Museu da Cerveja

Placa do Museu da Cerveja

Tem gente que quando viaja não é muito fã de visitar museus, mas há sempre um bom pretexto. O Museu da Cerveja, por exemplo, é o mais visitado do Roteiro Histórico e Cultural de Blumenau – SC. Para se ter uma ideia, no ano passado o livro de visitas contou com 50 mil assinaturas.

Onde fica o Museu da Cerveja?

O museu se localiza onde antes havia a Cervejaria Continental que atuava em parceria com a Brahma e era bem conceituada na região. Porém, a Continental faliu e a praça ficou nas mãos das autoridades que muito bem souberam aproveitá-la.

Placa da entrada do Museu da Cerveja

O local abriga o Museu da Cerveja em que, é claro, é contada a história da cerveja desde o Egito Antigo até os dias de hoje passando pelo Império Romano e pelos gauleses. A linha do tempo cervejeira enfatiza as descobertas de Louis Pasteur, responsável pelos rumos da industrialização da cerveja e pela pasteurização que difere cerveja de chope.

Há destaque para os equipamentos utilizados por cervejeiros e cervejarias que viveram em Blumenau no século XX e respondiam pela fabricação caseira levando em conta a Lei da Pureza Alemã. Esses “pequenos empresários” mais tarde foram absorvidos pelas empresas. A peça mais antiga do museu é uma enchedora de garrafas datada em 1890. Ela foi usada Cervejaria Feldmann, a primeira do Brasil a produzir cerveja do tipo Bock.

Enchedora de garrafasdo ano de 1890

Essa tem história

Outras novidades…

Um barril vindo de Stuttgart na Alemanha diretamente para Blumenau em 1989

Barril de Stuttgart de 1989

Chopeira manual utilizada na Oktober de 1984

Choppeira manual da Oktoberfest de 1984

Irado 😀

Uma arrolhadora de 1892, segunda peça mais antiga do museu, segundo a coordenadora Isa Moser

Arrolhadora de 1982

Painel com marcas/rótulos de cervejas

Painel com rótulos da cerveja Brahma

Raridade

Ainda há peças doadas por colecionadores e famílias da região como uma chopeira e um local exclusivo para a exibição de um documentário que conta um pouco a da história das cervejarias participantes do Roteiro de Cervejarias do estado.

Até a próxima 😉

Você também gostará desses

Lata estilo Copo Já imaginou pegar uma latinha de cerveja e retirar toda a parte de cima e beber como se fosse um copo? A cervejaria americana Sly Fox Brewing Company ...
Garrafa de cerveja com mais de 100 anos Jon Krause, um mergulhador amador, encontrou uma garrafa de cerveja com mais de 100 anos no fundo do mar, no porto de Halifax, no Canadá.
Por que temos tantos tipos de copos de cerveja? Saiba o motivo de cada estilo de cerveja ter seu copo específico. Veja por que não é recomendado beber cervejas artesanais em copos de geleia e requei...
Cerveja: as mulheres também bebem Quem disse que beber cerveja é um esporte para homens? As mulheres também bebem e muito bem todos os tipos de cerveja e gostam.
Bar é multado por dar cerveja em troca de topless Bar lança uma campanha inusitada, de dar cerveja de graça para as mulheres que fizessem topless. Mas claro que teve gente reclamando. Se isso vira mod...
Como assim uma cerveja que não esquenta? Você já imaginou uma cerveja que não esquenta? Pare de imaginar e vamos para a praia, chegou a japonesa Kirin Frozen, a cerveja que não esquenta!