Entrada da cervejaria Heineken

Cervejaria Heineken, eu fui!

“Conheça a fábrica da cervejaria Heineken, que fica em Jacareí, cidade que fica no Vale do Paraíba. A fábrica hoje produz 205 milhões de HECTALITROS por ano e passa por um controle rigoroso de 230 testes de qualidade.”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (1 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Junto com a onda da campanha Heineken Crack the Case, aquela do 007, eu e mais alguns blogueiros recebemos um delicioso convite. E assim, às 10 horas da manhã de um sábado ensolarado, chegamos em Jacareí, cidade que fica no Vale do Paraíba, a cerca de uma hora de São Paulo,  para conhecer a fábrica onde até poucos meses era a única do Brasil a produzir a cerveja Heineken – hoje, a fábrica de Araraquara também tem produção.

Café da manhã sem cervejas ainda

Entrada da cervejaria Heineken

Um café da manhã estava nos aguardando. Pão de queijo, café, leite, bolachas, sucos, mas nada de cerveja ainda. Sentamos em um pequeno auditório com aproximadamente 50 cadeiras e começou a aula sobre cerveja!

Uma aula de como surgiu a cerveja

Após passarmos pela história da cerveja, que começou cerca de 4.000 a.C os Sumérios até 1516 d.C. quando o Duque Guilherme IV decretou a Lei da Pureza Alemã, regulamentando as matérias primas e assim proibindo a adição de ervas que prejudicavam a saúde.

Plantação de trigo

Créditos: John Barclay

Chegamos a 1808, com a chegada das cervejas no Brasil até 1982, quando a Kaiser foi aberta no Brasil com a expertise da própria Heineken na sua construção. Durante 4 anos na década passada, a Kaiser pertenceu a FEMSA e em 2010 a Heineken adquiriu a divisão de cervejaria do grupo mexicano.

Como consequência do acordo de venda, ainda há a produção de Coca-Cola na Cervejaria de Jacareí, que deve parar em breve. O grupo de cervejas da Heineken produz um volume de 205 milhões de HECTALITROS por ano!

E assim, após colocar fones de ouvido e óculos de proteção, fomos andar pela planta fabril.

Vamos passear pela fábrica da Heineken

Tonéis da cervejaria Heineken

Nesses tonéis começa a fase quente da produção e na direita, com duas turbinas de 737 alimentadas por gás natural abastacendo de energia a operação.

Do lado de fora, em meio a muito verde e a gigantescos tonéis, vimos todas as fases de produção da cerveja, desde a fase quente, onde não dá para entrar por motivos óbvios (sim, é muito quente!) até a fase fria, mas por questões de sigilo, não pudemos tirar fotos da parte interna da fábrica onde há esteiras de produção de 2000 latas por hora. Sim, é muita cerveja!

Fábrica turbinada

Ah! Essa fábrica é alimentada por duas turbinas de 737 (!) e uma das coisas que me impressionou foi a questão do controle de qualidade. Tudo pensado nos mínimos detalhes. Até chegar ao consumidor final, todo produto Heineken passa por cerca de 230 testes de qualidade, que permeiam todo processo de produção e distribuição.

Eis que brota um bar!

Bar da cervejaria Heineken

Quero um desses em casa!

Ao final do tour, voltamos para o auditório onde tudo havia começado e assim, descobrimos o segredo. As paredes se abriram para revelar um bar muito bem abastecido. Até com direito a comidinhas!

Garrafas da Heineken

Qual será a garrafa do futuro?

No fim da visita, e já com algumas heinekens, kaisers, kaisers bock e xingus na cabeça, fiquei sabendo que na fábrica da Holanda, rola tirar uma garrafa com o seu nome gravado!

Curiosidade!

Garrafa da Heineken em homenagem ao 007

Beba com moderação!

Todo o chopp Heineken que abasteceu eventos como o Rock in Rio e o Lollapalooza foi produzido nessa fábrica e transportado em “caminhões-pipa” de cerveja refrigerados e com chopp pronto para consumo.

Isso mesmo! O chopp saiu fresquinho diretamente da fábrica poucas horas antes dos eventos começarem!

E então, o que achou? Deixe sua opinião nos comentários 😉

Você também gostará desses

Rock your Taste! PdB visita Way Beer Conheça a cerveja Way Beer, toda sua estrutura, seus rótulos e como a cerveja é produzida. Localizada no Sul do Brasil, no Paraná, na cidade de Pinhas...
Como aprender sobre inovação falando de CERVEJA? Você conhece Design Thinking? Gosta de inovação? Que tal aprender sobre inovação falando de CERVEJA? Melhor impossível, certo? E mais ainda, falando s...
Experiências etílicas na Patagônia Veja algumas experiências etílicas que se pode fazer na Patagônia.
Festival de cerveja caseiro Lembra das antigas festas americanas? Resolvemos criar um festival de cerveja caseiro no estilo dessas festas americanas. Cada um leva uma cerveja art...
Cervejas que substituem o vinho no frio Com inverno se aproximando o clima fica mais agradável. Muitos preferem beber um vinho, mas veja agora algumas cervejas que substituem o vinho nesse c...
Churrasco também combina com cerveja artesanal Está rolando a semana do churrasco no SuperPrix. Diversas cervejas e itens relacionados a churrasco em promoção no supermercado. Entre e aproveite as ...

Compartilhe:

  • Murilo Brunialti

    A visita também é aberta ao publico?

    • Fala Murilo, rola sim, é só ligar pra 0800 888 1010 e agendar com eles uma visita 😉