Impostos: Mais da metade da sua cerveja pertence ao governo

É meus amigos, isso mesmo que você leu ali em cima. Nós já estamos cansados de saber que o Brasil possui as mais altas taxas de impostos do mundo, os carros mais caros do mundo, os maiores juros e por aí vai…

O que muita gente não sabe é que isso vale também para a nossa querida cerveja. Aproximadamente 60% do que você paga pela sua cerveja vai para o governo.

O quê?! 60% de impostos?

É isso mesmo nobre beberrão, 60% do valor que você paga na cerveja é somente imposto! Pra entender como se calcula isso, veja esse zine abaixo:

Farei também uma breve observação:

Todos esses impostos se aplicam a todas as cervejarias, mas o que mais impressiona é que, as micro cervejarias artesanais são as que têm maior tributação, algo entre 30 a 40%, ou até mais, enquanto as grandes indústrias , pagam no máximo 25%. Injusto né? Pois é…

Isso talvez justifique o preço às vezes assustador das artesanais, uma vez que já encontramos cervejas brasileiras no exterior com preços bem parecidos aos aplicados aqui, porém quando as gringas vem pra cá, a coisa muda de figura, e muito!

O que eu penso sobre os impostos?

Bom, nosso governo perde uma grande oportunidade de alavancar um mercado promissor, que a cada dia que passa, cresce mais e mais.

Sem falar no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que proíbe o uso de certos ingredientes na produção e demora horrores quando o assunto é liberar registros de novas cervejas. Quer dizer, nem sempre… (entenderam?)

Rebelião sobre cerveja e impostos

Créditos: The Publican

É uma pena, o nosso mercado cervejeiro ser assim, quem dera seguisse os moldes do mercado americano por exemplo, onde todos tem o direito de produzir e comercializar cervejas. Grandes indústrias e pequenos produtores. Já aqui, o homebrewer (cervejeiro caseiro) não tem autorização para comercializar sua produção.

Felizmente, temos muitos bons representantes no mercado, que lutam por uma verdadeira revolução cervejeira.

Finalizando

Portanto, façamos a nossa parte, vamos produzir nossa própria cerveja, vamos valorizar mais as produções nacionais, até conquistarmos nosso merecido espaço entre as grandes indústrias.

Feliz serei, quando eu puder comprar a cerveja que meu vizinho produz, e vice-versa, por preços justos e sem muitos impostos.

Viva la revolucion!

Você também gostará desses

Faça sua própria cerveja Você gosta de fazer a sua própria cerveja? Conheça o mini-kit caseiro da Coopers. Qualidade e diversão garantidas!
Brussels Beer Project chega ao Brasil! O Brussels Beer Project é um projeto colaborativo, utilizando cocriação para ser mais inovador e ousado e trazer novos ares ao cenário cervejeiro arte...
BardoBier: conheça a cervejaria baiana com toque n... Cervejaria Baiana BardoBier tem conceito diferente na produção de seus rótulos e pretende trazer muita história e cultura Nerd para o universo cerveje...
Impostos + impostos = Cerveja mais cara Os consumidores de cerveja sofrem com os altos preços, mas as cervejarias artesanais também sofrem bastante. Mais uma vez no ano teremos cerveja mais ...
Ambev relança cerveja Adriática A Ambev resolveu relançar uma cerveja antiga chamada Adriática e que estava esquecida em Ponta Grossa.
Heineken Cube: A garrafa de cerveja conceitual qua... O designer francês Petit Romain lançou um projeto conceitual usando a marca Heineken para uma garrafa de cerveja quadrada, sustentável. É uma garrafa ...