Review Cerveja: Baden Baden 1999

Garrafa e copo Baden Baden 1999Créditos: rodrigot

A Baden Baden é uma das cervejas artesanais brasileira mais conhecida e premiada. E vamos representar nesse review a versão Bitter Ale 1999. Longe de ser barata como as mais consumidas no país, mas o seu preço vale cada gole.

Descrição detalhada Baden Baden 1999

Assim como toda a linha da microcervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão, a bitter ale 1999 é uma cerveja refinada, realmente artesanal, como anunciado por seus produtores.

À primeira vista, já surpreende o degustador com uma espuma vistosa e cremosa, de ótima aparência e coloração, com grande permanência no copo. Sua coloração âmbar é pautada por uma claridade normal e densidade fina, consistência rala essa que talvez seja a sua maior ‘falta’.

Os aromas são variados, englobando notas de melado, citrus (puxando para a laranja), vinho do porto ruby e álcool. Alguns deles se destacam mais no final, quando a cerveja já apresenta temperatura mais amena.

No paladar, a primeira impressão é um misto de amargor e doçura leves, conduzidos por um copo que envolve a língua em uma textura aguada e um corpo intermediário entre leve e médio. No meio do gole, nota-se uma leve carbonatação, percebendo-se algumas notas marcantes de cevada. Seu final apresenta forte amargor, sensação metálica e perdura por um longo tempo no palato, como toda bitter ale de respeito.

Não vejo distinção climática para aprecia-la, mais uma vantagem. Para os fissurados por pilsen e/ou recém-iniciados, pode ser complexa demais.

Curiosidade

Foi com esse tipo de cerveja, bitter ale, que 4 amigos deram início em 1999 a uma das mais conhecidas cervejarias artesanais, seguidora da Lei da Pureza Alemã.

Custo-benefício

Adquirida no Sam’s Club de Curitiba por R$ 4,50 (já a encontrei por até 250% desse valor, que ainda vale a pena), foi uma barganha, principalmente para os que querem conhecer.

Nota: 230 skols

Informações

  • Origem: Brasil
  • Estilo: Bitter Ale
  • Grad. Alc.: 5.2%

Você também gostará desses

Review cerveja: Margriet Review dessa cerveja belga do estilo Belgian Pale Ale, com uma espuma bem volumosa e aerada, acompanhada de uma excelente formação de colarinho.
Review cerveja: Urthel Parlus Magnificum Review da cerveja Urthel Parlus Magnificum, ótima cerveja holandesa no melhor estilo Belgian Dubbel. Doçura moderada no início do gole, fraco e rápido...
Review Cerveja: Corona Extra Review da mexincana Corona Extra, uma Pale Lager um pouco conhecida no Brasil. Acima da média do mercado nacional, mas com um preço acima de sua quali...
Review cerveja: Birra Venezia Review e história da cerveja Birra Venezia, uma cerveja criada a partir dos costumes carnavalescos de Veneza. A primeira cerveja italiana fabricada re...
Review Cerveja: Bock Damm Review dessa cerveja espanhola, a Bock Damm, uma cerveja bem mediana e com um preço bem elevado em termos de custo benefício com sua qualidade.
Review cerveja: Quilmes Stout Review de uma Stout que mais parece uma malzbier do que uma Stout. A fraca Quilmes Stout, direto da Argentina da famosa cervejaria Quilmes.