Skol relança peças publicitárias antigas

“Skol legitima novo posicionamento e faz releitura de peças publicitárias antigas da marca”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (1 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Com a campanha Redondo é sair do seu quadrado, a SKOL foi além de uma peça publicitária. A marca resolveu renovar sua identidade se reafirmando contra o machismo e construindo uma ótica mais plural e multidiversa, e para isso foi até o fundo do baú revirar o seu passado.

A cerveja iniciou o ano convidando todas as pessoas a saírem do quadrado, da zona de conforto, e abrirem os olhares para novas perspectivas e para a beleza que existe nas diferenças.

Arte da Camila

Arte da Camila

No carnaval de Salvador, além de ser a principal marca da festa, também se engajou na campanha contra o abuso sexual e distribuiu apitos para mulheres, para que essas usassem caso se sentissem coagidas.

Na semana passada, no Dia Internacional da Mulher, a marca criou o movimento Redondo é Sair do seu Passado.

A empresa convidou oito mulheres para fazerem releituras de pôsteres antigos da marca, que como tantas outras exploravam o corpo e beleza da mulher em suas peças publicitarias, e hoje possui um posicionamento completamente diferente, mais igualitário e respeitoso em relação ao sexo feminino.

Quais forma essas artistas?

Arte da Carol

Arte da Carol

Foram as seguintes:

  • Eva Uviedo
  • Elisa Arruda
  • Carol Rosseti
  • Camila do Rosário
  • Manuela Eichner
  • Tainá Criola
  • Sirlaney Nogueira
  • Evelyn Queiroz, a Negahamburguer

Elas foram convidadas a demonstrar com sua arte como desejam que as mulheres sejam vistas pela SKOL.

Arte da Tainá

O resultado não tinha como ter ficado melhor. Diferentes visões, diferentes estilos, mas com um ponto em comum, em todos os pôsteres você verá a mulher empoderada.

Veja o vídeo

A campanha rendeu um filme publicitário disponível no youtube, que mostra o processo de criação. Mas ta pensando que é só?

No site da SKOL haverá informações sobre as artistas e o trabalho que realizam. Detalhes sobre a produção de cada pôster e um espaço para as pessoas indicarem bares e outros pontos de venda que eventualmente ainda tenham peças antigas, para que essas possam ser substituídas.

Mudando para um mundo melhor

Arte da Sirlaney

Arte da Sirlaney

O PdB já tratou aqui em algumas matérias sobre como a ótica das marcas de cerveja em relação a mulher tem mudado, isso tem sido demonstrado nas últimas campanhas.

O setor cervejeiro sempre explorou em suas peças publicitárias o corpo e beleza da mulher como objeto de desejo dos homens, que na visão delas seria o principal consumidor dos seus produtos.

Com toda a onda de desconstrução e reflexão sobre a visão que a sociedade tem de determinados grupos, é interessante que as marcas estejam atentas e que realmente mudem de posição.

A diretora de marketing da SKOL, Maria Fernanda de Albuquerque, deu a seguinte declaração:

Arte da Manuela

Arte da Manuela

“Toda vez que nos deparamos com peças antigas de SKOL, que mostram posicionamentos distantes do que temos hoje, surge uma vontade de redesenhá-las e reescrevê-las.

Então, percebemos que é possível fazer isso e o primeiro passo foi assumir o passado para mostrar a nossa evolução. Para legitimar ainda mais este momento, fizemos questão de dar espaço para mulheres dizerem como gostariam de ser representadas, fazendo essa releitura de pôsteres antigos. Queremos cada vez mais dar voz a quem defende o respeito.

Amplificando e aprofundando ações que conversem com o posicionamento da marca. Não é apagar a história. Ela aconteceu, mas ficou no passado. E redondo é deixar para trás o que não te representa mais.”

Finalizando

Veja as outras artes:

Arte da Evelyn

Arte da Evelyn

Arte da Eva

Arte da Eva

Arte da Elisa

Arte da Elisa

O projeto, que teve concepção da F/Nazca Saatchi & Saatchi, entrou no ar dia 8 de março, e poderá ser visto nas redes da SKOL.

Você viu? Gostou? O que acha desse novo posicionamento? Vamos debater sobre? 🙂

Aquele abraço.

Você também gostará desses

Nem só no Brasil vive a cachaça! A cachaça 51 teve uma sensacional ideia de inserção da marca, onde colocaram a garrafa pra galera da série Two and a Half Men fazerem drinks com ela...
No Superbowl, Budweiser dá um “ocasional” tapa de ... Confira o tapa de luva que a Budweiser deu em Donald Trump, atual presidente dos EUA. Uma propganda em pleno Superbowl, mostrando sua força.
Heineken investiu 1 bilhão no Brasil Somente no ano de 2015, a Heineken investiu 1 bilhão no Brasil em vários projetos que foram tanto imediatos quanto a longo prazo. Confira agora os pro...
Skol lança latas nas cores das medalhas olímpicas... O Marketing trabalha forte novamente e a Skol lança latas nas cores das medalhas olímpicas. Três versões: ouro, prata e bronze. Confira agora!
E a Operação SkyFall da Heineken vai rendendo̷... E a Operação Skyfall da Heineken vai ganhando frutos. Os caras surpreenderam seus fãs e foram buscar em bares e restaurantes 7 "cidadãos comuns" para ...
Door lock: Heineken tranca sua porta contra os ... A Heinken criou o Door Lock, uma fechadura de portas que só abre quando o visitante passar o código de barras de uma garrafa de Heineken na sua porta....

Tags:

Compartilhe: