Garrafa botando cerveja numa tulipa

Importação de Cerveja triplicou nos últimos cinco anos

“O número de cervejas importadas trazidas pro Brasil cresceu absurdamente, de 11,8 milhões pra 44,6 milhões de litros em 2011. Os números de 2012 mostram que esse número certamente foi batido. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (2 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Uma coisa é certa: brasileiro gosta de cerveja. Não posso exagerar, ok, mas muitos não resistem a uma gelada no carnaval ou numa praia com os amigos. Mas além de gostar de uma cerveja gelada, o brasileiro está começando a se acostumar com novas cervejas, cervejas artesanais, tanto nacionais quanto as importadas. E os números é que dizem isso…

Salto gigante na importação de cerveja

Garrafa botando cerveja numa tulipa

Delícia!

Créditos: ????? ??????

Em 2007 as importações de cervejas eram de 11,8 milhões de litros e no ano de 2011 esse número chegou a 44,6 milhões de litros. Ainda não temos dados do ano de 2012, mas até outubro esse número estava em 38,5 milhões de litros. Mas temos a certeza que esse número de 2011 foi ultrapassado nesse ano de 2012, principalmente por causa do ritmo e no crescimento nos últimos meses do ano. Pra se ter uma ideia, o número aguardado é de 46 milhões de litros.

Bélgica e Alemanha no topo? Que nada, Holanda…

Garrafa da cerveja Heineken no escuro

Créditos: Stosh Lemberes

Penso logo na Bélgica quando falo de cerveja, mas também da Alemanha, por causa da nobre Oktoberfest, mas o que surpreendeu foi a Holanda estar no topo desses números de importações. Mas tem o grande motivo: Heineken. Ela tem agora uma presença bastante efetiva, com fábricas e tudo mais, fazendo com que esse número chegasse aos 20,9 milhões de litros.

Cerveja artesanal vs. cerveja “tradicional”

Ainda sim, esses números não chegam perto dos fodarásticos 12 BILHÕES de litros de cervejas nacionais das grandes cervejas da Ambev, Grupo Petrópolis, Schincariol, dentre outras. Mas mostra que o consumidor tenta pegar algo diferente, ter um algo a mais também no consumo de cerveja. E na minha opinião esse número de cervejas importadas artesanais vai crescer muito mais nos próximos 5, 10 anos.

Copos de cervejas artesanais cheios

Qual escolher?

Créditos: Bent-Lee Carr

E isso também é culpa da nossa curiosidade de meter a mão na massa e fazer hamonizações de cervejas com pratos fodásticos como faz o nobre The Butcher.

Finalizando

E você? Prefere o quê? Aquela cervejinha artesanal ou as tradicionais que são vendidas nos nobres bares e botecos”ruins”? Dê aqui sua opinião 😉

Abs.

Você também gostará desses

Cerveja Proibida: A cerveja que trollou o pânico A cerveja Proibida é lançada no Brasil com as duas Tchecas lindas e gostosas que acabaram trollando o pânico por causa da Skol que é patrocinadora do ...
The New Heineken Experience: Amsterdam Heineken Experience, uma jornada interativa na história da marca e seu processo de fermentação com cafezinho e tudo! Opa, cafezinho da Heineken?
Os restaurantes e suas cartas de cerveja Os restaurantes não marcam bobeira e começam a criar suas cartas de cervejas e não somente de vinho. A clientela pede e os restaurantes estão se espec...
AMA – A água mineral boazinha da AMBEV A Ambev lança a AMA, a água onde 100% do lucro será revertido para projetos que melhorem o problema da água potável em diversos lugares que sofrem com...
Itaipava Stock Car – Ambev processa Cervejaria Pet... Ambev entra com ação judicial contra a Cervejaria Petrópolis por causa da lata vermelha da Itaipava em homenagem a equipe Itaipava Racing Team na Stoc...
Ben & Jerry’s apresenta: Sorvete de Cerveja Ben & Jerry’s lançou um sorvete de CERVEJA em conjunto com a New Belgium Brewing, do Colorado, Estados Unidos.

Compartilhe:

  • Rafael

    Bem que poderiam fazer uma matéria com sugestão de livros e materias pros interssados em cerveja artesanal…
    Eu mesmo estou começando a garimpar apostilas e instruçoes para entrar nesse mundo

    • Belíssima sugestão Rafael, vamos separar alguns aqui e criar um artigo sobre 😉

  • Alexandre

    Também seria legal se falassem do trabalho do engenheiro químico no processo de produção da cerveja,essa área me chama muito a atenção,só que não encontro material suficiente na internet :/

  • Você tem números atualizados de importação de cervejas especiais, sem contar com as grandes cervejarias? Sabe onde posso procurar estes dados?

  • HERMINIO

    BOAS E SANTAS
    EU GOSTAVA DA EXISTENCIA DE MAIS LIVROS TRADUZIDOS PARA PORTUGUES DO FABRICO ARTESANAL DE CERVEJA. EU JÁ FIZ 20 LITROS DE CERVEJA E OS MEUS AMIGOS GOSTARAM MUITO, E PEDIRAM PARA CONTINUAR. ESTOU A FAZER 2ª DOSE, VAMOS VER COMO SAI.
    CUMPRIMENTOS
    HERMINIO