Lugar de mulher também é no boteco.

Meu pai é daqueles que toda vez que eu chego em casa do bar, fala o seguinte: “antigamente as mulheres cozinhavam como a mãe, agora bebem como o pai”.

Pois é. Eu até cozinho como a minha mãe. Devido aos alguns anos morando com a minha avó, e tendo uma criação meio machista, diga-se de passagem, me obriguei a aprender a cozinhar porque ela dizia que se eu não soubesse fazer uma comida gostosa e cuidar da casa, eu nunca conseguiria arrumar um marido. Logo, aprendi uma série de “amelices”: lavar, passar, limpar, cozinhar, pregar botão e até (pasmem) bordar.

E por que estou contando isso pra vocês?

Mulheres no Boteco

Créditos: cubamagica

Bem, vejamos… há alguns dias almocei com um grupo que estava participando de um mesmo curso, e falávamos sobre bebidas… como já havia experimentado com uma certa variedade delas, e uma senhora muito recatada comentou quase que horrorizada:

“- Nossa, uma moça tão nova, e entende tanto sobre bebidas…”

Percebi que a senhora não aprovou esse meu conhecimento. Mal sabe ela que eu também tenho outros “conhecimentos”: aquelas amelices que comentei no início. Não vou dizer que são comportamentos que se esperam de uma mulher, porque além de ser machista, é absolutamente retrógado. Até onde sei, temos a opção de escolher estar onde bem entender: na cozinha ou no bar, no escritório, empreendendo, enfim. Não quero me estender no discurso feminista que todo mundo já sabe de cor e salteado.

Sim, eu adoro um boteco.

Gosto também dos bares mais arrumadinhos, mas confesso que me sinto bem nos botecos, tomando cerveja gelada e comendo qualquer dessas porções gordurosas. Se tiver uma mesa de sinuca então… não quero ter hora pra ir embora. Botecos fazem com que eu me sinta em casa, e não há nada demais nisso.

Eu não sei em que parte da história da civilização inventaram que lugar de mulher não é bar. Que isso é feio e vulgar. Não sei onde se encaixa nessa história toda que não podemos entender sobre o assunto, conhecer os mais diversos tipos de cervejas, vinhos, vodkas, tequilas.

Um brinde com cerveja

Créditos: olhosdissimulados

Apesar de mulheres frequentando bares ser algo absolutamente comum, percebo que às vezes ainda existe aquele olho torto se a guria estiver jogando truco na mesa dos “homens”. Ou esteja falando alto, pedindo ao garçom mais uma rodada. Ou qualquer outro comportamento similar. E vale lembrar sempre: mulher que está no boteco não está ali para ser “fácil” ou disponível ao desrespeito. Ela está ali simplesmente porque também quer se divertir, dar risada e relaxar. Quer inclusive, ver aquele jogo de futebol e chamar o juiz de filho da puta.

Finalizando

Lugar de mulher também é no boteco, porque simplesmente podemos e gostamos de beber, bater papo com os amigos, comer pastelzinho frito, e jogar baralho e sinuca. E também somos merecedoras de respeito das tias puritanas, das donas de casa, dos homens e das outras mulheres ou qualquer pessoa que ache que não é um local apropriado para mulheres.

PS: esse texto não tem a intenção de ser um ~protestozinho~ revoltado sobre os julgamentos que as mulheres ainda sofrem, e blá blá blá. Apenas que mulheres que frequentam o bar, não são melhores ou piores, mais os menos responsáveis ou competentes profissionalmente. É apenas uma diversão. 🙂

Você também gostará desses

Antes as mulheres cozinhavam como as mães, hoje el... Nossos parabéns ao Dia Internacional da Mulher, essas que são a coisa mais importante do mundo, com a cerveja logo atrás na disputa. Veja nossa homena...
Gloss de cerveja e produtos de beleza com bebidas O mundo da vaidade está começando a atacar o mundo dos bebedores. A Heineken lança um gloss com sabor de cerveja e sites oferecem produtos com aromas ...
Namore alguém que… Com quem você acha que deve namorar? Veja algumas dicas etílicas e descubra o segredo do eterno "namore alguém que". E claro, esse alguém deve beber ;...
Outubro Rosa no bar Outubro é um mês a favor das mulheres com o Outubro Rosa.
Cerveja: as mulheres também bebem Quem disse que beber cerveja é um esporte para homens? As mulheres também bebem e muito bem todos os tipos de cerveja e gostam.
Vamos falar de mulher e cerveja? Vamos falar de comportamento, feminismo, machismo, mulher e cerveja? As mulheres ainda não recebem o respeito que merecem e vamos debater sobre esse p...