Caipirinha com saquê

Saquê: Bebida tradicional e contemporânea

“A bebida da vez agora é o saquê, direto do Japão. Contamos sua história, sua popularidade e crescimento no Brasil devido a deliciosa mistura da caipirinha feita com saquê.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (18 votes, average: 8.78 out of 10)
Loading...

Créditos: Euclides Neri de Oliveira Neto

Muita gente por aí é viciada em comida japonesa: sushi, sashimi, frutos do mar… Mas quando se fala em culinária oriental, poucos se lembram do saquê. Já até falamos sobre uma bebida bem curiosa e que muitos não conheciam, o Shochu. Mas não vamos você tomar Shochu hoje, fique tranquilo, agora o tema é o grande saquê.

Conte mais sobre o Saquê

Caipirinhas feitas com saquê

Caipirinha com saquê? Hm...

Créditos: Paula Oliveira

Saquê é aquela bebida fruto da fermentação do arroz com a água, servida em um copinho quadrado e que permite se transformar em caipirinha e outros drinks de vez em quando. E foi graças a essa variedade de drinks com saquê que a oferta da bebida cresceu no Brasil. O crescimento é de quase 30% e, inclusive o Bar da Brahma, bar típico dos cervejeiros, adotou o saquê para quase metade das caipirinhas (interessante não?).

Temos tradição também…

Caipirinha com saquêCréditos: Daniel Nieuwenhuizen

É também uma bebida cheia de tradições lá na terra dos samurais. Conta-se que a fermentação da bebida foi descoberta graças a uma porção de arroz que foi deixada mofando. A partir disso, os produtores do saquê difundiram a idéia de que o saquê era “coisa dos deuses“’ (me vejam citando ‘a bebida dos deuses’ novamente por aqui).

O saquê se devia beber para apagar da mente todas as suas dúvidas e preocupações e para dar longevidade à vida (Este é o segredo dos orientais na casa dos 100!).

Bebida dos deuses ou dos céus?

Este conceito de ‘’bebida dos céus’’ é ainda tão forte no Oriente que é considerado ofensa chamar alguém de bêbado ou dizer que ‘tá chapado’. Durante excessos após noites de boemia japonesas regadas a muito saquê, o melhor modo de se desculpar é apenas dizer ‘’foi o efeito inebriante do saquê’’. Será esta mais uma desculpa para beber?

Cubos com saquêCréditos: yara b .

Mas se um dia você inventar de beber saquê em algum lugar tradicional do Japão, nunca se sirva sozinho. Os bons bebedores japoneses fazem questão de servir quem está ao seu lado na mesa. Interessante esta forma de fazer amigos…

Isso só serve pra reforçar a regra “nunca fiz amigos bebendo leite”. Se faz bebendo cerveja, vodka, saquê e afins…

Você também gostará desses

Gloss de cerveja e produtos de beleza com bebidas O mundo da vaidade está começando a atacar o mundo dos bebedores. A Heineken lança um gloss com sabor de cerveja e sites oferecem produtos com aromas ...
Prazer e Cerveja – Como as coisas funcionam ... Prazer e cerveja? Claro, toda vez que bebemos sentimos prazer em fazê-lo, mas novos estudos mostram como o prazer e a cerveja se relacionam, no cérebr...
Mulheres e Bebidas – Um estudo sobre persona... Um estudo sobre a personalidade feminina de acordo com a bebida que ela escolhe beber em um bar. Entenda como isso pode mudar a sua vida, e o placar d...
25 coisas que todos os fãs de bebidas devem fazer ... Veja a lista de 25 coisas que todos os fãs de bebidas devem fazer antes de morrer. Desde beber no túmulo de um ídolo a ser carregado pelos colegas enq...
Algoritmo permite identificar bêbados em multidões... E se existisse uma tecnologia capaz de identificar bêbados em multidões!? Mais fácil controlar baderneiros? Seria invasão de privacidade? Venha debate...
Buddy Cup – Porque amigos se faz é bebendo Já ouviu "ninguém faz amigos bebendo leite"? Buddy Cup da Budweiser, veio mostrar como é na prática. Um brinde e você tem um novo amigo no Facebook...

Tags:

Compartilhe:

  • wow, gostei muito desse site, me interesso bastante por bebidas. Esse post ficou bem legal, a caipirinha de sake está ficando bem na moda hoje em dia né. Parabéns.

    Visitem o blog de tirinhas do meu amigo:
    http://porrafonseca.wordpress.com

  • Fiquei super contente de ver que usou uma foto minha pra ilustrar a matéria e mais ainda por ter colocado o crédito. Legal mesmo… abração e parabéns pela matéria!

    • Fala Euclides, era o mínimo que poderíamos fazer. Parabéns pela foto e obrigado por deixá-la livre para postagens 😉

      Grande abraço.

  • Cara! Adorei o post! 🙂
    Só de ver essa belíssima foto me dá água na boca hehehehe
    Saquê tá com tudo mesmo!

  • Na verdade, o significado da palavra “sake” é: qualquer bebida que contenha mais de 1% de teor alcoólico. Ou seja, a palavra “sake” é utilizada no Japão para denominar qualquer bebida alcoólica. Não existe nenhuma bebida específica chamada sake (ou saquê, como queiram).
    O saquê que todos se referem, na verdade se chama “nihonshu” (lê-se “nirron chú”). Que traduzido literalmente significa: Bebida alcoólica japonesa (nihon = Japão, shu = é outra pronúncia do mesmo ideograma japonês que significa sake).
    Ou seja, para os japoneses, vodka é sake, whisky é sake, cerveja é sake, e até a cachaça é sake!
    E a bebida que todos chamam de saquê, na verdade se chama Nihonshu!

  • Pingback: Saquê, um pouco mais sobre essa bebida fermentada japonesa › Papo de Bar. Sua revista oficial sobre Bebidas Alcoólicas.()