Marca do Evento DeliBeer





02 March

A diferença na qualidade da cerveja em diferentes lugares e tempos

Seção(ões): Colunas, Mestre Cervejeiro

Tags: , , , , , , , ,

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (29 votes, average: 8.72 out of 10)
Loading ... Loading ...


Créditos: andreamary

Um dia me perguntaram quais cervejas que eu achava melhor. Aliás, sempre me perguntam isso, normal, assim como isso é perguntado para muita gente, que conheça de cerveja ou não, e provavelmente você já foi perguntado.

Lugares diferentes, cervejas diferentes

Antes de responder eu me deparei com uma coisa que todos devem saber, que o gosto e qualidade da cerveja varia muito de um lugar pro outro, isso é fato.

E você? Concorda?Créditos: Will S.

É incrível como no Rio a Skol, por exemplo, domina o mercado, apesar da Antarctica estar investindo com força em propaganda, o carnaval está aí pra isso. E uma que também ganhou bastante espaço foi a Itaipava, que antigamente era detestada, hoje em dia tem assustado a Ambev. Fora que agora a Devassa Bem Loura está vindo forte também.

Mas em São Paulo, por exemplo, a Brahma domina mais do que as outras. Assim como Salvador a Antarctica domina, temos no Sul também a Polar, muito consumida e elogiada.

Muito variável isso hein…

Conversando com a Blonde Premium, que já trabalhou na Ambev, isso se expande mais ainda, tanto em cidades e até bairros. Eu morei 3 anos e meio em Petrópolis e lá a Itaipava dominava, pois era bem barata e é uma cerveja do local, portanto, mais fácil. Mas ainda sim a Skol era preferência em alguns vários pontos.

Créditos: Rodrigo Sardinha

Assim como você pode cair pra Zona Sul do Rio e a preferência ser a Original ou Bohemia. Mas não vamos incluir essas duas cervejas dentro das preferências, pois estão num patamar mais elevado e são mais caras.

Público-alvo influencia

A Blond citou um ponto bem importante, que foi a parte dos estudantes, por exemplo, que só querem encher a cara, portanto, buscam uma cerveja mais barata e mais leve. O cara se fode pra pagar a faculdade (quando isso acontece) e trabalhar (quando isso acontece também), quer mais é beber pra esquecer os problemas.

Bem, quando não paga a faculdade e não trabalha, é sorte dele, poderia escolher melhor uma cerveja :)

Pessoas maduras são fiéis

Créditos: k.tauches

Já alguém que seja mais velho, geralmente prefere a Brahma, que tem o perfil cervejeiro mesmo, dos Boêmios, vulgo Zeca Pagodinho. Geralmente são fiéis a sua cerveja favorita e dificilmente a trocam por outra, a não ser que estejam num casamento, aniversário que o modafoca tenha comprado outra. Aí ou o cara leva a sua ou encara a do caboclo.

Não somente os “maduros”, mas os cervejeiros mesmo, botequeiros de plantão, geralmente são fiéis também, mas não 100%, principalmente se for pela Bohemia ou Original, que não são vendidas em todos os lugares.

Locais, locais, cervejas a parte

É difícil dizer o porquê dessa mudança de acordo com o lugar. Muitos falavam sobre a água, que a Bohemia era perfeita quando era produzida em Petrópolis, onde a água é ótima, mas hoje em dia temos tecnologia que consegue produzir águas melhores que as de lá, portanto, descarte essa possibilidade.

Estratégia do francês Stratégie

Créditos: jeffmacintyre

Pode ser uma estratégia, algo dessa forma, já que o mercado de cervejas “tradicionais” é dominado por duas, três empresas, onde possuem várias marcas, podendo “escolher” qual atacar de acordo com o público de cada área.

Transporte?

Não era esse transporte que eu tava falando...Créditos: a_sorense

Dizem que o trasporte da cerveja pode influenciar. Bom, eu acredito nessa hipótese quando se traz a cerveja do exterior, agora aqui, internamente, não acredito nessa possibilidade, ainda mais que existem diversas fábricas, fazendo com que não precise de transporte na maioria das vezes.

Qualidades e sabores, difícil isso…

É bem difícil apontar um motivo específico para tal fenômeno e para conseguir saber quais são vendidas em pontos diferentes do país, só com uma puta pesquisa das empresas responsáveis para retornar esse dado. Provavelmente elas possuam isso, mas nunca chegou até mim um dado real e confiável sobre.

Créditos: Eduardo Duccigne

Eu só sei que eu acho a Bohemia melhor pela lupulagem, seguida pela Original que tem um ótimo nível de amargor com sabor, depois Brahma Extra que é mais encorpada, depois Brahma, atrás vem a Itaipava, Antarctica e depois a Skol. E acho a Antarctica mais amarga, Brahma mais forte e Itaipava mais leve.

Existem outras, claro, mas preferi só falar dessas mesmo, e claro, excluindo as artesanais, por favor ;) Como eu só bebi a Devassa Bem Loura uma vez, não posso dar meu parecer definitivo, mas de início ficaria a frente da Brahma.

A qualidade com o passar do tempo

Uma coisa que também chama a minha atenção é como a qualidade da cerveja muda com o passar do tempo. Mas fica aquela dúvida, é a qualidade da cerveja mesmo ou seu paladar que evolui com o tempo? Talvez as duas coisas, mas a segunda é certeza pura, claro.

Domínio do Marketing e Propaganda…

Uma cerveja que dominava amplamente o mercado era a Skol, antigamente eu gostava dela, mas hoje em dia, é minha última opção, vocês já devem ter percebido na minha pequena lista lá em cima. O marketing, propaganda que ela sempre teve é muito bom, podemos ver essa última da Garota do Tempo.

Sempre fui fã das propagandas dela, mas acho que eles esqueceram um pouco de cuidar da cerveja e só pensar na propaganda. Eles precisam abrir o olho, a cerveja “está na moda”, principalmente na parte de degustações e tudo mais, isso faz com que o público seja mais exigente na hora de beber as cervejas tradicionais.

O case Nova Schin

Uma que investiu bastante um tempo atrás foi a Schincariol, lançando a Nova Schin. O sabor chegou a mudar, mas pelo que vi ainda não agrada muito as pessoas. Eu ainda acho que pode ser um pouco de preconceito, mas realmente eles precisam melhorar e creio que eles saibam disso.

A grande reviravolta da BOA

Créditos: Cristian Frantz

Uma que vem se destacando é a Antarctica, investindo bastante na propaganda, achei que foi interessante a sacada da “BOA“, dominaram o carnaval de rua do Rio de Janeiro e a qualidade dela é bem aceitável e adorada por muitos conhecidos meus.

Diria que é um belo caso de qualidade com propaganda, souberam lidar com divulgação e sabor.

A tradicional Brahma

Créditos: Nathália Barros

Depois do mais fantástico slogan de cerveja que já ouvi, da Brahma, o “A número 1″, nunca mais vi uma força da marca em propaganda e divulgação. Sinto falta nisso da Brahma, mas ainda a considero a melhor cerveja e é a preferida dentro os fiéis e pessoas mais maduras, como citei anteriormente.

Diria que é um caso de extremos, ótima qualidade, mas faltando um pouco mais de divulgação, propaganda, marketing e tudo mais. Na minha opinião o chopp da Brahma tem ganhado mais prioridade do que a própria cerveja. E de uma coisa creio que ninguém aqui duvide, é o melhor chopp que existe, dentre os choppes das marcas tradicionais.

Finalizando

Bom, isso é apenas uma opinião minha sobre a qualidade da cerveja com o passar do tempo e nos diversos lugares desse país. Já disse e repito que isso ocorre, e muito, com cervejas do exterior, por causa das viagens. Beber uma Guinness aqui no Brasil não é mesmo a mesma coisa que beber uma na Irlanda.

Deixe sua opinião sobre as cervejas e qual cerveja é a mais vendida ae na sua cidade. Abraços.



Sigam-me os bêbados



Gostou deste artigo? Compartilhe!

Orkut Facebook Twitter Email Mais

Sobre o autor:

Mestre Cervejeiro

Apaixonado e colecionador de garrafas de cervejas, cursei 4 períodos de Engenharia Ambiental, mas como frequentava mais o Pires do que as aulas, vi que a engenharia não era pra mim. Aprendi a fazer cerveja e fui me formar em Certified Brewmaster na faculdade de VLB-Berlin na Alemanha.

Outros artigos escritos por


Comente através do Facebook no post "A diferença na qualidade da cerveja em diferentes lugares e tempos"

117 brindes realizados no Post: "A diferença na qualidade da cerveja em diferentes lugares e tempos"

  1. Fanny webber 02/03/2010 às 8:55

    Vote:

    Deixo aqui que como botequeiro experiente, também sou fiel a uma marca: POLAR.

    Que não é citada, pois o artigo não foi feito no Rio Grande do Sul. Também gostaria de acresentar que a Skol em São Paulo é um pouco melhor que a de Porto Alegre, que é mais leve.

    Para finalizar, o gosto por cerveja do gaúcho tradicional é um pouco diferente, preferindo cervejas mais amargas.

    Um bom artigo e espero que tenha alguma continuação.

    • Armando Moya 02/09/2010 às 18:06

      Vote:

      Estive recentemente em POA. A Polar combina com o clima do RS. Jamais seria uma cerveja para se beber no calor de 35º da noite do bairro de Botafogo.

      Muito boa sim. Esperar o jogo do Inter bebendo no entorno do estádio, debaixo da chuva… Polar é a favorita.

  2. William 02/03/2010 às 9:34

    Vote:

    Engraçado, aqui em bh é bem diferente, os mais velhos gostam mais de SKOL, e os jovens brahma!

  3. Guilherme 02/03/2010 às 10:11

    Vote:

    Brahma em Brasília nem na promoção! Boemia, Skol e Antartica, nessa ordem. A Heineken ta crescendo, apesar de mais cara… Eu mesmo prefiro a holandesa, amarga que nem a vida hehehehe

    Mas aqui tb tem a Stadt Bier, cervejaria local, que tem o melhor chopp da cidade!

    ps: Kaiser, Nova Schin, Bavaria e Itaipava não são consideradas cerveja por muita gente!!!

  4. William 02/03/2010 às 10:44

    Vote:

    Itaipava ainda é bebivel, apezar de eu achar que tem gosto de jabuticaba e todo mundo me chama de loco kkkkkkkk…….

  5. Mestre Cervejeiro 02/03/2010 às 11:57

    Vote:

    Eh Fanny, não entrou porque não vende por aqui, pelo menos nunca vi tb… Faremos uma continuação ;)

    Estranho isso William, bem estranho. É assim no Rio e em São Paulo. Vou pesquisar sobre isso.

    Você não é o primeiro a falar sobre a Brahma Guilherme, acho estranho isso e estou com vontade de ir pra capital só pra experimentar mesmo. Essas últimas cervejas citadas muitas vezes são subjulgadas, menosprezadas, é aquela coisa de boca a boca, fama, nem sempre elas são ruins ;)

    William, jabuticaba ae vc apelou auhahuhahuauah

  6. Mr. Absoluto 02/03/2010 às 12:58

    Vote:

    Eu particularmente sou Brahma, tem em qualquer beira de esquina e bar sem brahma pra mim não é bar… se não tiver bebo Antartica, Skol só se for de graça ou não tiver outra cerveja msm. Agora uma cerveja q vem me conquistando e a Heineken, por ser mais amarga.. e tb pelo custo benefico, compro uma garrafa de 600 ml aqui em Montes Claros Mg, no buteco por 3,20 e tb conheço a procedencia. Mas muitos dizem q a importada é bem melhor do q essa produzida aqui no Brasil. E hoje em dia tb fica dificil vc saber oq tá bebendo, tempos atrás descobriram falsificação de cerveja aqui na minha cidade, então é confiar no bar onde vc bebe..

  7. Tiago 02/03/2010 às 13:25

    Vote:

    Aqui em Santa Barbara D' Oeste a Brahma tambem é pra mim a mais vendida , e minha preferida entre as marcas mais comercias .

    Já a antartica , tirando a original é claro , só a mortal kombat vulgo subzero , a da latinha azul é muito amarga não desce .

    Uma que não foi comentada e eu até aprecio bem gelada é a cristal , aqui ainda é boa .

  8. William 02/03/2010 às 13:45

    Vote:

    Crystal até desce, mas é agua pura nao tem graça beber

  9. Guilherme 02/03/2010 às 20:04

    Vote:

    Discordo! A Kaiser e a Bavaria são ruins mesmo, com ou sem boca a boca ehhehehe

  10. João 03/03/2010 às 5:44

    Vote:

    Aqui em São Paulo a Skol e a Brahma são exatamente a mesma cerveja.

    Um amigo que trabalha na Ambev me confirmou isso. Eles usam a mesma cerveja pra Brahma e para Skol

    • Ricardo 15/02/2012 às 10:56

      Vote:

      Então o seu amigo não entende de cerveja, pois morava em Lages Sc e lá tem uma fabrica da Ambev e as duas são diferentes sim

  11. Mestre Cervejeiro 03/03/2010 às 7:53

    Vote:

    Absoluto, a Heineken fez uma ótima jogada em oferecer a de 600ml, como disse, o custo/benefício é sensacional. Mas ainda sim prefiro a Stella Artois.

    Tiago, realmente a Antarctica é mais amarga, mas não ao ponto de não ser bebível, eu curto. A Crystal é da mesma fabricante da Itaipava, quase a mesma fórmula e tudo mais, bem semelhantes e é bebível tb.

    William, praticamente todas as cervejas "tradicionais" são a base de água, arroz e milho, uma merda isso…

    Guilherme, vou escrever um post sobre isso, ainda acho que possa ser um pouco do preconceito :)

    Estranho isso em João, acho muito difícil isso ser verdade, mas…

  12. marcius adelmo 03/03/2010 às 9:06

    Vote:

    Moro há 15 anos no Ceara , Brahma perdeu espaço e fechou , com isso Antartica domina e muito . Eu tomo todo dia minhas cervas e assim mantenho minha saude aos 70 anos bem em dia , é o elixir dos deuses !!

  13. Otavio" 03/03/2010 às 11:31

    Vote:

    Moro em Rondonopolis no MT o que domina aqui é a maldita crystal. Cerveja nojenta que tinha que vim com um rolo de papel higienico e uma aspirina pro outro dia.

    Pra mim a Bohemia é a melhor indiscutivelmente, muito gente fala bem da Original por ela ser cara, vulgo cerveja de patrão mas o custo beneficio pelo menos pra mim não compensa, se a bohemia eh melhor e mais barata.

    Quando a gurizada tah com menos dinheiro agnt vai de brahma ou skoleta msm quando tem 15 reais a mais vamo de bohemia e quando é pra acompanha alguma comida e o objetivo não é fica bebado compramo umas patricas a 8 reais o litro…

  14. Lady 03/03/2010 às 13:46

    Vote:

    Confirmando o que o William disse, aqui em BH só dá Brahma entre os jovens..

    Eu mesma qdo comecei a beber cerveja gostava de skol, mas ai a vida "de bar em bar, de mesa em mesa" acabei virando adepta da Brahma…

    Mas particularmente se tiver prefiro a Original :)

    • Leo 03/11/2011 às 20:56

      Vote:

      Tome ANTARCTICA e vai mudar de cerveja.

  15. Macedo 06/03/2010 às 16:57

    Vote:

    Polar, aqui no RS, só é considerada boa pq gaúcho é bairrista mesmo. É uma cerveja muito leve e pouco saborosa. Todas as outras marcas da mesma categoria dela, se não forem melhores, se equivalem.

    • mugen66 02/09/2010 às 16:07

      Vote:

      leve? tu nã0 c0nhece cerveja meu amigo!

  16. Luiz. 07/03/2010 às 9:32

    Vote:

    Esqueci, ali pelas redondeza de SC tem o "OPA Bier", bem barato e bem bom, pena que fique só naquelas redondezas

    • Mestre Cervejeiro 02/09/2010 às 17:01

      Vote:

      Verdade Luiz, eu conheci a OPA Bier por causa da Oktoberfest, pena que não expandem.

    • Ricardo 15/02/2012 às 11:01

      Vote:

      Considerada a melhor cerveja do Brasil

  17. Luiz. 07/03/2010 às 12:30

    Vote:

    Apelando: O Melhor chopp é o da Schornstein! Feito em Pomerode/SC

    Sendo (um pouco) realista: o chopp da Heineken é bom pra cacete, as vezes a diferença de preço para as outras marcas é pouca, ou nula.

  18. Tiago 08/03/2010 às 7:40

    Vote:

    Um pouquinho fora do assunto , mais ainda falando em cerva

    Diz ai mestre , as longneck kaiser summer draft , heineken , skol beats e stella artois , entre outras ainda de preços acessiveis são feitas ainda de agua , arroz e milho igual as outras ?

    Esse domingo peguei pra experimentar uma de cada , vc percebe que elas são mais gostosas que brahma e skol tradicional .

    Esclarece ai para mim mestre

    abração …

  19. chopp 08/03/2010 às 11:28

    Vote:

    seja em qualquer lugar do mundo a cerveja tera sempre uma diferença de sabor e de cor para identificar a sua origem ,mas sempre sera á cerveja ,não ligamos para isso o importante e que ela é boa e todo mundo adora …

    …cintia

  20. Daniel 08/03/2010 às 14:34

    Vote:

    Talves por morar na cidade onde ela á fabricada acho que a Conti Bier vende bem aqui…..rsrsr

  21. Wilson 24/03/2010 às 12:53

    Vote:

    Moro em Juiz de Fora, MG e aqui Brahma, Skol, Itaipava e Antártica são bem competitivas. Mas o que tem tomado muito mercado por aqui são as cervejas artesanais. Algumas locais que não devem deixar de ser provadas quando alguém vier por aqui são Profana, Mr. Tugas Bier e Antuérpia.

  22. Marcão 14/04/2010 às 23:36

    Vote:

    A que eu gostava, infelizmente não se encontra mais por aqui: Carlsberg. Mas o assunto não é esse! Um colega aqui citou que Brahma e Skol “são exatamente a mesma cerveja”. Jovem, informe-se melhor ou beba mais pois em SP uma Brahma “JC” e uma Brahma “JA” são COMPLETAMENTE diferentes no paladar! Nas minhas madrugadas de boemia, posso identifica-las facilmente. E tenho dito!! Abraços, M. Boteco!

    • Luizão 29/06/2012 às 15:40

      Vote:

      O Marcão, conhece de Brahma, só esqueceu de mencionar a de Agudos (AG), que supera a de Jacarei(JC). E a pior Brahma que existe no estado de SP, é a de Guarulhos GU , pra mim é a Malt 90 com rotulo de Brahma.

      • Paschoal 28/07/2012 às 8:11

        Vote:

        Oi, pessoal, pra mim a melhor Brahma faz muito tempo, é a de Guarulhos. Uma prova disso é que no lançamento da garrafa pequena, começou a vir exclusivamente de Guarulhos, foi o maior sucesso. Agora que ja esta vindo de outras regiões o consumo caiu.

  23. Marco Aurélio 05/08/2010 às 19:48

    Vote:

    bando de bobos ainda enchem a boca pra falar que a brahma é melhor que skol e vice-versa bem, façam uma uma visita a fabrica da ambev e vçs vão ver que é a mesma cerveja, ou então façam o teste no bar comprem as duas e provem a diferença (ou não hshshshsh ) é o mesmo liquido só em embalagens diferentes

    • Elisa 02/09/2010 às 11:41

      Vote:

      Marco Aurélio: acho que tu ta redondamente enganado. Trabalho na área de MKT e o mercado da cerveja sempre foi algo que chamou a atenção de todos, sejam do meio ou não.
      Se tu reparar, os gostos são extremos: Brahma tem um sabor mais fechado, nas propagandas e publicidades, seu público-alvo é completamente diferente ao da Skol, que por si só tem um gosto mais aguado. As cervejas se tornaram concorrentes indiretos.
      O líquido dentro das latas e garrafas não é igual, isso eu garanto. Afinal,alguém (tirando o Marco Aurélio) já teria constatado isso.

      • Mestre Cervejeiro 02/09/2010 às 17:27

        Vote:

        Perfeito Elisa, já respondeu exatamente como eu iria responder. Obrigado :)

  24. luiz inacio lula da silva 29/08/2010 às 8:23

    Vote:

    uma boa cerveja não pode deixar o cara de porre no outro dia ainda não encontrei essa cerveja ..mas fora do brasil tem varias marcas de cerveja que e fantasticas tanto no sabor como outro dia sem dor de cabeça ..as melhores cerveja que ja tomei foi na holanda,suecia,alemanha e no japão ASAHI BEER super dry ai voce chega no brasil vai tomar uma cerveja voce sente aquele gosto de barata e muito ruim isso ate voce voltar a sentir aquele sabor da cerveja brasileira demora ums dez dias … um abraço

    • Marcio 30/01/2011 às 22:32

      Vote:

      Vc é um babaca !!!!

      • Ricardo 15/02/2012 às 11:03

        Vote:

        aqui no Brasil vc deve tomar Nova Schin

      • Eduardo 18/10/2012 às 17:29

        Vote:

        Concordo com vc. Sempre tem que ter um babaca sem noção.

  25. Raquel 02/09/2010 às 1:57

    Vote:

    Só uma consideração falha no post: em Salvador a preferência é pela Nova Schin! os “nativos” de lá preferem ela à Skol e o mais difícil de ser encontrado lá é Brahma, até nas praias não são todos os kiosques que tem!

    Agora, sobre o sabor da cerveja, na minha humilde opnião, deveria ser comparado de uma maneira simples: deixar todas gelarem pelo mesma quantidade de tempo, só assim pra realmente saber a diferença entre elas. O que acontece muitas vezes (principalmente nos bares) é os donos desligarem os freezers durante o tempo que não há freguesia, e nessa de ‘descongela, congela, descongela, congela’ na Brahma varia o sabor da cerveja (nela é fácilmente percebido isso), nas outras cervejas eu reparo que o sabor não varia muito quando isso acontece, apenas em casos raros onde a cerveja, ao descongelar, aumenta a temperatura (tipo, colocar a cerveja em isopor, e deixar ela ‘torrando no sol’ até todo o gelo descongelar e o sol esquentar a água, ai dá uma diferença!)

    E só pra concluir, não gosto da Bohemia por muito tempo, sempre tomo alguns copos e prefiro trocar de cerveja, pois na composição dela há erva, que dá um gosto ‘adocicado’, depois de um tempo pra mim se torna enjoativa!!!

    E, sobre a minha preferida, a resposta é fato: depende de quanto tenho pra gastar versus minha vontade em beber!

    hahahahahaha

  26. Carlos Henrique 02/09/2010 às 2:36

    Vote:

    Aqui em Recife, comprei pelo portal do chopp, o CHOPP BABYLON. Melhor chopp que ja bebi…so bebo dele agora!!

    • Joao Alberto 13/09/2010 às 16:37

      Vote:

      Amigo, tomei desse chopp na melhor boate daqui de Recife, a NOX. Muito bom mesmo, agora só peço pelo portal do Chopp, que são os únicos distribuidores dessa marca alemã aqui em Recife.

    • Dono do Bar 14/09/2010 às 0:57

      Vote:

      bom saber, bem interessante, ainda não tinha ouvido falar desse chopp…

    • Luiz Geison 26/11/2010 às 13:53

      Vote:

      O amigo, sabe informar quem é o fabricante do BABYLON??? aguardo contato.

  27. Carolina 02/09/2010 às 7:02

    Vote:

    Quer conhecer cerveja? Vem pra Bélgica! Sem querer ser boçal mas depois que se prova uma cerveja boa de verdade, qualquer uma dessas citadas do Brasil parecem água, exceto a Guinness.

    • Mestre Cervejeiro 02/09/2010 às 17:29

      Vote:

      Carol, a Bélgica é o primeiro país que quero conhecer da Europa exatamente pelas cervejas. É de onde vêm as melhores na minha opinião, assim como a República Tcheca, até a própria Alemanha.

  28. Juan 02/09/2010 às 10:09

    Vote:

    Show de bola o post. Aqui no rio antigamente eu bebia Skol mas ela caiu muito mesmo, a Antártica está muito boa, mas acho que das cervejas comuns nada supera a Bohemia no momento, dá pra notar de longe o sabor e a qualidade dela, e eu sou apenas um consumidor comum.

    Na minha opinião a Skol conseguiu cair tanto que tá pior de tomar que a água suja da Itaipava ( que é outra que eu evito beber).

    Parabéns pelo blog! Abraço

    • Mestre Cervejeiro 02/09/2010 às 17:31

      Vote:

      Olá Juan, primeiro obrigado pelos elogios. Sim, realmente a Skol caiu absurdamente. E lógico, a Bohemia é a melhor das que são vendidas em botecos, vc sente a presença do lúpulo perfeitamente. A Original é muito boa, assim como a Brahma Extra, mas ainda sim prefiro a Bohemia.

      Ah, eu prefiro a Itaipava do que a Skol também.

      • sergio 30/09/2010 às 16:34

        Vote:

        estou fazendo um trabalho de faculdade e fui abrigado a provar todos os tipos de cerveja.
        Eu era apaixonado por bohemia, mais depois de ter tomado uma ORIGINAL ESTUPIDAMENTE GELADA, ai não teve comparação, a melhor cerveja pra mim sem duvidas é a ORIGINAL.

  29. Luiza 02/09/2010 às 15:05

    Vote:

    Ah, pára. O cara que falou que gaúcho só acha a Polar melhor porque é bairrista realmente não entende de cerveja. Fui pra fora do RS em fevereiro e sofri pra beber uma cerveja, a Bohemia e as importadas eram as únicas que deu pra curtir mesmo, e a Brahma também era uma opção. Provei a tal Itaipava e não curti, muito leve, nem parece cerveja. Skol é ruim, Antártica e Kaiser são terríveis… Numa escala nacional, Bohemia, Polar e Brahma no top 3.

    • Mestre Cervejeiro 02/09/2010 às 17:32

      Vote:

      Por ae Luiza, mas encaixe também a Original, que ainda é melhor que a Brahma, que vem logo depois.

  30. Luciano Gurjão 02/09/2010 às 15:42

    Vote:

    sério mesmo que vocês só estão discutindo sobre as marcas?
    Quem entende de cerveja mesmo, não olha [só] pra esse lado!

    Experimentem uma Brahma, skol ou antartica fabricada em Jaguariúna(SP) com uma Brahma feita em AGUDOS(SP) , a cerveja é OUTRA. é totalmente diferente uma da outra!

    Venho de uma Familia em que a cerveja é uma tradição, todos amam, conhecem e não ficam sem, nunca. E garanto a vocês, não escolhemos pela marca, escolhemos pelo lugar de onde a cerveja vem.

    Sempre demos preferência a Brahma, Skol, Antartica, ou no caso do preço, Itaipava!
    E se vemos que a Skol, Brahma ou antartica vem de Jaguariúna, NÃO levamos. não vou entrar em detalhes, pois não preciso, mas tudo tem a ver com a água do lugar.,por isso que falo, só levamos se for de AGUDOS.
    na falta de cervejas de agudos, levamos no mínimo de JACAREI(SP), ou então vamos pra Itaipava mesmo, que é sempre de Petropolis(RJ), portanto é mais garantido.

    Quem entende mesmo de cerveja, podem perguntar, conhece a fama de Agudos!
    Em minha cidade, o engradado de 24 garrafas de cerveja BRAHMA, SKOL OU ANTARTICA de jaguariuna, sai por 46 reais em méda.
    Já o engradado de AGUDOS, de qualquer uma dessas marcas, sai por R$63 REAIS na média! estranho não?

    Estranho nada, quem conhece, sabe que tem diferença, e falo a vocês que o que acaba primeiro é a de Agudos.

    *não vou entrar em detalhes com a Bohemia, ela é feita com outros materias, que mudam totalmente o sabor (pra quem não sabe, as típicas cervejas brasileiras são feitas a base de trigo, já a bohemia contém mais malte e cevada do que o padrão conhecido, por isso há esse gosto “diferenciado”, portanto é “quase” outro tipo de cerveja, então prefiro não colocar em discussão, até porque causaria briga, já que de 100 pessoas, 50 odeiam, 50 amam… então é melhor evitar, não é?

    e eu sei que falei errado no tipo de cerveja, a bohemia é pilsen, assim como as outras, minha intenção em falar a palavra “tipo” foi com os ingredientes mesmo…

    quem entende sabe que há vários tipos: “pilsen” “lager” etc…

    Bom, é isso

    Pesquisem a respeito

    abraço

    • Mestre Cervejeiro 02/09/2010 às 17:34

      Vote:

      Obrigado pela contribuição Luciano, de grande valia.

      Abraços.

    • Jefter 06/02/2011 às 9:51

      Vote:

      Caro Luciano, tirei o chapéu pra vc, realmente essas cervejas dão uma diferença enorme no sabor, isso de um local para outro, um dia eu tomava uma brahma ela tava uma delicia, no outro dia ela tava horrivel, um amigo meu me disse que era pra reparar de onde vinha a cerveja. Aqui em Goias a brahma manda, mas tem umas cidades aqui que fabrica umas cervejas que não da pra beber. Cuiaba começou a descarregar sua cerveja aqui , é a pior que existe , seguido da de Goiania e Brasilia , agora bem diferente e tomar a de Anapolis que é muito boa a melhor que já tomei, agora fiquei curioso pra esperimentar a de Agudos, e acredito plenamente no seu comentario.
      Realmente da uma diferença tremenda.

    • Danilo 22/12/2011 às 12:16

      Vote:

      Realmente, a de agudos é a melhor ! que esta dificil de encontrar em minha cidade, todo mundo quer forçar vender outras mas o sabor é incomparavel!

    • NINO 24/12/2011 às 17:20

      Vote:

      Quero parabenizar o Luciano, não desrespeitando a opinião dos demais, moro em Dracena-SP e as cervejas mais consumidas são Skol, Brahma, Antartica e porém fabricadas pelo mesmo grupo (Ambev). Agora com todo respeito a todos entre as 3 marcas que citei a diferença entre sabor é bem percepitível, sendo que começando pela Skol sendo a cerveja mais suave que as outras duas, valendo lembrar que quem nunca provou estas cervejas fabricadas em Agudos-SP, não pode de maneira nenhuma opinar por marcas ou qualidades de cervejas. Prove primeiro umas dessas cervejas que tenho certeza, mata a pau qualquer outra marca citada aqui neste debate, vou dar uma dica pra quem ainda não sabe como localizar ou encontrar uma latinha de cerveja fabricada em Agudos, verifique no fundo da lata onde encontra o carimbo da data e horário de envasão da cerveja, encontrará duas letrinhas (AG), terá a certeza que é fabricada em Agudos. Só mais um comentário, a vantagem dessas cervejas fabricadas pelo grupo (AMBEV) você vai sentir no outro dia, não ficará com cara de sapo morto e com gosto na boca de corrimão de escada. Não comentarei sobre outras cervejas que estão em um nivel mais acima como a Bohemia, Original, Heineken que tem sabores mais fortes e imcorpados, não deixando de falar da porcaria da Crystal, que vende muito aqui na minha cidade, principalmente a turminha que gosta de encher a cara, e no outro dia dar lucro as farmácias.

    • Ricardo 15/02/2012 às 11:12

      Vote:

      Verdade amigo, aqui em Maringá pr quando fala que tem Brahma de Agudos dá briga, pois todo mundo quer, é a melhor mesmo.
      Vc disse tudo, oque manda é a agua de onde é feito, isso podemos sentir com a Boemia que sempre achei a melhor, mas depois que a mesma que chega aqui em Maringá não vem mais de petrópolis virou uma porcaria

    • ricardo 08/06/2012 às 16:05

      Vote:

      e verdadde a bhama de agudos e a melhor nao da dor de cabeça e vc bebe muito mas com muito gosto mesmo.

    • gleidson 06/11/2012 às 15:29

      Vote:

      qual e a sua cidade?

  31. Luciano Gurjão 02/09/2010 às 15:45

    Vote:

    ah, e só pra concluir.

    pra quem xinga Brahma e toma Skol. ou xinga Skol e toma Brahma, ou quem só toma antartica, não importa. A FABRICA É A MESMA. HAHAHAHAHA MESMOS TONÉIS. MESMA LINHA DE PRODUÇÃO. é só olhar o rótudo. kkkkkk

    • Mestre Cervejeiro 02/09/2010 às 17:36

      Vote:

      Bom Luciano, ser da mesma fábrica não quer dizer que a cerveja será a mesma. Exitem cervejarias que produzem várias cervejas, até no mesmo estilo. O modo de produção pode até ser parecido, mas cada uma pode ter sua singularidade ;)

    • Ricardo 15/02/2012 às 11:14

      Vote:

      se vc tiver oportunidade um dia de conhecer a fabrica da Ambev vc vai mudar esse seu conceito

  32. Armando Moya 02/09/2010 às 18:09

    Vote:

    Pode ser que meu paladar seja uma merda, mas a Itaipava em lata tem um leve gosto do Fanta Uva.

    Eu voto na boa e velha “Antárdida”.

  33. Felipe 20/09/2010 às 13:25

    Vote:

    O que define a qualidade é uma avaliação técnica. Simples assim. Existe um organismo que define como cerveja deve ser feita.
    O que define se eu gosto da cerveja sou eu! E aí sim podemos falar que varia.
    O que eu vejo hoje é que o marketing define as vendas. Na época que começou o clube da BOA, a preferência em minha cidade mudou em determinadas classes da SKOL pra Antártica.
    Eu gosto de cerveja de acordo com a ocasião. E tem hora que to de saco cheio de cervas mais carregadas no sabor, eu vou lá e tomo qualquer chopp.

  34. Douglas 26/10/2010 às 14:30

    Vote:

    a skol no rio predomina, o pessoal bebe skol preferindo brahma, melhor que brahma não existe… Eu sou brahmeiro amor. ordem na minha opnião : Brahma, skol, itaipava(tata) e antartica.

    • Dono do Bar 27/10/2010 às 0:53

      Vote:

      Douglas, hoje a Antarctica está líder, se não me engano, estão fortes e tudo mais, passaram até mesmo a Skol.

  35. Douglas Brigolini 14/01/2011 às 5:07

    Vote:

    Aqui em Conselheiro Lafaiete-MG eh igualzinho oq colocaram de BH ae, os mais velhos como meu pai por exemplo só bebem Skol e os mais jovens Antártica SubZero + Brahma. Minha turma é super adepta da Antártica. Já eu resolvi tirar o escorpião do bolso e estou bebendo praticamente Heineken, que esta com um custo beneficio animal!

  36. vinicius melchiades 14/01/2011 às 16:44

    Vote:

    Com certeza a Brahma de AGUDOS (SP) é uma das melhores cervejas fabricadas no Brasil. Quem tomou sabe, CLARO que eu disse uma das melhores dentro do segmento de mercado que lhe diz respeito, nada de colocar a prova a Brahma de agudos com uma Guiness, mas aqui na minha cidade, a Brahma é a mais vendida com certeza, gosto tambem da Sub-Zero e tem um gosto agradavel, mas Brahmeiro q eh Brameiro nao muda o paladar

  37. Wagner Borges 18/01/2011 às 21:48

    Vote:

    Amigos,cervejas todas são boas,mas as cervejas de Agudos….põe todas no bolso ..Duvidam?Experimentem e comprovem….

  38. Jefter 06/02/2011 às 9:59

    Vote:

    Preciso esperimentar essa Brahma de Agudos , mas achar dela aqui em Rio Verde-GO vai ser impossivel , aqui só tem a porcaria feita em de Cuiaba e é horrivel.

  39. ERON ASEVEDO 27/04/2011 às 22:16

    Vote:

    A grande verdade que a qualidade da cerveja varia sim de acordo onde é produzida, isso em virtude da qualidade da água, engrediente mais importante e mais diversificado em nosso país continental, basta vc viajar um pouco e ver como a agua no brasil tem expresiveis diferenças no que se diz respeito a exemplo de termos agua mais salobras em determinadas regiões ou mesmo regiões calcarias a agua ter caracteristica propria, mas fica aqui um detalhe a cerveja em lata de São Paulo é pessima em , no entanto a Skol fabricada em Minas mais precisamente em Juatuba-MG é superiormente melhor , isso acreditem somente por causa da água .Viage e experimente a Skol lata em diferentes localidades mas ao sentir o gosto basta olhar no fundo da lata e ver onde a lata foi fabricada se vc ver a descrição “MG ” junto ao lote e validade caso veja a escrito “JC” … tenha certeza que a qualidade e infinitamente inferior,,,,

    • Dono do Bar 28/04/2011 às 0:11

      Vote:

      Olá Eron, não é totalmente verdade o que você diz. A água é o principal ingrediente, exatamente, mas hoje em dia qualquer fábrica pode deixar a água em perfeito estado com modificações e purificações.

