Paleta Suína com cogumelos ao vinho

Olá meus queridos e ilustre leitores. Sempre ouvi a expressão “Bacon é vida”. A menos que você não seja o porco, tenho que concordar em gênero, número e grau com essa máxima do dito popular. Afinal, não tem coisa melhor que uma boa porção desse mamífero rosinha que tanto nos agrada. Mas hoje, eu não venho falar de bacon apenas. Sou tão fã, que comecei a testar as mais diversas partes, umas mais nobre como o lombo e outras nem tanto, como a paleta suína.

Mas Pipita, como assim a paleta suína não é tão nobre?! Porco é porco e não tem KÔ!

Para nooooosa alegria, a paleta é tida como um dos cortes mais econômicos do porco devido à separação da massa muscular da parte dianteira (um pouco de conhecimento não faz mal a ninguém, né mesmo?!) e por isso fica muito bem colocada em assados com cozimento úmido.

Agora, junta toda essa informação com um belo vinho branco e se liga nisso aqui…

Ingredientes da paleta suína

Tábua de Paleta Suína

  • 1, 500 gramas de paleta suína sem osso com talhos na pele
  • 1 quilo de batata cortadas ao meio ou em 4 (se forem grandes)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 250 gramas de champignons
  • 350 ml de vinho branco
  • 250 ml de caldo de legumes
  • Alecrim e sal grosso à gosto

Modo de fazer a paleta suína

  1. Aqueça o forno a 220º e numa assadeira grande e funda, de preferencia antiaderente, coloque a peça de carne e esfregue o sal grosso, enfiando (no bom sentido é claro) entre os talhos que você fez.
  2. Em uma vasilha separada, misture bem as batatas com o azeite, o sal e o alecrim. Transfira para a assadeira de forma que fiquem ao redor da carne e leve ao forno até a pele ficar crocante, ou por aproximadamente, 20 minutos.
  3. Em uma panela, aqueça o vinho em fogo baixo e junte o caldo e os cogumelos. Não deixe ferver pois assim você “matará” o sabor do vinho.
  4. Despeje todo o conteúdo em cima da carne, como se fosse um regador mesmo. Abaixe a temperatura do forno para 180º e deixe assar por 1 hora.
  5. Abaixe a temperatura do forno para 150º e deixe por mais 30 minutos, ou até que a batata esteja bem macia e a maior parte do liquido tenha evaporado.

Dica modafoca 1: Antes de servir, deixe a carne descansar por 15 minutos com o forno ainda quente mas desligado. Isso fará o caldo engrossar e te proporcionará um molho DUCA para ser servido junto com o assado e alguns pãezinhos para dar aquela encorpada.

Dica modafoca 2: Faço os talhos na pele e na peça da carne no sentido das fibras. Assim além de facilitar na hora do corte para servir, você mantem a “maciez” do prato.

Finalizando

Taças de vinho branco

Créditos: Jasmina Gorjanski

Esse assado serve facilmente de 6 a 8 pessoas, mas obviamente depende da fome de cada um. Mesmo demorando quase 2 horas para ficar pronto, não é nada trabalhoso. Tem um tempo de preparo de menos de 15 minutos e na minha humilde opinião é uma excelente oportunidade para chamar aquela galera maneira para dar uma zoada em casa enquanto o bicho não pronto! 😉