Gastando o lápis em cálculos matemáticos

ABV – Alcohol by volume – O que é isso?

“Esse artigo esclarece de uma vez por todas como é feita a medição de álcool em bebidas alcoólicas. Quais são as fórmulas matemáticas usadas para chegar no percentual alcoólico, o que significam as siglas ABV e SG e o quanto de álcool tem na sua bebida.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 7.33 out of 10)
Loading...

Essa semana tive uma leve argumentação com a galera aqui no QG, e surgiu uma dúvida, de como é que é medida a graduação alcóolica das bebidas. E como o meu papel, é não deixar nenhuma dúvida sem explicação, que tal um papo de bar, para esclarecer o assunto?

Densidade e Volume

Hidrometro medindo graduação alcoolica de cerveja

É assim que se mede?

Então, mãos à obra! Todo líquido, é medido em volume, e na nossa escala, baseado em centímetros cúbicos (cm³) ou mililitros (podemos dizer que é mesma coisa).

Outra variável importante a ser levada em consideração, é a densidade do líquido em questão. A densidade, é representada matematicamente dividindo a sua massa em peso, pelo seu volume.

Sabemos que a água em condições normais de temperatura e pressão, tem a densidade 1, o que quer dizer que 1 litro dela, equivale a 1 Quilo em peso. Quando temos uma densidade menor do que 1, podemos dizer que 1 litro dela tem menos de 1 Quilo. E quando maior que 1, o contrário se aplica.

Álcool

Urso morrendo de bêbado

Da álcool pra mim!!!

Créditos: Irawan Subingar

Para facilitar a maneira de classificar a graduação alcóolica das bebidas, foi adotada uma maneira de expressar a quantidade de álcool, sem depender da densidade do líquido em questão, baseando-se no volume do líquido.

Com o álcool sendo medido em relação ao volume da substância, e não no peso. Dito isso, podemos dizer que uma bebida que tem 5% de ABV, tem 5 mL de álcool para cada 100mL da bebida.

Curiosidade Cervejeira

Gastando o lápis em cálculos matemáticos

A essa hora, não sei mais fazer contas

Créditos: Roy B.a

Tá McLovin, mas então como o pessoal faz para medir a graduação alcóolica de uma cerveja?

Se você é um leitor ávido do Papo de Bar, você já leu sobre isso aqui, mas mesmo assim, não me custa dar um outro enfoque.

Sabemos que para a fabrição da cerveja, adicionamos leveduras que consomem os açucares da mistura e o transformam em álcool, e também sabemos que a densidade da água é diferente da do álcool. Então, como resolvemos esse problema?

Simples, a fórmula para o cálculo é a seguinte:

ABV = [((1,05 * (Gravidade Inicial (Starting Specific Gravity ou Starting SG) – Gravidade Final (Final Specific Gravity ou Final SG))) / Gravidade Final] / (0,79 * 100)

Onde 1,05 é o número de gramas de álcool produzido para cada grama de CO2 produzido e 0,79 é a densidade do álcool.

Finalizando

muitas latas de cerveja

Agora sim!

Créditos: Dani Parra

Prontinho nobres, honrados e insaciáveis leitores da minha coluna. Agora vocês podem falar com propriedade sobre quanto álcool vocês consomem, quando desfrutam de sua bebida favorita.

Aliás, qual a sua bebida favorita?

Você também gostará desses

Álcool e Poker: Afinal, é bom ou ruim? Um manual completo sobre poker e bebidas. Vantagens, desvantagens, diversão, quais jogos jogar, o que fazer, o que evitar. Um belo papo sobre o jogo e...
A seleção especial de cervejas dos países da Copa... Veja uma seleção especial de cervejas dos países da Copa do Mundo, um pouco da história da cerveja em cada país que disputa o Mundial no Brasil em 201...
Cerveja e Marketing Digital Uma ótima campanha feita para uma cervejaria, um desafio feito pela cervejaria Spendrups à sua Agência para conseguir uma Campanha diferenciada, total...
Alô Adriano, tá me ouvindo? Uma visão etílica da situação do Adriano, que tem que perder 6 quilos, está numa dieta mas que pode beber cerveja uma vez por semana. Dê sua opinião....
Cerveja Bilu Bilu “Tetéia” Uma idéia de campanha contra a pedofilia que a Fundação Telefônica/Vivo colocou para funcionar dia 18 maio, onde uma cerveja de nome Bilu Bilu seria v...
Invista seu fígado em boas ações Invista no seu fígado, não destrua em vão. Ótimo post debatendo sobre a bebedeira e a degustação, qualidade da cerveja vs. quantidade. Vale conferir!...

Compartilhe: