Por que as garrafas de cerveja são de vidro ao invés de plástico?

Você já tinha se perguntado isso? Estava bebendo uma garrafa de cerveja, quando fui alternar pra uma de água pra hidratar e evitar a ressaca do dia seguinte, quando vi que a garrafa de água era de plástico e não de vidro. Ae resolvi pesquisar sobre esse tal ponto.

Gases e impermeabilidade

Garota bebendo cerveja direto da chopeira

Assim que se faz então…

Créditos: Kami Legits

A impermeabilidade é um dos principais motivos das garrafas de bebidas, não somente a cerveja, serem de vidro. O plástico não é totalmente impermeável, isso por causa de uns poros malditos, de tamanhos completamente microscópicos, que permitem que peidos gases penetrem (ui) no recipiente de plástico.

E um deles, um camarada bem conhecido nosso, o nobre oxigênio, ele detona a oxidação, uma reação química que podem fuder os produtos industrializados, aí já viu né?

Modificações na bebida, aroma e no sabor

Flor de lúpulo

Créditos: Ferran Turmo Gort

E o pior é que esse maldito oxigênio pode ferrar um dos principais pontos da bebida, o sabor:

O oxigênio altera o gosto, o aroma e a cor da bebida

Quem afirma isso é a nobre Cilene Saorin, mestra cervejeira conhecidíssima. E um dos grandes culpados disso é o lúpulo, responsável pelo amargor e aroma da cerveja, ele é muito sensível para essas modificações e armadilhas químicas da natureza. Meio fresco esse lúpulo né? Sacanagem isso 😀

Canudo com bolhas

Sideibem

Créditos: Rhariane Shibuya

E, logicamente, como os refrigerantes não possuem o nobre lúpulo, não passam por isso, por esse sofrimento e frescura.

Entra e sai, entra e sai, na porta da frente, na porta de trás

Claro que essa citação acima foi péssima, me perdoem. Mas citei esse nobre sucesso funkeiro por causa da entrada do oxigênio, falado anteriormente, e não somente por isso, mas pela saída do gás carbônico, que é responsável pela formação da espuma e bolhas na cerveja, não tendo isso, é claro, não teremos uma cerveja decente.

Mas nem tudo está perdido…

Cristo Redentor com bandeira do Brasil

Não desisto nunca!

Créditos: Rubens Campos

Vocês devem estar muito bem lembrados, nós brasileiros não desistimos nunca. Com isso, alguns cervejeiros modafocas estão correndo atrás da grande receita de fazer uma cerveja sagaz numa garrafa de plástico. A galera da Unicamp patenteou uma embalagem feita com um material alternativo. Agora é ver se essa alternativa é boa mermo.

Pelo que eles disseram, pra resolver esse problema chato da entrada de oxigênio, os pesquisadores acrescentaram antioxidantes à bebida. Te falar que não curti muito isso não, mas tudo bem né, tudo experiência, vamos acreditar que eles vão achar o ponto certo 🙂

E o gás carbônico?

Lógico, ainda falta esse ponto, e para compensa-lo, cada garrafa ganhará 15% a mais do gás. Portanto não ligue se ao abrir a sua cerveja a garrafa peidar, mas pelo menos o odor será etílico, de cevada e lúpulo 😀

Finalizando

Macbook preto com tampinhas de cerveja em cima formando um coração

O amor é lindo

Créditos: ali brauda

Na primeira vista é meio bizarro, mas as pesquisas tem animado a galera. O plástico não resiste a temperaturas muito altas, o processo de pasteurização da bebida, que destrói os microorganismos, é feito a 53 graus, contra os 63 graus de quando o produto vai para as garrafas de vidro.

E qual a vantagem disso? O prazo de validade da cerveja diminui, o que pode não parecer uma vantagem, mas o sabor fica parecido com o do chopp, que nada mais é que a cerveja não pasteurizada. Confesso que até curti essa novidade, mas não sei se chega a ser tão bom para os produtores.

Uma vantagem também é o peso das garrafas, o que facilitaria o transporte em larga escala para as grandes cervejarias, já que uma garrafa pessaria somente 10% do peso de uma garrafa de vidro.

E vocês, o que  acham disso? Aquele abraço.

Fonte: Mundo Estranho

Você também gostará desses

Growler: o que é e para que serve Conheça o Growler, uma garrafa estilizada que serve para carregar sua cerveja pra onde quiser sem perder sua carbonatação. Confira agora!
8 Cervejas que você poderia deixar de beber Você se preocupa tanto com o que você bebe, quanto o que você come? Se sim, essas são cervejas que você poderia deixar de beber.
Reinheitsgebot 1516: Lei alemã da pureza da cervej... Saiba tudo sobre a Lei alemã da Pureza da Cerveja, a Reinheitsgebot. Criada no ano de 1516, ela diz que a cerveja só pode ser produzida com os ingredi...
Garrafa de cerveja com mais de 100 anos Jon Krause, um mergulhador amador, encontrou uma garrafa de cerveja com mais de 100 anos no fundo do mar, no porto de Halifax, no Canadá.
Rialto: Uma cerveja engraçada? Vocês já conhecem o termo #rialto bem famoso na internet. Agora o que você não imaginava é ter uma cerveja com esse nome. A Rialto é uma cerveja de El...
Heineken Star Bottle, a garrafa que brilha no escu... A Heineken inova mais uma vez e lança uma garrafa que brilha no escuro, a Heineken Star Bottle. A garrafa possui estrelas cadentes ocultas que são mos...