Onde Curtir Rock no Rio de Janeiro

Sim, o Rio de Janeiro é a terra do samba e do funk. A Lapa, tradicional bairro bohemio do Rio, está infestada de casas e bares que tocam preferencialmente samba. Tem samba de raíz, pagode, sambinha, chorinho… o carioca não pode reclamar. OK. Os fãs do bom e velho samba estão bem servidos. Mas, e quanto ao Rock? No Rio de Janeiro não existem fãs do bom e velho Rock and Roll? Claro que sim!

Dá pra curtir Rock no Rio de Janeiro sim

Lobão, carioca erradicado em São Paulo, chegou a dizer que o Rio de Janeiro era o túmulo do rock. Quanto exagero! Se não temos uma cena e uma variedade de bares tão rica quanto São Paulo e Curitiba, ainda assim é possível sair no fim de semana e curtir uma sonzera acompanhado de boas cervejas, drinks e pessoas bonitas. Pensando nisso, preparei um roteiro com as casas cariocas que já frequentei. Se você conhecer alguma que não está na lista, deixe aí a sua indicação! Em breve, roteiros de outras cidades brazucas! Rock on!

Heavy Duty Beer Clube (Praça da Bandeira)

Heavy Duty Beer Clube

Bar estilo Harley Davidson, as sextas rola um som mais anos 70, mais pra galera de motoclubes. Sábado é heavy metal total,rola de Hard Rock até Black Metal, passando por todos os estilos. Rola sinuca e uma cerveja geladíssima e barata.

Bar Bukowski (Botafogo)

Bar Bukowski

No Bukowski, que homenageia um dos escritores mais rock‘n’roll de todos os tempos, só toca rock anos 1960, 1970, 1980 e 1990 é a espacialidade. E a casa vive cheia: em véspera de feriado, é bom chegar cedo. O atendimento é excelente e as doses duplas de destilado fazem a festa dos amantes da bebida e do rock and roll.

Casa da Matriz (Botafogo)

Casa da Matriz

A Casa da Matriz é lugar indispensável para um roqueiro em visita ao Rio: um mix de gente interessante, bons DJs, ótima música e a sensação de que todo mundo que é alguém na noite rock da cidade está lá. as beldades do gênero lotam a casa. Às quartas, o Karaokê Indie atrai centenas de pessoas. atenção quando tocar These Boots Are Made for Walking, de Nancy Sinatra: a mulherada sempre faz performances no palco. Aos sábados, a festa Paradiso leva frequentadores assíduos à Matriz há dez anos – e já uniu vários casais.

Calabouço (Vila Isabel)

Calabouço

O folclórico Calabouço é cheio de metaleiros. Mas não se assuste: eles não mordem. Palco certo para várias bandas do gênero, principalmente covers, o bar também é conhecido pela ogrice de seus quitutes. Vá para se divertir com o clima.

Circo Voador (Lapa)

Provavelmente o melhor espaço para shows do Rio de Janeiro. O motivo: estrutura bacana, algumas das mulheres mais bonitas da cidade, spaço ao ar livre e uma programação imbatível. o show do Primal Scream é a grande atração do mês, no dia da abertura do Rock in Rio. A banda escocesa tocará seu álbum mais famoso, o Screamadelica. Imperdível.

Empório (Ipanema)

Poucos lugares são mais clássicos no Rio de Janeiro do que o Empório. Bandas em começo de carreira, gringos – e gringas, muitas gringas, quase sempre gatíssimas – que querem descobrir o que a cidade tem de melhor… o Empório é sempre a certeza de que algo acontece no Rio. Experimente passar por lá em um dia aparentemente morto: às 3h da manhã de uma terça-feira, a casa tem gente transbordando pela janela. No som, é claro, só dá rock.

  • Onde: Rua Maria Quitéria, 35.
  • Tel.: (21) 3816-2526.

Saloon 79 (Botafogo)

Com clima e visual de Velho oeste, o Saloon é palco para novas bandas, tributos a ícones das antigas e um simpático espaço para fãs de rock. No entanto, a frequência é bem eclética, de patricinhas a garotas alternativas. Bom para sentar e tomar umas cervejas.

Teatro Odisséia (Lapa)

Teatro Odisséia

Palco de várias festas e shows, o espaço é bastante eclético. Abrigas de festas de Rock Indie até shows de metal, como o do ex vocalista do Iron Maiden, Paul Dianno. Talvez seja o espaço de rock mais alternativo do Rio de Janeiro, e vale a visita. Destaque para a dose dupla de Jagger com um preço realmente atrativo. Fique de olho na programação antes de visitar a casa: as vezes rolam festas de samba e funk.

Lapa Irish Pub (Lapa)

Inaugurado em 2009, o Lapa Irish Pub é uma opção para quem não quer ouvir samba. A decoração é rústica, com luminárias vintage e poltronas de antiquário. Na pista, o rock é a trilha sonora para animar os visitantes. Também rolam vários shows de bandas tributo e também de rock clássico. Uma vez por semana a casa abre para o bom e velho Karaokê Rock. A carta de cerveja é o destaque, com mais de 20 rótulos importados, como a cerveja de trigo Erdinger, a Pilsen Urkll, além do tradicional chopp Guinness. Para acompanhar, a dica é o Guinness Pie, torta irlandesa com massa folhada por cima e acompanhada de batata frita ou purê de batata.

Rio Rock & Blues (Lapa)

O Rio Rock & Blues Club foi fundado por um grupo de músicos amantes do Rock e do Blues para oferecer uma estrutura de qualidade para shows na cidade e celebrar a memória da música. São quatro andares, com dois palcos onde já pisaram algumas lendas do Rock nacional e internacional com Jimmy Page, Celso Blues Boy, entre outros. A casa possui dois bares que servem um cardápio variado de petiscos e de cervejas especiais, com destaque, lógico, para as cervejas com rótulos de bandas. As mais pedidas são a ACDC, a Trooper, do Iron Maiden, Velhas Virgens, João Gordo e Paralamas. O espaço também abriga um Museu. As paredes são decoradas com memorabília do Rock que incluem itens exclusivos doados pelos frequentadores.

Às terças e quartas a casa funciona como uma escola, onde acontecem cursos de bartender e aulas de música.

A programação de shows começa na quinta e vai até sábado. O destaque da programação é o show ROCK STORY que acontece aos sábados e que conta a história do Rock através da música.

A casa cobra uma entrada de R$35,00 que dá direito a 30 dias de acesso livre aos shows e ao bar do primeiro andar. O horário de funcionamento é das 18h às 3:00 da madrugada.

Finalizando

E você, conhece mais algum lugar bom pra curtir rock no Rio de Janeiro? Conte pra nós 😉