Outubro Rosa no bar

“Outubro é um mês a favor das mulheres com o Outubro Rosa.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (No Ratings Yet)
Loading...

Salve, meus bêbados preferidos! Já estamos no mês de outubro, e outubro, como vocês sabem, é um mês muito importante para nós, mulheres.

Mês do Outubro Rosa

Deixa eu explicar melhor para todos: O outubro rosa é um movimento popular internacionalmente reconhecido e comemorado em todo mundo. O nome do movimento se dá pelo do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva que mulheres, homens, instituições apoiem ações de prevenção ao câncer de mama, que pode ser muitas vezes diagnosticado, inclusive pelo autoexame, e tratado ainda muito precocemente. Para quem não sabe, hoje o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

câncer de mama no outubro rosa

Créditos: Omalix

O movimento Outubro Rosa começou no ano de 1990, em Nova York, nos Estados Unidos, e 25 anos depois ele continua forte e cada vez ganha mais relevância. De uns tempos pra cá, o mês de outubro começou a ser um momento de falar sobre a mulher, em diversos aspectos. A luta contra o câncer continua, mas aproveitamos para falar de outras coisas mais: o papel da mulher na sociedade, em como ainda ganhamos menos que os homens mesmo ocupando mesmos cargos e com mesmas responsabilidades, a posição em altos cargos, profissões que até então eram reconhecidas como “masculinas”, e tantas outras situações que só quem é mulher sabe na pele o que é enfrentar tantos desafios, preconceitos e busca por equidade.

E você pode estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver com o Papo de Bar, Dona Cervejeira?”

mulheres bebendo cerveja outubro rosa

Créditos: G. Wolters

Se você não é mulher talvez não saiba: mas mulheres ainda sofrem alguns tipos de preconceitos em bares, como por exemplo, o abuso por parte de homens que veem uma mulher sozinha no bar ou um grupo de amigas e acham que elas estão a caça de machos e acham que é nossa obrigação aceitar seus galanteios. Ou julgamento por parte de pessoas que acham que esse é um tipo de ambiente de homem, e que mulher devia estar é em casa porque as que estão lá não devem ser mulheres de família! (meio retrógado, eu sei, mas creia: existe!) Mulher que enche a cara e fica bêbada então… MEU DEUS QUE DESELEGANTE! Isso não é comportamento de mulher decente!

Há alguns dias eu vi um vídeo na internet que representa muito bem um tipo de machismo: a do garçom que acha que mulher só pede drinks, e não bebe cerveja:

No vídeo, o casal faz seu pedido: a mulher pede uma cerveja e o cara um Martini. E adivinhe? Todas as vezes o garçom entregava a cerveja para o homem e o drink para a mulher. Algumas vezes ainda dizia “mas você tem cara de quem bebe drinks”. Incrível não?

Pode parecer algo bem besta isso, afinal, não nos custa trocar os copos e ficar de boas bebendo. Mas o que quero chamar a atenção não é numa bobeirinha fácil de resolver e que não prejudica ninguém, mas no pequeno gesto, nos pequenos sexismos que costumam perpetuar no nosso dia-a-dia, seja por homens ou mulheres, que costumam a colocar rótulo, achar atitudes masculinas e femininas, julgam a mulher como o sexo frágil, santo, etc. Está na hora de percebermos que o bom mesmo, é quando temos respeito uns com os outros e respeitamos nossos gostos, escolhas, formas se ser e agir. Que a mulher, é assim como o homem, só que mulher. Há!

Adendo: Gostaria de comentar que escrever para o Papo de Bar e fazer parte dessa equipe de ogros, bêbados e lindos é maravilhoso, pois todos sabem muito bem como respeitar uma mulher, e o machismo passa bem longe dessas lindezas que estão sempre valorizando as mulheres e defendendo nosso direito de bater na mesa, pedir a próxima rodada e beber junto com eles! <3

Até a próxima!

Você também gostará desses

Na hora do sexo: Maconha é melhor que álcool? Pesq... Afinal, na hora do sexo a maconha é melhor que álcool? Um pessoas nos Estados Unidos fez uma pesquisa rápida e mostrou que sim. Confira o resultado!...
A morte do galanteio Qual é o limite entre o assédio e o galanteio? Quando o elogio vira abuso? É a morte do galanteio? Veja um debate sobre o tema agora mesmo!
Balde de gelo e cerveja, a cultura do beber junto O balde de gelo é um dos coadjuvantes de nossas bebedeiras diárias, seja sozinho ou com os amigos. Essa cultura do beber junto, bem brasileira. Confir...
Vivendo melhor através do álcool Muitos condenam uma vida de alguém que beba álcool, uma vida ativa e com muita cervejas, bebidas alcoólicas em geral. É possível viver melhor através ...
A incrível geração de pré e pós parties Nem só de balada e festas vive o ser humano. Existem as pré e pós parties, que é quando as festas realmente começam e realmente terminam.

Compartilhe: