Samuel Adams Utopia: Vende-se uma garrafa da melhor cerveja do mundo

A Utopias é considerada por muitos como a cerveja com o maior teor alcóolico do mundo. Muito rara, ela só é fabricada uma vez a cada 2 anos em lotes limitadíssimos de 8 mil unidades pelos camaradas experts da cervejaria Samuel Adams, em Boston. Veja como eles descrevem esta belezinha:

Cerveja Samuel Adams Utopias

Linda!

Truly the epitome of brewing’s two thousand year evolution, Samuel Adams Utopias® offers a flavor not just unlike any other beer but unlike any other beverage in the world. The 2009 release is a blend of batches, some having been aged up to 16 years in the barrel room of our Boston Brewery, in a variety of woods. We aged a portion of the beer in hand-selected, single-use bourbon casks from the award-winning Buffalo Trace Distillery. The latest batch also spent time in Portuguese muscatel finishing casks, as well as sherry, brandy and Cognac casks. This flavorful, slightly fruity brew has a sweet, malty flavor that is reminiscent of a deep, rich vintage port, fine cognac or aged sherry.

Ao contrário das cervejas fortíssimas e malucas da Brewdog, a Utopias é realmente uma cerveja, não um licor, e seu processo é inteiramente controlado. E mais, com alguma sorte você consegue experimentar uma dose dela pela bagatela de 25 dólares em alguns bares de Nova York.

Foi o que este resenhista do Brejas conseguiu fazer:

A Utopias, em bares que ainda a possuem — e são bem poucos — é servida tal qual uísque, ou seja, em doses. Cada dose de 1 onça (cerca de 100 mililitros, ou um fundinho de copo) custa, no Downtown, absurdos 25 dólares (ou 55 reais, na cotação de hoje). Deitada à taça, a breja impressiona pela ausência total de carbonatação. Simplesmente não há espuma. “É licor”, pensei, pela enésima vez. Até que aproximei do nariz o líquido cor de cobre radiante. Só então percebi a dimensão do meu preconceito.

Inicialmente o álcool se volatiza fortemente no aroma, em sugestões explosivas de conhaque, vinho do Porto e madeira de carvalho. Mas é na boca que a cerveja “explode” em notas pungentes de toffee, baunilha, frutas vermelhas, mais madeira de carvalho e… maltes e lúpulos! Ou seja, trata-se, efetivamente, de cerveja — e não licor. A Samuel Adams Utopias, creiam-me, é extremamente complexa e difícil de ser descrita em palavras. Só experimentando.

Paulo Pachi com a Utopia

Estou apaixonado!

Com alguma sorte extra e um amigo viajando por Boston você até consegue comprar uma garrafa desta cerveja e apreciá-la com muita moderação. Agora, se você for o nosso amigo Paulo, de São Paulo, seu irmão compra 3 garrafas em Boston e lhe traz na bagagem.

Eu sempre quis experimentar essa Utopias, que muitos consideram como a melhor cerveja do mundo. Mas é simplesmente impossível encontrá-la aqui no Brasil. Nos EUA, onde ela é feita, também é bem raro encontrá-la. Ela é feita em quantidade limitada, de dois em dois anos o que torna ainda mais difícil.

Meu irmão foi morar em Boston, cidade da cervejaria que a produz e pedi para ele ver se conseguia comprar uma para mim. Ele foi em diversas lojas e não encontrou. Me conformei com a resposta que já esperava e disse que caso ele encontrasse mais para frente, poderia comprar para mim. Passado algum tempo, ele encontrou 3 e comprou todas.

Na nada remota possibilidade de você não ter parentes no exterior, você pode ficar feliz e trocar uma das garrafas do Paulo por R$ 400 no Mercado Livre. É caro, mas lembre-se que se trata de uma cerveja única e quase impossível de encontrar.

As fotos foram enviadas pelo dono da cerveja. Interessados, usem o Mercado Livre para conversar com ele ou deixem um comentário aqui.

Você também gostará desses

Brahma lança nova coleção de latas temáticas com t... A Brahma lança a segunda versão das latas personalizadas, temáticas com os times do Rio, agora com foco nos principais gritos das torcidas dos times n...
Kit cerveja Original com copos exclusivos! Você também sente comichão quando vê numa loja um kit cerveja + copo? Já viram o da Original?
Guinness Storehouse Experience Conheça mais sobre um dos melhores pontos turísticos cervejeiros da Irlanda, quiçá do mundo, a magnífica Guinness Storehouse Experience.
Prazer, meu nome é Gelbinsky Apresentando Lud Gelbinsky, nosso colaborador que é um craque dos fermentados.
Dicas de presentes para amigo-secreto de 2011 Não sabe o que comprar de presente de Natal ou Amigo Secreto? Algumas dicas de presentes etílicos para você presentear seu familiar ou amigo. Aproveit...
Oito Cervejas para beber Antes de Morrer no Mondia... Veja uma lista com 8 cervejas imperdíveis para beber no Mondial de La Biére 2018 que vai rolar nessa semana agora no Rio de Janeiro. Confira!