Review cerveja: De Bora Bier Extreme IPA

“Mais uma cerveja da família De Bora, agora a Extreme, muito mais forte, com boa formação de colarinho e uma baixa drinkability. Tem um preço aceitável, mas poderia ser um pouco mais baixo.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (4 votes, average: 5.50 out of 10)
Loading...

Nosso fiel leitor Papai Noel deu uma grande sugestão que será seguida a partir do próximo post. A sugestão pode ser vista no review anterior.

Descrição detalhada De Bora Bier Extreme IPA

Essa India Pale Ale (IPA) brasileira é mais um ótimo exemplar da promissora microcervejaria paranaense de Imbituva De Bora. Lançada experimentalmente no primeiro semestre de 2009, tive a oportunidade de adquiri-la esse mês, recomendada pelo sempre atencioso Clóvis, do Armazém da Serra, loja localizada no Mercado Municipal de Curitiba-PR. O principal argumento que me convenceu foi o fato da mesma ser “duplamente lupulada”, característica esta que me fez salivar, uma vez que sou grande entusiasta de cervejas com grande amargor.

Despejada em meu velho pint de guerra, a Extreme apresentou espuma média, aerada e marrom-clara. Boa formação de colarinho. Reduzida longevidade. Corpo opaco, denso e marrom. O aroma, obviamente, trouxe grande presença de malte e lúpulo, além de toques cítricos de laranja. O sabor inicial trouxe médio amargor e uma grande surpresa: toques salgados que encontrei apenas em Pale Lagers e Rauchbiers (nesse último caso, um “salgado” diferente desta).

O final tem média duração. O sabor final traz pesado amargor e o mesmo toque salgado. Seu grande trunfo é o paladar, de textura cremosa, corpo médio, suave carbonatação e final metálico e levemente alcoólico (álcool muito bem disfarçado, uma vez que seu ABV ultrapassa a casa dos 11%). Outra surpresa foi seu aftertaste gorduroso, semelhante à capa formada na língua pela Stout irlandesa Guinness. Baixa drinkability.

Custo-benefício

Garrafa de 350ml adquirida na loja acima mencionada, pela cifra de R$ 16. Apesar de ter me agradado, acredito que a mesma poderia ter custado um pouco menos, ou seja, 75% do valor cobrado.

Nota: 70 Skol ou 3.2/5.0

Informações

  • Origem: Brasil
  • Estilo: India Pale Ale
  • Grad. Alc.: 11.5%

Você também gostará desses

Review: Cerveja Paulaner Hacker Pschorr Descrição desta bela cerveja alemã de trigo Paulaner. Conhecida por muitos, mas em uma nova edição, com uma belíssima garrafa. Uma ótima cerveja, num ...
Cachaça Havana Anísio Santiago, a melhor cachaça d... Conheça o segredo da melhor cachaça, o orgulho dos brasileiros: A grande Cachaça Havana Anísio Santiago.
Estréia Dr. Beer: Review Unibroue Chambly de Noire... Conheçam o Dr. Beer e sua grande estréia no PdB falando sobre a saborosíssima Belgian Ale canadense Chambly Noire.
Cantillon: o sabor da fermentação espontânea A descrição de uma experiência bem pessoal: a degustação da complexa e rara Cerveja Cantillon Kriek 2002 Lou Pepe (icone do estilo Lambic).
O Elefante Rosa e Eu Veja a deliciosa experiência de se experimentar o famoso chope do elefante rosa, o Delirium Tremens. Diferente de todos os chopes, conquista qualquer ...
Yes, nós temos banana! Degustamos uma cerveja bem diferente e que leva banan, a Wells Banana Bread and Beer. A princípio pode parecer meio estranha, mas depois ela se torna ...

Tags:

Compartilhe:

  • Nelson

    zauuude!!!! ezperimendei hoje ezza maravilha!!!! e foi assim que achei seu site!!!
    Também sou apreciador das boas cervejas!!! Vou virar frequentador desse boteco!