Manta de porco recheado com cachaça

“Veja a receita, ingredientes e como preparar um delicioso prato etílico, a Manta de porco recheada com cachaça. Uma mistura de carne com cachaça. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 9.60 out of 10)
Loading...

Salve salve amigos e companheiros de mesa de bar. Essa semana fiquei pensando nas receitas mundo a fora que postei e fiquei concluí: O mundo tem muita coisa boa, mas a comida da nossa casa é sempre a melhor. Fui além: Brasileiro adora carne, não é mesmo? E cachaça então?! Pode até ser que não beba com frequência, mas uma pinga de vez em quando ou até mesmo uma caipirinha sempre rola naquela churrascão de domingo com a família.

Carne + cachaça = Manta de porco

Isso simplesmente não saía da minha cabeça. Acho que mais pela saudades das fanfarras gastronômicas que aconteciam semanalmente na minha casa enquanto ainda morava no Rio. Fiquei saudosa e queria porquê queria matar minha saudade de pinga e de carne.

E como nada na vida acontece por acaso, essa semana tive aulas de cortes de carnes e preparos diferenciados. Eis que surge o plano de conquista do título “eu bebo sim e vou vivendo” em hidratar frutas secas com cachaça e fazer um belo recheio delas.

O passo a passo pode até parecer complicado, mas garanto que o resultado é um mix de MODAFOCA com ESSA PINGA É BOA.

Ingredientes da Manta de porco

Manta de Porco com Cachaça

  • 1,2 kg de lombo de porco fresco
  • Sal e pimenta
  • 1 limão
  • 200 ml azeite extravirgem
  • 2 cebolas médias em cubos pequenos
  • 1/2 maço manjericão picado finamente
  • 1/2 maço alecrim picado finamente
  • 1/2 maço tomilho picado finamente
  • 1/2 maço cheiro verde picado finamente
  • 200 g uva passa branca
  • 150 ml cachaça envelhecida
  • 200 g de farinha de milho em flocos
  • 50 ml óleo de canola
  • 200g bacon fatiado

Modo de fazer a Manta de porco

  1. Hidrate a passas: em uma tigela de vidro, coloque as passas com cachaça e a mesma quantidade de água. Deixe na geladeira de um dia para o outro. As frutas secas irão absorver todo o liquido e ficar com aquele gosto maroto da cachaça escolhida. Recomendo fortemente as envelhecidas por ter um gosto mais apurado que as branquinhas tradicionais. Cachaças setorizadas, principalmente, com mel também são uma ótima pedida.
  2. Corte o lombo com uma faca grande em paralelo à bancada, de forma que você vá abrindo como uma folha. Imagina um cilindro (que no caso é a carne) e você com a faca, cortando paralelamente de forma que esse cilindro vá se desfazendo e se transformando numa folha aberta. É muito interessante manter uma espessura fina.
  3. Em uma frigideira grande e de preferência já quente, coloque o azeite e a cebola em fogo baixo até a cebola ficar transparente. NOTA MENTAL: a cebola não fica douradinha, ok? É para ficar transparente apenas, levemente cozida.
  4. Adicione então a farinha flocada e mexa até absorver toda o liquido e virar quase que uma farofa. Uma vez misturado tudo, junte as ervas e passas hidratadas por uns 2 minutos até ficar ligeiramente bronzeada e adicione sal a gosto.
  5. O recheio é feito da seguinte forma: 2 folhas de papel filme como base. Coloque em cima as fatias de bacon, de preferencia seguindo a sequencia de corte conforme o bacon é fatiado na bandeja. (Imagino que você não vai fatiar uma peça de bacon né?) Cubra o bacon com uma folha de papel filme para que a parte mais bonita do bacon fique justamente para cima. Uma vez arrumadinha as fatias, vire de forma que a parte bonitona fique para baixo. Retire o papel filme e coloque o lombo aberto em cima.
  6. Coloque o recheio em pequena quantidade (o resto do recheio pode ser servido como acompanhamento do prato. É de matar) e com a ajuda do papel filme vá enrolando o lombo até formar novamente um cilindro. Amarre com barbante de forma espiralada e cruzada, amarrando bem as pontas para que o recheio não vaze.
  7. Agora vamos selar a carne usando uma frigideira grande e bem quente. A questão aqui não é cozinhar e sim apenas dourar cada lado da carne para que o liquido da carne não saia deixando tudo muito mais suculento. Basta 1 minuto em cada lado.
  8. Uma vez selada a carne, é hora de colocar no forno em temperatura de 200º por cerca de 25/30 minutos. Deixe descansando por uns 20 minutos antes de fatiar e sirva.

Finalização& #8230;

Manta de Porco com Cachaça

Mesmo sendo “prata da casa” essa receita de manta de porco recheado com cachaça tem um potencial “sou sinistro na cozinha” jamais revelado antes em nossas receitas, pois traz técnicas que poderão ser usadas em vários outros pratos e que quem sabe podem render o título de Pica das Galáxias ao longo do treinamento culinário que esta singela admiradora de mé tenta praticar.

Se seu objetivo é alcançar as profundezas das gostosuras etílico-gastronômica, sugiro então como mais um acompanhamento uma calda de alecrim com vinho do porto. Facilmente feito com as seguintes proporções:

  • 1 parte de vinho do porto
  • alecrim a gosto
  • 1 parte de água
  • ½ parte de açúcar

Coloque tudo no fogo baixo e espere reduzir. O resultado é uma calda agridoce que combina mais que um casamento com a carne de porco. É quase uma suruba de sabores na boca.

Curtiu? Faz aí e me conta se também foi bom para você! :*

Você também gostará desses

Paella de Montanha Aprenda a fazer um prato típico da Espanha, a nobre Paella de Montanha, que não é como as tradicionais e não leva frutos do mar. Aprenda agora!
Brigadeiro de Vinho Veja a receita de uma clássica sobremesa, um doce clássico com um toque etílico, o brigadeiro de vinho. Fácil, simples e rápido de se fazer. Confira!...
Churrasco na Pressão Aprenda uma forma interessante de se preparar um churrasco: usando a panela de pressão. Nada de churrasqueira, agora uma panela de pressão, tempero e ...
Hambúrguer de pastel do Bar do Adão O Bar do Adão, famoso estabelecimento que possui deliciosos pastéis, lançou um hambúrguer de pastel, onde o pão é trocado por massa de pastel. Confira...
Receitas: Batatinhas em conserva Aprenda a fazer um petisco que tem sempre em bares e restaurates, a batata calabresa, aquela batatinha em conserva que vai muito bem com uma cerveja e...
Como fazer Tapas – Espanha Veja a receita e como preparar os Tapas, um prato típico da Espanha. Um petisco muito delicioso e com uma variedade enorme de ingredientes, como a aze...

Tags:

Compartilhe: