Copos de whisky na frente do livro

Whisky: O Guia Mundial definitivo

“A Editora Senac São Paulo traz para o Brasil um livro de grande sucesso no exterior, Whisky: O Guia Mundial definitivo. Escrito pelo mestre Michael Jackson, o livro vem com muitas informações sobre whisky.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (11 votes, average: 8.27 out of 10)
Loading...

Eu já comentei sobre o nobre Michael Jackson aqui no Papo de Bar, o mestre cervejeiro, grande conhecedor, degustador de cerveja, infelizmente falecido.

Mas o mais interessante foi saber que o Jackson não era somente um grande conhecedor de cerveja, mas também de whisky. Sim, a “água da vida”, o nobre uísque.

Whisky, a água da vida

Copos de whisky na frente do livroCréditos: _-Soulwax-_

Nos últimos anos o uísque tem estimulado muita curiosidade, principalmente com o lançamento de livros e revistas sobre o assunto, dentre elas podemos citar a Whisky Magazine, uma revista inglesa especializada em whisky, harmonizações, degustações, dentre outros temas etílicos ligados ao whisky.

Não somente as revistas, mas livros também

Capa do livro Whisky - O guia mundial definitivo

Sim, muitos livros estão sendo lançados e trazidos para o Brasil. E um dos autores responsáveis pela criação de obras dignas é o Michael Jackson e a Editora Senac São Paulo, que trouxe agora para o Brasil o livro Whisky – o guia mundial definitivo, adivinha de quem? Exatamente, Michael Jackson.

Mas claro, o livro conta com colaboradores, que conhecem tão bem o whisky quanto o Michael conhecia. O livro conta com muitas e boas ilustrações, o que ajuda, pois livro somente com texto fica um pouco cansativo, fora a água na boca que dá ver fotos tão belas.

O livro fala o que sobre whisky?

Delícia!

Copo de whisky em cima de um livro[ /caption]

Créditos: Johnathan Nightingale

Muitos pontos abordados, como o clima, a geografia ideal para a fabricação do destilado, quais os grãos utilizados, as principais regiões produtoras e o tipo ideal de fermentação. Apresenta ainda detalhes como o funcionamento de um alambique, o tipo de carvalho usado no barril e o tempo certo de envelhecimento do destilado.

A Geologia na produção do whisky

Um ponto bem interessante e abordado no livro é sobre a geologia, importante fator para a qualidade e o sabor do whisky, uma vez que o caráter e o gosto deste começam a se formar no solo. Pra quem não sabe o que é Geologia, uma olhada nesse link.

Produtores de Whisky

Garrafa e copos de whiskyCréditos: Michael

Claro, um ponto clássico de livros do tema é sobre os produtores da bebida, citando os principais produtores, as regiões, os estilos, dentre outras informações sobre os países produtores, por exemplo, Escócia, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Japão, Alemanha, dentre outros.

Coquetéis e harmonização

O que achei interessante foi ter no capítulo final uma parte falando sobre harmonização e coquetéis. O responsável principal desse capítulo é o Dale Degroff, autor de The Craft of the Cocktail (A Arte do Coquetel). Segundo Degroff, o Manhattan foi o primeiro drinque feito com whisky, que inclusive está dentro da nossa lista de drinks do Barmaniac, não pensam que esquecemos e paramos de produzir, aguardem ;).

Copo de whisky em cima de uma mesaCréditos: Grant Williamson

A jornalista francesa Martine Nouet ensina a melhor forma de consumir o destilado com pratos doces e salgados. Essa parte me interessou muito, pois eu não imaginava muitas hamonizações de comida com whisky, já sabia dos charutos com whisky que o nobre Dr. Scotch já comentou por aqui. Entre as dicas da jornalista estão: pato, carne bovina, foie gras, allho-poró, maçã e figo, que são alimentos que harmonizam bem com um whisky rico e cremoso, já os frutos do mar harmonizam com maltes leves e doces. Vivendo e aprendendo.

Sobre o autor

Michael Jackson, conhecido como o Beer Hunter, mostra mais uma vez que não era somente especialista em cerveja, mas também em uísque. Ainda jovem quando descobriu a maravilha que é o whisky, depois começou a estudar e pesquisar sobre o assunto. Escreveu muitos livros e todos receberam prêmios e honrarias.

Foi ganhador do premio André Simon e do troféu Glenfiddich. Jackson foi editor-consultor da Whisky Magazine e colunista da The Malt Advocate. Publicou artigos também no Washington Post, no Independent, no The Observer, na Forbes, na Playboy, na GQ, na Esquire e muitos outros jornais e revistas.

Informações sobre o livro

  • Whisky – o guia mundial definitivo (Whisky: the Definitive World Guide to Scotch, Bourbon and Whiskey)
  • Autor: Michael Jackson
  • Editora: Senac São Paulo
  • Tradução: Joana Canêdo
  • Preço: Aproximadamente R$90
  • Número de páginas: 288

Selo Artigo Patrocinado

Você também gostará desses

Livro: O mundo do Whisky na dose certa Review de um excelente livro sobre whiskies, O mundo do whisky na dose certa. Livro curto mas de conteúdo muito rico e detalhado, com uma linguagem mu...
Chez Bonbon – Bombons de cachaça, whisky, et... Chocolate com cachaça, champagne, rum, whisky? É possível uma combinação ser mais perfeita para nós, que adoramos uma bebidinha? Pois saiba que isso e...
Waggle Dance: Nem tão boa, nem tão barata, mas div... Experimentamos a Waggle Dance, uma cerveja simpática, com uma bela garrafa, cor marcante. Porém, ela peca em alguns aspectos como a espuma, dentre out...
Manekineko: Harmonização de drinks e comida japone... Aprenda a harmonizar drinks e comida japonesa. Nessa nossa experiência nós usamos Frozen, caipirinha, com Shimeji, Chips, Lula, dentre outros aperitiv...
Harmonização de Saladas e Cervejas pro verão Nesse calor o organismo pede comidas mais leves. E que tal uma harmonização de saladas e cervejas? Veja como harmonizar os tipos de saladas com difere...
Review Cerveja: Anderson Valley – Boont Ambe... Review de uma cerveja do estilo amber ale, diretamente dos Estados Unidos, a Boont Amber Ale da cervejaria Anderson Valley. Cerveja muito saborosa e s...

Tags:

Compartilhe:

  • Esse Michael Jackson é foda, cara. Queria poder dar um abraço nele agora.

    • vai lá no túmulo do cara, de repente tu consegue… auhahuuhauhauh…

      Ele é foda cara, não satisfeito em sacar muito de cerveja, o cara era fodástico em whisky.

  • Garota Ressaca

    Sou fã do MJ desde que sou pequena e nunca soube disso! ADOREI! Ele é (era, infelizmente) o Rei mesmo!