Por que minha vodka não congela?

Acho que todos nós já fizemos essa pergunta um dia. Então, para mostrar que o tio Boris aqui também é cultura, vou esclarecer o motivo da vodka não congelar facilmente como outras bebidas.

A temperatura necessária para fazer as bebidas congelarem fica um pouco abaixo dos 20ºC negativos, mais especificamente, esta é a temperatura que um freezer costuma ter.

Como é possível a vodka não congelar nessa temperatura?

Garrafas de vodka no congelador

Ulala...

Créditos: Rebecca Sheridan

Simples, graças ao baixíssimo ponto de congelamento do álcool etílico: 117ºC negativos.

A vodka contém entre 40% e 55% de álcool, e essa quantidade é mais que suficiente para que a bebida suporte o frio do congelador sem sair do estado líquido. Entretanto, o álcool não trabalha sozinho amigos! O químico Flávio Maron Vichi, da USP, diz o seguinte:

A vodka contém substâncias, como sais, que também reduzem seu ponto de congelamento

Que que essas substâncias fazem então?

O que os sais fazem é aumentar o grau de desordem nas ligações das moléculas da vodka. Portanto, tal fato deixa o líquido mais longe do congelamento, no qual atingiria o estado mais ordenado de todos: o sólido.

Cerveja Itaipava congelada

O mesmo não acontece com a cerveja, pois sua concentração alcoólica é de apenas 5%. Esse fenômeno explica o uso de termômetros com álcool e corante no lugar de mercúrio em regiões muito frias. O álcool puro congela a 117,3ºC negativos, enquanto o mercúrio congela a 38,85ºC abaixo de zero.

Para congelar uma substância bagunçada pelos sais é preciso retirar mais energia dela. “Retirar mais energia”, em português claro, significa ter que baixar ainda mais a temperatura.

Com o whisky então é a mesma coisa?

Em outras bebidas que têm uma quantidade de álcool e sais parecida com a da vodka, como o uísque ou o conhaque, o processo é o mesmo, a diferença é que não os colocamos no freezer por costume.

Garrafa de Absolut congelada

brrrrrrrrrr...

Créditos: Dawid M

O hábito de fazer isso com a vodka se deve à natureza da bebida, pois a temperatura baixa impede que a gente sinta o sabor do destilado, e também, pelo fato de que graça da vodka é justamente ter o gosto mais neutro possível.

Afinal, vodka pura é só para quem tem vocação para coisa. Portanto, se não tem preparo para isso, nem tente!

A vantagem da vodka não congelar facilmente como a cerveja e outras bebidas, é que você não precisa oferecer raspadinha de cevada para ninguém, não precisa servir o famoso frozen de limão porque sua batida congelou. Basta misturar qualquer suco, energético ou qualquer outra bebida e mandar ver.

Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/pergunta_286680.shtml e http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_115318.shtml

Você também gostará desses

SKYY Vodka estréia “O Canto da Sereia”... Uma das vodkas mais vendidas no mundo, a Skyy, lança sua primeira campanha em vídeo no Brasil, batizada de "O canto da Sereia"
Tipos de Mulheres e suas bebidas Um toque feminino no PdB com nossa Loira dando dicas para os homens saberem mais sobre as mulheres e suas bebidas, e conquista-las de acordo com a beb...
Já tomou Shochu hoje? Boris apresenta o Shochu, bebida derivada de diversos tipos de ingredientes, tais como: batata doce, milho, beterraba, arroz, açúcar mascavo, cana e e...
Mulheres e Bebidas – Um estudo sobre persona... Um estudo sobre a personalidade feminina de acordo com a bebida que ela escolhe beber em um bar. Entenda como isso pode mudar a sua vida, e o placar d...
Bebidas bizarras: Thailand Unique™ A empresa Thailand Unique lança umas bebidas bizarras junto com escorpiões, aranhas, cobras, entre outros animais. Os animais são colocados nas garraf...
Nem só de homens são feitos os bares Cerveja, petiscos, shots. Isso tudo se encontra no bar, mas e a mulheres? Não podemos esquecer que elas também estão lá, e não dispensam uma boa bebid...