Quentão de alemão

“Morar no exterior é uma experiência cheia de provações. E a bebida Feuerzangenbowle, composta de vinho rum e açúcar. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (12 votes, average: 8.00 out of 10)
Loading...

header-quentao-alemao

Morar no exterior é uma experiência cheia de provações. Felizmente, pelo menos no ambiente universitário, há duas coisas incríveis: gente passando o mesmo perrengue e festinhas envolvendo álcool.

Os brasileiros, claro, são queridos por preparar caipirinhas. As festas dos colombianos têm uma aguardiente com um gosto de anis que eu detesto. Os franceses e os italianos gastam seu tempo entre louvar os vinhos patrícios e torcer o nariz para bebidas de qualquer outra nacionalidade. Os alemães são famosos pela cerveja, mas foi justamente uma amiga alemã que me surpreendeu com uma festa de botar fogo no quarteirão, quase literalmente.

Alemã de botar fogo

Dina estudava administração e tinha chegado há só dois meses. Morava com uma garota que fazia graduação em dança e parecia brasileira, num apartamento pequeno perto do campus. Perto de outubro, já na época do começo do friozinho, ela convidou umas dez ou quinze pessoas para uma festinha.

Papo vai, papo vem, sai de lá da cozinha uma panelona de vinho quente com especiarias, cheirando a quentão. Eu já ia avançando a caneca de porcelana toda animada e Dina declarou que a bebida ainda não estava pronta.

Feuerzangenbowle. Nome complicado hein

Créditos: Joachim S. Müller's

Foto do quentão alemão[ /caption]

Ela explicou que o Feuerzangenbowle é uma bebida típica de inverno, e que tinha trazido os ingredientes apropriados lá da Alemanha. Sobre a panela de vinho quente se coloca uma grelha, que por sua vez apóia um cone de açúcar de um quilo medindo uns 30 centímetros de comprimento. Embebe-se o cone em rum, e zás! fogo no açúcar. O nome da bebida vem daí: “labaredas flamejantes”. O açúcar vai derretendo e caindo no vinho, que fica doce, delicioso e enganador. Acrescenta-se mais rum para manter a chama. No dia dessa festinha eu lembro de ter ficado bastante bebinha, algo que raramente acontece comigo.

Créditos: Andersen

Foto do quentão alemão[ /caption]

Esses dias comentei com a Dina que ainda lembro da festinha, e ela respondeu “Se não me engano, acionamos o alarme de incêncio aquele dia.”. Se alguém quiser testar o próprio alarme de incêndio, aí vai a receita, encontrada aqui.

Ingredientes

Vinho quente

  • 3 garrafas de vinho tinto (2-3 litros)
  • 2 paus de canela
  • cardamomo
  • pimenta da Jamaica (opcional)
  • 1-2 laranjas
  • 1-2 limões galegos
  • 5 cravos

Cone de açúcar

  • 1 cone de açúcar alemão ou cubos de açúcar
  • 1 garrafa de rum, no minimo 54% de álcool (108 graus)

Instruções

  1. Encha uma panela de vinho e adicione a canela, o cardamomo e a pimenta. Corte as laranjas e limões (inclua a casca cortada em espiral
    se quiser), esmague as frutas para soltar o suco, acrescente os cravos e despeje tudo sobre o vinho. Esquente a mistura mas não deixe ferver!
  2. Coloque o cone de açúcar (Zuckerhut) sobre uma grelha de metal acima do ponche. (Tradicionalmente, não se usava uma grelha e sim
    espadas cruzadas sobre a panela. Melhor modernizar.) Despeje lentamente rum sobre o cone ou cubos de açúcar e deixe empapar por
    alguns minutos. Cuidadosamente acenda o cone e deixe as chamas caramelizarem o açúcar e escorrer sobre o vinho. Adicione rum quando
    necessário para manter a chama acesa. Sirva o vinho quente em canecas ou xícaras de chá.

Experimentem e deixem seus comentários sobre a bebida.

Este post foi escrito pela Heloísa, mais conhecida como Maffalda e que escreve no Blog Maffalda.

Você também gostará desses

Tipos de uvas do vinho tinto Você gosta de vinho tinto mas não entende muito do assunto? Aprenda agora sobre os tipos de uvas do vinho tinto, uma aula sobre a variedade!
A temperatura ideal dos vinhos A temperatura do vinho faz a diferença? Este artigo mostra que sim, tanto para temperaturas altas, quanto baixas. Tudo depende da região do país, temp...
O que beber nas festas de fim de ano Confira algumas opções sobre qual bebida comprar para beber nessa época de final de ano, no Natal e Reveillon. Várias opções nacionais de vinhos e esp...
As Casas temáticas da Rio 2016 Confira algumas das Casas temáticas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As que mais se destacam pela diversidade, bebidas e gastronomia. Confira agora!
Qual a melhor forma de conservar o vinho? Descubra as melhores forma de conservar o vinho, algumas dicas, explicações por que os vinhos não duram tanto tempo após aberto, dentre outros. Confir...
Top 10 Vinhos brasileiros, a qualidade prata da ca... Conheça os 10 melhores vinhos brasileiros da atualidade. Alguns espumantes, alguns vinhos tintos, outros brancos, uma grande variedade dos melhores de...

Tags:

Compartilhe:

  • William

    o problema e arrumar o cone de açucar ou mesmo cubos oO nucna vi

  • Eu já vi os cubos em vários mercados aqui de Curitiba.

  • Achar a tal grelha também não deve ser fácil. Mas de qualquer forma, achei a receita chiquetérrima! Nessa época de festa junina, sempre rola o tal do quentão. Vou experimentar.

    Valeu a dica!

    bj

  • Feuerzangenbowle não significa labaredas flamejantes.

    A tradução literal é "soco de tenazes" ou "ponche de tenazes".

    (Tenaz é aquele ferro utilizado pra mexer no fogo em lareiras).

  • Ah, e a bebida é boa pracaralho.

  • Juca

    Rafael David: em quais mercados? Nunca me atentei a esse tipo de coisa, mas agora to afim de experimentar esse trem ae

    No lugar da grelha da pra usar aqueles raladores, ou… uma grelha pqna de churrasco memo hehe.

    Assim que possivel vou tentar essa receita

  • Lady Margarita

    hmm diferente isso!

    e ta com cara de ser bom mesmo!

    quem sabe agora nesse friozinho!

    vou em busca dos ingredientes 😉

  • Chris

    Só uma perguntinha, quantos cubos de açucar?

    Tipo uns 5 deve ficar bom?

    Parece ser muito boa mesmo, essa receita, vou tentar fazer =)

  • Entre 4 e 5 está de bom tamanho Chris varia também do seu gosto 🙂