Delirium Tremens, você conhece e sabe os sintomas?

E ae, meus nobres, como estamos? Pelo título do artigo você imagina que seja a deliciosa cerveja do elefante rosa, não é? Mas não estou falando dela não, estou falando da “inspiração” na criação do nome dela. A Delirium Tremens é uma doença causada pela abstinência alcoólica, portanto, a cerveja pode ser boa, mas a doença, claro que não.

Hmmm, conte mais sobre a doença Delirium Tremens…

Falando mal e porcamente, é uma doença que ocorre alguns dias depois após a sua última dose álcool ingerida. Meio que você fica desesperado, louco, com confusões mentais e alucionações querendo beber novamente. Seria parecido como uma sexta-feira de uma semana estressante pacaralho.

Ela ocorre geralmente entre dois a cinco dias após e, acredite, pode ser fatal. Ela é também chamada de “estado confusional agudo”. Uma parte que fica mais “ok” é que na maior parte das vezes, o delirium tremens é uma situação temporária que pode ser revertida com o correto tratamento. Dependendo do caso pode ser tranquilo de ser tratado, que pode incluir apenas corrigir algumas coisas que estão desencadeando a delirium, como tratar uma infecção (pois é), ajustar a medicação, organizar o ambiente ou regularizar o sono, por exemplo. Sempre vimos que o sono é algo importante, não é mesmo? Mais pra frente veremos como tratar 😉

E quais são os sintomas da Delirium Tremens?

Desenho da Delirium Tremens

São alguns, seguem abaixo:

  • Desatenção e agitação;
  • Confusão mental;
  • Pressão arterial elevada;
  • Sonolência ou apatia;
  • Febre;
  • Alucinações e ansiedade;
  • Mudanças repentinas de humor;
  • Irritabilidade e raiva frequente;
  • dentre outros

Algo importante para se perceber da delirium tremens é que ela pode brotar do nada na sua vida, de uma hora para outra. Fora que ela pode ter um curso flutuante, o que me parece algo bizarro, porque pode variar da normalidade e do nada vem a agitação. E pode ser no mesmo dia.

Parece até uma vida agitada normal

Sim, me deparei com esse questionamento também. Deve ser algo bem difícil de se perceber, até porque é uma doença rara. Ou então é uma doença normal, só que a gente que não percebe que está com ela e fica vivendo por ae.

Mas dá pra confirmar que realmente estamos com delirium tremens?

Olha, essa parte me fez lembrar do questionário do AA. O diagnóstico pode ser confirmado pelo médico, obviamente, através do uso de questionários como o Confusion Assessment Method (CAM). Eu nunca tinha ouvido falar desse cara, mas é interessane porque indica as características fundamentais:

  1. alteração aguda do estado mental;
  2. diminuição marcante da atenção;
  3. alteração do nível de consciência (agitação ou sonolência);
  4. pensamento desorganizado.

Aí tem todo o resultado desse questionário, aí você pega se você tem presença nos items, aí considera-se delirium tremens na presença dos itens 1 e 2 + 3 e/ou 4.

E como podemos tratar a Delirium Tremens?

idoso com delirium tremens

Nem pense em pegar a elefante rosa, beleza? 😛

Você pode iniciar com uma desintoxicação num centro médico, com sedativos, etc. Mas pode ser bem complexo, tanto para quem vai ajudar a pessoa, quanto para o próprio paciente. Tem uma principal forma de tratar o delirium tremens, que é através de estratégias que ajudem a orientar a pessoa.

Primeiramente ela precisa ficar internada, porém, somente isso vai deixá-la perdida em relação ao tempo e pessoas. Portanto, o(a) paciente precisa de contato com familiares durante a internação, mantê-la orientada em relação ao tempo, e isso é facilmente resolvido com um relógio e calendário. Mas o principal é manter um ambiente calmo, principalmente durante à noite, para permitir um sono tranquilo.

Pode usar medicamento?

Claro, inclusive é a primeira coisa que as pessoas já pensam. Mas deve ser reservado para pacientes com agitação importante, representando um risco à sua própria segurança ou dos outros. E os remédios mais utilizados são:

  • diazepam,
  • clonazepam,
  • lorazepam

Claro, isso para os relacionados as bebidas, que é o caso do artigo e tema do nosso site etílico.

Delírio é diferente de Delirium

Photo by Diogo Brandao

O nome é tão parecido que é a primeira coisa que vem em mente, né não? Mas vale lembrar que o delírio significa uma alteração psiquiátrica caracterizada pela formação de um juízo falso sobre algo, em que a pessoa tem uma convicção de algo impossível (coisa de bêbado). Fora que na delirium tremens tem causa orgânica e provoca alterações de atenção ou consciência, já no delírio, não.

Finalizando

E aí, o que acharam do artigo? Já conheceu alguém com Delirium Tremens? Você conhecia essa doença?

Fiquem sempre de olho idosos internados ou com algum tipo de demência, como a doença de Alzheimer. Essa galera pode ter um bocado de problemas com isso. E claro, pessoas em abstinência de álcool ou drogas, apesar da sua causa exata ainda não estar esclarecida.

Fiquem de olho aí, gostamos muito de uma cervejinha dia ou outro, mas não podemos deixar a bebida nos consumir. A gente que consome a bebida, e em alguns momentos acima do normal, mas isso não pode ser algo recorrente. Cuide da sua saúde 😉

Aquele abraço.