Saiba como preparar a Moussaka

“Sabia como preparar a Moussaka, uma receita de raízes gregas e turcas feita com carne de carneiro, beringelas e tomate. E claro, bem apimentada e temperada.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 9.67 out of 10)
Loading...

Salve, salve amigos companheiros de mesa de bar. Acabou o carnaval, enfim o ano começou e eu espero, sinceramente, que seus fígados tenham resistido à malandragem carnavalesca pois durante as próximas semanas o #EstiloPdB vai continuar viajando e trazendo para cá as receitas mais incríveis combinadas com as bebidas mais interessantes vistas nos 7 mares. E agora chegou a vez da Moussaka.

A apimentada Moussaka

Hoje, em especial, vamos dar um pulo na Grécia para mostrar que além de ser o berço da civilização e jogos olímpicos, os gregos são excelentes cozinheiros. Moussaka é uma especialidade originada tipicamente na gastronomia grega e turca, feita basicamente com carne de carneiro, beringelas, e tomate, sempre condimentada com azeite, cebola e ervas e muita, mas muita, pimenta.

Ingredientes da Moussaka

Para o molho de carne:

  • 3 berinjelas parcialmente descascadas e cortadas em rodelas finas (5 mm de espessura)
  • 3 colheres de sopa de sal
  • ¼ de xícara de Azeite de olive, de preferência extra virgem.
  • 300g de cordeiro moída
  • 100g de carne de porco moída
  • 100g de vitelo picada
  • * Pode ser trocado por 500 gramas de carne moída de vaca *
  • 1 cebola grande bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • 1 colher de sopa de tomilho
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 2 paus de canela
  • 250g tomates esmagados
  • 400g de molho de tomate
  • 2 colheres de extrato de tomate
  • 1 1/2 xícaras de água
  • O azeite de oliva, para fritar as beringelas e batatas
  • 4 batatas grandes totalmente descascadas e cortadas em rodelas finas (5mm de espessura)

Para o molho bechamel:

Moussaka

Créditos: Reinier

  • 100g de manteiga
  • 100g de farinha de trigo
  • 600ml de creme de leite cheio aquecido (não pode deixar fever, hein)
  • 100g queijo keflagraviera ralado (típico grego, na falta pode usar o queijo parmessão mesmo)
  • 1 ovo batido
  • Queijo keflagraviera ralado para pulverizar no topo

Modo de fazer a Moussaka

  1. Pré-aqueça o forno a 180C .
  2. Coloque berinjela sobre uma bandeja ou prato raso e polvilhe generosamente com sal. Cubra com pano limpo e deixe descansar por 30 minutos. Este é uma DICA MODAFOCA muito importante para retirar o gosto meio amargo da berinjela.
  3. Aqueça o óleo em uma frigideira grande ou panela, adicione o cordeiro, porco e a vitela picada e deixe cozinhar até dourar as carnes, mexendo sempre. Adicione a cebola, é isso mesmo a cebola vem DEPOIS das carnes na panela, e refogue até ficar macia . Adicione o alho , orégano, tomilho, alecrim e penas de canela e deixe cozinhar por 3-5 minutos , mexendo ocasionalmente.
  4. Adicione os tomates esmagados, extrato de tomate , molho de tomate e água. Deixe ferver com fogo baixo e cozinhe por 1/2 hora. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Despeje um pouco de azeite em uma frigideira, até cobrir todo o fundo, e acomode as batatas, deixando-as fritar por uns 4 minutos de cada lado. Escorra em papel toalha .
  6. Na mesma frigideira, coloque as berinjelas, depois de secas já que o processo de colocar o sal as deixará úmidas, e frite de cada lado até ficar dourado, mas sem deixa-las ficar mole. Escorra em papel toalha .
  7. Para o molho bechamel: derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha, mexendo bem sempre em fogo baixo por 2 minutos.
  8. Lentamente adicione o leite quente, mexendo continuamente até engrossar. Adicione leite extra, se o molho ficar muito grosso espesso.
  9. DICA MODAFOCA: não deixe o leite ferver pois se isso acontecer, as chances de criar umas bolinhas no molho será muito alta e complicada de retirar. Melhor evitar 😉
  10. Junte no queijo keflagraviera e uma gema de ovo no molho bechamel e tempere a gosto .
  11. Para montar: em um pirex monte as camadas da seguinte forma. Molho de carne , batata, molho , batata, molho , berinjela, molho , batata, berinjela e molho restante. Cubra com bechamel e rale queijo extra sobre .
  12. Asse por 45 minutos até dourar o bechamel.

Finalizando

Você como é sagaz, que eu sei, notou que não coloquei nenhum álcool na receita da Moussaka?! É porque na receita original não leva nada, mas nos meus treinamentos de jovem padawan pensei em colocar um pouco de vinho na hora de fazer o molho de carne. Deixaremos para o próximo teste.

Mas Pipita, como assim não tem mé hoje?!?! Rááá… é aí que você se engana.

Garrafas de vinho

Créditos: harish unnikrishnan

Deixei para o final uma seleção especial de vinhos para acompanhar essa maravilha grega. Opte pelas uvas Airén e Tempranilo. Algumas excelentes escolhas espanholas são: Pata Negra Gran Reserva e Embocadero. Partindo para nosso querido continente, temos as uvas chilenas Syrah no tinto Viu Manet Secreto Syrah e uma brazuca Sangiovese do tinto Sangiovese Cristofoli.

Posso não ter colocado álcool na receita, mas esses vinhos vão aprimorar todo o gosto dos temperos e das carnes, transportando você para um nível superior na catarse etílico gastronômica de hoje.

Dúvida?! Faz e me conta como foi 😉

Você também gostará desses

Como preparar Feijão Amigo Aprenda como fazer um dos petiscos mais pedidos nos botecos, o Feijão amigo. Fácil e rápido de fazer, poucos e deliciosos ingredientes. Confira agora ...
Filé flambado no conhaque com pimenta verde Veja como preparar um prato delicioso e que rola bastante na França, é o Filé flambado no conhaque com pimenta verde. Uma mistura deliciosa e ousada. ...
Bolinho de Calabresa recheado de ovo de codorna Veja os ingredientes e como preparar uma deliciosa receita de um petisco de boteco, o Bolinho de Calabresa recheado de ovo de codorna. Fácil e uma del...
Como fazer o Currywurst Aprenda a preparar o prato mais típico da Alemanha, o Currywurst, uma salsicha deliciosa e fatiada preparar na frigideira e que acompanha bem com bata...
Receita: Como fazer Linguiça Calabresa acebolada? A Linguiça Calabresa acebolada é um dos petiscos mais solicitados nos bares e botecos do Brasil. Confira a receita e o modo de preparo dessa deliciosa...
Ossobuco ao molho de conhaque e creme de gorgonzol... Aprenda a receita de um delicioso prato etílico, o Ossobuco ao molho de conhaque e creme de gorgonzola. Fácil e rápido de fazer, além de bem delicioso...

Compartilhe: