Vote neste artigo:
SóbrioAlegrinhoSemi-modafocaModafocaTem futuroNo brilhoAlucinadoCom a alma no céuComa AlcóolicoJeremias - O Retorno (3 votes, average: 10.00 out of 10)
Loading ... Loading ...

Salve, salve, minha trupe mais amada de sem vergonhas bebedores. Hoje vamos falar um pouco dos filtros do nosso corpo, os Rins.

Como vocês sabem, estou sempre estudando para entender como as coisas funcionam, e como já falamos antes sobre a bebida no cérebro e no fígado, acho que chegou a hora de um novo artigo sobre o corpo humano, falaremos um pouco mais dos rins!

E para que servem mesmo os rins!?

Rins

Não parecem feijões!?

Ah, mas que espécie de bebedor é você seu Ephydatia fluviatilis? (abraços ae Bob)

Os rins, são duas glândulas de cor vermelha escura colocadas simetricamente nos lados da coluna vertebral, na região lombar. Medem 10 cm de largura e pesam cerca de 150g cada um.

Os seus rins são os filtros do corpo humano.

Pensem que tudo que entrou no seu corpo e que de alguma maneira foi metabolizado, tem que sair. A função dos rins, é exatamente essa: eliminar o que o corpo metabolizou, e não vai mais usar.

E o que acontece com os rins quando eu bebo?

Taça de vinhos brasileiros encharcada

Mas é só uma tacinha

Já reparou que quando você bebe, você sente mais vontade de ir ao banheiro!? Isso não acontece apenas porque você está ingerindo muita quantidade de líquido.

É que o álcool age na hipófise, uma glândula no seu cérebro, e essa inibe a produção de um hormônio que por sua vez controla a quantidade de água que deve ser retida nos rins. Com essa quantidade diminuída, a água tem que sair. Tá bem aí a sua vontade de ir ao banheiro! :P

O consumo excessivo de álcool prejudica o funcionamento normal dos rins, podendo causar 2 problemas sérios:

Hidropisia

A hidropisia é causada por distúrbios na circulação do sangue e pode ter uma distribuição generalizada, ocorrendo em quase todas as partes do corpo, ou pode ser local, isto é, apresentar-se em uma parte apenas do corpo. À hidropisia geral dá-se o nome de anasarcaA hidropisia é mais comum no abdome, no peito, no encéfalo, nos rins, nas pernas e em torno dos olhos. Pode ser reconhecida pela formação de pequenas depressões que persistem quando se faz pressão sobre a parte afetada.

Uremia

A Uremia (elevação de ureia no sangue) surge quando há comprometimento da capacidade do sistema renal de depurar o sangue dos produtos nitrogenados (ureia e creatinina) resultantes do metabolismo proteico, que uma vez elevados no sangue resultam num estado de náuseas, mal-estar, vômitos, fraqueza, cefaleia, distúrbio de coagulação, torpor e até coma. Na verdade uremia é uma síndrome, um conjunto de alterações nos diversos sistemas.

E porque todos dizem que álcool faz mal para o fígado e não os rins?

cerveja a prova de ressaca

Aff, juro que não bebo mais…

Se são os rins quem filtram as substâncias indesejadas do sangue, porque é o fígado quem adoece com o consumo constante e abundante de álcool?

O álcool é tóxico para o hepatócito, que é a célula hepática. Essas células são as que metabolizam o álcool, transformando-o em metabólitos que são filtrados e dispostos para excreção nos rins.

Numa analogia muito ruim, podemos dizer que o fígado é o Super-Homem, e os rins, Batman e Robin.

Álcool é como se fosse kriptonita, ela envenena o fígado, mas não tem uma ação tão grande sobre os rins.

Finalizando

Sempre bom saber um pouco mais sobre nossos órgãos, não é mesmo?

Ah, essa semana eu tenho uma novidade. Estou com um perfil novinho, lá no Facebook! Dá um like lá!!!

 

Sobre o Autor

Desenvolvedor e entusiasta de novas tecnologias. Amante de gadgets, cerveja, whisky, video-games geringonças de última geração e incrédulo em relação ao poder de auto-destruição dos seres humanos. Explico facilmente o que não entendo com técnicas duvidosas e teorias mirabolantes.