Receita: Como fazer Linguiça Calabresa acebolada?

“A Linguiça Calabresa acebolada é um dos petiscos mais solicitados nos bares e botecos do Brasil. Confira a receita e o modo de preparo dessa deliciosa pedida bem #EstiloPdB.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (44 votes, average: 8.09 out of 10)
Loading...

Fala galera, beleza? Comigo na boa. Essa semana recebemos uns parceiros no nosso QG para viabilizar umas idéias que temos que tirar do papel. Lógico que o responsável por fornecer aperitivos aos convidados foi quem? Sim, esse que vos fala. Já disse que não sou empregada, mas pra mostrar serviço a esse grupo de pessoas bem interessantes para o PdB, vale a pena. Então vamos de linguiça calabresa acebolada!

Como sou conhecido por pegar um limão, gelo, farinha e fazer almoço para 10 pessoas, fui eu pra cozinha realizar essa petiscada. Era quase isso que tinha na geladeira e agora que essa missão era minha, missão dada é missão cumprida…

Descoberta da linguiça calabresa

Porção de Linguiça Calabresa acebolada com um copo de cerveja

Créditos: Isaac Ramos

Descobri umas linguiças calabresas na geladeira que eu nem sabia que estavam lá. Enfim, já tinha definido o que servir, nesse meio tempo sirvo cervejas e uns amendoins (clássico), enquanto dou um palpite sobre esse coluna que escrevo fielmente, volto pra cozinha (como se fosse muito grande o QG, só me virei na verdade e cheguei na cozinha)

Bom, vamos ao que interessa? Um pouco da história da Linguiça calabresa

Isso, mas antes vocês sabem onde, como e quem inventou a linguiça calabresa?

Alimento antigo, há 4000 anos os chineses já as preparavam. No Brasil as primeiras receitas chegaram com imigrantes europeus, e hoje existe uma infinidade de tipos, feitos com diferentes carnes, temperos, formatos e formas de processamento. A calabresa é um produto nacional e parece ter sido criada sob influência de imigrantes italianos, embora não haja similar na Itália.

Fritando linguiça calabresa

Tem o nome da pimenta usada em sua composição. De início, continha muita pimenta, mas com o tempo o teor diminuiu. Feita com carne e gordura suínas, moídas ou picadas, recebe também sal, especiarias e conservantes. A mistura é embutida em tripas ou envoltórios comestíveis. Um tratamento térmico faz com que as curadas percam água e fiquem mais compactas. Antes da comercialização, podem ser defumadas. Todos os tipos conferem sabor e aroma especiais a muitos pratos. As curadas tornam mais apetitosas quaisquer receitas com feijões, ervilhas e lentilhas e fazem ótimas sopas, coberturas para pizza e cozidos com outras carnes.

Um pequeno detalhe…

Mas uma coisa: fora do Brasil todas são chamadas de salsichas. Já aqui esse nome se refere apenas a um tipo de embutido e os outros tendo outros nomes específicos. Ex: paio, calabresa, linguiça de churrasco e salsicha, fora do Brasil todas são salsichas.

Ingredientes para preparar a Linguiça Calabresa acebolada

  • 1k de calabresa
  • 3 cebolas medias
  • 3 dentes de alho
  • 300g de farinha de mandioca de sua preferencia

Modo de preparo da Linguiça Calabresa acebolada

Cozinhando Linguiça Calabresa

Créditos: Daniel Figueiredo

Corte as linguiças em rodelas de 1cm aproximadamente ou mais finas, pegue uma panela grande e bem quente e coloque as calabresas, acrescente 100ml de água para dar uma cozinhada na linguiça, tampe-a e deixe em fogo alto até secar toda a água da panela e derreter a gordura da linguiça, assim fazendo com que a linguiça frite na sua própria gordura, (Butcher saudável).

Enquanto isso, mexa pra não queimar. Quando ela tiver reduzido de tamanho e estiver bem moreninha, acrescente as cebolas cortadas em rodelas e mexa novamente até as cebolas ficarem translucidas.

Segundo passo

Porção de Linguiça Calabresa acebolada

Créditos: mhm_ce

Pronto, primeiro passo resolvido. Aí quando você achar que descobriu a pólvora, (vai por mim vai estar com um cheiro espetacular na sua cozinha) todos vão querer saber o que você ta fazendo, você saca dois dentes de alho e amassa em uma panela. Mas muito bem amassado tá? Acrescente 3 colheres de sopa de azeite e ponha em fogo para dourar, nessa parte não tire o olho da panela, pois o alho queima muito rápido

Quando o alho estiver douradinho e com um cheiro delicioso, você joga aquela farinha de mandioca e mexa bem pra misturar muito bem aquele alho dourado com a farinha, corrija o sal e pronto.

Arrume uma travessa, prato, qualquer coisa que você tenha em mãos e ponha de um lado a calabresa acebolada e do outro a farofa de alho.

E o que beber com a linguiça calabresa acebolada?

Como já dissemos em outros artigos gastronômicos, depende de onde você esteja. Se estiver no boteco, onde acontece a degustação de diversos petiscos, pode ser uma Original ou Bohemia, se tiver uma Brahma Extra então, melhor ainda.

Garrafa da cerveja Brooklyn Brown Ale

Créditos: Jarod Carruthers

Mas nós também sugerimos uma cerveja artesanal para acompanhar nossas delícias culinárias. A cerveja da vez é a americana que segue o estilo inglês, a Brooklyn Brown Ale, uma cerveja bem escura, sabor marcante e aroma bem frutado. Uma cerveja da família/tipo Ale, do estilo American Brown Ale e com 5.6% de graduação alcoólica.

Finalizando

Então galera, continue com o PdB que teremos muitas novidades em breve e vocês vão se surpreender.

E vocês, tem alguma história de ter que fazer um prato ou tira gosto rápido e que foi um sucesso? Escreve pro PdB, quero saber da sua história e quem sabe não a faço e vira receita do Butcher.

Você também gostará desses

Comida di Buteco 2015 Começou o Comida di Buteco 2015, com várias novidades no Rio de Janeiro. Agora são 45 bares, em homenagem aos 450 anos da cidade. Confira os bares e p...
Receitas: Batatinhas em conserva Aprenda a fazer um petisco que tem sempre em bares e restaurates, a batata calabresa, aquela batatinha em conserva que vai muito bem com uma cerveja e...
Strogonoff de carne com vinho tinto Veja uma variação etílica do delicioso e famoso prato, o Strogonoff de Carne. Leva vinho tinto seco na receita e é fácil e rápido de se fazer. Confira...
Como preparar o Fish and Chips Veja como preparar um petisco tradicional da Inglaterra, o Fish and Chips. Como o nome diz, leva peixe e bata frita, que inicialmente começaram separa...
Pavê de Brigadeiro Confira uma deliciosa receita de uma das melhores sobremesas existentes, o Pavê de Brigadeiro. Essa versão é etílica, leva conhaque em seus ingredient...
Fudge de Jack Daniel’s Conheça o Fudge de Jack Daniel's, um doce feito de açúcar, leite e manteiga, a que se adiciona sabor, que pode ser uma bebida, chocolate ou frutas sec...

Compartilhe:

  • Débora Silva Vilela Dias

    Fiz e ficou muito bom, tanto a calabresa, quanto a farofa. Eu ia jogar a calabresa no óleo, ainda bem que vim pesquisar na net e vi esse site…ficou bem leve e saborosa!

  • Gleidson

    Acabei de preparar.
    Aparenta estar uma delícia.
    Vlw The Butcher!