Vinhetas: Uvas e música

“Vinho combina muito bem com música. Na verdade todas as bebidas combinam com música. Mas duas coisas que combinam muito bem são as uvas e música. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (5 votes, average: 8.20 out of 10)
Loading...

Já repararam que existe uma seção inteira aqui dedicada à essa bebida dos deuses, a.k.a vinho, mas nunca falaram sobre os tipos de uvas? Pois é, também achei estranho. Por isso hoje vamos parar um pouco para pensar nisso: uvas e música.

A ideia é entender um pouco o perfil de algumas, até porque seria impossibru falar de todas, né? Existem cerca de 1.500 tipos de uva aptas a produzir vinho (sim, número totalmente carteado, mas é por aí mesmo) e eu não sei vocês, mas eu funciono à base de associações. Então, pra facilitar esse papo associaremos algumas uvas mais acessíveis e comuns no mercado à… músicas! (Porra, genial!!)

Vamos lá…

Uvas e música: Syrah

mulher segurando um disco

A Syrah, ou Shiraz, é uma uva maravilhosa, e por mera coincidência, a minha favorita. As melhores vêm de partes da África e da Austrália. O vinho produzido com essa maravilha é encorpado (vinhêz para forte), com cor bem escura e sedutora. Já o gosto vai do paladar de cada um, obviamente, mas de modo geral, notam-se toques de frutas vermelhas e costuma ser levemente apimentado. Perfeito!

A Syrah toma conta de todo o seu paladar, monopoliza os seus sentidos e você dificilmente vai conseguir prestar atenção em qualquer outra bobagem à sua volta. Mais ou menos como aquele blues tocado com toda a alma possível, em um ambiente mais intimista, pouco iluminado… Dane-se qualquer outro barulho em volta! Você tá ali com ele. Quando forem pensar nessa uva, suas influências africanas e personalidades, que tal um blues? Se imagina nesses solos:

Blues Delight – If I Had Money

Uvas e música: Malbec

mulher ouvindo música com fone

Aah, o Malbec! Com ele também é difícil de errar! Malbec é um vinho que lembra bastante o produzido com a Syrah, também encorpado, com personalidade, cor incrível, ele é f! O Malbec tem traços do blues, porém com mais energia. Um toque ainda sedutor, mas direto ao ponto. Menos Clooney e mais Zé Mayer, talvez? Para mim ele é um Pink Floyd bem alto e foda-se, não ligo se o vizinho não vai gostar.

Pink Floyd – Have a Cigar

Uvas e música: Cabernet

Cabernet é uma uva forte. Acompanha também um bom rock (muito bem, aliás). Talvez por ser um pouco mais social, é difícil achar quem não goste desse vinho. Não é muito ácido, mas tem tanino. O cabernet é simplesmente ótimo!

Radiohead – Lotus Flower

Ou se preferir um clássico:

The Beatles – Rocky Raccoon

Uvas e música: Chianti

Uvas e música: mulher com taça de vinho

É um exemplo de um vinho produzido com a mistura de algumas uvas, até mesmo brancas. O Chianti já teve uma má fama com vinhos mais leves e de baixa qualidade (aqueles com garrafas revestidas de palha). Mas hoje a sua produção encontra regulamentos mais rígidos e com isso ótimos vinhos. É possível encontrar Chiantis mais tradicionais, refinados e mais intensos. Ele agrada paladares mais apurados e dependendo do escolhido, pode ser uma ótima pedida para aqueles dias mais “cabeça”. Essa uva me lembra a Itália mais tradicional, algo mais histórico e claro, música clássica.

Vivaldi – L’inverno

Uvas e música: Pinot Noir

Pinot Noir agrada sempre! É elegante, sutil e mais leve, mas nem por isso deixa de ter personalidade. Até porque, é uma uva de difícil cultivo e que não pode ser misturada com outras uvas. Ela produz um vinho agradável, aveludado, te deixa mais relaxado, lembra aquele alguém e te faz muito feliz! Eu diria que a Pinot Noir faria uma ótima banda indie, que melhora a cada gole (ou música) e vicia, eu mesma não consigo ficar longe!

City and Colour – We Found Each Other in The Dark

Finalizando

Pois é, o vinho era considerado a bebida dos deuses porque ele sacia vários sentidos, não só o paladar. O vinho de cara é visual, a cor chama atenção e fala bastante sobre ele. É olfativo, não dá para não sentir todos os aromas antes de ir logo pra alegria e mandar pra dentro! E por que não auditivo?

A ideia é sentar, desfrutar, e pensar em mais músicas, criar novas associações e claro, beber bastante! A verdade é que o vinho vai com a música e com a comida que você gostar, ponto. Quer beber um Malbec e ouvir um funk? Vai nessa! Divirta-se! E aceito sugestões.

Você também gostará desses

Design de Garrafas de Vinho Uma lista de garrafas de vinho com design inovador. Desde garrafas de mel, latas, alumínio até garrafas com a linguagem Braille.
5 porres para tomar antes de morrer Todo mundo deveria tomar pelo menos um porre antes de morrer. Existem diversos tipos de porre, cada um com sua "força". Veja uma lista com cinco porre...
É possível que o álcool aumente a qualidade de vid... Recentes pesquisas, mostram que o consumo frequente, mas moderado de álcool, pode trazer benefícios para o ser humano, a longo prazo. E você, acredita...
Cerveja combina com música A cerveja combina com música, qualquer bebida combina com música. Veja suas semelhanças e porque o ser humano depende tanto desses dois temperos, esse...
O #EstiloPdB O que você acha de aproveitar as boas coisas da vida e viver sempre de bem com tudo? A ideia é boa né!? Então aprenda um pouco mais sobre o #EstiloPdB...
Amor é cerveja, sexo é tequila. O que é o amor e sexo pra você? Veja a diferença entre as bebidas, quais que têm mais a ver com o amor e quais que têm mais a ver com o sexo. Qual voc...

Compartilhe: