ABV – Alcohol by volume – O que é isso?

Essa semana tive uma leve argumentação com a galera aqui no QG, e surgiu uma dúvida, de como é que é medida a graduação alcóolica das bebidas. E como o meu papel, é não deixar nenhuma dúvida sem explicação, que tal um papo de bar, para esclarecer o assunto?

Densidade e Volume

Hidrometro medindo graduação alcoolica de cerveja

É assim que se mede?

Então, mãos à obra! Todo líquido, é medido em volume, e na nossa escala, baseado em centímetros cúbicos (cm³) ou mililitros (podemos dizer que é mesma coisa).

Outra variável importante a ser levada em consideração, é a densidade do líquido em questão. A densidade, é representada matematicamente dividindo a sua massa em peso, pelo seu volume.

Sabemos que a água em condições normais de temperatura e pressão, tem a densidade 1, o que quer dizer que 1 litro dela, equivale a 1 Quilo em peso. Quando temos uma densidade menor do que 1, podemos dizer que 1 litro dela tem menos de 1 Quilo. E quando maior que 1, o contrário se aplica.

Álcool

Urso morrendo de bêbado

Da álcool pra mim!!!

Créditos: Irawan Subingar

Para facilitar a maneira de classificar a graduação alcóolica das bebidas, foi adotada uma maneira de expressar a quantidade de álcool, sem depender da densidade do líquido em questão, baseando-se no volume do líquido.

Com o álcool sendo medido em relação ao volume da substância, e não no peso. Dito isso, podemos dizer que uma bebida que tem 5% de ABV, tem 5 mL de álcool para cada 100mL da bebida.

Curiosidade Cervejeira

Gastando o lápis em cálculos matemáticos

A essa hora, não sei mais fazer contas

Créditos: Roy B.a

Tá McLovin, mas então como o pessoal faz para medir a graduação alcóolica de uma cerveja?

Se você é um leitor ávido do Papo de Bar, você já leu sobre isso aqui, mas mesmo assim, não me custa dar um outro enfoque.

Sabemos que para a fabrição da cerveja, adicionamos leveduras que consomem os açucares da mistura e o transformam em álcool, e também sabemos que a densidade da água é diferente da do álcool. Então, como resolvemos esse problema?

Simples, a fórmula para o cálculo é a seguinte:

ABV = [((1,05 * (Gravidade Inicial (Starting Specific Gravity ou Starting SG) – Gravidade Final (Final Specific Gravity ou Final SG))) / Gravidade Final] / (0,79 * 100)

Onde 1,05 é o número de gramas de álcool produzido para cada grama de CO2 produzido e 0,79 é a densidade do álcool.

Finalizando

muitas latas de cerveja

Agora sim!

Créditos: Dani Parra

Prontinho nobres, honrados e insaciáveis leitores da minha coluna. Agora vocês podem falar com propriedade sobre quanto álcool vocês consomem, quando desfrutam de sua bebida favorita.

Aliás, qual a sua bebida favorita?

Você também gostará desses

Natal Casa Valduga – Celebrando em seu compl... O Natal Casa Valduga é algo único, em meio a uma paisagem linda, com vinhos e espumantes maravilhosos sendo fabricados bem ao seu lado
Saison Dell’Aragosta, cerveja feita com lagosta vi... Americanos fazem cerveja que é fermentada com lagostas vivas. A Saison Dell’Aragosta, feita no Maine, também leva sal marinho.
Alô Adriano, tá me ouvindo? Uma visão etílica da situação do Adriano, que tem que perder 6 quilos, está numa dieta mas que pode beber cerveja uma vez por semana. Dê sua opinião....
A Lenda do primeiro xixi Quem nunca ouviu falar da lenda que depois do primeiro xixi, você vai muito mais pro banheiro? Veja agora o real culpado, acredite, não é a cerveja e ...
A história da Wäls: Cerveja e Arte Conheça um pouco da história de uma das maiores cervejarias do Brasil, a mineira Wäls. Desde a fundação que já passou por gerações até a atualidade co...
Desempenho Sexual – Qual o papel da bebida a... Vocês sabem qual a relação do álcool com as relações sexuais? Tem muita coisa por trás disso. Confira as melhores dicas!