Azeitona Temperada: receita de como preparar

Fala botequeiros, não confundam as palavras, por favor. E aí, como estamos nessa semana? Eu to com fome e de ”tanque vazio”, tô velho mesmo. Então, estava pesquisando para essa jocosa coluna de consumidores de álcool e petiscos, e me passou que qual é o primeiro tira gosto que você consome? Sim a nobre Azeitona Temperada.

Mas você sabe da onde vem e como elas vieram parar na mesa do boteco do bigode?

Um pouco da historia dessa maravilha chamada Azeitona Temperada

Porção de azeitonas temperadas

Créditos: Lysias Gomes

A azeitona ou oliva é o fruto da oliveira. Sua coloração varia do verde aos tons acinzentados, dourado, castanho-claro, roxo ou preto. Quanto mais escuro mais tempo o fruto maturou no pé. Quando própria para consumo a azeitona retirada do pé precisa ser processada.

Um dos processos utilizados é próprio da região do Algarve e dá origem às azeitonas de sal (a azeitona que você consome diariamente). A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite favorecida pelas suas condições climáticas propícias ao cultivo das oliveiras.

Classificação da Azeitona Temperada

A azeitona é classificada pelo seu tamanho – vai de 70 a 800 frutos por kg – e pela qualidade do fruto – 1ªA, 1ªB, 2ª e 3ª. A 1ªA é o fruto sem defeitos ou manchas que compramos normalmente, a 1ªB/2ª e 3ª são as azeitonas usadas para fatiar/descaroçar ou fazer a preta Califórnia. Já as miudinhas, vão para o azeite.

Árvore de azeitonas

Créditos: Magdalena Ginalska

Nós brasileiros praticamente não produzimos azeitona – existem algumas poucas áreas plantadas, mas para a produção de azeite -, importando todas as que consumimos em nossos petiscos. Somos grandes compradores das deliciosas azeitonas portuguesas, conhecida como portuguesinha; o maior mercado da excelente azeitona cultivada na Argentina (Arauco) e também da Azapa peruana ou chilena – azeitona carnuda, grande e de cor violeta escuro.

Azeitonas espanholas também

Ainda são encontradas no Brasil com facilidade as azeitonas da Espanha e procurando um pouco mais, podemos comprar produtos do Marrocos, Grécia e Líbano.
São muitas as variedades de azeitonas, divididas em três tipos básicos: verde, mista e negra, porém, os tipos exportação são apenas as pretas e verdes.

Chega de blá blá blá

Mas por que eu estou falando disso tudo uma vez que a azeitona vem pronta e é só colocar no prato e servi com uma gelada? Porque eu sou o Butcher e nada fica conforme veio de fábrica.

Vamos aos ingredientes da azeitona temperada

Mulher mordendo azeitona

Créditos: Pedro Villa

  • 500 gramas de azeitona (pode ser verde, preta, roxa ou as três, usei verde da Hemmer)
  • 04 dentes de alho espremidos
  • 02 colher de sobremesa de óregano
  • 02 colher de sobremesa de pimenta calabresa
  • 1/2 xicara de azeite extra virgem.

Modo depreparo da azeitona temperada

Coloque a azeitona em uma pote, coloque o alho amassado, orégano, pimenta calabresa e o azeite, misture bem. Depois coloque a azeitona em um vidro junto com o tempero que ficou no pote e leve a geladeira, o ideal é fazer de um dia para o outro para o sabor apurar melhor.

Dica do Butcher: Faça essa receita com 3 ou mais tipos de azeitonas, você vai adorar as texturas e os sabores de cada.

E para beber junto com a azeitona temperada?

Garrafa da cerveja Samichlaus Helles

Vamos abusar um pouco na harmonização de hoje, vou botar pra jogo a cerveja Eggenberg Samichlaus Helles, uma cerveja bem forte e ousada, tem que tomar bastante cuidado na harmonização com ela já que possui 14% de graduação alcoólica. E o mais indicado é acompanhado com uma azeitona temperada mais escura, com mais carne e sabor mais presente.

Finalizando

E aí galera, gostaram da receita dessa semana? Espero que sim, quero comentários e quero que vocês experimentem outro temperos que vocês acham interessante, mandem brasa e deem sugestões.

Você também gostará desses

Risoto ao funghi Aprenda uma deliciosa receita, o Risoto ao funghi, que além de ser facílima de se preparar, leva somente 30 minutos para ser preparada. Rápida e fácil...
Pavê de Brigadeiro Confira uma deliciosa receita de uma das melhores sobremesas existentes, o Pavê de Brigadeiro. Essa versão é etílica, leva conhaque em seus ingredient...
Paella de Montanha Aprenda a fazer um prato típico da Espanha, a nobre Paella de Montanha, que não é como as tradicionais e não leva frutos do mar. Aprenda agora!
Receitas: Brasato Piemonte Aprenda a fazer uma receita não muito conhecida e com uma carne bem mais barata que o filé mignon, o Brasato Piemonte. Bem fácil e prático de fazer. C...
Isca de Frango na Cerveja Confira como preparar um delicioso e tradicional petisco de boteco e com um plus, a isca de frango na cerveja, uma mistura de comida de boteco com cer...
Como fazer Gramajo Revuelto Conheça um prato tipicamente uruguaio, o Gramajo Revuelto, leva bacon, ovo, presunto, batata frita, uma delícia. Uma boa mistura inventada pelos urugu...