Sangria de vinho: Um Sol Pra Cada Um

Mesmo sendo um grande apreciador dos desportos etílicos, sou obrigado a confessar minhas falhas. Não somente de glórias vive o fígado de um homem, é um fato! No meu caso, minhas maiores derrotas estão diretamente ligadas ao consumo da bebida de Baco, quase sempre, mas nem sempre, de modo conjugado com outros néctares. A verdade é que com ou sem maiores combinações, quase sempre, meu destino foi o chão.

Nem só de cerveja se vive o bêbado

De certo modo, venho tentando me adaptar a uma nova realidade, enfrentar meus medos e passar a apreciar, com bom gosto e alguma responsabilidade, um bom vinho. Não posso batizar esse movimento como uma migração definitiva, não tenho essa pretensão, mas às vezes, raramente – é bom que se diga – a cerveja, antes mesmo de consumí-la, me dá um certo fastio. Nosso clima não permite que eu possa desfrutar de uma boa bebida “quente” sem que seja tomado pela sensação de estar numa foda bacana com o capeta.

Quando tudo isso acontece… Dá merda! Querer beber e não saber como ou o quê é triste e complicado. Dia desses tive algumas ideias. Considerei a Gin Tônica, mas aquilo não consegue me ‘pegar’. Além disso, o lance é consumir algo que não ‘queime a largada’ e que possa ser consumido em boa escala. Foi pensando nisso, que a pedido duas das minhas donas, resolvi arriscar uma sangria de vinho para um dia com um Sol da mulésta!

Sangria de Vinho: Carinhosamente batizada como: Um Sol Pra Cada Um

Copo de sangria de vinho

Créditos: Divya Thakur

Já vou passar os ingredientes, mas antes disso, precisamos deixar uma coisa clara, o vinho escolhido vai de acordo com o gosto de cada um. Branco, tinto, rosê ou aquelas vagabundagens doces tipo Galioto, tanto faz! Você conserta a merda comprada ou feita com o equilíbrio e bom senso… Vai provando!

Ingredientes da Sangria de vinho

  • 1,5 L de vinho. O que dá mais ou menos duas garrafas de vinho, principalmente daqueles que merecem algum respeito;
  • 1,5 L de água mineral com gás;
  • 4 limões médios;
  • 2 limões sicilianos;
  • 3 laranjas lima;
  • 2 laranjas pêra;
  • 2 cachos grandes de uvas – caso eu use vinho branco, prefiro uvas vermelhas. Com vinho tinto, prefiro as uvas verdes, mas acho que isso ocorre por estética e superstição;
  • 15 morangos;
  • 4 maçãs – sabe a viadagem das uvas? Então, eu também faço isso com as maçãs.
  • MUITO GELO – Gelo à vontade! Gelo pra caralho!
  • Açúcar a gosto.
  • Em algumas versões, já cheguei a usar manjericão e pimenta rosa, mas já deu merda um par de vezes. Fica a dica… Pro bem e pro mal!

Modo de preparo da Sangria de vinho

Jarra colocando sangria de vinho

Créditos: Guillaume Demers

  1. Gelar a gasosa e o vinho antes ajudam e MUITO no processo, do contrário, será necessário abusar ainda mais do gelo, o que não é ruim, mas que deixa tudo meio sem graça se o consumo demorar.
  2. Esprema os limões e as laranjas pêra. Os gominhos serão muito bem vindos no suco. Caso deseje economizar recipientes, pode misturar os sucos sem problemas.
  3. Corte os limões sicilianos em rodelas bem finas e separe.
  4. As uvas devem ser cortadas ao meio, é fundamental que suas sementes sejam retiradas. Deixe-as separadas.
  5. Pique os morangos em “rodelas” e depois corte as “rodelas” ao meio. Sim, eles ficarão bem pequenos e renderão bastante, caso deseje pesar mais a mão nos morangos, fique à vonts! Separe
  6. Corte as maçãs em cubos grandes, de pelo menos um centímetro, um centímetro cúbico – calma, brincadeira!
  7. Isto feito separe um grande recipiente e despeje a porra toda! Jogue bastante gelo e ponha açúcar até que fique ao seu gosto!

Finalizando

Beba tranquilo e com, pelo menos, um pouco de responsabilidade. Isso renderá mais ou menos uns 4 litros de sangria de vinho. Caso você tenha uma resistência bem tranquila, meio faixa azul, você consegue beber quase dois litros sem qualquer prejuízo.

Um beijo grande… aproveitem! É uma bebida meio menininha, mas é gostosa e a mulherada se amarra!