplos de harmonização de saladas e cervejas

Para pratos com alto teor de acidez, por exemplo, algo com vinagrete, o melhor é buscar uma cerveja com acidez acentuada também. A junção entre alimento e bebida mais ácidos diminui essa sensação e faz com que você consiga sentir melhor o gosto do prato. A indicação do Chef é a Backer Pale Ale.

Quando na praia, uma ótima pedida são saladas com frutos do mar. Sendo assim, o melhor acompanhamento são cervejas de trigo, como a St. Gallen Weissbier, ou que possuam algum toque cítrico para “quebrar o sal” dos frutos do mar.

Pote de salada com cerveja

Créditos: Michiel Helder

Se você vai servir saladas de grãos, como uma salada de grãos de bico, a melhor harmonização seria uma cerveja com tons frutados, que funcionam como um molho complementar e realçam o sabor. A pedida do Chef é a Cerveja Tripel Karmeliet.

Finalizando

Vale lembrar também que a harmonização é algo muito pessoal, e que cada um deve primeiro experimentar para saber qual é a melhor cerveja possível. O que vale mesmo é tomar uma boa cerveja gelada, principalmente nesse calor.

E você, por acaso já fez alguma harmonização de saladas e cervejas? O que achou do tema?

Você também gostará desses

Dr. Beer: Detalhes sobre os termos usados Ao degustar uma cerveja você acaba falando alguns termos e sensações ainda não descobertas por leigos. O objetivo desse artigo é tirar todas as dúvida...
O Elefante Rosa e Eu Veja a deliciosa experiência de se experimentar o famoso chope do elefante rosa, o Delirium Tremens. Diferente de todos os chopes, conquista qualquer ...
Beba antes de morrer: Weihenstephaner Vitus Degustamos uma cerveja bem interessante e um pouco forte, com 7.7% de teor alcoólico, a cerveja Weihenstephaner Vitus. Uma Weizenbock de respeito, que...
Review cerveja: Cintra Pilsen Review da Pale Lager nacionais, mais uma da baciada dos "pães líquidos", a cerveja Cintra Pilsen. Espuma média, corpo claro, ralo e amarelo pálido. Fr...
Bistrô Estação R&R: Bar do Complexo do Alemão... Conheça o Bistrô Estação R&R, um bar do Complexo do Alemão, na Nova Brasília, uma das favelas que compõem o complexo.