Viva a República!

“Uma breve e divertida história sobre as nossas repúblicas, com seus estudantes, eventos, cervejas, muitos jovens e muitas histórias pra contar, principalmente nos carnavais.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 3.50 out of 10)
Loading...

Calma pessoal, não vou falar aqui sobre a história do Brasil não, vou falar sobre Repúblicas estudantis e suas histórias que sempre envolvem uma boa dose etílica.

Um pouco de história

[ /caption]

As repúblicas de estudantes ou solar de estudantes remontam do século XIV em Coimbra quando D. Dinis promovia a construção de casas que deveriam ser habitadas por estudantes mediante pagamento de aluguel que se caracterizavam pela vida em comunidade, soberania e democracia que evoluiriam até as conhecidas Repúblicas de hoje.
?
No Brasil a coisa começou um pouco depois, em meados do século XVII quando estudantes de uma mesma cidade reuniam-se para dividir as despesas, mas estas só retomariam a tradição de Coimbra com a instalação das Repúblicas em Ouro Preto por volta de 1890 após a capital mineira ser transferida para Belo Horizonte e as casas de propriedade da Escola de Minas passariam a ser cedidas aos estudantes que pagavam um pequeno aluguel.

Passam os anos e estas antigas Repúblicas foram acabando e nascendo novas Repúblicas na antiga capital mineira, hoje existem inúmeros solares de estudantes na cidade e sempre aparece uma nova sempre seguindo a tradição da vida em comunidade e com uma cadeia hierárquica tendo como aquele que possui mais tempo na casa chamado de decano.

Ouro Preto ou Terra do Nunca?

Ouro Preto, a Terra do Nunca brasileira

República Copacabana

Quem não conhece a história do menino que não queria crescer e seu mágico mundo onde poderia ser criança pra sempre se preocupando apenas com as aventuras? Essa cidadezinha mineira é este mundo onde os estudantes que ali vão morar não precisam crescer preocupando-se apenas com as batalhas travadas na UFOP e curtindo as aventuras que acontecem no dia à dia nas ladeiras e Repúblicas da cidade.

Já falamos algumas vezes de repúblicas e o carnaval de Ouro Preto, principalmente da República Sua Mãe, que recomendo amplamente.

Lá você esquece o mundo e se entrega à fantasia e após ser aceito na casa o bicho bobo da corte renasce filho naquela grande família à qual foi aceita podendo quem sabe um dia ser o decano rei.

E o álcool?

Filosofei tanto que acabei esquecendo de falar nisso neh? Bom, então vamos lá… Toda boa República estudantil tem que sempre uma loira na geladeira ou uma braquinha pronta a se consumida e na nossa Terra do Nunca onde gente grande vira criança a birita tá liberada para aqueles que retrocederam uns aninhos.

Isso aí foi só um fim de semana lá em casa...rsrsr

[ /caption]

Nas cidades universitárias em todo o Brasil a reputação da casa é medida através das festas realizadas pela mesma, quanto melhor a festa e o álcool fornecido melhor a Rep.

E República que é República também tem que ter um nome bom que repasse o espírito da casa e chame a atenção afinal de contas marketing é tudo.

Finalizando

Se você foi morador ou ainda mora em uma República seja em Ouro Preto, Botucatu ou em qualquer outro lugar desse mundão de Deus lembre-se, sua moral é medida pela geladeira da sua casa e como sempre é bom tomar uma com os amigos melhor ainda se estes amigos moram com você, não precisa nem sair de casa pra ficar de porre.

Viva as Repúblicas!

[ /caption]

E pra terminar um brinde pra galera da minha casa a República da JahMaica, e pro pessoal da Tropicália (Ouro Preto), Skulaxo (Ouro Preto) e Pulgatório (Ouro Preto) que se tornaram grandes amigos nas minhas passagens pela cidade.

Você também gostará desses

Música e cerveja: Uma música e cinco níveis etílic... A banda Moones documentou um desafio: tocar uma música em cinco níveis alcoólicos diferentes. Começa no nível "sem álcool", depois com 20, 40, 60 e 80...
Esquenta, um jogo de bêbado Mais um joguinho divertido de bêbado, pra variar. Você é representado por um copo de uma bebida, preferencialmente tequila. Veja mais detalhes!
After Party: Quando a balada acaba é que a diversã... Às vezes o melhor da noite fica após a festa, o famoso after party, onde todo mundo vai pra alguma lugar, um posto, casa de amigo ou ver o pôr do sol....
Buddy Cup – Porque amigos se faz é bebendo Já ouviu "ninguém faz amigos bebendo leite"? Buddy Cup da Budweiser, veio mostrar como é na prática. Um brinde e você tem um novo amigo no Facebook...
A cerveja a prova de ressaca Cerveja a prova de ressaca! Imagine só beber um monte, e nem um sintoma de ressaca!? Não imagine mais, essa cerveja já existe!
Beer Pong: Esporte de Bêbado Todo bêbado que se preza já jogou algum jogo etílico. Aqui apresentamos uma modalidade nova, o Beer Pong.

Tags:

Compartilhe:

  • Rodrigo

    Cara, não faz nem um mês que formei e essa foto me deu saudades da geladeira do alojamento. Não é a mesma coisa que República, geralmente é conheci por um número e você não paga aluguel. E as festas variam de quarto a andar (o prédio inteiro nunca ouvi falar).

    Ah… Rural vai deixar saudades. xD

  • juliano

    ótimo post…morei por 2 anos em república, e tenho que dizer que foram os melhores da minha vida. muitas festas, muitas pessoas…o único lado ruim era que alguns integrantes eram abusados euauhauha. mas isso tem em todo lugar :pp

    ah…essa foto da geladeira com orloff aii …a festa foi boa heim?! :p

  • se a geladeira tivesse outra cerveja além da skol, seria melhor, mas tá valendo 😀

    recomendo amplamente as repúblicas, mas quem for fresco(a) se sentirá mal, pois acaba sendo meio bagunça. Mas a zuera compensa totalmente…

  • Rodrigo, alojamento é quase uma república quem vive ou viveu numa Rep sabe que o clima é bem melhor…rsrsrs

    Pô Juliano, aquela geladeira foi só pro começo da festa, só o esquenta depois é que o bicho pegou com mais Rum, cachaça e muito mais vodka..

    Patrão, teve até boa, pior é se fosse kaiser..rsrsr

    Agora quem é freco não aguenta uma boa Rep mesmo não, ainda mais que Rep que é Rep sempre vai rolar uma quebradeira e a bagunça sempre toma conta…

    E um viva a minha Rep! Viva a JahMaica!

  • j portilho

    AAAOOOooo, estou morando em uma REP PUTEIRO DE AÇUCAR….. mulher q nao daa xUPARRRRRRR,,

    OOOOo ilha solteira parapapa fica mais um pouquinho parapapa vc é adimiravel……mais é longe para caralho….

    E viva o InterUNESP!!!!