Harmonização entre cerveja e comida, a procura da comida perfeita

“Harmonização com queijos e comida não é um privilégio somente para vinhos. Cervejas também combinam e muito com todos os tipos de queijos e comidas. Um post falando sobre harmonização entre algumas cervejas e comidas.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (8 votes, average: 7.75 out of 10)
Loading...

Créditos: Eric Hauser

Olá Fregueses, estava sumida, mas voltei e agora para ficar, porque aqui, aqui é meu lugar. E venho para falar de um assunto que sempre comento com o Dono do Bar, mas nunca escrevia (sorry boss), que é: apreciadores de cerveja também podem E devem comer bem.

Não é privilégio só do vinho não, cerveja tem o seu lugar

Créditos: Ale Matos

Esse privilégio de refinado não é só para monsieur Vinho não. Muito pelo contrário, nós degustadores de breja também gostamos, e muito, de comer uma boa comida, principalmente as de boteco. Assumo que muitos anos da minha vida cervejística a minha preferência era o velho amigo da cerva, o amendoim, mas hoje isso mudou, não só como comida de boteco com cerveja.

Podem falar que for, mas breja e amendoim no fim da tarde alegrava meu dia. Mas então pensei, não pode ser só isso, então comecei uma nova aventura que é: A PROCURA DA COMIDA PERFEITA! (Sim, comida, porque a bebida eu já achei, nossa nobre cerveja 🙂 )

Então comecei numa busca sobre harmonização com cervejas

Créditos: serafini

A minha preferida é queijo Roquefort com a Colorado Indica Pale Ale. A Colorado é uma cervejaria de Riberão Preto, que recomendo always, qualquer uma delas, seja a Demoiselle, a Indica, a Cauim ou a Appia. Para que ainda não conhece, NÃO se enganem com o ursinho, porque a cerva é bruta, mais encorpada, feita com rapadura e fica uma delicia com o sabor forte do queijo.

Créditos: sheriffmitchell

Outra boa é cerveja Kriek Boon com fondue de carne. Kriek Boon é típica cerveja de menina, doce, de fermentação espontânea e leva cereja, que harmoniza com o sabor da carne e molhos mais picantes.

Para que os que não abrem mão da típica e famosa breja eu dou a dica: pastel de feijoada. Sim, isso mesmo. Fui num bar em Nova Odessa, interior de São Paulo, chamado Seu Zezinho, que tem essa “comida estranha& #8221; chamada pastel de feijoada. Quando ouvi falar, pensei:

what???

Mas é uma DELÍCIA… Aconselho a todos, pois fica ótimo com um bom chopp gelado.

Finalizando

Mas essa busca ainda não acabou, continuarei escrevendo sobre a busca da comida perfeita.

See ya

Você também gostará desses

Whisky: O Guia Mundial definitivo A Editora Senac São Paulo traz para o Brasil um livro de grande sucesso no exterior, Whisky: O Guia Mundial definitivo. Escrito pelo mestre Michael Ja...
Harmornização de Whiskies e Charutos Quem pensa que harmonização é só entre alimentos e bebidas? Dr. Scotch mostra alguns exemplos de combinações de alguns whiskies e charutos.
Review Cerveja: Meantime IPA Review dessa cerveja inglesa do estilo India Pale Ale (por isso a sigla IPA). Garrafa muito bonita, negra com um verde escuro, com rolha estilo champa...
Manekineko: Harmonização de drinks e comida japone... Aprenda a harmonizar drinks e comida japonesa. Nessa nossa experiência nós usamos Frozen, caipirinha, com Shimeji, Chips, Lula, dentre outros aperitiv...
Cerveja e comida: Porque comer bem não é privilégi... Chegou a hora dos cervejeiros comerem bem! É a harmonização de comidas com cervejas!
Review cerveja: Margriet Review dessa cerveja belga do estilo Belgian Pale Ale, com uma espuma bem volumosa e aerada, acompanhada de uma excelente formação de colarinho.

Compartilhe:

  • Madame Cerva, muito bom o artigo! Só queria dar um "toque", se não se importa: a Colorado Indica não é feita "de" rapadura, mas sim com uma adição desta. A cerveja base é fabricada a partir da cevada malteada mesmo, OK?

    O mesmo vale para todas as outras cervejas da Colorado, com adição de outros ingredientes; a Apia leva mel; a Demoiselle, café; e a Cauim, mandioca.

  • Pastel de feijoada???? Quero muito!

    Geraldo Figueras

  • Fala @Sergio, passou sem perceber, corrigido, valeu pelo toque.

    @In Spirits isso me lembra o bolinho de feijoada que ganhou fama com o comida de buteco, feito pelo Aconchego Carioca, bar aqui do Rio de Janeiro. É espetacular esse bolinho, recomendo muito mesmo.

  • Bacana! Fui até procurar a receita desse pastel de feijoada e achei no youtube.

    (só um detalhe, precisa mudar o credito na foto da cerveja Colorado. A foto é minha, o guiadacerveja só copio pro flickr dele, pode ver que lá tem o crédito certo.)
    http://www.flickr.com/photos/serafa/2316636847

  • Serafa, tá lá meu nobre, editado, desculpe o erro, grande abraço e parabéns.

  • Tiago Belê

    Harmonização de cervejas é algo que gosto muito, mas ainda tenho muita coisa pra aprender…

    Em relação à cerveja INDICA da Colorado, ela é uma cerveja do estilo Inda Pale Ale e, na verdade, não contém rapadura em seu processo de produção. A cerveja da colorado que utiliza rapadura é uma edição especial chamada Colorado Vintage Black Rapadura, uma cerveja do estilo Imperial Stout

    http://4.bp.blogspot.com/_xiLPoVbzTrw/Sg3aZqTqWEI

  • Lady

    hmmm fiquei curiosa com essa pastel 🙂

    boa dica!

  • Tiago

    pastel de feijoada com chopp , da hora eim , deu vontade de esperimentar

    e o melhor , moro em Santa Barbara D' Oeste , praticamente vizinha de nova odessa e já fui no seu zezinho , mais não sabia disso , agora dpois dessa dica quero v c consigo da uma passadinha la

  • Madame Cerva

    vc é de SBO? eu tb !!!

  • Luiz

    http://www.cervejariacolorado.com.br/cerveja_indi

    resolvida a discução sobre a Indica porra.

  • vittor

    Sobre o pastel de feijoada, tem um bar na regiao do metro paraiso que chama o BarBiro http://barbiro.com.br/ eu comi lá o bendito pastel …

  • Juliana

    Opa opa…Adorei o post! Não sou aquela amante de cerveja; não consigo substituir por meu bom e velho vinho, mas admito que sei apreciar uma boa cerveja vez lá ou cá. Uma vez bebi a Corona, com uma rodelinha de limão…Mas como os amantes de cerveja dizem que ela é bem leve e não costumam curtir muito, então acho que foi exatamente por isso que eu gostei.

    Agora, o que mais me surpreendeu foi ver que você foi visitar o Seu Zezinho e mora em SBO! Moro em Americana, e fiquei surpresa. Alguém que viva nas solitárias cidadezinhas pra essa região do interior!

  • suzana silva

    queria saber mais sobre bibidas….campari/vinhos/wisque ect.obrigado!!