Wäls Unique

Se tem um estilo de cerveja que eu e a Dona Cervejeira gostamos é o Barley Wine. Cevada de vinho, um nome bem sagaz, bem direto no ponto. Geralmente elas são fortes, únicas. Pensando nisso a Wäls resolveu lançar uma novidade sagaz, a Wäls Unique.

Conte mais sobre a Wäls Unique

Um nome bem apropriado, curti bastante. Mas não é simplesmente uma barley wine, é uma White Barley Wine maturada em dorna de cerejeira por meses. O interessante é que houve uma mudança considerável se compararmos com o tradicional estilo English Barley Wine, que geralmente é escuro. Ao invés dos maltes, grãos tostados, eles adicionaram maltes claro e de trigo, mudando bastante.

Garrafa e copo da Wäls Unique

A cerveja tem um alto teor de amargor, com 100 IBU’s e possui um aroma amadeirado devido às dornas de cerejeira.

No primeiro gole já é possível sentir toda a elegância da Wäls Unique. Há algum tempo queria criar uma cerveja que fosse diferente, uma releitura em cima de um estilo tradicional e consagrado como o English Barley Wine. A receita da Unique reescreve a cerveja de uma forma única, é uma pérola para dividir com os nossos consumidores.
Conta José Felipe Carneiro, da Wäls.

Além de amarga, a Wäls Unique é forte

Não é porque ela é clara que ela não terá força. Além do alto amargor ela possui 12% de teor alcoólico. Isso mesmo, 12%, no nível de muito vinho por aí, uma porrada na cara pra quem não está preparado. E achei o rótulo interessante, com uma pérola dentro de uma ostra, simbolizando bastante o valor. Eu prefiro uma pegada mais artística, como a Bohemia tem feito, principalmente com a Bohemia Oito e Um, e o trio recente de cervejas artesanais que ela lançou recentemente.

Onde eu consigo a Wäls Unique?

A Wäls Unique já está à venda em garrafas de 375ml com exclusividade no Empório da Cerveja e no Tasting Room da Wäls, em Belo Horizonte. O preço sugerido é de R$ 36,90, pelo menos é esse o preço que está lá no site do Empório da Cerveja. 😀

Nanoarte com Wäls Unique

Nanoarte com Wäls Unique

Algo diferente também no lançamento da Wäls Unique é que a cervejaria chamou o prestigiado artista plástico Enio Longo, especialista em nanoarte. Foi uma série de 21 telas por meio do ousado processo de nanoarte, que pela primeira vez transformou a bebida em telas.

Mas o que é essa tal de nanoarte?

O estilo é uma expressão artística desenvolvida a partir da mistura de arte, tecnologia e ciência, e utiliza habitualmente a prata e o ouro. Só que aí está a grande sacada, ao invés desses “ingredientes”, por que não usar os ingredientes da cerveja? Claro, claro, é extremamente possível, Dono do Bar. Tivemos pela primeira vez uma cerveja e telas feitos com os mesmos ingredientes.

Obra nanorte pintada a mão a partir das imagens microscópicas do malte usado pela Wäls.

Obra nanorte pintada a mão a partir das imagens microscópicas do malte usado pela Wäls.

Outra inovação foi o processo de criação da nanoarte. Normalmente, utiliza-se um microscópio eletrônico de varredura com posterior coloração das figuras por Photoshop. Para criar as telas de Wäls, o artista plástico criou algo original, com um trabalho minucioso de pintura a mão as telas. Ele chegou a levar 16 horas seguidas trabalhando em um único quadro.

Degustar a cerveja me ajudou muito na hora desenvolver as telas. Cada característica e a complexidade do sabor foram inspiração. Provei o líquido em várias etapas e fui anotando tudo o que parecia relevante e que pudesse contribuir para o resultado final.
Conta Enio.

Finalizando

O que acharam? Eu gosto muito do estilo, portanto, estou bem curioso com essa variação, quero logo experimentar para ver o resultado. Sou fã de cervejas com mais de 10% de teor alcoólico, acredito que esteja sensacional. É a Wäls mostrando que não está de bobeira, deixando de lado essa parada que a galera pensou que fosse virar cervejaria totalmente comercial, as cervejas piorarem, etc.

Beijo na alcatra.

Você também gostará desses

Budweiser apresenta embalagem de material reciclad... Confira as novas garrafas de vidro com embalagem de material reciclado da Budweiser. Design exclusivo, feitas com 45% de material reciclado. O Brasil ...
Ovos de Páscoa alcoólicos Kopenhagen Com a proximidade da páscoa, a Kopenhagen surpreendeu e lançou 3 ovos de páscoa alcoólicos, inclusive um com a premiadíssima Wäls Petroleum. Confira!...
Stella Artois cria taças para ajudar projeto de ág... A Stella Artois resolveu criar uma campanha para ajudar os países que têm dificuldades com água potável. Cada taça vendida será revertida para a ajuda...
BardoBier: conheça a cervejaria baiana com toque n... Cervejaria Baiana BardoBier tem conceito diferente na produção de seus rótulos e pretende trazer muita história e cultura Nerd para o universo cerveje...
Steinhaeger Becosa quer conquistar o Brasil Um destilado alemão, produzido no Brasil, busca fazer sucesso por aqui. Apresentamos algumas maneiras de beber o Steinhaeger Becosa.
Jack Daniel’s Coffee existe e todos podem co... Foi lançado o Jack Daniel's Coffee, um café com sabor de whiskey, ou seja, um café do Jack Daniel’s. Agora está à venda pelo site.