SommerFest Domingo Martins/ES – Pedindo a Saidera

Não é fácil não minha gente. Na procura de uma boa festa típica, investi meu último final de semana na simpática cidade serrana capixaba de Domingos Martins, longe cerca de uma hora da capital, Vitória. Cidade de colonização germânica, lá curti a tradicional Sommerfest, festa de verão realizada para comemorar a imigração.

A cidade em si não tem o mesmo porte e glamour das cidades típicas catarinenses ou gaúchas, mas conserva suas tradições.

A festa e seus atrativos

Local da SommerfestA festa tem ares de festa interiorana, tranquila, sem muita confusão e com forte tônica na cultura pomerana. A banda principal da festa foi a Banda Cavalinho, velha conhecida das oktobas de Blumenau. Eles arrasaram, fizeram três shows superanimados e longos, com mais de 2 horas cada.

Principal atrativo: Cerveja Saidera

Copos do Chopp SaideraMas falando do que interessa, lá encontrei o chope e a cerveja saidera, da qual já havia ouvido falar, mas não tinha ainda sido apresentado formalmente. A fábrica fica em Serra, cidade da grande Vitória. A cerveja é bem leve, com aroma lupulado, bastante refrescante. Segundo o rótulo, não consta a adição dos famigerados cereais não-maltados.  É uma cerva que vale a pena e caiu muito bem para aplacar o calor nada europeu que fazia durante o dia.

Bela organização

E por falar no verdadeiro líquido precioso, a organização da festa mandou bem. Na praça de alimentação do evento, os chopes disponíveis eram Kaiser, Sol e Heineken. Inclusive, estava sendo servido o chope escuro da Heineken, o qual desconhecia até o momento. Bom chope com o amargor característico da marca.

Show no CavalinhoAssim sendo litros e litros de Heineken e saidera foram consumidos enquanto nos divertíamos com a clássica Banda Cavalinho.

Belas cervejas, belos locais

Não poderia anda deixar de falar do simpático bar Kase & Wein, que possui uma boa carta de cervejas artesanais brasileiras. Excelente iniciativa.
Recomendo também, durante o dia, para curar a ressaca, a indispensável visita ao parque da pedra azul, cerca de meia hora de Domingos Martins. Muito bonito.

MorroBem, foi um passeio muito agradável, escorado por boas cervejas e que recomendo para casais e para solteiros também, até porque existe um, digamos, bom “material” por lá. Que o diga o simpático gerente do Kase&Wein que depois de muito compartilhar os produtos da casa com os clientes, chegou na beira da calçada do bar, olhou o movimento e disse:

Isso não é uma rua! É uma pista de aeroporto!

E indo lá, não se esqueça de pedir a Saidera. Prosit!

Você também gostará desses

St. Patrick’s Day no Frei Tuck em Belo Horiz... A comemoração do St. Patrick's Day em Belo Horizonte, no Pub Frei Tuck, que na verdade fechou algumas ruas. Muita confusão, falta de cerveja, mas aind...
Antarctica Mortal Kombat, que dizer, Sub Zero A Antarctica lança a versão Sub Zero e pra divulgar lançam um bar estilo iglu em São Paulo. Muita cerveja gelada com ambientes abaixo de zero, mesas, ...
Baden Baden Chocolate Beer A Baden Baden lança uma cerveja de edição especial e limitada, que chega para surpreender e encantar os paladares mais exigentes, estamos falando da B...
Feliz ano novo, com cerveja e responsabilidade Aproveitar a virada de ano com juízo e comemorações, mesmo enchendo a cara. É isso que todos do PdB querem e desejam.
Brewer’s Reserve Nº 5, da Fuller’s, ag... O Papo de Bar foi convidado para o lançamento da deliciosa cerveja Brewer's Reserve Nº 5. Um cerveja no estilo English Strong Ale. Confira agora!
Carnaval de Rua no Rio é com a Boa! A Antarctica fez o lançamento de seus planos e investimentos no carnaval de rua do Rio de Janeiro. Esse será o quarto ano consecutivo que a Boa patroc...