Cachaça, aguardente ou pinga?

Créditos: nosololuz

Daí que na sexta-feira retrasada, dia 21 de maio, foi o grande Dia Nacional da Cachaça. Acabamos passando em branco na data, até porque o Dono do Bar fez uma homenagem pro dia da cachaça no ano passado, mas estamos aqui pra dar nossa moral pra marvada.

Apesar de poderem se referir à mesma bebida, as 3 palavras não são sinônimas.

Afinal, o que é o quê?

Aguardente é o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação de vegetais doces. Já a cachaça, é o nome da aguardente de cana-de-açúcar. Segundo Maria das Graças Cardoso, professora do único curso de pós-graduação em tecnologia da cachaça no país, o nome foi criado no Brasil, no século XVI (ou 16 pra quem não sabe algarismos romanos), época dos grandes engenhos.

Créditos: cassifalcao

Para o Ministério da Agricultura, a denominação é típica e exclusiva da aguardente de cana-de-açúcar, produzida aqui com graduação alcoólica que varia entre 38% a 48%, a 20ºC.

Lei é lei

Pela lei brasileira, há até diferenças entre cachaça e aguardente de cana, que pode ter entre 38% e 54% de graduação alcoólica. Assim, toda cachaça é uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Mas e a pinga, a marvada?

Créditos: Hannap

Já a nomenclatura pinga é o nome vulgar da cachaça, assim como a grande marvada. Apesar de ninguém ter certeza da sua origem, a história mais aceita diz que a bebida ganhou o apelido dos escravos encarregados de um dos processos finais da produção, a destilação.

Quando ferviam o caldo da cana-de-açúcar nos engenhos, o vapor condensava no teto e pingava sobre eles. Pinganimim pinga…

Fonte: Revista Superinteressante

Você também gostará desses

Tequila, o verdadeiro afrodisíaco Uma amostra de como a tequila pode ser um afrodisíaco e algumas alternativas mais baratas caso você esteja sem grana.
Pisco a queridinha entre Chile e Peru Conheça o Pisco, uma bebida criada no Peru. Uma aguardente peruana de graduação alcoólica de 40%. Uma bebida destilada a partir do mosto de diferentes...
Licor de Merda Apesar do nome inusitado, este Licor de Merda tem toda uma história por trás dele. Possui mais de 30 anos de fabricação e muita tradição.
A Cachaça conta com rigoroso processo produtivo Pegando um gancho de sustentabilidade devido ao Rio+20, vamos comentar sobre o processo de produção de uma cachaça. Os procedimentos, funcionamento, t...
Tipos de Mulheres e suas bebidas Um toque feminino no PdB com nossa Loira dando dicas para os homens saberem mais sobre as mulheres e suas bebidas, e conquista-las de acordo com a beb...
Diga ao garçom que fico! Qualquer comemoração é um bom motivo para se apreciar uma cachacinha. Melhor ainda com as dicas para reconhecer uma cachaça de qualidade.