walter garin preparando drink no balcão com casal olhando

Bem-vindo a um Speakeasy bem no Centro do Rio de Janeiro

“Você conhece o Speakeasy? Não? Vem da época da Lei Seca americana, onde pessoas se reuniam para beber, pois era proibido. Ela está de volta no Rio de Janeiro. Confira!”

Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (1 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading...

Olá amigos PdBs! Fomos convidados à conhecer um Speakeasy e ficamos curiosos para descobrir do que se tratava. Esperando um bar ou restaurante, tomamos um susto quando percebemos que seria numa sala comercial de um prédio no Centro do Rio. Mas o fato de ficarmos ressabiados se deu porque (leigos que somos) não sabíamos o que era exatamente um Speakeasy. Descobrimos.

Mas o que é um Speakeasy?

walter garin preparando drink com red label no Speakeasy

É um pequeno encontro de pessoas que querem beber algo e bater papo. Simples assim. O nome rebuscado surgiu na época da Lei Seca nos Estados Unidos, que se deu entre 1920 e 1933, quando a fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas para consumo foram banidas nacionalmente, conforme determinou a 18ª emenda da Constituição dos Estados Unidos.

No início, grande parte da população apoiou a medida, mas com o passar do tempo, muita gente queria continuar bebendo seu whisky ou qualquer que fosse sua bebida preferida, contrariando a Lei Seca, e davam seu jeito para isso.

O comércio e consumo ilegal de bebidas se tornaram corriqueiros, com o governo fazendo vistas grossas. Traficantes e comerciantes, como Al Capone, em Chicago, por exemplo, montaram grandes esquemas que lucravam com o consumo ilegal. Aí surgiram e se proliferaram os Speakeasies. Em 1933, já no governo de Franklin Roosevelt, a emenda foi revogada.

Mas um Speakeasy hoje em dia?

walter garin preparando drink com red label no Speakeasy

Sim! Chegando a tal sala comercial, vimos que no local funciona uma escola de coquetelaria, a Shake, que além dos cursos, criaram o Speakeasy que rola todas as quintas com um cardápio de 4 drinks diferentes por mês. Todos os drinks da casa podem ser consumidos, mas 4 que não constam na carta, são oferecidos com exclusividade durante 4 (ou 5) quintas-feiras.

Por ser um ambiente pequeno, onde apenas poucas pessoas poderão estar ali consumindo, o nome Speakeasy ficou perfeito!

E quais cursos a Shake oferece?

São 6 diferentes tipos de cursos que, naturalmente, acabam por se complementar. Bartender nível 1 e 2, Flairbatender, Mixologia básica, Mixologia molecular e Mixologia com cachaça. Quem ministra as aulas é Walter Garin, que tem um currículo impressionante:

  • Proprietário e diretor da Shake Rio, é embaixador da World Flair Association no Brasil, sendo hoje referência dentro do mundo da coquetelaria.
  • Campeão do Concurso nacional Expo-Cachaça 2012
  • Campeão do 1° Torneio Aberto de coquetelaria Clássica
  • Vice-Campeão do Torneio Equipotel de Coquetéis a base de cachaça 2012
  • Vice-Campeão no Flair & Mixology “Colors” 2012 em Bogotá/Colômbia
  • Campeão do Torneio Gentleman of The Bar 2015
  • Ministrou cursos na área em diversos países: Brasil, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Peru, Espanha, etc.

Finalizando

walter garin preparando drink com red label no Speakeasy

Vimos Walter fazendo seus drinks, batemos um papo legal, e o cara é muito bom mesmo! Gostamos muito também do local e do evento em si. Recomendamos muito dar uma passada lá após o trabalho e beber aquele seu drink favorito.

Onde fica?

R. Senador Dantas, 117 – Sala 1728 – Centro, Rio de Janeiro/RJ. Todas as quintas à partir das 19h.

Aquele abraço!

Você também gostará desses

Rum Veja detalhes de uma bebida mundialmente conhecida, muito por causa dos filmes do Piratas do Caribe, o destilado Rum. Muitas histórias e estilos. Conf...
Deguste seus drinks favoritos em casa! Os serviços de delivery estão se especializando tanto que inventaram uma opção pra quem ama tomar drinks, mas não tem habilidade para fazê-los em casa...
Gin Tanqueray Gin Tanqueray surgiu quando Charles Tanqueray, na época com apenas 20 anos, apareceu com uma receita de Gin. Seu pai era David Tanqueray, membro da fa...
20 drinks pra você beber antes de morrer Uma lista com 20 drinks que você precisa provar antes de morrer. Imagens com a composição e medidas de todos os drinks, pra você não errar na dose dos...
Cliente vs Atendente, até quando? Nada mais gratificante que ser atendido por um atendente bom e educado certo? Ótimo para um atendente também são os clientes educados. Seja um!
Esquiva que é esguicho! Você já viu alguma mulher que lança aquele esguicho enquanto goza? Primeiro, você já viu/fez uma mulher gozar? Vamos comentar sobre esse assunto polêm...

Compartilhe: