Como foi a Expovinhos Curitiba

Confesso que os eventos de vinhos me encantam pela ideia, ainda que o glamour do vinho venha sendo (felizmente) desmistificado. Não sabia muito bem o que esperar dessa minha primeira Expovinhos em Curitiba.

Expovinhos no Mercado Municipal de Curitiba

stands da Expovinhos Curitiba

O primeiro golaço do evento foi a escolha do lugar. O Mercado Municipal de Curitiba tem seu charme e é um dos meus refúgios favoritos na cidade. Como carioca que sou, confesso que sinto falta de algo que se assemelhe em organização e variedade no Rio.

Evento charmoso e bem organizado, de maneira geral. Em boa companhia, buscamos nossas credenciais na subida do evento. Na sexta-feira a chegada foi tardia, o evento teve seu início às 16 horas, indo até às 21h.

Na medida?

Talvez, mas uma pena para uma sexta à noite. Mais uma ou duas horinhas shiftadas à frente fariam um bem danado a todos que já estavam animados quando chegamos.

E como foi a Expovinhos? Conte mais…

atendente e vinhos

Primeiro dia de evento sempre demanda ajustes e a ideia de ir aos dois dias de evento nos auxilia a acompanhar também essa evolução. Para o pouco tempo que tínhamos, demos prioridade ao universo Merlot, com uma atenção final mais tímida a alguns espumantes.

Na correria de uma sexta qualquer, confesso que chegamos ao evento com fome, mas não era uma boa hora pra isso. É natural que a comida, apesar dos esforços da organização do evento, não acompanhe o período inteiro do evento. Problema aparentemente sanado no sábado, quando degustamos o evento de ponta a ponta.

Sugestão para os próximos Expovinhos

comida expovinhos

Bora comer

Acho importante abrir um pequeno parêntese com uma ideia, talvez seja interessante separar a comida em mais pontos, um ajuste nessa distribuição talvez deixasse tudo ainda mais incrível. De que modo? Não sei exatamente, mas fica a dica.

Outro pequeno ponto de atenção é sobre a hidratação não alcoólica. Os expositores tinham e ofereciam água mineral, mas talvez fosse legal considerar alguns postos de hidratação mais destacados.

Sexta-feira se foi, ficou um gosto delicioso de quero mais vinho pra minha vida!

E chegou o sábado…

vinicola auracaria

Nosso sábado foi mais organizado, para todos. Preparados para novos registros e para toda uma tarde de degustação. Do dia anterior guardei algumas curiosidades que pretendia, sem pressa alguma, degustar no sábado. Assim foi com o Cerro da Cruz, da Nova Aliança. Vinho brasileiro da Serra Gaúcha, com uvas Cabernet, Tannat e Merlot, não decepcionou minha expectativa e me deixou realmente bem impressionado.

Os espumantes…

espumante aliança

Delícia!

Cabe uma menção honrosa aos espumantes Aliança (moscatel e Brut), que também ganharam um espaço todo especial em nossos corações.

Falando em espumantes, os espumantes Courmayeur foram grata surpresa. Arrebatadores em toda sua diversidade. Do Moscatel ao Extra Brut, como se diz por aqui, só sucesso.

Dentre outros

vinho do Iniesta na Expovinhos

Vinho do Iniesta

Em uma profusão de rótulos e experiências, aquecemos nossos corações com o Malbec argentino Filus Reserve 2013, matamos nossa curiosidade com uma degustação bem ampla de Califortune e me diverti unindo minha paixão por futebol com o Finca El Carril da Bodega (do genial Andres) Iniesta.

Ficamos também encantados com o atendimento no stand da Vinícula Araucária e com seus rótulos dos espumantes Poty. Já estamos planejando uma visita! Nos chamem!

Considerações finais

Nossa experiência foi incrível e os dias para a próxima edição da Expovinhos Curitiba serão contados com muita ansiedade e uma grande dose de saudade. O evento entrega o que promete e muito mais. Além das vantagens ofertadas a todos que desejam adquirir rótulos na feira, o conhecimento adquirido nas degustações oferecidas será tão inesquecível quanto o evento.

Que venha a próxima.