Toma, chucrutz: Brasil já é 4º maior produtor de cervejas

Créditos: nomoretrouble

O Brasil superou a Alemanha e já é o quarto país que mais produz cerveja no mundo. A informação é do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). Foram 10,9 bilhões de litros produzidos no ano passado, crescimento de 5,2% em comparação com o ano anterior.

Rumo ao Título

Créditos: thisisfranciswu

Nós AINDA não passamos a China, os Estados Unidos e a Rússia no ranking de produção de cervejas. Mas como eu, Dulcetti, Livia, Manu e os colaboradores deste site ainda vivemos (não sei por quanto tempo, mas vivemos), acredito que em dois ou três anos, o Brasil será líder, ou ficará sem cerveja para todos…

Quem é que manda?!

Créditos: braun1928

O mercado nacional é comandado pela AmBev, com 69% das vendas. A Schincariol tem 12%, a Petrópolis tem 10% e a Femsa 7%. O incrível é que muita gente torce o nariz para a Nova Schin, mas olha ela aí no Ranking, apesar também dela ter comprado a Devassa e a Eisenbahn, o que deve ter ajudado um pouco, mas não taaanto assim. Já a “pobre” Itaipava (da cervejaria Petrópolis, minha terra natal) tem apenas 10%, o que ocorre por ela não ter distribuição nacional. Como vocês podem notar, a Kaiser (da FEMSA) só deve ser consumida em Sâo Paulo mesmo.

As três marcas mais consumidas da Ambev são Skol (27%), Brahma (21%) e Antarctica (18%). Só como curiosidade, no Rio estes números são invertidos. Não tenho valores, mas o ranking é Antarctica, Skol e Brahma.

A Schin tem 11% e espera ver crescer as vendas depois de ter adquirido a Devassa e lançado a marca “Devassa Bem Loura“, o que particularmente acho que foi um tiro no pé da cervejaria Devassa. A Itaipava, principal marca da cervejaria Petrópolis, tem 8%. E a Kaiser, da Femsa, tem 4%.

E você, já está fazendo sua parte para a caminhada rumo ao título?

Já pro bar!

Você também gostará desses

RetrosBebitiva 2012: a Retrospectiva etílica 2012 ... Veja a retrospectiva etílica do Papo de Bar, tudo que de melhor aconteceu no ano de 2012 e passou pela nossa equipe fodástica. Desde cerveja, vinhos, ...
Importação de Cerveja triplicou nos últimos cinco ... O número de cervejas importadas trazidas pro Brasil cresceu absurdamente, de 11,8 milhões pra 44,6 milhões de litros em 2011. Os números de 2012 mostr...
TiiV: a primeira Vodka Orgânica do Brasil A TiiV é a primeira vodka orgânica super premium do Brasil. Feita dentro dos melhores padrões de qualidade do mundo inteiro.
Barbearia Dr. Beard Barber lança seu próprio rótul... A barbearia Dr. Beard Barber lançou seu primeiro rótulo de cerveja em parceria com a cervejaria local, a Bardobier. Confira qual é a cerveja.
Brussels Beer Project chega ao Brasil! O Brussels Beer Project é um projeto colaborativo, utilizando cocriação para ser mais inovador e ousado e trazer novos ares ao cenário cervejeiro arte...
Skol 360, uma proposta diferente Opinião do Papo de Bar sobre o novo produto da Skol, a Skol 360, uma cerveja com uma proposta nova, de não empapuçar, não deixar a pança estufada. Con...