White House Honey Ale: A receita da cerveja da Casa Branca e Obama

“Eis que o presidente dos EUA Obama começa a produzir cerveja dentro da Casa Branca, a White House Honey Ale. Confira todos os detalhes dessa nova empreitada.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 6.50 out of 10)
Loading...

Está rolando pela web nos últimos dias uma história do Obama produzir cerveja dentro da própria Casa Branca. A história foi confirmada e muitos cervejeiros dos EUA começaram a reclamar da não divulgação da receita, não poderem provar a própria. Eis que o nobre Obama resolveu divulgar oficialmente a nobre gelada oficial da presidência. Vamos saber mais sobre a White House Honey Ale.

Um pouco mais sobre a White House Honey Ale

A cerveja levou o nome “White House Honey Ale”. Isso porque, pelo que o nome já diz, é produzida com mel. E o mais fodástico é que o mel é cultivado no jardim da própria Casa Branca e pela primeira-dama. Maneiro, parada presidencial e familiar, meio que “O patroa, manda ver no mel que eu produzo essa cerveja aqui, é nóis”.

Mas claro, o presidente não mete a mão na massa não, isso fica a cargo dos cozinheiros da Casa Branca, portanto, é produzida na cozinha do palácio presidencial. O Obama só tem o trabalho de comprar os ingredientes para a produção da Honey Ale. O presidente foi responsável até pela compra do kit cervejeiro. Cara dedicado, não?

Eis que a cerveja ganha popularidade

Tudo começou quando o presidente Obama presenteou o dono de uma cafeteria de Knoxville (Iowa) com uma garrafa da Honey Ale. Isso fez com que a imprensa ficasse por dentro de tudo. O presente foi dado durante uma parada de sua viagem eleitoral de três dias por Iowa.

Obama conversando e bebendo cerveja com Dakota Meyer

E quem pagou o pato com isso foi o porta-voz da presidência, Jay Carney. Os jornalistas ficaram boladões na pracinha com a notícia e já foram pedir mais notícias sobre a nobre cevada do Obama.

É uma cerveja que se produz na Casa Branca

Dã, não me diga que é feita lá, sério? E o interessante é que ele ainda deu a notícia que a White House Honey Ale tem duas variedades, uma forte e outra mais suave. E isso eu achei interessante e bem justo também. E naturalmente que o nobre Jay provou a cerveja e disse que é bem refrescante. E avisou também que ainda não provou a mais forte. Ainda.

Primeiro presidente produtor de cerveja na Casa Branca

Com essa notícia, Obama é o primeiro presidente a produzir cerveja na residência oficial. E se tem notícias históricas de que George Washington e Thomas Jefferson produziam suas próprias cervejas, mas nenhum deles chegou a produzir na Casa Branca, somente em suas casas. Ou seja, provavelmente esses putos devem estar agradecendo a existência do Papo de Bar e Obama deve ser um nobre frequentador daqui.

Obama fazendo sinal de OK

Sou o primeiro, sou sinistro!

E pelo que falam, não há registros de que se tenha fabricado algum tipo de cerveja na Casa Branca antes do governo do nobre Obama. Presidente inovando, sagaz.

Publicação da receita da cerveja White House Honey Ale

Se fez muita pressão depois que souberam dessa parada do presidente produzir a cerveja na Casa Branca. E malandro do jeito que é, pra não se prejudicar em sua campanha de reeleição, decidiu publicar a receita. Pra se ter uma ideia, a discussão foi parar na justiça em uma ação dos cervejeiros artesanais caseiros.

E no dia 23 de agosto de 2012, o nobre porta-voz Jay Carney confirmou que realmente a Casa Branca não estava com isso em planos, de divulgar a receita da cerveja do Obama, a fodástica “White House Honey Ale“.

