Curiosidades sobre a cerveja

Sempre bom falar de cerveja, não é verdade? Não é melhor do que beber, lógico, mas nesse momento você pode estar na frente do micro, no trabalho, onde não é possível, no momento, beber uma. Já que é assim, vamos falar um pouco dela, algumas curiosidades.

Quando foi produzida a primeira cerveja do mundo?

Inscrições de baixo relevo no Museu Egípcio de Bruxelas mostram que há 400 mil anos os egípcios já produziam cervejas como a de Notabeln. Mas, na pré-história, uma massa de pão líquido, cozido e fermentado já fazia sucesso.

Qual é a cervejaria mais antiga do mundo?

Copo da cerveja Weihenstephan

É a alemã Weihenstephan. A cervejaria já funciona desde o ano 1040 e também é conhecida como Centro de Ensino de Tecnologia de Munique (TUM), onde há cursos de Mestre Cervejeiro.

O que é Lei da Pureza Alemã?

Ingredientes da cerveja

Foi a lei decretada pelo Duque Guilherme IV da Baviera em 1516, que determinou a regulamentação do processo de fabricação da cerveja. Isto significa que a cerveja deve ser fabricada apenas com os principais ingredientes: água, lúpulo e cevada. A levedura não era conhecida naquela época.

Qual é a temperatura ideal da cerveja?

Cerveja Itaipava congelada

Por volta dos 8° C e com espuma, para manter as características típicas da bebida. Mas claro, isso varia de acordo com o estilo e local, por exemplo, aqui no Brasil as pilsens são consumidas bem mais geladas por causa do clima. Veja mais detalhes sobre temperaturas ideais para as cervejas.

Falando em espuma…

Além de ajudar a manter a temperatura constante, o ‘’colarinho’’ é representante de boa qualidade. No Brasil, é difícil alguém beber cerveja sem espuma (acho que só eu faço isso!). Porém, países do Reino Unido comumente consomem chopes ou cervejas sem espumas, já que o visual da cerveja não possui o mesmo significado para eles.

Cerveja dá barriga?

Barrigao escrito cerveja

Não! O problema está no que você ingere enquanto bebe (mas quem em é que toma uma(s) breja(s) e não come nada no boteco?). Cerveja tem 0% de gordura e ainda reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e ainda fortalece os ossos.

Quanto devemos beber para aproveitar os benefícios da cerveja?

Cerca de 1g por kg de peso, o que, fazendo as contas… é pouco!

Qual é o país que mais consome cerveja per capita?

É um país minúsculo chamado República Tcheca, inclusive já citado por aqui. O Brasil está na 33ª posição.

Fonte: Arte e ciência da cerveja (não há autor, o livro é da fábrica da Kaiser!)

Você também gostará desses

Beber te deixa mais inteligente Você acredita que beber te deixa mais inteligente? Se não, confira o estudo científico que te deixará de boca aberta, e ávido por uma bebida.
Buddy Cup – Porque amigos se faz é bebendo Já ouviu "ninguém faz amigos bebendo leite"? Buddy Cup da Budweiser, veio mostrar como é na prática. Um brinde e você tem um novo amigo no Facebook...
Dia do Químico 18 de Junho é o dia do químico, então nada melhor do que juntar as duas coisas que me movem todo dia: química e álcool. Confira agora!
Sacola de Cerveja Garrafas e latinhas? Que nada! Numa cidade na China a cerveja vem na sacola mesmo.
Cerveja reduz sensibilidade à dor Estudos mostram que beber cerveja reduz sensibilidade à dor. Aumentando a porcentagem de álcool na corrente sanguínea em 0,08%, a sensação de dor cai ...
Heineken e a incrível The Sub The Sub da Heineken, pois agora ficou fácil ter uma chopeira em casa e escolher vários sabores de chope para beber com os amigos. Já pode comprar?