Itaipava é “gente grande”!

Olá PdBs! Estava dando uma analisada na Itaipava. Não só a cerveja, que atualmente é distribuída por todo o país, mas no Grupo Petrópolis como um todo. Sua ousadia está mostrando que é possível crescer (e muito), mesmo num mercado dominado por uma gigante.

Itaipava, uma cerveja de Petrópolis

Chopp Itaipava

Créditos: Kenji Muto Quiróz

Moro no Rio de Janeiro, mas sou nascido e criado em Petrópolis, na região serrana do estado. Quando via a Itaipava, achava que era um produto regional e não conseguia enxergar um crescimento exponencial da marca. Vi que estava errado, quando os caras patrocinaram a equipe Brawn GP, de Barrichello, no GP de Interlagos em 2009. Ali me impressionei com o que estava acontecendo e penso que a AMBEV, a líder de mercado nacional, deve ter visto também.

O Grupo Petrópolis pensava grande. Pode ter começado antes essa expansão, mas analiso do ponto que me marcou. A principal cerveja do grupo estava em vários pontos do país e agradando ao paladar de muitos. E não só de cerveja vive o grupo, que possui também marcas de energético, isotônico e vodcas.

Investimento forte no Marketing da Itaipava

Itaipava patrocinando um carro da Ferrari

Créditos: Augusto dos Santos

Em 2013, o Marketing resolveu investir pesado. Além de ganhar mercado para suas cervejas, o TNT já patrocina atletas, grandes eventos, além da equipe Ferrari de Fórmula 1, novas ações são realizadas com outros produtos, o que obrigou a empresa a criar um departamento exclusivo de patrocínios. Antes, o departamento de mercado geria tudo.

Invasão da Itaipava no futebol brasileiro

Cadeiras do Estádio da Itaipava

Créditos: Gabriel Cayres

Das principais ações, destaco a aquisição de naming rigths de 2 estádios no Nordeste, que foram reformados para a Copa do Mundo. Foram 100 milhões de reais investidos em cada um para que as arenas levassem o nome da Itaipava. O Grupo quer uma fatia maior do mercado no nordeste brasileiro e para isso investirá quase 2 bilhões, além de construir fábricas na Bahia e em Pernambuco.

Itaipava e Porta dos Fundos

http://www.youtube.com/watch?v=gRzDZ4AVDpA

A última ação que me chamou atenção foi o product placement feito no vídeo do Porta dos Fundos. Os vídeos são sucesso da internet e a marca consegue aumentar sua visibilidade de forma natural e sem interrupções, como disse o diretor de mercado da empresa, Douglas Costa. A ação que já tinha funcionado no vídeo “Já volto”, será repetida no novo “Super Amigos”.

E assim a antes “pequena” Itaipava, segue crescendo e se popularizando. E eu, sigo admirando quem quer ser grande e corre atrás disso!

Aquele abraço!

Fontes: Exame e Máquina do Esporte

Você também gostará desses

Brussels Beer Project chega ao Brasil! O Brussels Beer Project é um projeto colaborativo, utilizando cocriação para ser mais inovador e ousado e trazer novos ares ao cenário cervejeiro arte...
Heineken e Samuel Adams boicotam desfiles de St. P... Os grupos gays não tiveram permissão para festejar abertamente em meio aos desfiles do St. Patrick's Day. Com isso, Heineken e Samuel Adams boicotaram...
Vinho do Barcelona A Bodega Estância Mendoza, que pertence ao grupo Fecovita, vai o vinho do Barcelona. Serão três estilos: Malbec, Cabernet Sauvignon e Malbec e um Pino...
Cerveja de maconha Startup canadense pretende substituir o volume alcoólico por THC (princípio ativo da erva) para lançar sua primeira cerveja de maconha.
Budweiser + Twitter = Cerveja em casa A Budweiser e Twitter firmaram uma parceria onde você pede uma cerveja por DM (Mensagem Direta). Veja como funciona essa parceria que entregar cerveja...
Nova carta de cervejas do Rota 66 Confira agora o lançamento da nova carta de cervejas do Rota 66. São cinco cervejas artesanais do Rio de Janeiro, todas saborosas. Veja quais são os r...