Salada de Polvo à Mediterrânea

Salve salve amigos companheiros de mesa de bar. Agora é oficial. Depois de tantos testes de receitas no #EstiloPdB e para minha confeitaria, as calças skinny nº 40 já não me pertencem mais. Reza a lenda que estou no limite do Sonho de Valva e por isso essa semana vou pegar mais leve nos quitutes, beleza?!

Itália, lugar de Salada de Polvo

Foto de um polvo

Aqui na Itália, além de se comer muito macarrão, existe todo um ritual de comilança. No almoço, tem o antipasto, o primeiro (sempre uma massa ou risoto) e segundo prato (sempre uma carne com acompanhamento diversos) e a sobremesa. Já no jantar, tem o aperitivo, o antipasto, o primeiro e segundo prato, a sobremesa e o digestivo, que nada mais é que aquela “caçacinha” marota para fechar a noite. E isso tudo regado a muito vinho. Tanto que deixam a garrafa na mesa para você se servir o quanto quiser. Entenderam agora a razão dos quilinhos a mais né?!

Por isso meus nobres, vou começar pegando leve e apresentando uns dos melhores antipastos que já comi em terras carcamanas: Salada de Polvo.

Básica, bem temperada e com ingredientes que você pode encontrar em qualquer lugar, essa receita tem tudo para deixar seu jantar com ar de sofisticação e cosmopolita. É para deixar qualquer um impressionado com o seu entendimento arrojado do exterior. Vai por mim 😉

Ingredientes para Salada de Polvo

Panela preparando a Salada de Polvo

  • 1 kg de polvo inteiro – Dica Modafoca: Dê preferência aquelas já preparados no mercado. Se o polvo acabou de ser pego, é necessário quebrar as costelas com um rolo antes de cozinhar para torná-lo macio. Os polvos congelados no mercado passam por um processo mecânico que já faz isso.
  • 600 g de batatas
  • 30 g de salsa
  • 20 g de manjericão
  • 50 g de azeitonas pretas
  • 2 tomates
  • 2 dentes de alho
  • 40 ml de azeite extra-virgem
  • 40 ml de suco de limão
  • sal, pimenta do reino
  • 2l de água
  • 200 ml de vinho branco
  • 1/2 cebola pequena branca

Modo de Fazer a Salada de Polvo

  1. Em uma panela deixe ferver a água e depois adicione o polvo. Cozinhe por 40 minutos e deixe esfriar.
  2. Quando o polvo estiver frio, corte em pedaços, retirando o bico e as partes internas da cabeça.
  3. Em outra panela, cozinhe as batatas inteiras sem descascar em água salgada. Espere esfriar e descasque-as para depois cortas em pedaços do mesmo tamanho do polvo.
  4. Esquente uma panela grande com o azeite, mas sem deixar ficar muito quente.
  5. Coloque o polvo, as batatas, o alho e a cebola e deixe dourar levemente.
  6. Acrescente o vinho branco, as azeitonas, salsa picada, manjericão picado, alho, azeite extra-virgem, o suco de limão, sal e pimenta.
  7. Refogue por alguns minutos e acrescente o tomate.
  8. Já está pronto!

Finalizando

Salada de Polvo à Mediterrânea

Você pode servir a Salada de Polvo de várias formas. Desde o mais requintado quanto o modo mais povão mesmo. Vai de acordo com cada um. Mas uma coisa é certa: é melhor servir a salada enquanto as batatas e o polvo ainda estão, praticamente retirados do fogo, desta forma os ingredientes absorvem melhor todos os sabores do molho.

Como é a primeira dos 547 pratos servidos num jantar italiano, você pode acompanhar bebendo um vinho branco espumante. Uma boa pedida é o Salton Espumante Brut ou Vinho Salton Lunae Branco Frisante.

Dúvido que depois dessa, a gatinha não vai ti achar o máximo e pedir muitos outras noites dessa 😉