Review cerveja: De Bora Bier Extreme IPA

“Mais uma cerveja da família De Bora, agora a Extreme, muito mais forte, com boa formação de colarinho e uma baixa drinkability. Tem um preço aceitável, mas poderia ser um pouco mais baixo.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (4 votes, average: 5.50 out of 10)
Loading...

Nosso fiel leitor Papai Noel deu uma grande sugestão que será seguida a partir do próximo post. A sugestão pode ser vista no review anterior.

Descrição detalhada De Bora Bier Extreme IPA

Essa India Pale Ale (IPA) brasileira é mais um ótimo exemplar da promissora microcervejaria paranaense de Imbituva De Bora. Lançada experimentalmente no primeiro semestre de 2009, tive a oportunidade de adquiri-la esse mês, recomendada pelo sempre atencioso Clóvis, do Armazém da Serra, loja localizada no Mercado Municipal de Curitiba-PR. O principal argumento que me convenceu foi o fato da mesma ser “duplamente lupulada”, característica esta que me fez salivar, uma vez que sou grande entusiasta de cervejas com grande amargor.

Despejada em meu velho pint de guerra, a Extreme apresentou espuma média, aerada e marrom-clara. Boa formação de colarinho. Reduzida longevidade. Corpo opaco, denso e marrom. O aroma, obviamente, trouxe grande presença de malte e lúpulo, além de toques cítricos de laranja. O sabor inicial trouxe médio amargor e uma grande surpresa: toques salgados que encontrei apenas em Pale Lagers e Rauchbiers (nesse último caso, um “salgado” diferente desta).

O final tem média duração. O sabor final traz pesado amargor e o mesmo toque salgado. Seu grande trunfo é o paladar, de textura cremosa, corpo médio, suave carbonatação e final metálico e levemente alcoólico (álcool muito bem disfarçado, uma vez que seu ABV ultrapassa a casa dos 11%). Outra surpresa foi seu aftertaste gorduroso, semelhante à capa formada na língua pela Stout irlandesa Guinness. Baixa drinkability.

Custo-benefício

Garrafa de 350ml adquirida na loja acima mencionada, pela cifra de R$ 16. Apesar de ter me agradado, acredito que a mesma poderia ter custado um pouco menos, ou seja, 75% do valor cobrado.

Nota: 70 Skol ou 3.2/5.0

Informações

  • Origem: Brasil
  • Estilo: India Pale Ale
  • Grad. Alc.: 11.5%

Você também gostará desses

Review Cerveja: Anderson Valley – Boont Ambe... Review de uma cerveja do estilo amber ale, diretamente dos Estados Unidos, a Boont Amber Ale da cervejaria Anderson Valley. Cerveja muito saborosa e s...
Beba Antes de Morrer: Brewdog Punk IPA Degustamos a deliciosa cerveja do estilo IPA que é um tapa na cara: a Brewdog Punk IPA. Com um início tímido, mas que ao entrar no organismo mostra su...
Review cerveja: Koninck Gusto 1833 Blond Review da cerveja Koninck Gusto 1833 Blond, da Bélgica no estilo Belgian Strong Ale. Excelente formação de colarinho e reduzida longevidade. Gosto fru...
Review Cerveja: Steenbrugge Blond Review de uma cerveja belga do estilo Blond Ale. Acabou sendo uma decepção por causa dos comentários muito bem feitos, que acabaram não correspondendo...
Review Cerveja: Becks Um review dessa premium lager natural da Alemanha, pra varia um pouco. Ficou um pouco a desejar e pelo preço vale mais investir nas cervejas premium n...
Review cerveja: Margriet Review dessa cerveja belga do estilo Belgian Pale Ale, com uma espuma bem volumosa e aerada, acompanhada de uma excelente formação de colarinho.

Tags:

Compartilhe:

  • Nelson

    zauuude!!!! ezperimendei hoje ezza maravilha!!!! e foi assim que achei seu site!!!
    Também sou apreciador das boas cervejas!!! Vou virar frequentador desse boteco!