Harmonização de Saladas e Cervejas pro verão

“Nesse calor o organismo pede comidas mais leves. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas? Veja como harmonizar os tipos de saladas com diferentes estilos de cervejas.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 8.40 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

O verão este ano veio com tudo. As temperaturas estão muito altas em todo o Brasil, e com isso as comidas mais pesadas estão perdendo, e muito, a vez para pratos mais leves como saladas e frutas. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas?

Calor e verão combinam com uma harmonização de saladas e cervejas

As saladas não pesam tanto e não fazem o corpo gastar tanta energia na hora da digestão, o que traz maior conforto em dias quentes como os que têm feito. Porém muitas pessoas não gostam de saladas, ou acham que elas são um prato sem sabor. A harmonização com cervejas especiais pode transformar esse prato meio sem graça em um grande evento gastronômico.

Mesa com uma Harmonização de Saladas e Cervejas

Olha que coisa mais linda…

Créditos: elix Knoblich

Você consegue degustar qualquer tipo de cerveja com qualquer comida. Porém quando há uma harmonização bem feita, o resultado fica especial. A harmonização entre saladas e cervejas pode ser algo bem complicado, pois os sabores desses pratos podem ser os mais variados. Para tirar possíveis dúvidas, elaboramos algumas dicas com a ajuda de Fábio Almeida, Chef do restaurante A Propósito Food Service, que fica na Rua Felipe Camarão, 96, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ. Confira!

Exemplos de harmonização de saladas e cervejas

Para pratos com alto teor de acidez, por exemplo, algo com vinagrete, o melhor é buscar uma cerveja com acidez acentuada também. A junção entre alimento e bebida mais ácidos diminui essa sensação e faz com que você consiga sentir melhor o gosto do prato. A indicação do Chef é a Backer Pale Ale.

Quando na praia, uma ótima pedida são saladas com frutos do mar. Sendo assim, o melhor acompanhamento são cervejas de trigo, como a St. Gallen Weissbier, ou que possuam algum toque cítrico para “quebrar o sal” dos frutos do mar.

Pote de salada com cerveja

Créditos: Michiel Helder

Se você vai servir saladas de grãos, como uma salada de grãos de bico, a melhor harmonização seria uma cerveja com tons frutados, que funcionam como um molho complementar e realçam o sabor. A pedida do Chef é a Cerveja Tripel Karmeliet.

Finalizando

Vale lembrar também que a harmonização é algo muito pessoal, e que cada um deve primeiro experimentar para saber qual é a melhor cerveja possível. O que vale mesmo é tomar uma boa cerveja gelada, principalmente nesse calor.

E você, por acaso já fez alguma harmonização de saladas e cervejas? O que achou do tema?

Você também gostará desses

Review cerveja: Petra Bock Review dessa bock brasileira. Faz um papel razoável no quesito das cervejas Bocks, mas seu preço não vale muito a pena, podendo se achar outras bem me...
Waggle Dance: Nem tão boa, nem tão barata, mas div... Experimentamos a Waggle Dance, uma cerveja simpática, com uma bela garrafa, cor marcante. Porém, ela peca em alguns aspectos como a espuma, dentre out...
Beba Antes de Morrer: Brewdog Punk IPA Degustamos a deliciosa cerveja do estilo IPA que é um tapa na cara: a Brewdog Punk IPA. Com um início tímido, mas que ao entrar no organismo mostra su...
Case para iPhone com abridor de garrafa e lata Compre agora um case para o seu iPhone 4/4s que possui um abridor de garrafas e latas de cerveja. Feito de um plástico bastante resistente, o abridor ...
Qual petisco combina com cerveja? Todo mundo concorda que petisco combina com cerveja, certo? Mas qual deles combina melhor com uma cerveja específica? Veja agora!!
Brewdog liberou suas receitas Uma ideia de gente ousada, a Brewdog liberou suas receitas num pdf dentro de seu site. São 215 cervejas com suas receitas liberadas. Confira Agora!

Compartilhe: