Viva a República!

Calma pessoal, não vou falar aqui sobre a história do Brasil não, vou falar sobre Repúblicas estudantis e suas histórias que sempre envolvem uma boa dose etílica.

Um pouco de história

República Copacabana

As repúblicas de estudantes ou solar de estudantes remontam do século XIV em Coimbra quando D. Dinis promovia a construção de casas que deveriam ser habitadas por estudantes mediante pagamento de aluguel que se caracterizavam pela vida em comunidade, soberania e democracia que evoluiriam até as conhecidas Repúblicas de hoje.
?
No Brasil a coisa começou um pouco depois, em meados do século XVII quando estudantes de uma mesma cidade reuniam-se para dividir as despesas, mas estas só retomariam a tradição de Coimbra com a instalação das Repúblicas em Ouro Preto por volta de 1890 após a capital mineira ser transferida para Belo Horizonte e as casas de propriedade da Escola de Minas passariam a ser cedidas aos estudantes que pagavam um pequeno aluguel.

Passam os anos e estas antigas Repúblicas foram acabando e nascendo novas Repúblicas na antiga capital mineira, hoje existem inúmeros solares de estudantes na cidade e sempre aparece uma nova sempre seguindo a tradição da vida em comunidade e com uma cadeia hierárquica tendo como aquele que possui mais tempo na casa chamado de decano.

Ouro Preto ou Terra do Nunca?

Ouro Preto, a Terra do Nunca brasileira

Quem não conhece a história do menino que não queria crescer e seu mágico mundo onde poderia ser criança pra sempre se preocupando apenas com as aventuras? Essa cidadezinha mineira é este mundo onde os estudantes que ali vão morar não precisam crescer preocupando-se apenas com as batalhas travadas na UFOP e curtindo as aventuras que acontecem no dia à dia nas ladeiras e Repúblicas da cidade.

Já falamos algumas vezes de repúblicas e o carnaval de Ouro Preto, principalmente da República Sua Mãe, que recomendo amplamente.

Lá você esquece o mundo e se entrega à fantasia e após ser aceito na casa o bicho bobo da corte renasce filho naquela grande família à qual foi aceita podendo quem sabe um dia ser o decano rei.

E o álcool?

Filosofei tanto que acabei esquecendo de falar nisso neh? Bom, então vamos lá… Toda boa República estudantil tem que sempre uma loira na geladeira ou uma braquinha pronta a se consumida e na nossa Terra do Nunca onde gente grande vira criança a birita tá liberada para aqueles que retrocederam uns aninhos.

Isso aí foi só um fim de semana lá em casa...rsrsr

Nas cidades universitárias em todo o Brasil a reputação da casa é medida através das festas realizadas pela mesma, quanto melhor a festa e o álcool fornecido melhor a Rep.

E República que é República também tem que ter um nome bom que repasse o espírito da casa e chame a atenção afinal de contas marketing é tudo.

Finalizando

Se você foi morador ou ainda mora em uma República seja em Ouro Preto, Botucatu ou em qualquer outro lugar desse mundão de Deus lembre-se, sua moral é medida pela geladeira da sua casa e como sempre é bom tomar uma com os amigos melhor ainda se estes amigos moram com você, não precisa nem sair de casa pra ficar de porre.

Viva as Repúblicas!

E pra terminar um brinde pra galera da minha casa a República da JahMaica, e pro pessoal da Tropicália (Ouro Preto), Skulaxo (Ouro Preto) e Pulgatório (Ouro Preto) que se tornaram grandes amigos nas minhas passagens pela cidade.

Você também gostará desses

Bêbado feito um Macaco Confira o Alcoólatra Assumido fazendo uma simpática comparação do seu estado de embriaguez com as remotas origens da humanidade.
Top 10 fotos da Oktoberfest 2010 Mais uma lista de 10 fotos fodásticas da Oktoberfest que rolou na Alemanha. Muita cerveja, mulheres, mais cervejas, diversão, brincadeiras e muito mai...
O Álcool e a Fome Qual a relação entre o álcool e a fome? Por que sentimos menos fome quando bebemos? E por que o inverso também ocorre?
O poder desmascarante da serotonina O etanol, carregado pelo sangue, ao chegar no cérebro estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina, que regula o humor, prazer e...
Nada como um bom motivo para beber Indicações do que leva um bêbado ao copo e mais algumas observações sem sentido por uma bebedora também sem sentido.
Mulheres e Bebidas – Um estudo sobre persona... Um estudo sobre a personalidade feminina de acordo com a bebida que ela escolhe beber em um bar. Entenda como isso pode mudar a sua vida, e o placar d...