      Esse lance de água ruim já foi causa de cerveja ruim, hoje em dia com a evolução, não mais. Abs.

  40. fabio rossi ornelasa 28/05/2011 às 0:21

    Vote:

    moro em rio claro sp, e realmente as cervejas de agudos são as melhores.mas, os mais velhos comentam que antigamente a skol de rio claro era a melhor, pena que fechou a fabrica.

  41. Barbara 19/06/2011 às 18:19

    Vote:

    Podem falar o que for a cerveja de Agudos é a melhor do país em relação as das outras fabricas da Ambev, já experimentei varias, meu cunhado trabalhou na Ambev em Brasilia, Rondonia, Jaguariuna, Jacarei e agora esta em Minas e em todas q se fabrica cerveja, pq em varias fabricas o foco é refrigerantes, a melhor é as fabricadas aqui. Agora claro q agora temos varias outras marcas q mandam muito bem…só depende de quem bebe…

  42. Rafael 07/07/2011 às 4:58

    Vote:

    Moro no Rio de Janeiro e tive um bar até Dezembro último, posso assegurar que 70% das minhas vendas era de Brahma. Sou brahmeiro e por vezes tive de beber outra marca pois a Brahma gelada havia acabado.
    Num ranking de preferência:
    1-Brahma
    2-Antartica
    3-Skol
    4-Itaipava
    5-Beber de olho fechado
    6-Eu bebo o líquido, não como o rótulo!

  43. Marcus 28/09/2011 às 14:08

    Vote:

    Uma vez visitei a fábrica da Kaiser em jacareí com a turma da faculdade, sou ex aluno da UFRJ. E lá, durante a seção de degustação de todas as marcas da Femsa no Brasil, com direito a quanto pudesse beber em 1h e chopp da Heineken fresco da fábrica, uma coisa que eles perguntaram bastante era porque a Kaiser não fazia sucesso no Rio.

    Nós respondemos que, primeiro era fraca, apesar de ser calor aqui carioca gosta de cerveja encorpada, vide Brahma, segundo o marketing era errado, um baixinho bigodudo pode funcionar no Bexiga em SP, agora no Rio nunca, e o terceiro era que eles entraram com a cerveja errada, lá nós provamos a Kaiser gold, que o encarregado falou que só era vendida no Sul, e foi a mais bem conceituada de todas as marcas, ganhado da Heineken inclusive e das outras mexicanas sem vergonha que eles tentaram emplacar no mercado, como a horrível Sol.

    Quanto a mudança na cerveja, pra mim o que mais influencia no sabor é o tipo de lúpulo e o grix, pois são os que mais sofrem com sazonalidade, no caso do lúpulo, e que variam mais de fornecedor, no caso do grix, que muitas vezes vem de produtores locais.

  44. Rodney 04/11/2011 às 6:56

    Vote:

    Akie No R.j Na Zona Oeste Quem Manda e Antartica Para os Jovem e a Brahma Para a Velha Guarda Mais Tipo Ja Na Zona Sul Do Rio Ja e a Brahma Que Manda Na ZOna Norte e na baixada a SKol e Forte mais a antartica e a brahma tambem mais como eu moro num local que e muito humilde as pessoa akie opita muito pela cerveja chamada crystal e mais barata eu num bebo nem de graça mais as pessoa gosta muito eu prefiro a antartica mais se num tiver antartica que venha uma brahma bem gelada ou uma skol itaipava ultimo caso crystal nem di graça

  45. TJF 04/11/2011 às 7:01

    Vote:

    Antartica e a Cerveja do Molmento Antes era a SKol qualquer evento so vendia skol egora akie onde eu moro qualquer evento e antartica vc ver todo mundo de antartica na mão mais daki uns 3 anos ou mais ou menos ou a skol ou a brahma manda akie dinvo isso e markti da ambev tipo cada cerveja manda em un determinado luga akie onde eu moro os caminha da antartica são os que mais entra isso para eles teer uma rota só ja pra zona sul e mais o caminhão da brahma me entende

  46. Rodrigo Fernandes 24/12/2011 às 12:26

    Vote:

    Não sei se é por eu ser iniciante na apreciação, mas caso não tenha a Original(raras as vezes) só desce a Sub -Zero, qualquer outras, dessas tradicionais, além de dar dor de cabeça, a barriga também vai pro saco…
    Portanto a sub-zero faz parte do cardápio

  47. Marco Aurélio 09/01/2012 às 1:52

    Vote:

    Em Belo Horizonte, geralmente entre o público jovem a Brahma e a Skol são muito pedidas, com uma ligeira vantagem pra Brahma. Heineken e Bohemia – tão diferentes – são vistas com muita frequência.

    Agora, coisa rara de se ver por aqui é alguém tomando Kaiser.

  48. Adilson 09/01/2012 às 2:52

    Vote:

    Acho que esse negócio de água faz diferença mesmo, pois quando vou p/ Bom Jesus-Pi eu bebo uma Kaiser como se estivesse bebeno minha cerveja preferida, a Brahma. Já quando estou aqui no DF, a Kaiser não desse. Na ordem p/ mim é Brahma, Antarctica, a skol na minha família é detestada por todos é muito aguada. Aliás, acho que a moda Skol tá acabando.

  49. Mr. Brewer 23/01/2012 às 16:28

    Vote:

    Na boa amigo: Bohemia é cerveja frutadinha, coisa de mulher… Original é cerveja insossa, coisa de fresco… Skol é “cerveja genérica”, coisa do dia-a-dia… Brahma de Agudos, ahhh, isso sim é cerveja.

  50. luiz 11/02/2012 às 22:35

    Vote:

    Brahma, Antartica, Antartica Sub Zero, Skol fabricadas em Agudos-SP (AG), disparada as melhor, a cerveja de Jacarei-SP (JC) è muito ruim e da uma ressaca violenta no dia seguinte, na cidade que eu moro Ourinhos-SP vc tem facilidade de achar a cerveja tanto Agudos como de Jacarei e quando vc experimenta as duas vc consegue sentir a diferença sim, e ja fiz o teste com as duas ao mesmo tempo.

  51. Marco Garcia 07/03/2012 às 10:10

    Vote:

    Mas é óbvio que é a mesma coisa, só muda o rótulo, façam uma visita na Ambev e verá que a água da Skol é a mesma que a Brahma.

  52. nickinho mg 20/03/2012 às 19:50

    Vote:

    moro no sul de minas, e aqui se toma de tudo! sou brahmeiro de coraçâo… mais tomo quase todas fabricadas em agudos sp<<< hà uma diferença das fabricadas em jacareì!!!!!!

    • Flavio 24/03/2012 às 16:55

      Vote:

      vc nao sabe o que e realmente tomar cerveja veio!!!! brahma e cachaça e a mesma coisa. cerveja de verdade e antarctica!!!

  53. Flavio 24/03/2012 às 16:45

    Vote:

    pra mim a melhor cerveja do mundo e a antarctica pois tem realmente sabor de cerveja e a brahma e a pior que existe tem sabor de cachaça.

  54. paulo 04/04/2012 às 20:46

    Vote:

    No RS tem uma ótima cerveja a Polar. Havia outra ótima, a Serramalte mas pararam de fabrica-la.
    Agora vamos falar: ruim mesmo é a Krill e a Bavária. Deviam fabricar e exportar lá pros iranianos, etc. e tal.

  55. Maikon Ramon 11/04/2012 às 1:37

    Vote:

    A cerveja BHRAHMA é melhor do mundo sem duvidas alem de não da ressaca , é muito gostosa .

  56. Gustavo Cruvinel 30/04/2012 às 23:12

    Vote:

    Gostaria de saber as siglas de identificaçao da inbev,
    Ex:
    AG – agudos
    JC – Jacarei
    CE – ?
    BR – ?
    e outras….

  57. Luiz Alberto 05/05/2012 às 14:52

    Vote:

    Aqui em João Pessoa temos a Norden Cervejaria que é uma fabrica de cerveja artesanal. Seu chopp é bem caracteristico tem o verdadeiro gosto do malte. Está ganhando espaço.

    Agora é indiscutivel que aqui na Capital da Paraíba e em todo o estado a mais consumida entre todos é a Skol. Para aqueles menos indinheirados a auternativa é a Schin, que para mim nem de graça é bebivel. Porém, nada melhor que um Chopp Brahma.

    abraços

  58. Carlos Alberto 17/05/2012 às 22:52

    Vote:

    Salvem Brasilia as cervejas estao vindo de fora tanto a Skol, Antartica e agora a Bhama agua diferente transporte e sei la o que mais esta uma merda acabou o gosto da cerveja aqui a ambev vai quebrar.

  59. João Duarte 26/07/2012 às 21:25

    Vote:

    Sou felizardo por poder tomar Polar num quiosque em Itanhaém (SP), cerveja que tomei pela primeira vez por volta de 1980, cujo sabor guardei por anos até reencontrá-la.
    A minha sequência de preferência é: Stella Artois fabricada na Argentina (que é bem diferente da de Jaguariuna); Brahma Extra, que não me “capota” em hipótese alguma; Polar, Eisenbahn, Brahma de Agudos (que eu gostaria de encontrar em algum “importador”, aqui em Sampa), Original, Serramalte, Heineken, Skol e depois outras, incluindo a Krill, que de garrafa era boa. As que evito ao máximo: Itaipava (acho que usam maisena, nela…), Kaiser e coisas assim.
    O “detalhe” da água, os fabricantes podem dizer o que quiserem, usar qualquer argumento… mas que ela é percebida por nós, consumidores da cerveja, isso é!… se puderem comparar os casos da Brahma de agudos com a de outra unidade, e a Stella Artois, da Quilmes argentina contra a de Jaguariuna, com certeza perceberão bem a diferença.

  60. Irvinlinux Chefões 05/08/2012 às 19:39

    Vote:

    bebo qualquer uma des de que esteje gelada nao faço acepçao !

  61. Zica Pinho 12/08/2012 às 1:52

    Vote:

    Em Salvador a preferência é pela Nova Skin por ser mais leve e o sabor ser melhor, já a Skol não gosto mais não.. pelo fato de me sentir mal depois (dor de barriga) não sei porque mais isso acontece sempre que eu tomo a skol (deixei ela de lado). Se eu misturar as duas então fico pior ainda, dor de barriga, dor de cabeça aff.. horrivel a sensação e sem contar que embebeda rapidinho misturando. tem como me dizer mestre por que acontece isso??????

  62. Zica Pinho 12/08/2012 às 4:35

    Vote:

    eu prefiro a Nova Schin… o sabor é melhor, mais leve.. to deixando de tomar skol… por ser pesada demais e sempre me sinto mal depois e fico mais bêbada rapida com ela rsrsrs.

  63. fabio 11/09/2012 às 22:52

    Vote:

    Pessoal, alguem sabe onde posso comprar a AG em OSASCO? ou em SP?
    Eu troco CHOPP HEINEKEN e MILLER por esta… pra terem ideia do quanto é boa.

  64. fabio 11/09/2012 às 22:52

    Vote:

    Pessoal, alguem sabe onde posso comprar a AG em OSASCO? ou em SP?
    Eu troco CHOPP HEINEKEN e MILLER por esta… pra terem ideia do quanto é boa. Alguem sabe?

  65. Ludvig Berzin Neto 25/09/2012 às 12:20

    Vote:

    CaRA, todas essas cervejas citadas são muito parecidas… a exceção e a Boehmia e a Serra Malte (não citada da Ambev). Todas com cerais não malteado (milho, arroz), produtos de péssima qualidade para a cerveja.

    Ainda bem q a Heineken chegou ao Brasil e não deixará o mercado na mão da Ambev… q consegue ter as piores cervejas….

    A Schin e Itaipava seguem o modelo da AMBEV e n melhoram em nada… com suas cervejas fracas… aguadas… com carboidratos (açucar) e cerais não malteados, já citados. E o mais importante quase nada de LÚPULO, o grande ingrediente da cerveja, q, por custar cerca de 300 reais o kilo, passa longe da Ambev.

    Aos q se negam a pagar um pouco mais por uma cerveja especial… devo dizer para ficarem com a Heinekem, com o tradicional selo de pureza alemão de agua, malte e lúpulo e com a Bavaria Premiun (tb sem porcarias e puro malte). Qdo abrirem tais cerveas, sintam exalar o perfume do lúpulo, um conservante natural, e depois entendam por a AMbev e demais usam “antioxidante” e “estabilizante” nas cervejas!

    Leiam os rótulos!

    Experimentem uma cerveja artesanal.

    Abraço a todos

  66. Realidade 04/11/2012 às 22:59

    Vote:

    Continuem tomando da Ambev, sobra mais lupulo para quem sabe beber!!! no stress

  67. Alfonso Malina 16/11/2012 às 19:31

    Vote:

    Como o Ludvig já comentou dos cereais não malteados como é o caso do milho e do arroz , alerto para o seguinte: No brasil 87% do milho é transgênico, por tanto a AMBEV devia ser obrigada a rotular o simbolo transgênico nas Cervejas que produz e que contém milho , que são todas e chega a quase 50% na composição da cerveja .Se você conscientemente sabe que esta bebendo um produto transgênico , tudo bem , e um direito seu ;Mas problema é: O cidadão beber um produto transgênico sem ser informado .
    Se transgênico fosse tão bom assim, os fabricantes fariam questão de divulgar , não entanto eles estão fazendo questão de esconder .Fiquem de olho, pesquisem não engulam qualquer coisa.

  68. heber wiezel 15/12/2012 às 21:00

    Vote:

    As melhores cervejas brahama são fabricadas em Jaguariuna e Agúdos.

  69. Irani Da Silva Matos 21/12/2012 às 23:44

    Vote:

    Gostaria que vcs me esclaresecem, moro em Bauru somos vizinhos da fabrica da brahma de Agudos(pra nós e a melhor cerveja do Brasil) porem ja ñ estamos conseguindo encontra-la nas prateleiras dos supermercado e nos bares da nossa cidade, estamos encontrando cerveja brahma aki em Bauru vinda de Jaguariuna, Jacarei, Piaui…E ai vem vcs dizendo que a agua ñ influi no sabor…cadê a nossa cerveja aki de Agudos????

  70. Alfonso Malina 22/12/2012 às 0:24

    Vote:

    Eu sou Fã da verdadeira Cerveja , que é aquela que não contem milho e nem arroz . Todas da Ambev contem milho Transgênico, ficam de fora a Heineken , eu particularmente bebo Teresopolis e quando da as da Alemanha ou belgas , por uma questão de saúde , Estamos comendo e bebendo produtos transgênicos sem ser avisados e isso é crime ….

