Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (47 votes, average: 9.15 out of 10)
Loading ... Loading ...

No primeiro post, sim atrasado este, infelizmente, prometi falar sobre os tipos de cerveja. Tarefa difícil, existem muitos tipos de cerveja e existem ainda diferentes interpretações desses tipos. As cervejas podem ser separadas em dois grandes grupos, o grupo das Ale, de alta fermentação e o das Lagers de baixa fermentação.

As cervejas do tipo Ale

As cervejas tipo Ale são fermentadas com o fermento Saccharomyces Cerevisiae, e em temperaturas mais altas que as de tipo Lager, 20 graus, os fermentos costumam ficar em suspensão nos tanques de fermentação, dai o nome de alta fermentação, os gostos aromas são frutados e complexos, geralmente com toques de especiarias. Até 1400, quando surgiram as cervejas tipo Lager, todas as cervejas eram Ale. Existe ainda uma lenda que diz que a palavra Ale, signifique algum êxtase religioso, já que os padres eram os grandes produtores de cervejas na antiguidade.

As cervejas do tipo Lager

Já as cervejas do tipo Lager são fermentadas com o fermento Saccharomyces Carlsbergensis, e em uma temperatura mais baixa que as Ale, cerca de 10 graus, o aroma dessas cervejas é pouco ou nada frutado, pendendo mais para pão e sabores de cereais, nas Lagers escuras predominam os sabores de cereal torrado, bem parecido com café, quem já teve o prazer de degustar uma Guiness sabe que o sabor dela lembra um forte expresso sem doce. O nome Lager, em alemão significa armazém.

Dentro de cada um desses grupos temos diferentes tipos de cerveja, como mostro abaixo:

  1. Ale:
    • Cervejas de trigo, aquelas que começam o nome com Weiss, são feitas, na maioria das vezes, com 50% de malte de trigo e 50% de malte de cevada. Variam entre Weissenbier, as mais claras e mais leves às Weissenbock mais escuras e encorpadas.
    • Ale: que ainda pode ser dividida em alemã, belga e amber. São cervejas que variam entre o dourado e o cobre
    • Porter e Stout: que são as escuras, de sabor seco e tostado como a Guiness, uma Stout, aos sabores mais adocicados das Porters.
  2. Lagers:
    • Pilsen, as mais consumidas no Brasil, são mais leves e claras, e mais refrescantes também.
    • Dunkel, escuras, o nome significa escuro, em alemão.
    • Bock, cervejas escuras e avermelhadas, encorpadas, com teor alcoólico variando entre 6% e 9%.
    • Rauchbier, são cervejas defumadas, típicas da cidade de Bamberg, na Alemanha.

Boa parte dos nomes das cervejas, vem de cidades ou regiões da Europa, quase que exclusivamente das regiões anglo-saxões. Pilsen vem de uma cidade de mesmo nome na extinta Republica Tcheca Tchecoeslováquia [corrigido pelo Augusto, valeu!].

Enquanto procurava material e fontes de referência, voltei ao site da Eisenbahn, ótima fonte de referências e conhecimentos sobre cervejas, lá encontrei a imagem à baixo, que resume de forma simples tudo que poderia ser falado sobre cervejas e seus tipos.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, ai vai ela:

  • Moisés

    nooosa!!

    e eu pensando que cerveja era quase sempre o mesmo tipo de fermentação!

    o blog ta demais!!

    seria legau um post com os tipos de cachaça… nao adianta, bebo cerveja, vinho, martini, vodka.. mas sempre volto pra velha caipirinha com velho barreiro

  • Andrey Machado

    Existe, ao meu ver, uma variedade tão grande de cervejas, de tipos de produção e de matérias primas quanto de vinhos, se não mais! No Brasil não é tão comum acharmos conhecedores de cerveja como temos de vinho ou ainda uisque.

    Eu pessoalmente adoro aprender sobre isso, e, principalmente, tomar!

    Quem aqui já foi no Frangó? É um boteco que ganha sempre o título de melhor cardápio de cervejas de SP (ao meu ver, então, um dos melhores do Brasil). É uma maravilha! Lá tem degustação de vários tipos e tudo, o problema é o preço.

    Bom, gostei muito do post, e em homenagem a ele, e a ser terça feira (e pro bom bebedor meia palavra basta) vou tomar uns chopes a noite!

    Abraço

  • Sèrgio Wanke

    Muito boa a tabela comparativa, mas tenho uma pergunta básica: Do ponto de vista técnico, qual a diferença entre Cerveja e Chopp?

  • Augusto

    A república tcheca existe sim…. Extinta foi a Tchecoeslováquia…

  • http://brunodulcetti.com/blog/ Dono do Bar

    Exatamente Augusto.

    Sergio, mto bom esse tema. Merece um post sobre ;) Aguarde

  • http://www.ideiadigital.org Mestre Cervejeiro

    Olá Andrey, nunca fui ao Frangó, moro em SP há menos de 2 meses, ainda não tive oportunidade de ir em muitos bares, mas vou e gosto muito do Asterix, que fica ao lado na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, quase esquina com a Paulista.

    Sérgio, o tema do próximo post seria outro, mas gostei da sua sugestão e já estou escrevendo sobre a diferença entre chopp e cerveja, aguarde!

    Falha minha Augusto, vou inclusive corrigir o post, fiz confusão com os nomes…

    Abraço a todos,

    RA

  • Pingback: Cerveja vs. Chopp » Papo de Bêbado. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.

  • Eloá

    Adorei seu blog…..!! muito bom… eu adoro, amo cervejas, e sempre digo pra minha turma, Skol não é nada…. tem muita coisa bo apor ai, bem ainda não tive tempo nem dinheiro para provar todas as outras mas sempre que posso experiemento…

    bem é isso!!

    Parabéns!!!

  • Ávido

    Espectáculo de post!

  • Babalu

    Muito bem explicadinho (e olha que eu sei o que digo, hein? Sou professora). Seu site tem informações que eu não tinha encontrado em nenhum outro lugar! Deu uma aula de cerveja!

  • Roberto Menezes Cabr

    gostei da brincadeira

  • Rafael V. Borges

    Muito bom o post… como fã de cerveja, gosto muito de aprender um pouco mais, ao menos para poder dizer que sou um bêbado culto. Seguinte, só uma pequena correção: tu falas da Guinness no meio da seção sobre lager, mas a Guinness (como os demais porter/stout) é na verdade um Ale.

    Forte abraço

  • http://algumenderecograndeecomplicado.blogspot.com Thani

    oooo, muito bom esse blogue!!!
    Fiquei na dúvida sobre a Guinness (não que já tenha bebido), mas ela é citada em dois tipos diferentes, uma como exemplo de Lager e, em seguida, como exemplo de Stout (Ale).
    O comentário anterior corrige. Confere?

    Beijos!!

  • Marcelo César de Oliveira

    Pessoal, deixo aqui a minha sugestão para degustação de uma cerveja tipo lager, trata-se da Itaipava Fest, na versão long neck, é fantastica, apreciem, eu adorei !!!
    Abraços,

  • http://www.facebook.com/shyrlencavalcante Shyrlen Cavalcante

    adorei!