Nobre chef Sam Kass

Sam Kass bebendo cerveja

Essa tá boa

O principal chef da Casa Branca, o sagaz Sam Kass, explicou como são produzidas as cervejas de Obama em um blog oficial da residência presidencial. Disse com as seguintes palavras:

Inspirado no fato de que todos os países produzem suas próprias cervejas domésticas, o presidente Obama comprou no último ano um equipamento de fabricação para a cozinha

Abrindo esse leque, divulgando a receita, eles conseguiram algumas receitas boas, fora outros empregados da Casa Branca, que também produzem suas próprias cervejas, deram várias dicas para melhorar a cerveja. Imagino que deve ter ficado uma merda no início, mas depois foi melhorando e hoje está no ponto, pelo que dizem, mas sempre podendo melhorar, claro.

Tanto que ele fala isso na nota, dizendo que ficaram surpresos com o resultado inicial, falando que ficou muito bom, contando que nenhum deles tinham produzido cerveja anteriormente. Bom, aí ficam dois pensamentos, ou ficou ruim pra caralho mermo e melhoraram, ou então deu aquela caprichada de iniciante, com cuidado, ficando boa e melhorando.

E ainda lançou a seguinte fala na nota:

Até onde sabemos, a cerveja (que é produzida com o mel das abelhas da residência presidencial) é a primeira bebida alcoólica fermentada ou destilada nos prédios da Casa Branca

Veja a receita e como preparar as cervejas do Obama

Garrafa da cerveja White House Honey Ale

Abaixo vamos mostrar as receitas dos modelos Porter e Honey Ale da cerveja fabricada na Casa Branca:

Ingredientes da cerveja White House Honey Ale

  • 1,5 kg de extrato de malte luz
  • 450 g de extrato seco de malte
  • 370 g de malte crysta lâmbar
  • 250 g Bisquit Malt
  • 450 g de mel
  • 50 g de Kent Goldings Hop
  • 50 g Fuggles granulados
  • 2 colheres de chá de gesso
  • 1 pacote de fermento seco Windsor
  • ¾ xícara de açúcar de milho para o priming

Modo de preparo da cerveja White House Honey Ale

  1. Em uma panela, coloque os grãos em 1,5 litros de água estéril a 68 graus. Deixe ferver por meia hora e depois, retire os grãos.
  2. Adicione as duas latas de extrato de malte e extrato seco e deixe ferver.
  3. Para o primeiro aroma, adicione a  50 g Kent Goldings e 2 colheres de chá de gesso. Deixe ferver por 45 minutos.
  4. Para o segundo aroma, adicionar os 20 g de granulados Fuggles perto dos 45 minutos.
  5. Adicione o mel e deixe ferver por mais 5 minutos.
  6. Coloque 2 litros de água gelada estéril no fermentador primário e adicione o mosto quente. Cubra com mais água para o total de 5 litros.
  7. Deixe fermentar à temperatura ambiente cerca de 7 dias
  8. Passe para um fermentador secundário, e deixe fermentar por mais 14 dias.
  9. Para engarrafar, dissolva o açúcar de milho em 2 litros de água fervente por 15 minutos. Despeje a mistura em um balde de engarrafamento vazio. Sifão a cerveja do fermentador por cima. Distribua uniformemente o açúcar priming. Deixe descansar de  duas a três semanas em temperatura ambiente.

Ingredientes da cerveja White House Honey Porter

Rótulo da cerveja Honey Ale

Não tinha o rótulo da Porter então repito a da Honey Ale 😉

  • 1,5 kg de extrato de malte sem lúpulo
  • 320 g de Munick Malt
  • 450 g de malte 20 crystal
  • 168 g de malte preto
  • 84 gramas de malte chocolate
  • 450 g de mel
  • 280 gramas de amargor de lúpulo
  • 20 g de lúpulo com aroma Hallertaur
  • 1 pacote de fermento seco Nottingham
  • 3/4 xícara de açúcar de milho para o engarrafamento

