ABV – Alcohol by volume – O que é isso?

Essa semana tive uma leve argumentação com a galera aqui no QG, e surgiu uma dúvida, de como é que é medida a graduação alcóolica das bebidas. E como o meu papel, é não deixar nenhuma dúvida sem explicação, que tal um papo de bar, para esclarecer o assunto?

Densidade e Volume

Hidrometro medindo graduação alcoolica de cerveja

É assim que se mede?

Então, mãos à obra! Todo líquido, é medido em volume, e na nossa escala, baseado em centímetros cúbicos (cm³) ou mililitros (podemos dizer que é mesma coisa).

Outra variável importante a ser levada em consideração, é a densidade do líquido em questão. A densidade, é representada matematicamente dividindo a sua massa em peso, pelo seu volume.

Sabemos que a água em condições normais de temperatura e pressão, tem a densidade 1, o que quer dizer que 1 litro dela, equivale a 1 Quilo em peso. Quando temos uma densidade menor do que 1, podemos dizer que 1 litro dela tem menos de 1 Quilo. E quando maior que 1, o contrário se aplica.

Álcool

Urso morrendo de bêbado

Da álcool pra mim!!!

Créditos: Irawan Subingar

Para facilitar a maneira de classificar a graduação alcóolica das bebidas, foi adotada uma maneira de expressar a quantidade de álcool, sem depender da densidade do líquido em questão, baseando-se no volume do líquido.

Com o álcool sendo medido em relação ao volume da substância, e não no peso. Dito isso, podemos dizer que uma bebida que tem 5% de ABV, tem 5 mL de álcool para cada 100mL da bebida.

Curiosidade Cervejeira

Gastando o lápis em cálculos matemáticos

A essa hora, não sei mais fazer contas

Créditos: Roy B.a

Tá McLovin, mas então como o pessoal faz para medir a graduação alcóolica de uma cerveja?

Se você é um leitor ávido do Papo de Bar, você já leu sobre isso aqui, mas mesmo assim, não me custa dar um outro enfoque.

Sabemos que para a fabrição da cerveja, adicionamos leveduras que consomem os açucares da mistura e o transformam em álcool, e também sabemos que a densidade da água é diferente da do álcool. Então, como resolvemos esse problema?

Simples, a fórmula para o cálculo é a seguinte:

ABV = [((1,05 * (Gravidade Inicial (Starting Specific Gravity ou Starting SG) – Gravidade Final (Final Specific Gravity ou Final SG))) / Gravidade Final] / (0,79 * 100)

Onde 1,05 é o número de gramas de álcool produzido para cada grama de CO2 produzido e 0,79 é a densidade do álcool.

Finalizando

muitas latas de cerveja

Agora sim!

Créditos: Dani Parra

Prontinho nobres, honrados e insaciáveis leitores da minha coluna. Agora vocês podem falar com propriedade sobre quanto álcool vocês consomem, quando desfrutam de sua bebida favorita.

Aliás, qual a sua bebida favorita?

Você também gostará desses

Nada como um bom motivo para beber Indicações do que leva um bêbado ao copo e mais algumas observações sem sentido por uma bebedora também sem sentido.
Vamos falar de orgasmo fingido? Vamos falar de orgasmo fingido? Sim, a grande tática das mulheres de fingirem o orgasmo. Veja como evitar isso, porque que isso ocorre, dentre outros ...
Pawtucket Patriot Ale: A cerveja de Family Guy Conheça a Pawtucket Patriot Ale, uma cerveja do desenho animado do canal Fox, o Family Guy. Uma micro-cervejaria de Rhode Island, nos EUA, especulou p...
Retrospectiva Etílica 2011 Uma retrospectiva etílica do ano de 2011. O que de mais importante aconteceu no ano de 2011 que tenha relação com bebidas alcóolicas, cerveja, whisky,...
Degustador de cerveja virou alcoólatra e pediu ind... O funcionário de uma cervejaria que trabalhava como degustador virou alcoólatra. Depois disso entrou com um processo contra a cervejaria e ganhou. Con...
Lei Seca norte americana Você conhece a lei seca norte americana? Não é como a nossa atual lei seca, foi uma lei bem mais severa e impactante no mercado como um todo nos EUA....