IBU – International Bitterness Unit

“Vamos falar sobre o IBU, que é a sigla para International Bitterness Unit, que é a unidade que mede o amargor de uma cerveja, portanto, a quantidade de lúpulo nela.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 8.67 out of 10)
Loading...

Nós aqui no Papo de Bar já falamos sobre o ABV (Alcohol by volume), mas ainda não tínhamos falado detalhadamente sobre um cara extremamente importante para a produção da cerveja, o famoso IBU, que é a sigla para International Bitterness Unit, traduzindo ao pé da letra, unidade de amargor internacional.

E o que vem a ser, exatamente, esse IBU?

tulipa de cerveja com flores de lúpulo ao fundo

Créditos: Natasha Breen

É a unidade que mede o amargor de uma cerveja, portanto, a quantidade de lúpulo nela. Com isso, quando ela tiver um valor bizarro de alto de IBU, será fodasticamente amarga. Mas claro, vale lembrar que não é somente o lúpulo que é responsável pelo amargor, mas é o principal responsável. E no esquema do IBU, como falei antes, é o seguinte, quanto mais baixo for o valor, menos amarga a cerveja será, com isso, quanto maior o valor, mais amarga ela será.

E qual é o limite desses valores de IBU?

O céu é o limite! Você pode achar cervejas sem lúpulo, como a Magrela, que por não ter lúpulo ela tem 0 IBU, mas também pode achar outras como a 1000 IBU, que assusta pelo nome, muito criticaram, fizeram mimimi sobre ter 1000 IBUs ou não, pois não era possível chegar a esse nível, etc. Mas existe uma cerveja chamada Alpha-fornication, que tem nada mais nada menos que 2500 IBUs, DOIS MIL E QUINHENTOS IBUS, caralho, é muita coisa. Com isso, acredito que sim, tenha 1000 IBUs sim, eu ouvi falar que eles usam 3kg de lúpulo pra cada 100 litros de cerveja, é muita coisa. Um exagero no lúpulo pode trazer o efeito off-flavor, deixando a cerveja completamente estranha, nem dando pra beber, que eu acho que deve ser o caso dessa Alpha-fornication

Mas, voltando para as cervejas normais, o índice de IBU vai de 0 a 120, que é o limite, teoricamente, que as nossas papilas gustativas conseguem identificar. Pra vocês terem uma ideia, as que geralmente os brasileiros bebem têm aproximadamente 10 IBUs, talvez menos, talvez um pouco mais.

E como eu calculo o IBU da minha cerveja?

caneca de cerveja com lúpulo ao fundo

Existem algumas fórmulas específicas para isso. Um IBU é definido como 1 mg de iso-alfa-ácido por litro não só de cerveja, mas de vários tipos de bebidas.

Três malandros modafocas criaram três fórmulas para o cálculo de amargor em IBU, com isso, cada fórmula ganhou o sobrenome de cada um deles. Cada uma das três fórmulas calculam a utilização de lúpulo detalhada com base em tempo de fervura, os volumes, a gravidade do mosto, ácido alfa no lúpulo etc. Os nomes das fórmulas são os seguintes:

  • Rager
  • Tinseth
  • Garetz

Método Tinseth

O método do Glenn Tinseth é o mais utilizado e considerado mais confiável, preciso, tanto que é o que o Beer Smith usa (em breve falaremos dele), que para muitos é considerado o método mais preciso (inclusive é o método utilizado no Beer Smith).

ibu formula

  • Utilização de Alfa Ácidos: Fator correspondente entre gravidade específica por tempo de fervura. Veja na tabela abaixo
  • Alfa Ácidos: Porcentagem de alfa ácidos do lúpulo em decimais. Neste caso, se o lúpulo possui 12,5% de álfa ácidos, você colocará 0,125
  • Lúpulo: peso do lúpulo em gramas
  • Volume final: Volume final de cerveja produzida

Tabela de utilização de alfa ácidos

tabela glenn

Método Jakie Ragers

Esse é o método mais antigo, o primeiro de todos. O cara ainda fez um ajuste de gravidade caso a gravidade da fervura excedesse 1.050. Caso não tivesse excedido porra nenhuma, então o valor do AG (Ajuste de Gravidade) era igual a 0 (zero). Esse valor é necessário para a fórmula final do método, mas vamos ver primeiro a fórmula do ajuste:

fórmula de ajuste da gravidade

Tendo o valor de AG, agora podemos fazer a fórmula do método:

fórmula de IBU do Rager

  • % Utilização: Fator correspondente entre gravidade específica por tempo de fervura. Esse fator você encontra na tabela abaixo.
  • Alfa Ácidos: Porcentagem de alfa ácidos do lúpulo em decimais. Neste caso, se o lúpulo possui 12,5% de álfa ácidos, você colocará 0,125.
  • Lúpulo: peso do lúpulo em gramas.
  • Volume cerveja: Volume final de cerveja produzida.
  • AG: Ajuste de Gravidade, que pode ser calculado conforme a fórmula acima.

Tabela de utilização de alfa ácidos

tabela de rager

Finalizando

Percebam que eu não comentei sobre o método Garetz, pois ele não pegou muito bem por aqui, raramente ouvimos falar sobre esse método, mas caso vocês queiram saber mais sobre ele é entrar nesse fórum aqui que diz muita coisa sobre. Me parece bem complexo, mais chato que os outros dois métodos.

É rapaz, não é tão simples fazer sua própria cerveja, mas claro que também não é tão completo assim. Em outro dia nós falaremos sobre o Beer Smith, um aplicativo sagaz que te ajuda na preparação das suas receitas, cervejas e afins. E aí, gostaram? Bora fazer uma?

Beijo na alcatra.

Fonte: http://www.ottenbrau.com.br/como-calcular-o-ibu/

Você também gostará desses

Movimento “The Craft Beer Renaissance” Nosso mestre cervejeiro falando sobre o movimento "The Craft Beer Renaissance", dando uma palhinha sobre cerveja artesanal e o crescimento disso no Br...
Uma mineira e uma francesa, na mesma noite! Aventuras do nosso mestre cervejeiro em companhia de duas cervejas, uma mineira de origem belga e uma francesa.
Ah o Futebol… A Copa já finalizou sua primeira fase, mas agora começa o mata-mata, perdeu volta pra casa. O que você achou dessa copa no Brasil? Veja nossa opinião ...
Skol – Argentinos “abrasileirados” A cerveja Skol mais uma vez mandando bem com suas sacadas originais e iradas nas propagandas. Agora zoando com os argentinos, que ficam "abrasileirado...
Feliz St. Patrick’s Day Um artigo de comemoração ao St. Patricks Day, comemorado em todo mundo. Grande motivo para se beber uma cerveja em homenagem a um dos padroeiros da Ir...
Não seja mané, e leve cerveja boa! Você já foi num churrasco onde o cara leva cerveja ruim e na hora de beber, ao invés de usar as cervejas dele, ele bebe a cerveja boa? Você não é o ún...

Compartilhe: