Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (42 votes, average: 8.69 out of 10)
Loading ... Loading ...

Créditos: andreamary

Um dia me perguntaram quais cervejas que eu achava melhor. Aliás, sempre me perguntam isso, normal, assim como isso é perguntado para muita gente, que conheça de cerveja ou não, e provavelmente você já foi perguntado.

Lugares diferentes, cervejas diferentes

Antes de responder eu me deparei com uma coisa que todos devem saber, que o gosto e qualidade da cerveja varia muito de um lugar pro outro, isso é fato.

E você? Concorda?Créditos: Will S.

É incrível como no Rio a Skol, por exemplo, domina o mercado, apesar da Antarctica estar investindo com força em propaganda, o carnaval está aí pra isso. E uma que também ganhou bastante espaço foi a Itaipava, que antigamente era detestada, hoje em dia tem assustado a Ambev. Fora que agora a Devassa Bem Loura está vindo forte também.

Mas em São Paulo, por exemplo, a Brahma domina mais do que as outras. Assim como Salvador a Antarctica domina, temos no Sul também a Polar, muito consumida e elogiada.

Muito variável isso hein…

Conversando com a Blonde Premium, que já trabalhou na Ambev, isso se expande mais ainda, tanto em cidades e até bairros. Eu morei 3 anos e meio em Petrópolis e lá a Itaipava dominava, pois era bem barata e é uma cerveja do local, portanto, mais fácil. Mas ainda sim a Skol era preferência em alguns vários pontos.

Créditos: Rodrigo Sardinha

Assim como você pode cair pra Zona Sul do Rio e a preferência ser a Original ou Bohemia. Mas não vamos incluir essas duas cervejas dentro das preferências, pois estão num patamar mais elevado e são mais caras.

Público-alvo influencia

A Blond citou um ponto bem importante, que foi a parte dos estudantes, por exemplo, que só querem encher a cara, portanto, buscam uma cerveja mais barata e mais leve. O cara se fode pra pagar a faculdade (quando isso acontece) e trabalhar (quando isso acontece também), quer mais é beber pra esquecer os problemas.

Bem, quando não paga a faculdade e não trabalha, é sorte dele, poderia escolher melhor uma cerveja :)

Pessoas maduras são fiéis

Créditos: k.tauches

Já alguém que seja mais velho, geralmente prefere a Brahma, que tem o perfil cervejeiro mesmo, dos Boêmios, vulgo Zeca Pagodinho. Geralmente são fiéis a sua cerveja favorita e dificilmente a trocam por outra, a não ser que estejam num casamento, aniversário que o modafoca tenha comprado outra. Aí ou o cara leva a sua ou encara a do caboclo.

Não somente os “maduros”, mas os cervejeiros mesmo, botequeiros de plantão, geralmente são fiéis também, mas não 100%, principalmente se for pela Bohemia ou Original, que não são vendidas em todos os lugares.

Locais, locais, cervejas a parte

É difícil dizer o porquê dessa mudança de acordo com o lugar. Muitos falavam sobre a água, que a Bohemia era perfeita quando era produzida em Petrópolis, onde a água é ótima, mas hoje em dia temos tecnologia que consegue produzir águas melhores que as de lá, portanto, descarte essa possibilidade.

Estratégia do francês Stratégie

Créditos: jeffmacintyre

Pode ser uma estratégia, algo dessa forma, já que o mercado de cervejas “tradicionais” é dominado por duas, três empresas, onde possuem várias marcas, podendo “escolher” qual atacar de acordo com o público de cada área.

Transporte?

Não era esse transporte que eu tava falando...Créditos: a_sorense

Dizem que o trasporte da cerveja pode influenciar. Bom, eu acredito nessa hipótese quando se traz a cerveja do exterior, agora aqui, internamente, não acredito nessa possibilidade, ainda mais que existem diversas fábricas, fazendo com que não precise de transporte na maioria das vezes.

Qualidades e sabores, difícil isso…

É bem difícil apontar um motivo específico para tal fenômeno e para conseguir saber quais são vendidas em pontos diferentes do país, só com uma puta pesquisa das empresas responsáveis para retornar esse dado. Provavelmente elas possuam isso, mas nunca chegou até mim um dado real e confiável sobre.

Créditos: Eduardo Duccigne

Eu só sei que eu acho a Bohemia melhor pela lupulagem, seguida pela Original que tem um ótimo nível de amargor com sabor, depois Brahma Extra que é mais encorpada, depois Brahma, atrás vem a Itaipava, Antarctica e depois a Skol. E acho a Antarctica mais amarga, Brahma mais forte e Itaipava mais leve.

Existem outras, claro, mas preferi só falar dessas mesmo, e claro, excluindo as artesanais, por favor ;) Como eu só bebi a Devassa Bem Loura uma vez, não posso dar meu parecer definitivo, mas de início ficaria a frente da Brahma.

A qualidade com o passar do tempo

Uma coisa que também chama a minha atenção é como a qualidade da cerveja muda com o passar do tempo. Mas fica aquela dúvida, é a qualidade da cerveja mesmo ou seu paladar que evolui com o tempo? Talvez as duas coisas, mas a segunda é certeza pura, claro.

Domínio do Marketing e Propaganda…

Uma cerveja que dominava amplamente o mercado era a Skol, antigamente eu gostava dela, mas hoje em dia, é minha última opção, vocês já devem ter percebido na minha pequena lista lá em cima. O marketing, propaganda que ela sempre teve é muito bom, podemos ver essa última da Garota do Tempo.

Sempre fui fã das propagandas dela, mas acho que eles esqueceram um pouco de cuidar da cerveja e só pensar na propaganda. Eles precisam abrir o olho, a cerveja “está na moda”, principalmente na parte de degustações e tudo mais, isso faz com que o público seja mais exigente na hora de beber as cervejas tradicionais.

O case Nova Schin

Uma que investiu bastante um tempo atrás foi a Schincariol, lançando a Nova Schin. O sabor chegou a mudar, mas pelo que vi ainda não agrada muito as pessoas. Eu ainda acho que pode ser um pouco de preconceito, mas realmente eles precisam melhorar e creio que eles saibam disso.

A grande reviravolta da BOA

Créditos: Cristian Frantz

Uma que vem se destacando é a Antarctica, investindo bastante na propaganda, achei que foi interessante a sacada da “BOA“, dominaram o carnaval de rua do Rio de Janeiro e a qualidade dela é bem aceitável e adorada por muitos conhecidos meus.

Diria que é um belo caso de qualidade com propaganda, souberam lidar com divulgação e sabor.

A tradicional Brahma

Créditos: Nathália Barros

Depois do mais fantástico slogan de cerveja que já ouvi, da Brahma, o “A número 1″, nunca mais vi uma força da marca em propaganda e divulgação. Sinto falta nisso da Brahma, mas ainda a considero a melhor cerveja e é a preferida dentro os fiéis e pessoas mais maduras, como citei anteriormente.

Diria que é um caso de extremos, ótima qualidade, mas faltando um pouco mais de divulgação, propaganda, marketing e tudo mais. Na minha opinião o chopp da Brahma tem ganhado mais prioridade do que a própria cerveja. E de uma coisa creio que ninguém aqui duvide, é o melhor chopp que existe, dentre os choppes das marcas tradicionais.

Finalizando

Bom, isso é apenas uma opinião minha sobre a qualidade da cerveja com o passar do tempo e nos diversos lugares desse país. Já disse e repito que isso ocorre, e muito, com cervejas do exterior, por causa das viagens. Beber uma Guinness aqui no Brasil não é mesmo a mesma coisa que beber uma na Irlanda.

Deixe sua opinião sobre as cervejas e qual cerveja é a mais vendida ae na sua cidade. Abraços.

Sobre o Autor

Apaixonado e colecionador de garrafas de cervejas, cursei 4 períodos de Engenharia Ambiental, mas como frequentava mais o Pires do que as aulas, vi que a engenharia não era pra mim. Aprendi a fazer cerveja e fui me formar em Certified Brewmaster na faculdade de VLB-Berlin na Alemanha.

  • http://www.faneinbox.com Fanny webber

    Deixo aqui que como botequeiro experiente, também sou fiel a uma marca: POLAR.

    Que não é citada, pois o artigo não foi feito no Rio Grande do Sul. Também gostaria de acresentar que a Skol em São Paulo é um pouco melhor que a de Porto Alegre, que é mais leve.

    Para finalizar, o gosto por cerveja do gaúcho tradicional é um pouco diferente, preferindo cervejas mais amargas.

    Um bom artigo e espero que tenha alguma continuação.

    • http://www.armandomoya.blogspot.com/ Armando Moya

      Estive recentemente em POA. A Polar combina com o clima do RS. Jamais seria uma cerveja para se beber no calor de 35º da noite do bairro de Botafogo.

      Muito boa sim. Esperar o jogo do Inter bebendo no entorno do estádio, debaixo da chuva… Polar é a favorita.

  • http://www.twitter.com/williamhrs William

    Engraçado, aqui em bh é bem diferente, os mais velhos gostam mais de SKOL, e os jovens brahma!

  • Guilherme

    Brahma em Brasília nem na promoção! Boemia, Skol e Antartica, nessa ordem. A Heineken ta crescendo, apesar de mais cara… Eu mesmo prefiro a holandesa, amarga que nem a vida hehehehe

    Mas aqui tb tem a Stadt Bier, cervejaria local, que tem o melhor chopp da cidade!

    ps: Kaiser, Nova Schin, Bavaria e Itaipava não são consideradas cerveja por muita gente!!!

  • http://www.twitter.com/williamhrs William

    Itaipava ainda é bebivel, apezar de eu achar que tem gosto de jabuticaba e todo mundo me chama de loco kkkkkkkk…….

  • http://www.papodebebado.com Mestre Cervejeiro

    Eh Fanny, não entrou porque não vende por aqui, pelo menos nunca vi tb… Faremos uma continuação ;)

    Estranho isso William, bem estranho. É assim no Rio e em São Paulo. Vou pesquisar sobre isso.

    Você não é o primeiro a falar sobre a Brahma Guilherme, acho estranho isso e estou com vontade de ir pra capital só pra experimentar mesmo. Essas últimas cervejas citadas muitas vezes são subjulgadas, menosprezadas, é aquela coisa de boca a boca, fama, nem sempre elas são ruins ;)

    William, jabuticaba ae vc apelou auhahuhahuauah

  • http://samirwilson.blogspot.com Mr. Absoluto

    Eu particularmente sou Brahma, tem em qualquer beira de esquina e bar sem brahma pra mim não é bar… se não tiver bebo Antartica, Skol só se for de graça ou não tiver outra cerveja msm. Agora uma cerveja q vem me conquistando e a Heineken, por ser mais amarga.. e tb pelo custo benefico, compro uma garrafa de 600 ml aqui em Montes Claros Mg, no buteco por 3,20 e tb conheço a procedencia. Mas muitos dizem q a importada é bem melhor do q essa produzida aqui no Brasil. E hoje em dia tb fica dificil vc saber oq tá bebendo, tempos atrás descobriram falsificação de cerveja aqui na minha cidade, então é confiar no bar onde vc bebe..

    • cassio

      Heineken , produzida em Araraquara interior de sp , na fabrica as margens da sp 310 . antiga fabrica da kaiser que foi comprada pela Heineken

    • Sergio

      VOCE SABE BEBER PARCEIRO PARABENS!!!INFELIZMENTE TENHO UM PROBLEMA MAIOR QUE O SEU .SOU DO RIO E MUDEI PRA SANTA CATARINA ,SE DESCOBRIRONDE COMPRO. AQUI …A BRAHMA AGUDOS QUE DIZEM SER PURA BALELA!!

  • Tiago

    Aqui em Santa Barbara D' Oeste a Brahma tambem é pra mim a mais vendida , e minha preferida entre as marcas mais comercias .

    Já a antartica , tirando a original é claro , só a mortal kombat vulgo subzero , a da latinha azul é muito amarga não desce .

    Uma que não foi comentada e eu até aprecio bem gelada é a cristal , aqui ainda é boa .

  • http://www.twitter.com/williamhrs William

    Crystal até desce, mas é agua pura nao tem graça beber

  • Guilherme

    Discordo! A Kaiser e a Bavaria são ruins mesmo, com ou sem boca a boca ehhehehe

  • João

    Aqui em São Paulo a Skol e a Brahma são exatamente a mesma cerveja.

    Um amigo que trabalha na Ambev me confirmou isso. Eles usam a mesma cerveja pra Brahma e para Skol

    • Ricardo

      Então o seu amigo não entende de cerveja, pois morava em Lages Sc e lá tem uma fabrica da Ambev e as duas são diferentes sim

  • http://www.papodebebado.com Mestre Cervejeiro

    Absoluto, a Heineken fez uma ótima jogada em oferecer a de 600ml, como disse, o custo/benefício é sensacional. Mas ainda sim prefiro a Stella Artois.

    Tiago, realmente a Antarctica é mais amarga, mas não ao ponto de não ser bebível, eu curto. A Crystal é da mesma fabricante da Itaipava, quase a mesma fórmula e tudo mais, bem semelhantes e é bebível tb.

    William, praticamente todas as cervejas "tradicionais" são a base de água, arroz e milho, uma merda isso…

    Guilherme, vou escrever um post sobre isso, ainda acho que possa ser um pouco do preconceito :)

    Estranho isso em João, acho muito difícil isso ser verdade, mas…

  • marcius adelmo

    Moro há 15 anos no Ceara , Brahma perdeu espaço e fechou , com isso Antartica domina e muito . Eu tomo todo dia minhas cervas e assim mantenho minha saude aos 70 anos bem em dia , é o elixir dos deuses !!

  • Otavio"

    Moro em Rondonopolis no MT o que domina aqui é a maldita crystal. Cerveja nojenta que tinha que vim com um rolo de papel higienico e uma aspirina pro outro dia.

    Pra mim a Bohemia é a melhor indiscutivelmente, muito gente fala bem da Original por ela ser cara, vulgo cerveja de patrão mas o custo beneficio pelo menos pra mim não compensa, se a bohemia eh melhor e mais barata.

    Quando a gurizada tah com menos dinheiro agnt vai de brahma ou skoleta msm quando tem 15 reais a mais vamo de bohemia e quando é pra acompanha alguma comida e o objetivo não é fica bebado compramo umas patricas a 8 reais o litro…

  • Lady

    Confirmando o que o William disse, aqui em BH só dá Brahma entre os jovens..

    Eu mesma qdo comecei a beber cerveja gostava de skol, mas ai a vida "de bar em bar, de mesa em mesa" acabei virando adepta da Brahma…

    Mas particularmente se tiver prefiro a Original :)

    • Leo

      Tome ANTARCTICA e vai mudar de cerveja.

  • Macedo

    Polar, aqui no RS, só é considerada boa pq gaúcho é bairrista mesmo. É uma cerveja muito leve e pouco saborosa. Todas as outras marcas da mesma categoria dela, se não forem melhores, se equivalem.

    • mugen66

      leve? tu nã0 c0nhece cerveja meu amigo!

  • Luiz.

    Esqueci, ali pelas redondeza de SC tem o "OPA Bier", bem barato e bem bom, pena que fique só naquelas redondezas

    • http://www.papodebar.com/category/mestre-cervejeiro/ Mestre Cervejeiro

      Verdade Luiz, eu conheci a OPA Bier por causa da Oktoberfest, pena que não expandem.

    • Ricardo

      Considerada a melhor cerveja do Brasil

  • Luiz.

    Apelando: O Melhor chopp é o da Schornstein! Feito em Pomerode/SC

    Sendo (um pouco) realista: o chopp da Heineken é bom pra cacete, as vezes a diferença de preço para as outras marcas é pouca, ou nula.

  • Tiago

    Um pouquinho fora do assunto , mais ainda falando em cerva

    Diz ai mestre , as longneck kaiser summer draft , heineken , skol beats e stella artois , entre outras ainda de preços acessiveis são feitas ainda de agua , arroz e milho igual as outras ?

    Esse domingo peguei pra experimentar uma de cada , vc percebe que elas são mais gostosas que brahma e skol tradicional .

    Esclarece ai para mim mestre

    abração …

  • http://www.choppkremer.com.br chopp

    seja em qualquer lugar do mundo a cerveja tera sempre uma diferença de sabor e de cor para identificar a sua origem ,mas sempre sera á cerveja ,não ligamos para isso o importante e que ela é boa e todo mundo adora …

    …cintia

  • Daniel

    Talves por morar na cidade onde ela á fabricada acho que a Conti Bier vende bem aqui…..rsrsr

    • rafinha

      E a dor de cabeça e diarréia no dia seguinte.. pelo amor né

  • http://www.stuffweb.com.br Wilson

    Moro em Juiz de Fora, MG e aqui Brahma, Skol, Itaipava e Antártica são bem competitivas. Mas o que tem tomado muito mercado por aqui são as cervejas artesanais. Algumas locais que não devem deixar de ser provadas quando alguém vier por aqui são Profana, Mr. Tugas Bier e Antuérpia.

  • Marcão

    A que eu gostava, infelizmente não se encontra mais por aqui: Carlsberg. Mas o assunto não é esse! Um colega aqui citou que Brahma e Skol “são exatamente a mesma cerveja”. Jovem, informe-se melhor ou beba mais pois em SP uma Brahma “JC” e uma Brahma “JA” são COMPLETAMENTE diferentes no paladar! Nas minhas madrugadas de boemia, posso identifica-las facilmente. E tenho dito!! Abraços, M. Boteco!

    • Luizão

      O Marcão, conhece de Brahma, só esqueceu de mencionar a de Agudos (AG), que supera a de Jacarei(JC). E a pior Brahma que existe no estado de SP, é a de Guarulhos GU , pra mim é a Malt 90 com rotulo de Brahma.

      • Paschoal

        Oi, pessoal, pra mim a melhor Brahma faz muito tempo, é a de Guarulhos. Uma prova disso é que no lançamento da garrafa pequena, começou a vir exclusivamente de Guarulhos, foi o maior sucesso. Agora que ja esta vindo de outras regiões o consumo caiu.

  • Marco Aurélio

    bando de bobos ainda enchem a boca pra falar que a brahma é melhor que skol e vice-versa bem, façam uma uma visita a fabrica da ambev e vçs vão ver que é a mesma cerveja, ou então façam o teste no bar comprem as duas e provem a diferença (ou não hshshshsh ) é o mesmo liquido só em embalagens diferentes

    • Elisa

      Marco Aurélio: acho que tu ta redondamente enganado. Trabalho na área de MKT e o mercado da cerveja sempre foi algo que chamou a atenção de todos, sejam do meio ou não.
      Se tu reparar, os gostos são extremos: Brahma tem um sabor mais fechado, nas propagandas e publicidades, seu público-alvo é completamente diferente ao da Skol, que por si só tem um gosto mais aguado. As cervejas se tornaram concorrentes indiretos.
      O líquido dentro das latas e garrafas não é igual, isso eu garanto. Afinal,alguém (tirando o Marco Aurélio) já teria constatado isso.

      • http://www.papodebar.com/category/mestre-cervejeiro/ Mestre Cervejeiro

        Perfeito Elisa, já respondeu exatamente como eu iria responder. Obrigado :)

  • http://www.papodebar.com luiz inacio lula da silva

    uma boa cerveja não pode deixar o cara de porre no outro dia ainda não encontrei essa cerveja ..mas fora do brasil tem varias marcas de cerveja que e fantasticas tanto no sabor como outro dia sem dor de cabeça ..as melhores cerveja que ja tomei foi na holanda,suecia,alemanha e no japão ASAHI BEER super dry ai voce chega no brasil vai tomar uma cerveja voce sente aquele gosto de barata e muito ruim isso ate voce voltar a sentir aquele sabor da cerveja brasileira demora ums dez dias … um abraço

    • Marcio

      Vc é um babaca !!!!

      • Ricardo

        aqui no Brasil vc deve tomar Nova Schin

      • Eduardo

        Concordo com vc. Sempre tem que ter um babaca sem noção.

  • Raquel

    Só uma consideração falha no post: em Salvador a preferência é pela Nova Schin! os “nativos” de lá preferem ela à Skol e o mais difícil de ser encontrado lá é Brahma, até nas praias não são todos os kiosques que tem!

    Agora, sobre o sabor da cerveja, na minha humilde opnião, deveria ser comparado de uma maneira simples: deixar todas gelarem pelo mesma quantidade de tempo, só assim pra realmente saber a diferença entre elas. O que acontece muitas vezes (principalmente nos bares) é os donos desligarem os freezers durante o tempo que não há freguesia, e nessa de ‘descongela, congela, descongela, congela’ na Brahma varia o sabor da cerveja (nela é fácilmente percebido isso), nas outras cervejas eu reparo que o sabor não varia muito quando isso acontece, apenas em casos raros onde a cerveja, ao descongelar, aumenta a temperatura (tipo, colocar a cerveja em isopor, e deixar ela ‘torrando no sol’ até todo o gelo descongelar e o sol esquentar a água, ai dá uma diferença!)

    E só pra concluir, não gosto da Bohemia por muito tempo, sempre tomo alguns copos e prefiro trocar de cerveja, pois na composição dela há erva, que dá um gosto ‘adocicado’, depois de um tempo pra mim se torna enjoativa!!!

    E, sobre a minha preferida, a resposta é fato: depende de quanto tenho pra gastar versus minha vontade em beber!

    hahahahahaha

  • http://www.portaldochopp.com Carlos Henrique

    Aqui em Recife, comprei pelo portal do chopp, o CHOPP BABYLON. Melhor chopp que ja bebi…so bebo dele agora!!

    • http://www.portaldochopp.com Joao Alberto

      Amigo, tomei desse chopp na melhor boate daqui de Recife, a NOX. Muito bom mesmo, agora só peço pelo portal do Chopp, que são os únicos distribuidores dessa marca alemã aqui em Recife.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      bom saber, bem interessante, ainda não tinha ouvido falar desse chopp…

      • http://www.portaldochopp.com Joao Alberto

        Entrei no site desse portaldochopp e achei muito interessante…
        http://www.portaldochopp.com bem interativo

    • Luiz Geison

      O amigo, sabe informar quem é o fabricante do BABYLON??? aguardo contato.

  • http://vivendoeuropa.blogspot.com Carolina

    Quer conhecer cerveja? Vem pra Bélgica! Sem querer ser boçal mas depois que se prova uma cerveja boa de verdade, qualquer uma dessas citadas do Brasil parecem água, exceto a Guinness.

    • http://www.papodebar.com/category/mestre-cervejeiro/ Mestre Cervejeiro

      Carol, a Bélgica é o primeiro país que quero conhecer da Europa exatamente pelas cervejas. É de onde vêm as melhores na minha opinião, assim como a República Tcheca, até a própria Alemanha.

  • http://criticaprivada.wordpress.com Juan

    Show de bola o post. Aqui no rio antigamente eu bebia Skol mas ela caiu muito mesmo, a Antártica está muito boa, mas acho que das cervejas comuns nada supera a Bohemia no momento, dá pra notar de longe o sabor e a qualidade dela, e eu sou apenas um consumidor comum.

    Na minha opinião a Skol conseguiu cair tanto que tá pior de tomar que a água suja da Itaipava ( que é outra que eu evito beber).

    Parabéns pelo blog! Abraço

    • http://www.papodebar.com/category/mestre-cervejeiro/ Mestre Cervejeiro

      Olá Juan, primeiro obrigado pelos elogios. Sim, realmente a Skol caiu absurdamente. E lógico, a Bohemia é a melhor das que são vendidas em botecos, vc sente a presença do lúpulo perfeitamente. A Original é muito boa, assim como a Brahma Extra, mas ainda sim prefiro a Bohemia.

      Ah, eu prefiro a Itaipava do que a Skol também.

      • sergio

        estou fazendo um trabalho de faculdade e fui abrigado a provar todos os tipos de cerveja.
        Eu era apaixonado por bohemia, mais depois de ter tomado uma ORIGINAL ESTUPIDAMENTE GELADA, ai não teve comparação, a melhor cerveja pra mim sem duvidas é a ORIGINAL.

  • Luiza

    Ah, pára. O cara que falou que gaúcho só acha a Polar melhor porque é bairrista realmente não entende de cerveja. Fui pra fora do RS em fevereiro e sofri pra beber uma cerveja, a Bohemia e as importadas eram as únicas que deu pra curtir mesmo, e a Brahma também era uma opção. Provei a tal Itaipava e não curti, muito leve, nem parece cerveja. Skol é ruim, Antártica e Kaiser são terríveis… Numa escala nacional, Bohemia, Polar e Brahma no top 3.

    • http://www.papodebar.com/category/mestre-cervejeiro/ Mestre Cervejeiro

      Por ae Luiza, mas encaixe também a Original, que ainda é melhor que a Brahma, que vem logo depois.

  • http://www.jlstudio.com.br Luciano Gurjão

    sério mesmo que vocês só estão discutindo sobre as marcas?
    Quem entende de cerveja mesmo, não olha [só] pra esse lado!

    Experimentem uma Brahma, skol ou antartica fabricada em Jaguariúna(SP) com uma Brahma feita em AGUDOS(SP) , a cerveja é OUTRA. é totalmente diferente uma da outra!

    Venho de uma Familia em que a cerveja é uma tradição, todos amam, conhecem e não ficam sem, nunca. E garanto a vocês, não escolhemos pela marca, escolhemos pelo lugar de onde a cerveja vem.

    Sempre demos preferência a Brahma, Skol, Antartica, ou no caso do preço, Itaipava!
    E se vemos que a Skol, Brahma ou antartica vem de Jaguariúna, NÃO levamos. não vou entrar em detalhes, pois não preciso, mas tudo tem a ver com a água do lugar.,por isso que falo, só levamos se for de AGUDOS.
    na falta de cervejas de agudos, levamos no mínimo de JACAREI(SP), ou então vamos pra Itaipava mesmo, que é sempre de Petropolis(RJ), portanto é mais garantido.

    Quem entende mesmo de cerveja, podem perguntar, conhece a fama de Agudos!
    Em minha cidade, o engradado de 24 garrafas de cerveja BRAHMA, SKOL OU ANTARTICA de jaguariuna, sai por 46 reais em méda.
    Já o engradado de AGUDOS, de qualquer uma dessas marcas, sai por R$63 REAIS na média! estranho não?

    Estranho nada, quem conhece, sabe que tem diferença, e falo a vocês que o que acaba primeiro é a de Agudos.

    *não vou entrar em detalhes com a Bohemia, ela é feita com outros materias, que mudam totalmente o sabor (pra quem não sabe, as típicas cervejas brasileiras são feitas a base de trigo, já a bohemia contém mais malte e cevada do que o padrão conhecido, por isso há esse gosto “diferenciado”, portanto é “quase” outro tipo de cerveja, então prefiro não colocar em discussão, até porque causaria briga, já que de 100 pessoas, 50 odeiam, 50 amam… então é melhor evitar, não é?

    e eu sei que falei errado no tipo de cerveja, a bohemia é pilsen, assim como as outras, minha intenção em falar a palavra “tipo” foi com os ingredientes mesmo…

    quem entende sabe que há vários tipos: “pilsen” “lager” etc…

    Bom, é isso

    Pesquisem a respeito

    abraço

    • http://www.papodebar.com/category/mestre-cervejeiro/ Mestre Cervejeiro

      Obrigado pela contribuição Luciano, de grande valia.

      Abraços.

    • Jefter

      Caro Luciano, tirei o chapéu pra vc, realmente essas cervejas dão uma diferença enorme no sabor, isso de um local para outro, um dia eu tomava uma brahma ela tava uma delicia, no outro dia ela tava horrivel, um amigo meu me disse que era pra reparar de onde vinha a cerveja. Aqui em Goias a brahma manda, mas tem umas cidades aqui que fabrica umas cervejas que não da pra beber. Cuiaba começou a descarregar sua cerveja aqui , é a pior que existe , seguido da de Goiania e Brasilia , agora bem diferente e tomar a de Anapolis que é muito boa a melhor que já tomei, agora fiquei curioso pra esperimentar a de Agudos, e acredito plenamente no seu comentario.
      Realmente da uma diferença tremenda.

    • Danilo

      Realmente, a de agudos é a melhor ! que esta dificil de encontrar em minha cidade, todo mundo quer forçar vender outras mas o sabor é incomparavel!

    • NINO

      Quero parabenizar o Luciano, não desrespeitando a opinião dos demais, moro em Dracena-SP e as cervejas mais consumidas são Skol, Brahma, Antartica e porém fabricadas pelo mesmo grupo (Ambev). Agora com todo respeito a todos entre as 3 marcas que citei a diferença entre sabor é bem percepitível, sendo que começando pela Skol sendo a cerveja mais suave que as outras duas, valendo lembrar que quem nunca provou estas cervejas fabricadas em Agudos-SP, não pode de maneira nenhuma opinar por marcas ou qualidades de cervejas. Prove primeiro umas dessas cervejas que tenho certeza, mata a pau qualquer outra marca citada aqui neste debate, vou dar uma dica pra quem ainda não sabe como localizar ou encontrar uma latinha de cerveja fabricada em Agudos, verifique no fundo da lata onde encontra o carimbo da data e horário de envasão da cerveja, encontrará duas letrinhas (AG), terá a certeza que é fabricada em Agudos. Só mais um comentário, a vantagem dessas cervejas fabricadas pelo grupo (AMBEV) você vai sentir no outro dia, não ficará com cara de sapo morto e com gosto na boca de corrimão de escada. Não comentarei sobre outras cervejas que estão em um nivel mais acima como a Bohemia, Original, Heineken que tem sabores mais fortes e imcorpados, não deixando de falar da porcaria da Crystal, que vende muito aqui na minha cidade, principalmente a turminha que gosta de encher a cara, e no outro dia dar lucro as farmácias.

    • Ricardo

      Verdade amigo, aqui em Maringá pr quando fala que tem Brahma de Agudos dá briga, pois todo mundo quer, é a melhor mesmo.
      Vc disse tudo, oque manda é a agua de onde é feito, isso podemos sentir com a Boemia que sempre achei a melhor, mas depois que a mesma que chega aqui em Maringá não vem mais de petrópolis virou uma porcaria

    • ricardo

      e verdadde a bhama de agudos e a melhor nao da dor de cabeça e vc bebe muito mas com muito gosto mesmo.

    • gleidson

      qual e a sua cidade?

  • http://www.jlstudio.com.br Luciano Gurjão

    ah, e só pra concluir.

    pra quem xinga Brahma e toma Skol. ou xinga Skol e toma Brahma, ou quem só toma antartica, não importa. A FABRICA É A MESMA. HAHAHAHAHA MESMOS TONÉIS. MESMA LINHA DE PRODUÇÃO. é só olhar o rótudo. kkkkkk

    • http://www.papodebar.com/category/mestre-cervejeiro/ Mestre Cervejeiro

      Bom Luciano, ser da mesma fábrica não quer dizer que a cerveja será a mesma. Exitem cervejarias que produzem várias cervejas, até no mesmo estilo. O modo de produção pode até ser parecido, mas cada uma pode ter sua singularidade ;)

    • Ricardo

      se vc tiver oportunidade um dia de conhecer a fabrica da Ambev vc vai mudar esse seu conceito

  • http://www.armandomoya.blogspot.com/ Armando Moya

    Pode ser que meu paladar seja uma merda, mas a Itaipava em lata tem um leve gosto do Fanta Uva.

    Eu voto na boa e velha “Antárdida”.

  • Felipe

    O que define a qualidade é uma avaliação técnica. Simples assim. Existe um organismo que define como cerveja deve ser feita.
    O que define se eu gosto da cerveja sou eu! E aí sim podemos falar que varia.
    O que eu vejo hoje é que o marketing define as vendas. Na época que começou o clube da BOA, a preferência em minha cidade mudou em determinadas classes da SKOL pra Antártica.
    Eu gosto de cerveja de acordo com a ocasião. E tem hora que to de saco cheio de cervas mais carregadas no sabor, eu vou lá e tomo qualquer chopp.

  • Douglas

    a skol no rio predomina, o pessoal bebe skol preferindo brahma, melhor que brahma não existe… Eu sou brahmeiro amor. ordem na minha opnião : Brahma, skol, itaipava(tata) e antartica.

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Douglas, hoje a Antarctica está líder, se não me engano, estão fortes e tudo mais, passaram até mesmo a Skol.

  • Douglas Brigolini

    Aqui em Conselheiro Lafaiete-MG eh igualzinho oq colocaram de BH ae, os mais velhos como meu pai por exemplo só bebem Skol e os mais jovens Antártica SubZero + Brahma. Minha turma é super adepta da Antártica. Já eu resolvi tirar o escorpião do bolso e estou bebendo praticamente Heineken, que esta com um custo beneficio animal!

  • http://www.twitter.com/vinimelchiades vinicius melchiades

    Com certeza a Brahma de AGUDOS (SP) é uma das melhores cervejas fabricadas no Brasil. Quem tomou sabe, CLARO que eu disse uma das melhores dentro do segmento de mercado que lhe diz respeito, nada de colocar a prova a Brahma de agudos com uma Guiness, mas aqui na minha cidade, a Brahma é a mais vendida com certeza, gosto tambem da Sub-Zero e tem um gosto agradavel, mas Brahmeiro q eh Brameiro nao muda o paladar

  • Wagner Borges

    Amigos,cervejas todas são boas,mas as cervejas de Agudos….põe todas no bolso ..Duvidam?Experimentem e comprovem….

  • Jefter

    Preciso esperimentar essa Brahma de Agudos , mas achar dela aqui em Rio Verde-GO vai ser impossivel , aqui só tem a porcaria feita em de Cuiaba e é horrivel.

  • ERON ASEVEDO

    A grande verdade que a qualidade da cerveja varia sim de acordo onde é produzida, isso em virtude da qualidade da água, engrediente mais importante e mais diversificado em nosso país continental, basta vc viajar um pouco e ver como a agua no brasil tem expresiveis diferenças no que se diz respeito a exemplo de termos agua mais salobras em determinadas regiões ou mesmo regiões calcarias a agua ter caracteristica propria, mas fica aqui um detalhe a cerveja em lata de São Paulo é pessima em , no entanto a Skol fabricada em Minas mais precisamente em Juatuba-MG é superiormente melhor , isso acreditem somente por causa da água .Viage e experimente a Skol lata em diferentes localidades mas ao sentir o gosto basta olhar no fundo da lata e ver onde a lata foi fabricada se vc ver a descrição “MG ” junto ao lote e validade caso veja a escrito “JC” … tenha certeza que a qualidade e infinitamente inferior,,,,

    • http://www.papodebar.com/ Dono do Bar

      Olá Eron, não é totalmente verdade o que você diz. A água é o principal ingrediente, exatamente, mas hoje em dia qualquer fábrica pode deixar a água em perfeito estado com modificações e purificações.

      Esse lance de água ruim já foi causa de cerveja ruim, hoje em dia com a evolução, não mais. Abs.

  • fabio rossi ornelasa

    moro em rio claro sp, e realmente as cervejas de agudos são as melhores.mas, os mais velhos comentam que antigamente a skol de rio claro era a melhor, pena que fechou a fabrica.

  • Barbara

    Podem falar o que for a cerveja de Agudos é a melhor do país em relação as das outras fabricas da Ambev, já experimentei varias, meu cunhado trabalhou na Ambev em Brasilia, Rondonia, Jaguariuna, Jacarei e agora esta em Minas e em todas q se fabrica cerveja, pq em varias fabricas o foco é refrigerantes, a melhor é as fabricadas aqui. Agora claro q agora temos varias outras marcas q mandam muito bem…só depende de quem bebe…

  • Rafael

    Moro no Rio de Janeiro e tive um bar até Dezembro último, posso assegurar que 70% das minhas vendas era de Brahma. Sou brahmeiro e por vezes tive de beber outra marca pois a Brahma gelada havia acabado.
    Num ranking de preferência:
    1-Brahma
    2-Antartica
    3-Skol
    4-Itaipava
    5-Beber de olho fechado
    6-Eu bebo o líquido, não como o rótulo!

  • Marcus

    Uma vez visitei a fábrica da Kaiser em jacareí com a turma da faculdade, sou ex aluno da UFRJ. E lá, durante a seção de degustação de todas as marcas da Femsa no Brasil, com direito a quanto pudesse beber em 1h e chopp da Heineken fresco da fábrica, uma coisa que eles perguntaram bastante era porque a Kaiser não fazia sucesso no Rio.

    Nós respondemos que, primeiro era fraca, apesar de ser calor aqui carioca gosta de cerveja encorpada, vide Brahma, segundo o marketing era errado, um baixinho bigodudo pode funcionar no Bexiga em SP, agora no Rio nunca, e o terceiro era que eles entraram com a cerveja errada, lá nós provamos a Kaiser gold, que o encarregado falou que só era vendida no Sul, e foi a mais bem conceituada de todas as marcas, ganhado da Heineken inclusive e das outras mexicanas sem vergonha que eles tentaram emplacar no mercado, como a horrível Sol.

    Quanto a mudança na cerveja, pra mim o que mais influencia no sabor é o tipo de lúpulo e o grix, pois são os que mais sofrem com sazonalidade, no caso do lúpulo, e que variam mais de fornecedor, no caso do grix, que muitas vezes vem de produtores locais.

  • http://www.papodebar.com Rodney

    Akie No R.j Na Zona Oeste Quem Manda e Antartica Para os Jovem e a Brahma Para a Velha Guarda Mais Tipo Ja Na Zona Sul Do Rio Ja e a Brahma Que Manda Na ZOna Norte e na baixada a SKol e Forte mais a antartica e a brahma tambem mais como eu moro num local que e muito humilde as pessoa akie opita muito pela cerveja chamada crystal e mais barata eu num bebo nem de graça mais as pessoa gosta muito eu prefiro a antartica mais se num tiver antartica que venha uma brahma bem gelada ou uma skol itaipava ultimo caso crystal nem di graça

  • http://www.papodebar.com TJF

    Antartica e a Cerveja do Molmento Antes era a SKol qualquer evento so vendia skol egora akie onde eu moro qualquer evento e antartica vc ver todo mundo de antartica na mão mais daki uns 3 anos ou mais ou menos ou a skol ou a brahma manda akie dinvo isso e markti da ambev tipo cada cerveja manda em un determinado luga akie onde eu moro os caminha da antartica são os que mais entra isso para eles teer uma rota só ja pra zona sul e mais o caminhão da brahma me entende

  • Rodrigo Fernandes

    Não sei se é por eu ser iniciante na apreciação, mas caso não tenha a Original(raras as vezes) só desce a Sub -Zero, qualquer outras, dessas tradicionais, além de dar dor de cabeça, a barriga também vai pro saco…
    Portanto a sub-zero faz parte do cardápio

  • Marco Aurélio

    Em Belo Horizonte, geralmente entre o público jovem a Brahma e a Skol são muito pedidas, com uma ligeira vantagem pra Brahma. Heineken e Bohemia – tão diferentes – são vistas com muita frequência.

    Agora, coisa rara de se ver por aqui é alguém tomando Kaiser.

  • Adilson

    Acho que esse negócio de água faz diferença mesmo, pois quando vou p/ Bom Jesus-Pi eu bebo uma Kaiser como se estivesse bebeno minha cerveja preferida, a Brahma. Já quando estou aqui no DF, a Kaiser não desse. Na ordem p/ mim é Brahma, Antarctica, a skol na minha família é detestada por todos é muito aguada. Aliás, acho que a moda Skol tá acabando.

  • http://www.cervisiae.blogspot.com/ Mr. Brewer

    Na boa amigo: Bohemia é cerveja frutadinha, coisa de mulher… Original é cerveja insossa, coisa de fresco… Skol é “cerveja genérica”, coisa do dia-a-dia… Brahma de Agudos, ahhh, isso sim é cerveja.

  • luiz

    Brahma, Antartica, Antartica Sub Zero, Skol fabricadas em Agudos-SP (AG), disparada as melhor, a cerveja de Jacarei-SP (JC) è muito ruim e da uma ressaca violenta no dia seguinte, na cidade que eu moro Ourinhos-SP vc tem facilidade de achar a cerveja tanto Agudos como de Jacarei e quando vc experimenta as duas vc consegue sentir a diferença sim, e ja fiz o teste com as duas ao mesmo tempo.

  • Marco Garcia

    Mas é óbvio que é a mesma coisa, só muda o rótulo, façam uma visita na Ambev e verá que a água da Skol é a mesma que a Brahma.

  • nickinho mg

    moro no sul de minas, e aqui se toma de tudo! sou brahmeiro de coraçâo… mais tomo quase todas fabricadas em agudos sp<<< hà uma diferença das fabricadas em jacareì!!!!!!

    • Flavio

      vc nao sabe o que e realmente tomar cerveja veio!!!! brahma e cachaça e a mesma coisa. cerveja de verdade e antarctica!!!

  • Flavio

    pra mim a melhor cerveja do mundo e a antarctica pois tem realmente sabor de cerveja e a brahma e a pior que existe tem sabor de cachaça.

  • paulo

    No RS tem uma ótima cerveja a Polar. Havia outra ótima, a Serramalte mas pararam de fabrica-la.
    Agora vamos falar: ruim mesmo é a Krill e a Bavária. Deviam fabricar e exportar lá pros iranianos, etc. e tal.

  • http://catavento Maikon Ramon

    A cerveja BHRAHMA é melhor do mundo sem duvidas alem de não da ressaca , é muito gostosa .

  • Gustavo Cruvinel

    Gostaria de saber as siglas de identificaçao da inbev,
    Ex:
    AG – agudos
    JC – Jacarei
    CE – ?
    BR – ?
    e outras….

  • Luiz Alberto

    Aqui em João Pessoa temos a Norden Cervejaria que é uma fabrica de cerveja artesanal. Seu chopp é bem caracteristico tem o verdadeiro gosto do malte. Está ganhando espaço.

    Agora é indiscutivel que aqui na Capital da Paraíba e em todo o estado a mais consumida entre todos é a Skol. Para aqueles menos indinheirados a auternativa é a Schin, que para mim nem de graça é bebivel. Porém, nada melhor que um Chopp Brahma.

    abraços

  • Carlos Alberto

    Salvem Brasilia as cervejas estao vindo de fora tanto a Skol, Antartica e agora a Bhama agua diferente transporte e sei la o que mais esta uma merda acabou o gosto da cerveja aqui a ambev vai quebrar.

  • João Duarte

    Sou felizardo por poder tomar Polar num quiosque em Itanhaém (SP), cerveja que tomei pela primeira vez por volta de 1980, cujo sabor guardei por anos até reencontrá-la.
    A minha sequência de preferência é: Stella Artois fabricada na Argentina (que é bem diferente da de Jaguariuna); Brahma Extra, que não me “capota” em hipótese alguma; Polar, Eisenbahn, Brahma de Agudos (que eu gostaria de encontrar em algum “importador”, aqui em Sampa), Original, Serramalte, Heineken, Skol e depois outras, incluindo a Krill, que de garrafa era boa. As que evito ao máximo: Itaipava (acho que usam maisena, nela…), Kaiser e coisas assim.
    O “detalhe” da água, os fabricantes podem dizer o que quiserem, usar qualquer argumento… mas que ela é percebida por nós, consumidores da cerveja, isso é!… se puderem comparar os casos da Brahma de agudos com a de outra unidade, e a Stella Artois, da Quilmes argentina contra a de Jaguariuna, com certeza perceberão bem a diferença.

  • Zica Pinho

    Em Salvador a preferência é pela Nova Skin por ser mais leve e o sabor ser melhor, já a Skol não gosto mais não.. pelo fato de me sentir mal depois (dor de barriga) não sei porque mais isso acontece sempre que eu tomo a skol (deixei ela de lado). Se eu misturar as duas então fico pior ainda, dor de barriga, dor de cabeça aff.. horrivel a sensação e sem contar que embebeda rapidinho misturando. tem como me dizer mestre por que acontece isso??????

  • fabio

    Pessoal, alguem sabe onde posso comprar a AG em OSASCO? ou em SP?
    Eu troco CHOPP HEINEKEN e MILLER por esta… pra terem ideia do quanto é boa.

  • fabio

    Pessoal, alguem sabe onde posso comprar a AG em OSASCO? ou em SP?
    Eu troco CHOPP HEINEKEN e MILLER por esta… pra terem ideia do quanto é boa. Alguem sabe?

  • Realidade

    Continuem tomando da Ambev, sobra mais lupulo para quem sabe beber!!! no stress

  • heber wiezel

    As melhores cervejas brahama são fabricadas em Jaguariuna e Agúdos.

  • Jeferson

    Sempre falaram muito por aí que a água de Agudos torna a Brahma de la me lhor que as outras. Aqui também tem muito “entendido” que diz isso.

    Porém vejam no link abaixo da revista superinteressante que isto não passa de lenda urbana …. ja que hoje todas as cervejas são feitas com agua tratada “padronizada” ….

    Então, tem gente pagando a mais pela de Agudos “de alegre”.

    http://super.abril.com.br/alimentacao/agua-muda-gosto-cerveja-730287.shtml

  • Angelo

    Aqui no Rio de Janeiro experimentei uma cerveja que me surpreendeu, a cerveja é a ITAIPAVA PREMIUM, uma cerveja encorpada e saborosa, agora só bebo ela!!!

  • diogo maturado

    boa noite.os comentarios sao exelentes,principalmente em relaçao as cervejas envasadas em agudos..morro em bauru e em todo ponto de venda vç ve as pessoas escolhendo as cerv.de agudos..eu tomo brahma de agudos..quando posso gosto de tomar a original..mais seu preço nao e pra mim..

  • José Carvalho

    Sem dúvida alguma, a melhor cerveja do Brasil, na minha opinião, é a Brahma de Agudos/SP. A cerveja tem um sabor inconfundível. Pra quem ainda não tomou, procure achar na sua cidade, não irá se arrepender.

  • Sampa

    Acho que agora já descobri o que muito me intrigava. A única cerveja que eu gostava era a Skol. Nada de brahma, antarctica etc.. A Skol que eu tomava indubitavelmente era saborosa. São de São Luís (MA) e viajo pelo interior do Estado. O melhor sabor dessa cerveja que eu encontrei foi no município de Santa Inês. Sempre encostava lá para tomar uma. Também encontrava na cidade de Estreito (MA), como o mesmo sabor. Ótimo! De repente, a Skol de Santa Inês ficou ruim. Posteriormente, a Skol de Estreito, também perdeu o seu sabor original. Acho que com a alteração do rótulo, houve alteração da cerveja e sua qualidade. Nem em São Luís, nem em Santa Inês e nem em Estreito existe mais aquela Skol com aquele sabor gostosa bem característico. Isso foi claramente percebido por mim e colegas que me acompanhavam. A Skol ficou ruim, ruim mesmo. E de quebra, ainda faz mal para a saúde. Tira o sono da noite. Não se consegue dormir direito. Estou deixando de beber. O pessoal da Skol nos enganou caladinho. A cerveja perdeu a qualidade. Lamentável.

  • Luiz Alexandre

    Estou interessado em comprar uma cervejaria.
    Se alguém souber de alguma a venda…
    PS: Valor em aberto.

  • Elton Fróes

    Realmente a cerveja de Jacareí/SP é muito ruim, da muita diferença para de Agudos/SP. É lamentável a Ambev ser conivente com uma coisa dessas. Aqui da minha cidade sempre olhamos de onde vem a cerveja ante de comprar.

  • aline

    Moro em Penapolis/sp as mais consumidas aqui são Skol, Brahma e Crystal (por ser a mais barata)…. eu sou BRAHMEIRA, e nao sou tão tradicional assim, tenho 24 anos. Excluindo obviamente a Original, que para o gosto feminino é a melhor (acredito), em contra ponto ao gosto da maioria dos homens que preferem a boehmia, a brahma é a de patamar mais elevado dentre as mais baratas. Concordo plenamente que a de Agudos/sp(AG) é incomparavelmente melhor que as outras, a de Jaguariuna(JG) nem parece Brahma, me senti tomando crystal, credo! porem a de Jacarei(JC) ainda e bebivel, é mais leve, mais suave mas ainda é Brahma, a que vem de Jaguariuna (jG) não dá messmo! Ja vi em outros sites que com a tecnologia de hoje, as “aguas” se tornam iguais, e que por isso falar que uma cerveja muda de um lugar para outro por causa da água, é papo de boteco.. mas como explicar essa diferença evidente entre cervejas da mesma marca?

  • elias

    Em Brasília a Antarctica é a melhor e + vendida…..

  • Alex

    Interessante as varias opiniões me pergunto se talvez não é mesmo o gosto na região, na baixada santista noto muito a preferencia pela Skol que realmente está bem agradável depois Itaipava,antartica, brahma, e ai vai pessoalmente a Brahma não tem me agradado o gosto.

  • Hudson de Oliveira

    Estranhei quando li que a Skol é a mais consumida aqui no Rio, mas quando vi a data da postagem (03/2010) entendi, porque de lá para cá (dez/2014) muita coisa mudou, a Ambev não sei porque decidiu derrubar a preferência do carioca pela Skol ( incluindo eu) a transformando numa cerveja ruim e ao mesmo tempo introduzir a péssima Antarctica como a preferida do carioca, com muito marketing e uma fórmula de cerveja que agrada as grandes massas que só quererem encher a cara sem se preocupar muito com sabor, uma cerveja fraca e adocicada, sorte de nós cariocas que a Ambev não mexeu na Brahma, que continua sendo a opção para quem realmente gosta de cerveja.

    • Flavio

      cara vc é louco??? pra mim a brahma e uma dose de cachaça é a mesma coisa. a melhor cerveja que existe se chama ANTARCTICA depois vem a skol. brahma nem de graça

  • Carlos

    Cara, acho que regiões diferentes influenciam, sim, na qualidade da cerveja. Embora nem faça ideia de qual o motivo pra isso acontecer. Morei muito tempo em Campinas, e lá, a Bohemia e a Itaipava eram espetaculares, depois vim para o interior de São Paulo, perto de Presidente Prudente. A Bohemia vendida aqui deixa aquele gosto amargo na boca, não é uma cerveja igual. Mesmo caso da Itaipava. Mesma coisa acontece com um tio meu. Mora em São Paulo e é fã de carteirinha da Antartica. Mas quando vem para cá não suporta o sabor da Antartica vendida por aqui.

  • Daniel Ramos De Oliveira

    Entre as cervejas vendidas no Brasil, as que eu mais gosto disparado, para se tomar num Churrasco ou com os amigos que precisa de uma cerveja barata, é a Skol, sempre gostei dela, ela têm um sabor muito bom (na minha opinião), Antártica Sub Zero é muito boa também, sendo sempre a opção nº 2 pra mim. A Brahma de lata ou garrafa vendida no dia-a-dia, não é uma cerveja que me agrada, o Chopp Brahma, é fantástico, é o melhor de todos sem dúvida alguma (perdendo somente pra a Heineken, mas esta é premium, então nem se compara). A Itaipava, ao menos pra mim, eu não gostei, achei ela com um sabor bem estranho, não me agradou nem um pouco, mas seria uma opção possível se fosse a única disponível, já as outras (Schin, Kaiser, Sol e por ai vai) só mesmo pra ficar bêbado ou quando não têm nenhuma outra opção destas 4, que na minha opinião são escolhas possíveis para se beber entre as comuns e não ficar bêbado. Das mais comuns, se fosse pra fazer a lista certamente seria: Skol, Antártica Subzero e Brahma, estas são as três que certamente eu tomaria.

    A Antártica Original, na minha opinião têm o gosto certo para uma cerveja, ela é simplesmente perfeita, se fosse pra colocar num Ranking, sem ter que escolher por categoria certamente ela seria a primeira.

    Entre as Artesanais, sem dúvida alguma, por ser um Catarinense e adorar as cervejas artesanais de Blumenau, certamente a Eisenbahn é a melhor,seguida da Das Bier (especialmente o Chopp dela que é fantástico).

    Já no rol de premium, na minha opinião, certamente ficaria assim: Budweiser, que é uma boa cerveja aqui no Brasil, a melhor se fosse pra colocar num Ranking entre as Premium, seguida (empatadas pra mim) da Heineken, que eu gosto dela, mas não possui um dos melhores gostos do mundo, mas certamente é uma boa opção pra momentos únicos. A Bohemia, é outra cerveja que é muito gostosa, mas não é uma das minhas preferidas.

    • Antonio Silva

      A Stela foi boa, mas de dois anos pra cá desceu a ladeira. Já não tem mais o sabor que tinha, está aguada.

  • Antonio Silva

    Tudo mijo engarrafado. Não tem uma aí nessa lista que sejá razoável.

  • Antonio Silva

    A verdade é uma só: dessas cervejas populares, não tem nenhuma que valha o preço cobrado. Pelos lixos que são, deveriam valer 1/3 do valor cobrado.

  • Gabriel Campos

    Aqui em SP a mais consumida é a SKOL, mas sempre em festas de familiares vejo muita ITAIPAVA que esta ficando melhor que muitas ai, os mais velhos gostam de Bohêmia, e a ANTÁRTICA aqui em SP vejo que ngm curte, por haver um pouco de preconceito, mas vejo que no RJ ela é mais forte que as outras deve ser por causa do nível da água.

  • Marcone Silva

    Já que todo mundo ai entende de cerveja vai ai minha pergunta. Qual a diferença entre a Brahma e as outras cervejas (Skol, Heineken e Budweiser)??? Por que dessa pergunta, o que acontece com migo é o seguinte, sempre consumi qualquer tipo de cerveja inclusive artesanal e nunca tive problema (Passar mal). Mas de um tempo pra cá venho obeservando que quando bebo Brahma principalmente latão passo muito mal, parece que ela não faz digestão, fica revirando no estomago até eu passar mal. Quando bebo outras cervejas como Skol, Heineken ou Budweiser nas mesmas quantidades ou até mais, não acontece nada, fico normal, não passo mal e nem tenho muita ressaca. Já me falaram devido o teor alcoólico da Brahma ser maior que o da Skol mas a Heineken tem um teor maior que que o da Brahma. Acredito que deve ser algo na fabricação. Se alguém souber responder e puder me ajudar. Obrigado!

    • Xiko Melo

      cerveja nenhuma nacional se compara com as importadas….agua pura skol, brahma e skin purgantes que dao dor de cabeça, essas outras peidadas tipo, polar, aqui em bsb nem existe mais, nem mendigo bebe….aqui no terceiro mundo , só tem porcaria, padrao muito abaixo do que existe, assim como nossos carros, internet, eletrodomesticos, etc