  71. Wanderlei Moreira de Carvalho 01/02/2013 às 0:42

    Vote:

    Você que degusta uma cerveja, observe no rotulo e no fundo da latinha. Eu prefiro a Skol de Agudos-SP cuja sigla é AG é a mais gostosa, depois vem a da sigla MG que é muito boa. A Skol com a sigla NM é muito ruim!!!

  72. Alfonso Malina 01/02/2013 às 23:33

    Vote:

    Wanderlei , obrigado pela dica , porem percebi que você não se importa em beber um produto que contém milho transgênico , a Skol e todas as marcas tradicionais produzidas pela ambev , contem 47% de milho, aprovado por le .i Ate ai tudo bem porem 87% do milho brasileiro é Transgênico , como 100% da soja Também é , mas no caso da soja o fabricante cumpre a lei e avisa o consumidor com o Triangulo amarelo e a letra T em preto é o caso da Maizena , Do oleo liza , todas as comidas de cachorro , salgadinhos de milho tem este rotulo , então compra quem quer e não se importa , eu me importo com os transgênicos e não os como nem os bebo A cerveja tem que ser de Malte de Cevada e lúpulo e água e é só , se você que beber a verdadeira cerveja procure as sem cereais não malteados que são poucas , as Nacionais eu bebo a therezópolis gold 600 ml (R$ 6,55) e a Sul americana (R$ 5,99 1 litro) as vezes as alemãs e belgas mas é claro pelo preço só de vez em quando
    .um abraço

  73. Jeferson 07/02/2013 às 17:59

    Vote:

    Sempre falaram muito por aí que a água de Agudos torna a Brahma de la me lhor que as outras. Aqui também tem muito “entendido” que diz isso.

    Porém vejam no link abaixo da revista superinteressante que isto não passa de lenda urbana …. ja que hoje todas as cervejas são feitas com agua tratada “padronizada” ….

    Então, tem gente pagando a mais pela de Agudos “de alegre”.

    http://super.abril.com.br/alimentacao/agua-muda-gosto-cerveja-730287.shtml

  74. Fernando Jose 12/02/2013 às 0:33

    Vote:

    Pessoal,é incontestavel que sim, tem diferença de cervejas da mesma marca porem de regioes diferente.
    Se vc tem paladar apurado, faça vc mesmo o teste, tome uma skol ou brama com a sigla NM produzida em Sete lagoas MG e uma com a sigla MG, é realmente gritante a diferença, e veja bem que ambas são produzidas em MG, apenas cidades diferente, alguem da AMBEV poderia explicar?

    Comentario de quem gosta muito de cerveja.

    Abrs,

    Fernando.

  75. Michele Zuccoli Cavallaro 22/02/2013 às 20:55

    Vote:

    Realmente eu nao sabia desse lance da cerveja ser produzida com transgenicos….e fiquei preocupado.
    Concordo com quem escreveu q deveriamos ser avisados por isso.
    Eu estava lendo a materia acima e concordo com algumas coisas, por exemplo eu sou brahmeiro roxo mas aqui onde moro, em Minas Gerais, eu nao posso mais beber Brahma pois aqui so chega Brahma com os rotulos NM, CE ( a pior de todas! ), GO, PI. As vezes conseguimos beber Brahma de Jacarei ou a de Sete Lagoas ( MG ) que é um pouco mais decente…. A de Agudos ( AG ) quase nao se encontra mais.
    O resultado é q sou obrigado a mudar de cerveja e estou bebendo Itaipava pois é a menos pior de todas….
    Lembro quando no Brasil voce tomava uma Brahma em Sao Paulo, Minas, Rio e era sempre o mesmo gosto….
    Eu passo uma temporada na Italia todo ano ( 8 meses ) e la a cerveja é muito pesada mas é bem mais saborosa, corposa e a q mais bebo la é Heineken e uma q descobri pouco antes de voltar para o Brasil. Ela se chama Warsteiner, de produçao alema e para mim é a melhor cerveja q existe.
    Vamos retornar a nossa Brahma de um tempo!!!!!!

  76. Murilo Camargo 26/02/2013 às 17:04

    Vote:

    escreveu, escreveu e não disse nada, pra mim a melhor cerveja do mundo é a 1669 e não abro.

  77. Angelo 03/03/2013 às 20:02

    Vote:

    Aqui no Rio de Janeiro experimentei uma cerveja que me surpreendeu, a cerveja é a ITAIPAVA PREMIUM, uma cerveja encorpada e saborosa, agora só bebo ela!!!

  78. Léinha Regina 22/03/2013 às 23:35

    Vote:

    na tristeza na alegria na saúde na doença até q a morte nos separe….

  79. diogo maturado 28/03/2013 às 22:30

    Vote:

    boa noite.os comentarios sao exelentes,principalmente em relaçao as cervejas envasadas em agudos..morro em bauru e em todo ponto de venda vç ve as pessoas escolhendo as cerv.de agudos..eu tomo brahma de agudos..quando posso gosto de tomar a original..mais seu preço nao e pra mim..

  80. Sebastian Barros 12/04/2013 às 12:39

    Vote:

    Exelencia de cerveja

  81. Kleber Hernandez 22/04/2013 às 0:37

    Vote:

    Com ctz a linha da ambev esta uma porcaria seja de JC , NM e JA enlatados … está choca tds .
    Em especial a de Jc mera porcaria seja brahma , skol , antartica e até a budweiser … tds 100 qualidade .
    Tiro chápeu para heineken que esta a altura e mantem qualidade junto com as legitimas em sabor qse proporcional a Paulaner , stella artois e Nortenã e tem preço mto pco acima , diferença minima de alguns centavos a +.
    Itaipava mais adocicada porem com mais paladar que linha Ambev em SP que relaxou e esta uma porcaria e essa alteração de qualidade vem de uns 6 meses .

  82. Leandro Franciscato 24/04/2013 às 21:46

    Vote:

    ótimo post!
    Me esclareceu muitas dúvidas, principalmente sobre a questão da água e do transporte.

  83. Regner Camilo 01/05/2013 às 3:56

    Vote:

    Na minha opinião a melhor cerveja brasileira é a DADO (BIER ou BEER, não me lembro o nome certo), pena que é difícil encontrá-la em Sampa. Comprava-as no Pão de Açucar, mas infelizmente elas sumiram das prateleiras. Em relação às cervejas da AMBEV ou IMBEV tenho certeza que é puro marketing! São péssimas, inclusive no quesito dor-de-cabeça pós cervejada; Kaiser e Bavária, então, nem pensar, Devassa idem. Na relação custo benefício a ITAIPAVA é de longe a melhor opção.

  84. José Carvalho 16/05/2013 às 23:22

    Vote:

    Sem dúvida alguma, a melhor cerveja do Brasil, na minha opinião, é a Brahma de Agudos/SP. A cerveja tem um sabor inconfundível. Pra quem ainda não tomou, procure achar na sua cidade, não irá se arrepender.

Poste um comentário

Preencha os campos abaixo e brinde conosco, ô modafoca.

PdB Brinda

Acompanhe o Papo de Bar

Assine o Papo de Bar

Formulário de Newsletter


Parceiros PdB
  • App PdB no Android
  • App PdB no App Store
  • DeliBeer
  • Mixology News
  • Mulher, Cerveja e Futebol
  • Owera
  • Papo de Homem






ir para o topo!

Papo de Bêbado

A sua revista diária sobre bebidas alcoólicas.

Assine nosso RSS Siga no Twitter

Papo de Bar - Conteúdo publicado sob Licença Creative Commons

Anuncie | Assine | Política de Acessibilidade