Como fazer Bruschetta, mama mia

Fala galera. Pronto, acabe com essa crise de choro, de fome e desfaz essa cara feia. O Butcher chegou para salvar sua quinta gastronômica e te ensinar a preparar a Bruschetta, um prato típico da Itália.

E como já falamos nas semanas anteriores, estamos passando pela gastronomia de alguns países, conhecendo seus petiscos, tira-gosto, um acompanhamento mais usual daquela geladinha. E hoje, como já disse, é o país onde mais fico à vontade de falar. Sim padrinho, hoje é cosa nostra, capitche?

Logico cara, vamos falar de Bruschetta, Itália.

Prato com Bruschettas

Créditos: Brian Evans

Então, quem nunca encontrou aquele pão velho duro e sem graça em casa? Mas o que você faz, joga fora, faz torrada? Senta e leia essa historia, tem mais o que se fazer com um pão velho, o início de uma Bruschetta.

Uma breve história sobre a Bruschetta

A muitos e muitos anos, a Itália tinha como base de sua alimentação o pão, e quando esse pão estava velho e duro, uma vez que esse não era assado todos os dias e nem podia ser comprado facilmente na padaria da esquina, eles tinham que dar uma nova vida pra esse pedaço de tijolo. Sim meu nobre, eles untavam esse pão em azeite e tostavam-no em fogo. E, posteriormente, acrescentavam outras especiarias, delícias e davam o nome a elas de Bruschetta (Bruequeta). Mas não confundam o nome, ok? 🙂

E como é feita a Bruschetta?

A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa. Essa possui uma casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho e untada com abundante azeite. E além disso, a bruschetta é feita com uma fatia de presunto cru e polvilhada com sal, eventualmente com pimenta do reino.

Em algumas ocasiões o tomate é inserido na receita. Como eu gosto muito com tomate e essa receita é muito antiga, antes até mesmo do tomate chegar na Europa, já que o tomate só chegou por aquelas bandas há 500 anos, vamos utilizá-lo na nossa receita aqui do Papo de Bar.

Vamos pros ingredientes da Bruschetta

Preparando uma Bruschetta

Créfitos: Scot Baston

  • 1 de pão italiano cortado com 1 cm de espessura
  • 4 tomates maduros e firmes
  • 1 ramo de manjericão
  • Azeite extra virgem
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 dente de alho
  • Mussarela ralada

Modo de preparo da Bruschetta

Duas Bruschettas numa tábua

Créditos: Tobias Meyer

  1. Pegue as fatias do pão e regue azeite à vontade, depois ponha no forno por cerca de 10 min.
  2. Enquanto o pão aquece, retire as sementes do tomate e corte-os em cubos pequenos e separe em um bowl.
  3. Amasse muito bem o dente de alho e junte ao tomate e acrescente folhas de manjericão sem pena, misture bem, tempere com sal, pimenta e azeite.
  4. Retire do forno as fatias de pão italiano, arrume uma bela colher desse tomate temperado sobre o pão, acrescente folhas de manjericão e a mussarela ralada
  5. Leve ao forno por mais 3 ou 4 min, sirva ainda quente com uma bela cerveja.

Todos vão pelar seu saco, falando que você é o mestre do universo gastronômico, blá, blá, bla… E eu sei que você usou pão velho e ingredientes baratos, sem essa piada do tomate, essa já foi, é velha.

E o que beber com a Bruschetta?

Chopp da Falke Bier Pilsen

A Bruschetta é um prato sensacional, conseguimos harmonizar perfeitamente com alguns estilos de vinho e alguns estilos de cerveja. Nossa indicação hoje vai para a Falke Bier Pilsen, que é do estilo German Pilsen, que harmoniza perfeitamente com o conjunto tomate, pão, azeite, ou seja, os melhores ingredientes da Bruschetta. Um brinde!

Finalizando

Cazzo, não é muito boa essa receita de Bruschetta? Então galera, semana que vem eu volto com mais um prato de outro país para degustarmos um delicioso aperitivo com uma cerveja fodástica. Tem sugestões de países e pratos? Mande por aqui nos comentários, CAPITCHE?