Placa Loud Music

Música alta altera o sabor do álcool

“Você sabia que a música pode alterar o sabor das bebidas? Sim, é verdade. Um estudo foi realizado e mostrou que em ambientes com músicas mais altas a bebida altera um pouco seu sabor, ficando um pouco mais doce. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 8.00 out of 10)
Loading...

Dando sequência ao último post, onde abordamos algumas pesquisas que relacionam música alta a maior consumo de bebidas álcoolicas, desta vez explicaremos como a música pode alterar o sabor das bebidas.

Modificação nos sabores das bebidas

O álcool tem um gosto mais doce quando a música está alta

Placa Loud Music

Esta conclusão é baseada em um estudo que descobriu que pessoas ouvindo música alta avaliaram o álcool com um sabor mais doce do que aqueles que não estavam ouvindo música alguma.

A pesquisa complementa o estudo que diz que música alta aumenta o consumo de álcool, não só pela excitação ou pelo barulho alto, que dificulta a comunicação, mas também pelo fato de tornar a bebida mais saborosa.

Este foi um pequeno estudo foi realizado em um laboratório, com a duração aproximada de 45 minutos. A população utilizada foi específica: jovens (principalmente do sexo feminino) entre 18 e 28 anos. Dadas essas limitações, as conclusões da pesquisa devem ser vistas com cautela.

Álcool e música, uma mistura sensorial

Álcool e música alta são uma mistura potente em termos de estimulação sensorial, e a relação entre os dois é complexa. As pessoas provavelmente bebem mais em clubes, bares e festas onde há música alta por uma variedade de razões, incluindo a excitação geral, nervosismo e para ficarem menos timidas. Música, sem dúvida, faz as pessoas quererem ficar “ligadas” e, portanto, beber mais.

Se a percepção alterada do gosto do álcool é também um fator que leva as pessoas a beberem mais ainda é algo incerto.

De onde veio essa história?

Mulheres bebendo drinks

Um estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Portsmouth (Inglaterra) e foi financiado pelo Conselho de Educação do Álcool (conhecido como Alcohol Research UK). Este estudo foi publicado na revista online Food Quality and Preference.

Que tipo de pesquisa foi essa?

Este foi um estudo experimental de laboratório, analisando como as distrações comuns de um bar ou clube – incluindo música – poderiam alterar a percepção das pessoas em relação ao gosto do álcool. Ele também analisou se essas distrações afetaram a capacidade das pessoas de perceberem se um drink está “forte” ou não.

Limitadas conclusões podem ser tiradas a partir de um estudo experimental deste tipo, por uma série de razões: ela foi realizada em uma população selecionada, que classificou suas percepções de forma altamente subjetiva. O resultado também pode ter sido prejudicado pelo fato de a população participante conhecer o objetivo da pesquisa.

O que envolveu a pesquisa?

Mendigo segurando uma placa Alcohol Research

O estudo envolveu 80 participantes – 69 mulheres e 11 homens – entre as idades de 18 e 28 – que foram aleatoriamente divididos em quatro grupos e pediu para que cinco bebidas alcoólicas tivessem seu “sabor testado” variando em diferentes formas de “distração”. As quatro distrações aplicadas foram:

  • ouvir música alta
  • ouvir uma notícia repetidas vezes
  • ouvir música com um ouvido e uma notícia com a outro
  • não ouvir nada

O teste realizou-se em laboratório durante um período de cinco horas. Antes do estudo, os participantes completaram diversos testes de padrão olfato e paladar, para verificar se há diferenças entre os grupos. Eles também foram classificados por outros fatores que poderiam afetar os resultados, incluindo a excitação, fome, sede e medições de humor positivo e negativo.

Dois estudos preliminares foram realizadas para selecionar os níveis mais apropriados de álcool e misturadores, bem como a música mais apropriada a ser utilizada.

Quais foram os resultados básicos?

Os principais resultados da pesquisa foram:

  • Efeito do teor de álcool na bebida de forma individual: o teor de álcoolico diminuiu, aumentando a doçura da bebida.
  • Efeito no grupo: aqueles expostos à música alta classificaram a bebida como mais doce do que outros grupos que receberam exposições de outros fatores. Também tiveram maior dificuldade de julgar a “força” do álcool na bebida.

Conclusão

Os pesquisadores concluiram que suas descobertas sugerem que a música pode alterar o sabor do álcool, podendo trazer “conseqüências graves” para indivíduos que estajam bebendo em ambientes ruidosos.

Mais uma vez podemos concluir que, se você que beber pouco, fuja de ambientes ruidosos. Prefira bares calmos com música ambiente. Mas se o objetivo é tomar umas a mais e se divertir com os amigos, dançando até o raiar do dia, prefira os ambientes onde a música é mais alta.

Além dos ambientes ruidosos aumentarem o seu consumo, provavelmente tornará a sua bebida mais saborosa ainda!

E você, o que acha? Vai fazer o teste?

Você também gostará desses

Bares e Restaurantes das estrelas da música Confira os bares e rastaurantes das estrelas da música. Desde B.B. King, Alice Cooper, KISS, dentre outras estrelas da música nacional e internacional...
The Beers: agora. Música na versão engarrafada. Mais uma vez viemos mostrar como música e cerveja permanecem em extrema harmonia. Com vocês o projeto The Beers.
Mmmhops: Hanson lança cerveja inspirada em música ... A boy band das antigas, o Hanson, lançou uma cerveja chamada Mmmhops em homenagem ao grande sucesso que alavanvou a banda, o grande hit MMMBop. Confir...
Banda de Rock cultua “Cheap Beers” Confira o que uma banda punk norte americana chamada Fidlar fez: criaram um videoclipe onde eles batem e ironizam todas as cervejas artesanais, dando ...
O mundo não para de girar – Garotos Podres: ... Voltamos com a nossa rádio etílica, a MPB FM, Música para Bebedores. A banda da vez é a etílica Garotos Podres com a sensacional música "O mundo não p...
Bebidas e Músicas para fins de relacionamento O Papo de Bar faz uma seleção com as 11 melhores Bebidas e Músicas para fins de relacionamento, para você curtir a fossa com os amigos ou sozinho em c...

Compartilhe: