Harmonização de Saladas e Cervejas pro verão

“Nesse calor o organismo pede comidas mais leves. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas? Veja como harmonizar os tipos de saladas com diferentes estilos de cervejas.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 8.40 out of 10)
Loading...

O verão este ano veio com tudo. As temperaturas estão muito altas em todo o Brasil, e com isso as comidas mais pesadas estão perdendo, e muito, a vez para pratos mais leves como saladas e frutas. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas?

Calor e verão combinam com uma harmonização de saladas e cervejas

As saladas não pesam tanto e não fazem o corpo gastar tanta energia na hora da digestão, o que traz maior conforto em dias quentes como os que têm feito. Porém muitas pessoas não gostam de saladas, ou acham que elas são um prato sem sabor. A harmonização com cervejas especiais pode transformar esse prato meio sem graça em um grande evento gastronômico.

Mesa com uma Harmonização de Saladas e Cervejas

Olha que coisa mais linda…

Créditos: elix Knoblich

Você consegue degustar qualquer tipo de cerveja com qualquer comida. Porém quando há uma harmonização bem feita, o resultado fica especial. A harmonização entre saladas e cervejas pode ser algo bem complicado, pois os sabores desses pratos podem ser os mais variados. Para tirar possíveis dúvidas, elaboramos algumas dicas com a ajuda de Fábio Almeida, Chef do restaurante A Propósito Food Service, que fica na Rua Felipe Camarão, 96, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ. Confira!

Exemplos de harmonização de saladas e cervejas

Para pratos com alto teor de acidez, por exemplo, algo com vinagrete, o melhor é buscar uma cerveja com acidez acentuada também. A junção entre alimento e bebida mais ácidos diminui essa sensação e faz com que você consiga sentir melhor o gosto do prato. A indicação do Chef é a Backer Pale Ale.

Quando na praia, uma ótima pedida são saladas com frutos do mar. Sendo assim, o melhor acompanhamento são cervejas de trigo, como a St. Gallen Weissbier, ou que possuam algum toque cítrico para “quebrar o sal” dos frutos do mar.

Pote de salada com cerveja

Créditos: Michiel Helder

Se você vai servir saladas de grãos, como uma salada de grãos de bico, a melhor harmonização seria uma cerveja com tons frutados, que funcionam como um molho complementar e realçam o sabor. A pedida do Chef é a Cerveja Tripel Karmeliet.

Finalizando

Vale lembrar também que a harmonização é algo muito pessoal, e que cada um deve primeiro experimentar para saber qual é a melhor cerveja possível. O que vale mesmo é tomar uma boa cerveja gelada, principalmente nesse calor.

E você, por acaso já fez alguma harmonização de saladas e cervejas? O que achou do tema?

Você também gostará desses

Review cerveja: Wexford Review de uma cerveja inglesa, com um efeito 'areia' semelhante ao da Guinness. Boa formação de colarinho, belo aroma e aparência.
O Elefante Rosa e Eu Veja a deliciosa experiência de se experimentar o famoso chope do elefante rosa, o Delirium Tremens. Diferente de todos os chopes, conquista qualquer ...
Review Cerveja: Meantime Coffee Porter Review dessa Porter Inglesa da família Meantime, a segunda já analisada pelo PdB. Boa, mas existem similares com preços mais em conta.
As bebidas ideais para servir no seu casamento Vai casar e não quais bebidas oferecer no seu casamento? Veja agora nossas dicas do que oferecer para seus convidados. De cerveja a drinks.
Review Cerveja: Christoffel Nobel Vez da cerveja Christoffel Nobel, da Holanda. Uma Lager bem diferenciada, saborosa e de aparência fantástica. Um preço acessível com uma qualidade aci...
10 cervejas para você beber depois de morrer Veja uma lista inusitada de 10 cervejas que você deve beber depois de morto. São cinco cervejas "dos deuses" e mais cinco cervejas "do capeta", pra vo...

Compartilhe: