garrafas para como conservar o vinho

Qual a melhor forma de conservar o vinho?

“Descubra as melhores forma de conservar o vinho, algumas dicas, explicações por que os vinhos não duram tanto tempo após aberto, dentre outros. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (No Ratings Yet)
Loading...
468x60 - Acessorios

Uma das grandes verdades propagadas por especialistas e apreciadores de vinhos é o de que o vinho só dura vários anos se mantido bem fechado, conforme adquirido. Depois de aberto, já era. Isso não chega a ser um dilema para quem mata 1 ou mais garrafas em uma refeição. Só que muita gente entra para o mundo dos vinhos após ouvir o canto da sereia de que “tomar 2 taças por dia faz bem pra saúde”. E aí, faz o que com o resto? Como conservar o vinho?

Você pode simplesmente não fazer nada. Enfiar a rolha de volta e largar na geladeira. E o que acontece? Depois de mais ou menos 4 dias, o gosto estará completamente diferente. Isso se ainda estiver ~bebível~.

O que acontece com a rolha e o vinho

garrafa e rolha de vinho

Créditos: MTSOfan

Uma vez extraída a rolha, o vinho ao entrar em contato com o ar entra em processo de oxidação. Com a ação do oxigênio e da bactéria acetobacter, o vinho vai aos poucos sendo transformado em ácido acético (vulgo vinagre).

Curiosidade:

Os vinhos vendidos em taça nos restaurantes só podem ser vendidos se abertos no mesmo dia. Numa dessas dei a sorte de ser o último cliente em um restaurante de carnes, e o que era pra ser uma taça de tannat virou praticamente meia garrafa 😀

Tempo degradação

O tempo de degradação do vinho varia de acordo com a estrutura do vinho. Vinhos brancos, rosés e tintos mais leves duram cerca de 3 dias se tampados e colocados na geladeira.

Vinhos tintos mais encorpados podem durar um pouco mais em função da presença de taninos. Vinhos fortificados (porto, madeira e afins) duram quase 1 mês – aliás, isso tem a ver com a origem destes vinhos (conto essa história aqui outro dia). Espumantes duram no máximo 2 dias, mas na minha opinião, no dia seguinte já se perde muito em função da precipitação das bolhas.

Dicas de como conservar o vinho por mais tempo

Voltando ao assunto de como conservar o vinho, por conta das pessoas que consomem vinho em pequena quantidade, existem por aí alguns truques para se aumentar o tempo de vida do vinho após aberto. Vamos a eles:

Usar rolhas do tipo salva-vinho (vacuvin)

vacuvin

Créditos: takc

São rolhas vendidas no mercado que acompanham uma bomba de sucção. Uma vez colocada a rolha, usa-se a bomba para extrair o ar de dentro da garrafa. Com este processo, o vinho pode ficar quase 1 semana na geladeira.

Colocar em garrafas menores

Algumas pessoas pegam o que resta dos vinhos e enchem garrafas menores até quase o gargalo, vedando em seguida. Com isso, diminui-se bastante o contato com o oxigênio. Nunca testei esse método, mas especialistas dizem que se ganham mais 3 dias de conservação em geladeira, desde que a garrafa fique quieta na geladeira (ou seja, não é bom coloca-la na porta da geladeira nesses casos).

Congelar o vinho

Em teoria, o congelamento não altera as propriedades do vinho e interrompe o processo de oxidação. Mas sinceramente acho pouco prático, e por isso não experimentei.

Simplesmente comprar garrafas menores

Alguns vinhos são vendidos em garrafas de 375ml ou até 187ml. É bom para matar a fissura, mas a variedade de vinhos vendida nesses tamanhos de garrafa é bem mais restrita. Basta olhar uma carta de vinhos em um bom restaurante para constatar isso.

Finalizando

Se tudo der errado ou se passar uma semana você perde o vinho? Depende. Eu por exemplo uso vinhos “esquecidos” pra cozinhar. Restos de vinho branco servem para fazer risotos ou temperar frango, e restos de vinho tinto caem como um bom incremento a um picadinho de carne, caso não esteja muito avinagrado.

E você, como faz para conservar o vinho? Conte para nós 😉

Abs.

Créditos da foto de capa: Arno_M

Você também gostará desses

Festas Juninas e suas bebidas típicas Saiba mais sobre as Festas Juninas e suas bebidas típicas. Elas possuem muitas comidas típicas, mas também possui ótimas bebidas etílicas típicas. Tan...
Só se aprende sobre vinhos bebendo Só se aprende a beber de uma forma: bebendo. Isso nós sabemos e com vinho é a mesma coisa. A complexidade das uvas, produções, harmonizações, degustaç...
O que beber nas festas de fim de ano Confira algumas opções sobre qual bebida comprar para beber nessa época de final de ano, no Natal e Reveillon. Várias opções nacionais de vinhos e esp...
Tipos de uvas do vinho tinto Você gosta de vinho tinto mas não entende muito do assunto? Aprenda agora sobre os tipos de uvas do vinho tinto, uma aula sobre a variedade!
Top 10 Vinhos brasileiros, a qualidade prata da ca... Conheça os 10 melhores vinhos brasileiros da atualidade. Alguns espumantes, alguns vinhos tintos, outros brancos, uma grande variedade dos melhores de...
As Casas temáticas da Rio 2016 Confira algumas das Casas temáticas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As que mais se destacam pela diversidade, bebidas e gastronomia. Confira agora!

Compartilhe: