Receita: Como fazer Linguiça Calabresa acebolada?

“A Linguiça Calabresa acebolada é um dos petiscos mais solicitados nos bares e botecos do Brasil. Confira a receita e o modo de preparo dessa deliciosa pedida bem #EstiloPdB.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (46 votes, average: 8.13 out of 10)
Loading...
468x60 - Acessorios

Fala galera, beleza? Comigo na boa. Essa semana recebemos uns parceiros no nosso QG para viabilizar umas idéias que temos que tirar do papel. Lógico que o responsável por fornecer aperitivos aos convidados foi quem? Sim, esse que vos fala. Já disse que não sou empregada, mas pra mostrar serviço a esse grupo de pessoas bem interessantes para o PdB, vale a pena. Então vamos de linguiça calabresa acebolada!

Como sou conhecido por pegar um limão, gelo, farinha e fazer almoço para 10 pessoas, fui eu pra cozinha realizar essa petiscada. Era quase isso que tinha na geladeira e agora que essa missão era minha, missão dada é missão cumprida…

Descoberta da linguiça calabresa

Porção de Linguiça Calabresa acebolada com um copo de cerveja

Créditos: Isaac Ramos

Descobri umas linguiças calabresas na geladeira que eu nem sabia que estavam lá. Enfim, já tinha definido o que servir, nesse meio tempo sirvo cervejas e uns amendoins (clássico), enquanto dou um palpite sobre esse coluna que escrevo fielmente, volto pra cozinha (como se fosse muito grande o QG, só me virei na verdade e cheguei na cozinha)

Bom, vamos ao que interessa? Um pouco da história da Linguiça calabresa

Isso, mas antes vocês sabem onde, como e quem inventou a linguiça calabresa?

Alimento antigo, há 4000 anos os chineses já as preparavam. No Brasil as primeiras receitas chegaram com imigrantes europeus, e hoje existe uma infinidade de tipos, feitos com diferentes carnes, temperos, formatos e formas de processamento. A calabresa é um produto nacional e parece ter sido criada sob influência de imigrantes italianos, embora não haja similar na Itália.

Fritando linguiça calabresa

Tem o nome da pimenta usada em sua composição. De início, continha muita pimenta, mas com o tempo o teor diminuiu. Feita com carne e gordura suínas, moídas ou picadas, recebe também sal, especiarias e conservantes. A mistura é embutida em tripas ou envoltórios comestíveis. Um tratamento térmico faz com que as curadas percam água e fiquem mais compactas. Antes da comercialização, podem ser defumadas. Todos os tipos conferem sabor e aroma especiais a muitos pratos. As curadas tornam mais apetitosas quaisquer receitas com feijões, ervilhas e lentilhas e fazem ótimas sopas, coberturas para pizza e cozidos com outras carnes.

Um pequeno detalhe…

Mas uma coisa: fora do Brasil todas são chamadas de salsichas. Já aqui esse nome se refere apenas a um tipo de embutido e os outros tendo outros nomes específicos. Ex: paio, calabresa, linguiça de churrasco e salsicha, fora do Brasil todas são salsichas.

Ingredientes para preparar a Linguiça Calabresa acebolada

  • 1k de calabresa
  • 3 cebolas medias
  • 3 dentes de alho
  • 300g de farinha de mandioca de sua preferencia

Modo de preparo da Linguiça Calabresa acebolada

Cozinhando Linguiça Calabresa

Créditos: Daniel Figueiredo

Corte as linguiças em rodelas de 1cm aproximadamente ou mais finas, pegue uma panela grande e bem quente e coloque as calabresas, acrescente 100ml de água para dar uma cozinhada na linguiça, tampe-a e deixe em fogo alto até secar toda a água da panela e derreter a gordura da linguiça, assim fazendo com que a linguiça frite na sua própria gordura, (Butcher saudável).

Enquanto isso, mexa pra não queimar. Quando ela tiver reduzido de tamanho e estiver bem moreninha, acrescente as cebolas cortadas em rodelas e mexa novamente até as cebolas ficarem translucidas.

Segundo passo

Porção de Linguiça Calabresa acebolada

Créditos: mhm_ce

Pronto, primeiro passo resolvido. Aí quando você achar que descobriu a pólvora, (vai por mim vai estar com um cheiro espetacular na sua cozinha) todos vão querer saber o que você ta fazendo, você saca dois dentes de alho e amassa em uma panela. Mas muito bem amassado tá? Acrescente 3 colheres de sopa de azeite e ponha em fogo para dourar, nessa parte não tire o olho da panela, pois o alho queima muito rápido

Quando o alho estiver douradinho e com um cheiro delicioso, você joga aquela farinha de mandioca e mexa bem pra misturar muito bem aquele alho dourado com a farinha, corrija o sal e pronto.

Arrume uma travessa, prato, qualquer coisa que você tenha em mãos e ponha de um lado a calabresa acebolada e do outro a farofa de alho.

E o que beber com a linguiça calabresa acebolada?

Como já dissemos em outros artigos gastronômicos, depende de onde você esteja. Se estiver no boteco, onde acontece a degustação de diversos petiscos, pode ser uma Original ou Bohemia, se tiver uma Brahma Extra então, melhor ainda.

Garrafa da cerveja Brooklyn Brown Ale

Créditos: Jarod Carruthers

Mas nós também sugerimos uma cerveja artesanal para acompanhar nossas delícias culinárias. A cerveja da vez é a americana que segue o estilo inglês, a Brooklyn Brown Ale, uma cerveja bem escura, sabor marcante e aroma bem frutado. Uma cerveja da família/tipo Ale, do estilo American Brown Ale e com 5.6% de graduação alcoólica.

Finalizando

Então galera, continue com o PdB que teremos muitas novidades em breve e vocês vão se surpreender.

E vocês, tem alguma história de ter que fazer um prato ou tira gosto rápido e que foi um sucesso? Escreve pro PdB, quero saber da sua história e quem sabe não a faço e vira receita do Butcher.

Você também gostará desses

Coca-Cola Frita Conheça uma grande novidade, a Fried Coke, que nada mais é que um petisco feita com coca-cola frita, creme de leite, canela e xarope sabor Coca. Confi...
Como fazer Caldo de ervilha Veja a receita e os ingredientes de como preparar um delicioso petisco de boteco pra esse frio, o caldo de ervilha que cai muito bem com um chopp gela...
Salada de Boteco O vencedor do Comida Di Buteco de 2016 foi uma salada, pasmém. Nós chamamos de Salada de Boteco, quase um insulto para os petiscos clássicos dos botec...
Cebola do Outback com molho de whisky Aprenda a fazer a famosa e deliciosa cebola do Outback, um petisco famoso e apimentado que dá um certo trabalho de fazer, mas que o resultado final va...
Como preparar o Ceviche Saiba como preparar o Ceviche, um prato típico do Peru e que é bem saboroso e leva diversos ingredientes e variedades para ser preparado. Combina com ...
Ceia de Natal PdB Confira nossa receita de natalpara você esculachar e fazer sua própria ceia. Faça um peru recheado, salpicão de frango, tender, suas próprias rabanada...

Compartilhe:

  • Débora Silva Vilela Dias

    Fiz e ficou muito bom, tanto a calabresa, quanto a farofa. Eu ia jogar a calabresa no óleo, ainda bem que vim pesquisar na net e vi esse site…ficou bem leve e saborosa!

  • Gleidson

    Acabei de preparar.
    Aparenta estar uma delícia.
    Vlw The Butcher!

  • Eu geralmente frito a calabresa na manteiga, mas o resultado não fica dos melhores. Vou tentar seguir essa receita e ver no que dá. Pelo menos a cerveja recomendada (Brahma Extra) é exatamente a que está gelando nesse momento, à minha espera.