Itaipava é “gente grande”!

Olá PdBs! Estava dando uma analisada na Itaipava. Não só a cerveja, que atualmente é distribuída por todo o país, mas no Grupo Petrópolis como um todo. Sua ousadia está mostrando que é possível crescer (e muito), mesmo num mercado dominado por uma gigante.

Itaipava, uma cerveja de Petrópolis

Chopp Itaipava

Créditos: Kenji Muto Quiróz

Moro no Rio de Janeiro, mas sou nascido e criado em Petrópolis, na região serrana do estado. Quando via a Itaipava, achava que era um produto regional e não conseguia enxergar um crescimento exponencial da marca. Vi que estava errado, quando os caras patrocinaram a equipe Brawn GP, de Barrichello, no GP de Interlagos em 2009. Ali me impressionei com o que estava acontecendo e penso que a AMBEV, a líder de mercado nacional, deve ter visto também.

O Grupo Petrópolis pensava grande. Pode ter começado antes essa expansão, mas analiso do ponto que me marcou. A principal cerveja do grupo estava em vários pontos do país e agradando ao paladar de muitos. E não só de cerveja vive o grupo, que possui também marcas de energético, isotônico e vodcas.

Investimento forte no Marketing da Itaipava

Itaipava patrocinando um carro da Ferrari

Créditos: Augusto dos Santos

Em 2013, o Marketing resolveu investir pesado. Além de ganhar mercado para suas cervejas, o TNT já patrocina atletas, grandes eventos, além da equipe Ferrari de Fórmula 1, novas ações são realizadas com outros produtos, o que obrigou a empresa a criar um departamento exclusivo de patrocínios. Antes, o departamento de mercado geria tudo.

Invasão da Itaipava no futebol brasileiro

Cadeiras do Estádio da Itaipava

Créditos: Gabriel Cayres

Das principais ações, destaco a aquisição de naming rigths de 2 estádios no Nordeste, que foram reformados para a Copa do Mundo. Foram 100 milhões de reais investidos em cada um para que as arenas levassem o nome da Itaipava. O Grupo quer uma fatia maior do mercado no nordeste brasileiro e para isso investirá quase 2 bilhões, além de construir fábricas na Bahia e em Pernambuco.

Itaipava e Porta dos Fundos

http://www.youtube.com/watch?v=gRzDZ4AVDpA

A última ação que me chamou atenção foi o product placement feito no vídeo do Porta dos Fundos. Os vídeos são sucesso da internet e a marca consegue aumentar sua visibilidade de forma natural e sem interrupções, como disse o diretor de mercado da empresa, Douglas Costa. A ação que já tinha funcionado no vídeo “Já volto”, será repetida no novo “Super Amigos”.

E assim a antes “pequena” Itaipava, segue crescendo e se popularizando. E eu, sigo admirando quem quer ser grande e corre atrás disso!

Aquele abraço!

Fontes: Exame e Máquina do Esporte

Você também gostará desses

Ben & Jerry’s apresenta: Sorvete de Cerveja Ben & Jerry’s lançou um sorvete de CERVEJA em conjunto com a New Belgium Brewing, do Colorado, Estados Unidos.
Therezópolis Gold em lata Agora temos mais uma novidade no Rio, a Therezópolis Gold em lata. A primeira cerveja puro malte do Rio de Janeiro entregue em latas de alumínio.
Cerveja espacial Meteoros me acertem, é isso mesmo que eu estou lendo? Por mais alienado que possa parecer, sim meu nobre, é verdade. Lançaram uma cerveja espacial.
Megafone do amor! Por Veuve Clicquot A famosa marca de champagne, Veuve Clicquot, lançou uma novidade interessante para o dia dos namorados, o Scream Your Love, um Megafone do amor para n...
Como surgiu o álcool? Um TCC sobre Copos de cervej... Veja as histórias de quando e como a bebida alcoólica foi surgida, inventada. Muitos dizem que surgiu na China, outros que uma donzela suicida descobr...
Beck’s inova com embalagem em forma de taça de cha... Uma ideia para entrar em ambientes onde a cerveja não entra, normalmente, torna-se algo genial e a taça de alumínio da Beck's vai conquistar o mundo....