Modo de preparo da cerveja White House Honey Porter

  1. Em uma panela, adicione os grãos para 2,5 litros de água a 75 graus. Misture bem e baixe a temperatura para 68 graus. Deixe a mistura no fogo por 45 minutos. Enquanto isso, esquente dois litros de água a 75 graus, em uma panela grande.
  2. Coe a mistura e depois, acrescente dois litros de água quente.  Descarte os grãos e leve a mistura para o fogo.
  3. Adicione as 2 latas de extrato de malte e mel no pote. Mexa bem.
  4. Deixe ferver durante uma hora. Adicione metade do amargor de lúpulo na marca de 15 minutos, a outra metade deverá ser adicionada aos 30 minutos. Quando já estiver perto da marca de uma hora, acrescente o aroma de lúpulo.
  5. Separe e deixe descansar por 15 minutos.
  6. Pegue 2 litros de água gelada e adicione o fermento seco. Depois, junte o mosto quente. Se necessário, cubra complete até chegar à marca de 5 litros. Colocar num banho de gelo para que a temperatura baixe para 23 graus.
  7. Deixe fermentar à temperatura ambiente de 3 a 4 dias.
  8. Para engarrafar faça uma mistura no fogão com uma xícara de água estéril e ¾ de uma xícara de açúcar priming. Deixe ferver por 5 minutos. Despeje a mistura na cerveja fermentada, coloque o líquido em garrafas e deixe descansar por uma ou duas semanas a 23 graus.

Finalizando

Eu sinceramente achei interessante isso, principalmente porque os EUA é um país com a cultura cervejeira bem ampla e crescendo constantemente. Acredito que se fosse por aqui iria dar merda, nego não daria muita moral, criticariam bastante, sendo apoiado somente pela galera da cultura cervejeira.

Exemplo disso é o ex vice-presidente, o falecido José Alencar, que tinha sua própria cachaça, a Maria da Cruz, que tinha um alambique em sua fazenda de Minas. Alguns não viam isso com bons olhos, somente a galera boa do local e os cachaceiros.

Obama bebendo cerveja

E vocês, o que acharam dessa história do presidente produzir sua cerveja na própria Casa Branca? Algo contra? Vocês criticariam algo sendo feito assim aqui no Brasil?

Aproveitem para ver as cervejas produzidas na Casa Branca no site: http://www.whitehouse.gov/blog.

Aquele abraço.

Você também gostará desses

Brewdog liberou suas receitas de 2016 A Brewdog resolveu inovar novamente e liberou suas receitas de 2016. Atualizaram aquele pdf que continha todas as 215 receitas. Baixe agora!
Wäls Unique A cervejaria Wäls resolveu inovar e lançou uma White Barley Wine, a Wäls Unique.
A Revolução Cervejeira é Feminina! A cerveja artesanal está cada dia mais na moda. Mas cadê as mulheres fazendo cerveja? Elas foram as primeiras a fazer, merecem destaque novamente!
Onde a bebida é melhor: no copo, na garrafa ou na ... Por muitos anos nos questionamos sobre a diferença de beber no copo, na garrafa ou na lata e porque o sabor era diferente. Olha só a explicação!
Brasileiras são eleitas as melhores cervejas do mu... Em setembro, rolou o World Beer Awards e algumas brasileiras foram eleitas as melhores cervejas do mundo!
Cerveja WayDog, feita pela Way Beer A Way Beer fechou uma parceria com a BrewDog e criou a WayDog, uma cerveja exclusiva para o Bar da BrewDog em São Paulo. Session Pale Ale, com 3,8% de...

Compartilhe:

  • Murilo Brunialti

    Pra que serve o gesso na produção da Ale, e por que justo na adição do lúpulo de amargor?

  • Star

    Fiz 18 litros da White House Honey Ale, e apesar de não beber cerveja, apenas provar as que faço. Achei a melhor cerveja, de todas as que já fiz. O teor alcoolico dela é em torno de 7%, baixo amargor, mas deliciosa de se tomar.